Fela Kuti entre os nomes da disputada lista do Rock and Roll Hall of Fame

As votações encerram aos 7 de Maio, e é permitido votar diariamente para até cinco dos 16 candidatos ao Rock and Roll Hall of Fame. Actualmente com 493 mil votos, o pioneiro do afrobeat, só perde para a autora do ‘Private Dancer’, Tina Turner com 533 mil votos, nos dados de hoje.

Com um total de 4 386 526 votos, a lista tem um top 5 concluído por The Go-Go’s, Iron Maiden e Foo Fighters, ao passo que nas três últimas posições lista completa estão Mary J. Blige, LL Cool J e JAY-Z, respectivamente.

O lendário Olufela Olusegun Oludotun Ransome-Kuti aka Fela Kuti, é nomeado para o Corredor da Fama e Museu do Rock and Roll, duas décadas após a sua morte, um reconhecimento que chega tarde, mas considerado um grande começo para que se perceba a dimensão daquele que já foi tido como um “desajustado cultural”.

Acompanhe as votações abaixo:

  • Tina Turner 533439 
  • Fela Kuti 493475
  • The Go-Go’s 389622 
  • Iron Maiden 375982 
  • Foo Fighters 358495 
  • Carole King 347517 
  • Todd Rundgren 261749 
  • Devo 246144 
  • Dionne Warwick 226621 
  • Chaka Khan 211674 
  • Rage Against the Machine 206582 
  • Kate Bush 199772
  • New York Dolls 157710 
  • Mary J. Blige 141473 
  • LL Cool J 127979 
  • JAY-Z 108292 

Sobre Fela Kuti:
O mentor do Afrobeat, Kuti fundiu funk, jazz e vários estilos musicais africanos em um todo propulsivo e alegre com mensagens mortalmente sérias. Igualmente carismático como saxofonista, cantor e líder de banda, ele repetidamente usou suas letras para criticar o governo autoritário em sua Nigéria natal. A discordância declarada de Kuti o levou a ser espancado e preso. Morreu em 1997 aos 58 anos. Mais tarde, inspirou o sucesso musical da Broadway de 2008, “Fela!”

as cargas mais recentes

Micasa está disponível para fazer participações com artistas angolanos

há 6 meses

Já começou a contagem decrescente para a estreia do vídeo do single ‘Cidade à noite’

há 7 meses
Numa altura em que o rapper mais tem se dedicado à sua marca de vestuário, a música que retrata a realidade social, veio quebrar o silêncio de Young Double e considera “é evidente que não houve música mais impactante que Cidade à noite no último mês”.

YoBass abre primeira edição do espectáculo ao vivo “Tá a Bater Show”

há 6 meses

Cardi B está a ser processada por racismo

há 10 meses
A cantora-norte-americana está a ser processada por publicar o vídeo de uma família na praia que terá assediado sua irmã Hennessy Carolina, que também está no processo.

Francisco Vidal enaltece Bruno Candé na exposição `Maka´

há 11 meses
`MAKA Lisboa´ é uma conversa construtiva sobre o assassinato racialmente motivado do actor Bruno Candé, na qual, o artista plástico Francisco Vidal, ajuda a percepcionarmos o trabalho e a sua presença de Bruno.

Madonna multada com 1 milhão de dólares por defender comunidade LGBTQ+

há 1 ano
A cantora revelou, através das suas redes sociais, que a Rússia obrigou que pagasse 1 milhão de dólares, depois de ela ter feito um discurso de defesa dos direitos da comunidade LGBTQ+ durante um concerto em São Petersburgo.

Adolescente que filmou a morte de Floyd é homegeada com Pulitzer, a mais alta distinção do Jornalismo

há 2 meses
De nome Darnella Frazier, a jovem tinha apenas 17 quando sacou o telefone para gravar o fatídico episódio, que culminou com a morte por sufocamento, e posterior condenação do seu autor, Derek Chauvin.

Yuri da Cunha “mostra” como combinar a música às palavras

há 3 meses
Em véspera do desfecho das homenagens a Teta Lando, que acontece já este sábado (1 de Maio), Yuri da Cunha protagoniza, esta quarta-feira, em Luanda, um concerto para mostrar ao público como a música, palavra e o artista se combinam.

Autor do plágio no Prémio Literário Jardim do Livro Infantil nunca mais poderá concorrer

há 1 ano
A obra “A Kandengue Do Golungo e o Livro Que Não Tinha Fim”, vencedora do Prémio Literário Jardim do Livro Infantil, constitui um plágio grosseiro e tentativa de burla de uma outra obra brasileira, cuja capa mostramos na notíciia. O Instituto das Indústrias Culturais e Criativas adianta que o infractor pode nunca mais concorrer a prémios do Ministério.

Anitta lança nova música com participação de Cardi B

há 11 meses
Depois de algumas especulações e mistérios, agora é oficial. A cantora brasileira fará parceria com Cardi B. A faixa sai a 18 de Setembro e fará parte do seu próximo álbum.

Edson Narciso: “Quero mudar a consciência de quem me ouve”

há 8 meses
Diferente de Bob Marley, Edson Narciso quer cultivar o amor, a paz e o respeito pelas diferenças, por meio do Rap, num estilo que apelida de Hard Trap. Já várias vezes tentou uma carreira profissional, e não teve sucesso. Depois de um longo intervalo, aparece com os primeiros projectos musicais.

Legado do rei Ngola Kilwanji será narrado em filme

há 5 meses

Rapper Raz Simone acusado de ser um”senhor de guerra”

há 1 ano
Vídeos postados nas redes sociais provam o alegado envolvimento de Raz Simone com uma gangue armada na Zona Autônoma de Seattle, em Washington, um quarteirão de protesto sem influência policial. O rapper é apontado como uma espécie de “senhor da guerra”.

Hip Hop Tuga se veste de camisolas desportivas

há 1 ano
A comunidade Hip Hop Tuga conta desde esta semana com uma marca de T-shirts desportivas, que representam álbuns de Rap. A iniciativa de um jovem designer gráfico já recebeu reacções positivas dos rappers.

Lil Nas X lança linha de ténis ” Satan Shoes”

há 4 meses

Governo português autoriza festivais a partir de Setembro

há 1 ano
O Governo português autorizou realização de festivais de música a partir de 30 de Setembro. Uma medida anunciada esta quinta-feira, justificada com a pandemia de Covid-19.