Fãs lançam plataforma digital de “cancelamento ” de artistas devido à simpatia política

“Nutella” é uma nova palavra que passa a integrar o léxico dos internautas angolanos. O termo nasceu na Internet e está a ser usado, de forma pejorativa, para descrever o grupo de indíviduos que, desde a semana passada, lançaram uma “campanha de cancelamento” de artistas e outras figuras que manifestam publicamente a sua simpatia política pelo MPLA.

Kid MC, Bambila, Matias Damásio, Yola Semedo, Pai Profeta, Nagrelha, Pérola, Noite e Dia, Cheketela, Filho do Zua, Dji Tafinha, Patricia Faria, Big Nelo, Neide Sofia, Matias Damásio,Cilana Majenje, Neide Sofia, Costa dos Tunezas, Bambila, Flor de Raiz, Poca Py, Jéssica Pittibul, a lista é infindável, são algumas das figuras canceladas.

Os internautas justificam a atitude pela alegada insensibilidade destes artistas ao sofrimento da maioria dos angolanos. O caso passou a tornar-se mais grave dois dias após as eleições gerais de 24 de Agosto, que deram vitória ao MPLA.

Há outros que interpretam os cancelamentos como intolerância política, fundamentado que o direito que uns têm para apoiar um determinado partido político, seria o mesmo que os outros têm para manifestar a sua simpatia por outro partido político.

O fenómeno levou a criação de uma plataforma digital, com o domínio.com, de cancelamento de figuras públicas, que também inclui pastores evangelícos. Enquanto as discussões sobre intolerâncias se prolongam nas redes sociais, o certo é que desde que se lançou a “campanha de bloqueio” até hoje, estes músicos perderam vários seguidores. Embora não seja ainda palpável as implicações que isto trará às suas carreiras, seguramente, poderá acarretar algumas consequências.

Não conseguimos apurar junto da cantora, mas há, por exemplo, relatos de que a Cowbell removeu a campanha publicitária com o rosto de Patrícia Faria. Os “boicotes” não se limitam apenas às figuras públicas. As estações de comunicação social públicas também têm sido alvo.

as cargas mais recentes

Formiga: Trajectória da jogadora será contada em documentário

há 2 anos
A história da recordista mundial, será adaptada aos cinemas, num projecto que conta com o roteiro e direcção da cineasta Taís Amordivino.

Carnaval 2021 será em formato digital

há 2 anos
Para evitar que a festa do carnaval, em Luanda, não aconteça este ano, o Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente decidiu transportá-la para as plataformas digitas num novo formato e com grupos reduzidos.

Morreu Paulão, antigo jogador da selecção angolana de futebol

há 2 anos
O antigo internacional angolano Paulo Alves ‘Paulão’ morreu hoje em Luanda aos 51 anos. De acordo com fontes próximas, o ex-jogador da selecção angolana de futebol esteve há algum tempo internado no Hospital Geral de Luanda.

Convidados num show? Um desafio sem precedentes para a Força Suprema

há 3 anos

Atletas manifestam-se contra punição de Sha’Carri Richardson das Olimpíadas de Tóquio

há 2 anos
A velocista norte-americana foi suspensa das Olimpíadas, na manhã de sexta-feira, após testar positivo para THC, segundo a Agência Antidoping dos Estado Unidos da América.

Álbum de Beyoncé ” Black Is King” leva a criação de um novo curso em Harvard

há 2 anos

Três cantoras entre as 100 mulheres mais poderosas do mundo

há 2 anos
No seu todo, a lista conta com 100 mulheres oriundas de 30 países, e pertencentes a quatro gerações. Entre estas, há 10 chefes de estado, 38 directoras executivas e 5 artistas de entretenimento.

Davido na linha da frente dos protestos na Nigéria

há 3 anos
O músico nigeriano juntou-se este sábado a uma manifestação para exigir o fim da brutalidade policial no seu país. “Não devemos recuar até que as nossas reivindicações sejam atendidas”.

Morreu “Gigante” da música africana

há 3 anos
O músico guineense Mory Kanté, conhecido pelo sucesso mundial “Yéké yéké”, na década de 1980, morreu hoje aos 70 anos num hospital de Conacri, após doença prolongada, anunciou o filho.

Kanye West entrega documentos de candidatura à Comissão Federal de Eleições

há 3 anos
Após rumores sobre a desistência às eleições presidenciais de 2020, Kanye West entregou ontem um conjunto de documentos à Comissão Federal de Eleições dos EUA para formalizar a sua candidatura. O comité político do rapper chama-se “Kanye 2020” e o projecto político “Birthday Party”.

Dr. Dre diz que redes sociais destroem a mística da música e dos artistas

há 3 anos
Dre foi mais longe ao afirmar que, se estivesse no início de carreira, talvez odiasse as redes sociais, por elas destruírem a mística, que é a principal característica da música. “É prazeroso esperar o que está por vir”, disse.

Mais de 5 mil pessoas assistem diariamente o filme de produção nacional ‘Ar Condicionado’

há 3 anos
O filme começou a conquistar audiência muito cedo. Logo no primeiro dia de estreia foi seleccionado para concorrer às categorias “Audience Award” e “Fipresci Award” no Festival Internacional de Cinema de Roterdão, Holanda. A longa-metragem angolana soma e segue no festival We Are One: A Global Film, no YouTube, com um registo de 26 mil e 225 visualizações em menos de cinco dias.

Angolanos lideram nomeações do AFRIMA nos PALOP mas, os rappers ‘não foram tidos nem achados’

há 2 anos
Apesar de não constar nenhum artista do estilo Rap, a música angolana aparece em alta nos Prémios Africano de Música. Os artistas angolanos lideram as indicações a nível dos PALOP.

Sintoniza: Mambos Hip Hop da Banda

há 3 anos
Idealizado por Dino Cross, “Mambos Hip Hop da banda” é um podcast de entrevistas e factos relaccionados ao Rap Game. Com o suporte de Cláudio Bantu, Queen J e Dj Bráulio Mix, os arquivos do programa podem ser acedidos a qualquer momento, no Kisom.

NGA junta-se a Dino D’Santiago na luta contra o racismo

há 2 anos
O músico Dino D’Santiago protagoniza no dia 6 de Março um espectáculo musical. O concerto marca as celebrações dos trinta e um anos de existência do jornal O Público.

Taylor Swift acusada de plagiar no último álbum

há 3 anos
O álbum surpresa de Taylor Swift foi lançado na última sexta-feira (24) e vendeu mais de 1,3 milhões de cópias em 24 horas. A capa do disco, segundo a banda de metal Emperor, é um plágio da obra “Stridig” e apresenta evidências.