Fãs lançam plataforma digital de “cancelamento ” de artistas devido à simpatia política

“Nutella” é uma nova palavra que passa a integrar o léxico dos internautas angolanos. O termo nasceu na Internet e está a ser usado, de forma pejorativa, para descrever o grupo de indíviduos que, desde a semana passada, lançaram uma “campanha de cancelamento” de artistas e outras figuras que manifestam publicamente a sua simpatia política pelo MPLA.

Kid MC, Bambila, Matias Damásio, Yola Semedo, Pai Profeta, Nagrelha, Pérola, Noite e Dia, Cheketela, Filho do Zua, Dji Tafinha, Patricia Faria, Big Nelo, Neide Sofia, Matias Damásio,Cilana Majenje, Neide Sofia, Costa dos Tunezas, Bambila, Flor de Raiz, Poca Py, Jéssica Pittibul, a lista é infindável, são algumas das figuras canceladas.

Os internautas justificam a atitude pela alegada insensibilidade destes artistas ao sofrimento da maioria dos angolanos. O caso passou a tornar-se mais grave dois dias após as eleições gerais de 24 de Agosto, que deram vitória ao MPLA.

Há outros que interpretam os cancelamentos como intolerância política, fundamentado que o direito que uns têm para apoiar um determinado partido político, seria o mesmo que os outros têm para manifestar a sua simpatia por outro partido político.

O fenómeno levou a criação de uma plataforma digital, com o domínio.com, de cancelamento de figuras públicas, que também inclui pastores evangelícos. Enquanto as discussões sobre intolerâncias se prolongam nas redes sociais, o certo é que desde que se lançou a “campanha de bloqueio” até hoje, estes músicos perderam vários seguidores. Embora não seja ainda palpável as implicações que isto trará às suas carreiras, seguramente, poderá acarretar algumas consequências.

Não conseguimos apurar junto da cantora, mas há, por exemplo, relatos de que a Cowbell removeu a campanha publicitária com o rosto de Patrícia Faria. Os “boicotes” não se limitam apenas às figuras públicas. As estações de comunicação social públicas também têm sido alvo.

as cargas mais recentes

Félix Tshisekedi atribui título de embaixador da cultura do Congo ao músico Koffi Olomide

há 12 meses
O presidente da República Democrática do Congo, Felix Tshisekedi, recebeu em audiência Antoine Christophe Agbepa Mumba, conhecido nas lides musicais como Koffi Olomidé, e atribuiu-lhe o título de embaixador da cultura congolesa. O músico dispõe agora de um passaporte diplomático para o exercício da sua missão.

Naomi Osaka abre mão do torneio Roland Garros pela sua saúde mental

há 2 anos
Após ter revelação sobre depressão ignorada, a número dois do ténis feminino desistiu do Grand Slam, tendo já recebido uma punição de 15 mil dólares por não participar na conferência de imprensa de abertura e advertência de expulsão caso continuasse com a decisão de não falar com a imprensa.

Vida de Juliana Kafrique, zungueira morta por um agente da polícia, será retratada em filme

há 2 anos
O filme autobiográfico é um Drama, tem duração de 40 minutos e será lançado antes do final deste ano. A produção é do realizador Henriques Narciso “Dito” e surgiu repentinamente. O enredo gira em torno da vida de Juliana Kafrique até ser morta por um agente da Polícia Nacional, que cumpre, neste momento, pena de 16 anos de prisão por homicídio voluntário.

Lady Gaga revela que por pouco quase tirou a própria vida

há 2 anos
A cantora falou sobre um período difícil e de profunda depressão por que atravessou. Afirmou que odiava o seu alter ego, e pensou diversas vezes em tirar a própria vida. O apoio de Elton Jonh e de Ariana Grande foram fundamentais.

Jiffer Mc analisa a`Crise´em novo single

há 2 anos
Inspirado no facto social mais que mais pesa actualmente, Jiffer Mc, brinda os fãs com uma nova faixa musical, cujo abordagem abrange todas as classes sociais.

Matias Damásio apresenta novo álbum no dia da Independência

há 2 anos
O CD será apresentado na plataforma “Kison”, da Unitel, no mesmo dia em que o país vai comemorar 45 anos de independência.

Victor Silva: O primeiro angolano a dar carga no Mundial de moto Supersport

há 2 anos
Chama-se Victor Silva Barros e tem 36 anos. Natural do Sumbe, província do Kuanza Sul, o piloto começou a correr com “kupapata” e este final de semana estreou-se no Mundial de SuperSport em Estoril, Portugal.

Moreira Chonguiça: Lança própria marca de saxofones e apresenta ao presidente moçambicano

há 2 anos
O saxofonista moçambicano Moreira Chonguiça apresentou terça-feira ao chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, a sua marca de saxofones, instrumento produzido em Moçambique e que visa promover o gosto pela musica entre os jovens.

Covid-19: Afinal quem já sofre de gripe aguda ou crónica pode evitar vulnerabilidade.

há 3 anos
José Nguepe, médico naturopata e nutricionista faz uma pequena lista dos alimentos que podem ajudar a manter e fortalecer o sistema imunológico nesta fase.

Dj Malvado e Dina Medina homenageiam Cesária Évora

há 6 meses

Mais de 2000 concorrentes tentam a sorte para as duas vagas na Clé Ent.

há 3 anos
Dos mais de dois mil novos talentos que acorreram na manhã desta sexta-feira à Praça da Independência, em Luanda para uma vaga de integrar o grupo de artistas da Clé Entertainment, somente dois poderão ser as próximas estrelas da produtora.

Um encontro com a história: kuduristas chegam ao Palácio de Ferro

há 1 ano
Será com este pensamento que no sábado, às 10 horas, os kuduristas estarão em seminário para discutir sobre o “Kuduro Contemporâneo – Visões e Perspectivas” do estilo musical, que reivindicam ser o mais popular do país.

Shaquille O’Neal censura James Harden: “Ele não fez nada pelo Houston Rockets”

há 2 anos
Harden exigiu que o Houston Rockets o negociasse no início de novembro. Algumas equipes, como o Miami Heat e o Philadelphia 76ers, teriam se interessado nele, mas nada se materializou.

Sony anuncia lançamento da Playstation 5

há 3 anos
Depois de vários adiamentos, finalmente, a marca japonesa decidiu para amanhã, 11 de Junho, o acto de presentação dos jogos da PlayStation 5. Entretanto, o evento não será em directo, foi gravado e será transmitido em Full HD (1080p).

Francisco Vidal enaltece Bruno Candé na exposição `Maka´

há 2 anos
`MAKA Lisboa´ é uma conversa construtiva sobre o assassinato racialmente motivado do actor Bruno Candé, na qual, o artista plástico Francisco Vidal, ajuda a percepcionarmos o trabalho e a sua presença de Bruno.

JAY-Z volta a aumentar a fortuna após vender Tidal ao fundador do Twitter

há 2 anos