Fela Kuti entre os nomes da disputada lista do Rock and Roll Hall of Fame

As votações encerram aos 7 de Maio, e é permitido votar diariamente para até cinco dos 16 candidatos ao Rock and Roll Hall of Fame. Actualmente com 493 mil votos, o pioneiro do afrobeat, só perde para a autora do ‘Private Dancer’, Tina Turner com 533 mil votos, nos dados de hoje.

Com um total de 4 386 526 votos, a lista tem um top 5 concluído por The Go-Go’s, Iron Maiden e Foo Fighters, ao passo que nas três últimas posições lista completa estão Mary J. Blige, LL Cool J e JAY-Z, respectivamente.

O lendário Olufela Olusegun Oludotun Ransome-Kuti aka Fela Kuti, é nomeado para o Corredor da Fama e Museu do Rock and Roll, duas décadas após a sua morte, um reconhecimento que chega tarde, mas considerado um grande começo para que se perceba a dimensão daquele que já foi tido como um “desajustado cultural”.

Acompanhe as votações abaixo:

  • Tina Turner 533439 
  • Fela Kuti 493475
  • The Go-Go’s 389622 
  • Iron Maiden 375982 
  • Foo Fighters 358495 
  • Carole King 347517 
  • Todd Rundgren 261749 
  • Devo 246144 
  • Dionne Warwick 226621 
  • Chaka Khan 211674 
  • Rage Against the Machine 206582 
  • Kate Bush 199772
  • New York Dolls 157710 
  • Mary J. Blige 141473 
  • LL Cool J 127979 
  • JAY-Z 108292 

Sobre Fela Kuti:
O mentor do Afrobeat, Kuti fundiu funk, jazz e vários estilos musicais africanos em um todo propulsivo e alegre com mensagens mortalmente sérias. Igualmente carismático como saxofonista, cantor e líder de banda, ele repetidamente usou suas letras para criticar o governo autoritário em sua Nigéria natal. A discordância declarada de Kuti o levou a ser espancado e preso. Morreu em 1997 aos 58 anos. Mais tarde, inspirou o sucesso musical da Broadway de 2008, “Fela!”

as cargas mais recentes

Após denúncia de ex-namorada, polícia apreende réplica de fuzil na residência de Nego do Borel

há 2 anos
A acção aconteceu a fim de averiguar a veracidade da denúncia feita por Duda Reis, que consistia na posse de um fuzil, mas era na verdade uma réplica de fuzil, usada para a prática de airsoft.

Show do Mês apresenta último grande show de Waldemar Bastos em Angola

há 2 anos
O Show do Mês leva este sábado as emoções do último grande espectáculo de Waldemar Bastos, músico falecido na passada segunda-feira e que foi ontem a enterrar no Cemitério da Galiza, em Portugal.

Diddy e Dr. Dre acertam detalhes para batalha de hits

há 2 anos

Músicos brasileiros expulsos das Forças Armadas por causa das mensagens das suas letras

há 2 anos
O Ministério da Defesa do Brasil expulsou dois rappers da corporação. Big Bllakk, tido como uma das vozes promissoras do rap brasileiro, e Patriick, da Facção Poética, foram expulsos das Forças Armadas por causa das mensagens das suas letras.

Playlist de Mara D’Alva em 2020

há 2 anos
A radialista Mara D’Alva enviou-nos a sua playlist de 2020, onde constam os seus temas preferidos, ou sejam as músicas que mais ouviu este ano.

Inglaterra realiza primeiro show com distanciamento social

há 2 anos
Os organizadores de um show na Inglaterra encontraram uma outra solução para realizar eventos mantendo as regras de distanciamento social, e a experiência nesta terça-feira, dia 11, foi vista como um sucesso.

Suposto abandono parental força filha de Dr. Dre a fazer de um carro a sua moradia

há 1 ano
LaTanya Young, de 38 anos, trabalha na DoorDash, Uber Eats como entregadora, e afirma que não consegue pagar um apartamento na Califórnia, por isso mora numa viatura alugada.

Monsta é o #TheBestBantumen 2020

há 2 anos
O rapper foi eleito pelo público num sistema de votações em que se alistavam 16 artistas e 16 obras, sendo que para a obra Falsos Profetas do moçambicano Djimetta ficou classificada como o Melhor Projecto de 2020.

Miguel Neto elege Dr. Romeu como melhor rapper nacional de todos os tempos

há 8 meses
Miguel Neto considerou, na tarde de hoje, durante o programa ‘A Tarde é Nossa’, que Dr. Romeu é o melhor rapper angolano de todos os tempos. O radialista não sustentou a sua afirmação enumerando particularidades do rapper, se ateu dizendo que até aos dias de hoje, foi o único que despertou a sua mente.

Chegou a vez deles. BTS apresenta-se no Acústico MTV

há 2 anos

Música de Anitta entra para a lista oficial da presidência dos EUA

há 2 anos
A cantora brasileira consta da lista oficial dos artistas cujas músicas vão tocar amanhã na chegada de Joe Biden e Kamala Harris à Casa Branca. A cerimónia será assinalada com uma emissão de hora e meia.

Beyoncé usou sample sem pedir e foi obrigada a retirar a música do novo álbum

há 2 meses

Dj sul africano confessa que dos países onde passou o angolano é o povo que mais dificuldade teve para fazer dançar

há 5 meses
Para quem não dispensa um bom afro house na noite, seguramente já dançou às animações de Bokkie Ult. O disc jokey sul africano é agora um dos nomes de destaque em Angola. Já cá esteve por cinco ocasiões e em diferentes momentos. Bokkie Ult já tocou em Benguela, Huambo, Huíla, Namíbe e Huambo e confessa que dos países onde passou, nas festas, o angolano foi o povo que mais dificuldades teve para conseguir fazer dançar.

Idris Elba anuncia lançamento de livros infantis inspirados na sua filha

há 2 anos
O actor britânico assinou um contrato global com a HarperCollins para publicar vários livros infantis, ainda sem título e data especifica, fez saber que serão lançados em 2022.

Luciano Camargo lança primeiro álbum a solo

há 2 anos
O cantor brasileiro Luciano Camargo vai lançar, pela primeira vez em 29 anos de carreira, um projecto a solo. Trata-se de um obra com 15 faixas inéditas a ser apresentada no dia 16 de Outubro.

Kid MC em “oração” para o Brasil

há 2 anos
“Oração” é o single promocional de Kid MC que estará a disposição do público a partir de sexta-feira (8 de Maio) nas plataformas digitais. A música vem criar condições para a chegada do projecto “Décimo sexto ano”, numa parceria entre o rapper angolano e o produtor brasileiro, Dj Caique.