Realista, a saga começou por mostrar o “mundo” de rachas, as perigosas corridas de carros. Volvidas duas décadas entre carros turbinados, tuning e algum Hip Hop à mistura, o filme que foi implacável a ensinar o respeito pela “família”, soma e segue com F9, mais um sucesso de bilheteria.
Embora seja uma das franquias de maior sucesso de Hollywood, à medida que cresceu em termos de popularidade, teve o mesmo registro no escopo de aventuras e cenários, detalhes que não agradaram a todos, hoje há quem diga que o filme entrou em decadência depois de Tokyo Drift, o terceiro da cronologia.
Fast and Furious chegou aos cinemas em 2001, no dia 22 de Junho, com os protagonistas Vin Diesel e Paul Walker, in memoriam. Jordana Brewster, Tyrese Gibson, Ludacris, Lucas Black, Sung Kang, Gal Gadot, Dwayne Johnson e Jason Statham, foram ao longo dos anos integrando o elenco, que passou a ser família.
A franquia de mídia massiva tem um repertório de 9 filmes já lançados, tendo definido o 11º como último da saga. 207 milhões de dólares foi o quanto arrecadou no primeiro filme, tendo acumulado até ao momento, quase 6 bilhões de dólares em bilheteria.
Cronologia
The Fast and The Furious, 2001
2 Fast 2 Furious, 2003
The Fast and The Furious: Tokyo Drift, 2006
Fast and Furious, 2009
Fast Five, 2011
Fast & Furious 6, 2013
Furious 7, 2015
The Fate of the Furious, 2017
Fast and Furious: Hobbs & Shaw 2019
Após ter o lançamento adiado em Maio de 2020, o nono filme Fast and Furious, F9, que estreou recentemente nalguns mercados internacionais, ultrapassou a marca de 250 milhões de dólares, tendo estreia marcada para outros países no dia 25 de Junho.
Segundo a Variety, F9 recebeu crítica positivamente, desta vez, la famiglia se junta para impedir uma trama de estilhaçar o mundo liderada pelo assassino mais habilidoso e motorista de alto desempenho que alguma vez encontraram: um homem que também é o irmão abandonado de Dom, Jakob (John Cena, o próximo Esquadrão Suicida) . ”