Fãs lançam plataforma digital de “cancelamento ” de artistas devido à simpatia política

“Nutella” é uma nova palavra que passa a integrar o léxico dos internautas angolanos. O termo nasceu na Internet e está a ser usado, de forma pejorativa, para descrever o grupo de indíviduos que, desde a semana passada, lançaram uma “campanha de cancelamento” de artistas e outras figuras que manifestam publicamente a sua simpatia política pelo MPLA.

Kid MC, Bambila, Matias Damásio, Yola Semedo, Pai Profeta, Nagrelha, Pérola, Noite e Dia, Cheketela, Filho do Zua, Dji Tafinha, Patricia Faria, Big Nelo, Neide Sofia, Matias Damásio,Cilana Majenje, Neide Sofia, Costa dos Tunezas, Bambila, Flor de Raiz, Poca Py, Jéssica Pittibul, a lista é infindável, são algumas das figuras canceladas.

Os internautas justificam a atitude pela alegada insensibilidade destes artistas ao sofrimento da maioria dos angolanos. O caso passou a tornar-se mais grave dois dias após as eleições gerais de 24 de Agosto, que deram vitória ao MPLA.

Há outros que interpretam os cancelamentos como intolerância política, fundamentado que o direito que uns têm para apoiar um determinado partido político, seria o mesmo que os outros têm para manifestar a sua simpatia por outro partido político.

O fenómeno levou a criação de uma plataforma digital, com o domínio.com, de cancelamento de figuras públicas, que também inclui pastores evangelícos. Enquanto as discussões sobre intolerâncias se prolongam nas redes sociais, o certo é que desde que se lançou a “campanha de bloqueio” até hoje, estes músicos perderam vários seguidores. Embora não seja ainda palpável as implicações que isto trará às suas carreiras, seguramente, poderá acarretar algumas consequências.

Não conseguimos apurar junto da cantora, mas há, por exemplo, relatos de que a Cowbell removeu a campanha publicitária com o rosto de Patrícia Faria. Os “boicotes” não se limitam apenas às figuras públicas. As estações de comunicação social públicas também têm sido alvo.

as cargas mais recentes

Sábado à tarde sintonize Viana Cultural nos 92.8

há 2 anos
Viana Cultural é um programa de variedade e orientação musical emitido todos os sábados, das 15 às 20 horas, na Rádio Viana (92.8), grupo RNA. Está no ar desde 2008 e foi criado para promover actividades culturais do município e educar os jovens para a boa música.

Fat Joe recusa 10 milhões de dólares para entrar no ringue com 50 Cent

há 2 anos
A noite de Mike Tyson e Roy Jones Jr., no fim de semana passado, continua a dar que falar, pois não se tratou apenas de demonstração de forças, houve apostas, negócios e propostas.

Filha de Beyoncé e Jay-Z de 8 anos indicada aos Grammy

há 2 anos
A organização dos Grammy Awards corrigiu, esta semana, as nomeações aos Grammy, colocando na lista Blue Ivy e Wizkid pelas participações na música ‘Brown Skin Girl’, antes atribuída a mãe da pequena.

#TheShowMustBePaused: Indústria da música paralisada

há 2 anos
A paralisação de apoio ao “Black Lives Matters” já começou a ter efeito em outras latitudes. Por aqui vários são os nomes da música que vão postando imagens nas redes sociais em sinal de apoio ao protesto contra a morte de George Floyd.

José Eduardo dos Santos fala sobre a sua formação musical “Nzaji”

há 1 ano
Quando mais novo, Eduardo dos Santos fundou e orientou os Nzaji, um dos mais respeitáveis agrupamentos musicais da clandestinidade- que ajudou a forjar a revolução, eternizando canções como ”Kaputu’, ‘Ufolo’, ‘Dituminu’, “Etu tuá anangola’ e’Monangambé’.

Cinemas reabrem quarta-feira

há 2 anos
As salas de cinema, em Luanda, reabrem a partir de quarta-feira, seis meses depois do encerramento por conta da pandemia do Covid-19, informou a comissão multissectorial através de um decreto.

“The Rock é o unificador que Os Estados Unidos da América precisa”, diz lenda do WWE

há 2 anos

Além da actuação no Nova Vida este sábado, Força Suprema protagoniza outro grande concerto no Golf 2

há 1 ano
Passaram-se já um ano e seis meses desde que NGA, Prodígio e Don G estiveram em palco para um espectáculo com igual dimensão, em Luanda, uma agenda atribuída ao surto pandémico, já que à Carga NGA revelara, em entrevista, que o grupo pretendia visitar algumas localidades do território angolano.

Lenço usado por Messi no adeus ao Barça será vendido ao equivalente a 632 milhões de Kwanzas

há 1 ano
O comerciante é um adepto anónimo que terá estado presente no Auditori 1899, de Camp Nou, e terá recolhido o objecto utilizado por Messi do caixote do lixo.

Old e New School questionam legado depois da morte

há 2 anos
Estará disponível na próxima quinta-feira, dia 8, o clipe oficial da faixa “Se Eu Morrer Amanhã”, em que Kool Klever, Mamy, Duc, Lizzy, Soldier, Luso e Nucho levantam a problemática do legado após a morte.

Taylor Swift oferece o equivalente a 18 milhões de Kwanzas a uma estudante

há 2 anos
A cantora soube da história da estudante Vitória Mario através do site GoFundMe, e decidiu doar o montante que faltava para que a jovem pudesse concretizar o sonho de frequentar o curso de Matemática.

“No Kuduro as mulheres nos dão capote”

há 3 anos
Presidente Gasolina lamentou o conformismo com que vivem os kuduristas actualmente. Este ano, o cantor está de volta com várias novidades para quebrar o “gralho”.

Recordar Frank Sinatra

há 2 anos
Num dia como hoje (14 de Maio) morreu o músico, actor e produtor Francis Albert Sinatra, conhecido como Frank Sinatra, considerado um dos melhores cantores de sempre.

Ascensão Music quebra hiato com duplo lançamento de videoclipes

há 8 meses
A Ascensão Music que tem se mostrado um grupo bastante coeso e cada vez mais abrangente em termos de sonoridade, traz dois temas diferentes  “Pra ninguém” (que é uma música num registo love song, como uma narrativa romântica e poética) e “Wagwan”, cuja expressão deriva do dialeto Jamaicano “Patois” que significa : “O que é que se passa” ou “Qual é a idéia” é um UK drill à moda angolana, com muito sauce, mas claro, com aquela energia e a caneta pesada que caracteriza o grupo.

Kesha lança série sobre actividade paranormal

há 11 meses
Assim como Demi Lovato, Kesha anunciou que terá o seu próprio programa sobre actividades sobrenaturais (e ETs). A divulgação do novo programa da Discovery+, intitulado “Conjuring Kesha”, foi feita nas redes sociais da cantora.

G-Unit: Adeus para sempre

há 2 anos
Depois das especulações sobre o possível reencontro entre Lloyd Banks, Tony Yayo, Young Buck e 50 Cent está definitivamente consumado, já não há esperança de ver os antigos membros da G-Unit juntos.