“Nutella” é uma nova palavra que passa a integrar o léxico dos internautas angolanos. O termo nasceu na Internet e está a ser usado, de forma pejorativa, para descrever o grupo de indíviduos que, desde a semana passada, lançaram uma “campanha de cancelamento” de artistas e outras figuras que manifestam publicamente a sua simpatia política pelo MPLA.
Kid MC, Bambila, Matias Damásio, Yola Semedo, Pai Profeta, Nagrelha, Pérola, Noite e Dia, Cheketela, Filho do Zua, Dji Tafinha, Patricia Faria, Big Nelo, Neide Sofia, Matias Damásio,Cilana Majenje, Neide Sofia, Costa dos Tunezas, Bambila, Flor de Raiz, Poca Py, Jéssica Pittibul, a lista é infindável, são algumas das figuras canceladas.
Os internautas justificam a atitude pela alegada insensibilidade destes artistas ao sofrimento da maioria dos angolanos. O caso passou a tornar-se mais grave dois dias após as eleições gerais de 24 de Agosto, que deram vitória ao MPLA.
Há outros que interpretam os cancelamentos como intolerância política, fundamentado que o direito que uns têm para apoiar um determinado partido político, seria o mesmo que os outros têm para manifestar a sua simpatia por outro partido político.
O fenómeno levou a criação de uma plataforma digital, com o domínio.com, de cancelamento de figuras públicas, que também inclui pastores evangelícos. Enquanto as discussões sobre intolerâncias se prolongam nas redes sociais, o certo é que desde que se lançou a “campanha de bloqueio” até hoje, estes músicos perderam vários seguidores. Embora não seja ainda palpável as implicações que isto trará às suas carreiras, seguramente, poderá acarretar algumas consequências.
Não conseguimos apurar junto da cantora, mas há, por exemplo, relatos de que a Cowbell removeu a campanha publicitária com o rosto de Patrícia Faria. Os “boicotes” não se limitam apenas às figuras públicas. As estações de comunicação social públicas também têm sido alvo.