A Soul, uma fábrica de toucas de natação e personalizada, relatou ontem que a Federação Internacional de Natação recusou toucas de natação que os nadadores com cabelo afro ou natural poderiam usar para competir nos jogos.
De acordo com a Federação Internacional de Natação e o Comitê Olímpico Internacional, os atletas das competições nunca usaram e nem exigem o uso de bonés desse tamanho e configuração, mas muitos interpretam a medida como tratar-se de racismo.
A decisão da FINA apoiada pelo COI está a ser associada ao racismo, tendo em conta as últimas declarações da nadadora olímpica Simone Manuel. “Acho que minha jornada no desporto de natação como uma mulher negra foi marcada por muitas provações e tribulações. É muito óbvio que está enraizado no pensamento de que os negros não sabem nadar, não deve nadar ou não pode ter sucesso no ďesporto de natação”, referia.
A confeccionária disse que não vai parar de produzir os bonés, entretanto, a Federação Internacional de Natação acrescentou que o jorro “desvia-se da “forma natural da cabeça”.
“Esperávamos continuar nosso trabalho pela diversidade na natação, certificando nossas toucas de natação para competição, para que nadadores de qualquer nível não precisem escolher entre o desporto que amam e seu cabelo.”