Fela Kuti entre os nomes da disputada lista do Rock and Roll Hall of Fame

As votações encerram aos 7 de Maio, e é permitido votar diariamente para até cinco dos 16 candidatos ao Rock and Roll Hall of Fame. Actualmente com 493 mil votos, o pioneiro do afrobeat, só perde para a autora do ‘Private Dancer’, Tina Turner com 533 mil votos, nos dados de hoje.

Com um total de 4 386 526 votos, a lista tem um top 5 concluído por The Go-Go’s, Iron Maiden e Foo Fighters, ao passo que nas três últimas posições lista completa estão Mary J. Blige, LL Cool J e JAY-Z, respectivamente.

O lendário Olufela Olusegun Oludotun Ransome-Kuti aka Fela Kuti, é nomeado para o Corredor da Fama e Museu do Rock and Roll, duas décadas após a sua morte, um reconhecimento que chega tarde, mas considerado um grande começo para que se perceba a dimensão daquele que já foi tido como um “desajustado cultural”.

Acompanhe as votações abaixo:

  • Tina Turner 533439 
  • Fela Kuti 493475
  • The Go-Go’s 389622 
  • Iron Maiden 375982 
  • Foo Fighters 358495 
  • Carole King 347517 
  • Todd Rundgren 261749 
  • Devo 246144 
  • Dionne Warwick 226621 
  • Chaka Khan 211674 
  • Rage Against the Machine 206582 
  • Kate Bush 199772
  • New York Dolls 157710 
  • Mary J. Blige 141473 
  • LL Cool J 127979 
  • JAY-Z 108292 

Sobre Fela Kuti:
O mentor do Afrobeat, Kuti fundiu funk, jazz e vários estilos musicais africanos em um todo propulsivo e alegre com mensagens mortalmente sérias. Igualmente carismático como saxofonista, cantor e líder de banda, ele repetidamente usou suas letras para criticar o governo autoritário em sua Nigéria natal. A discordância declarada de Kuti o levou a ser espancado e preso. Morreu em 1997 aos 58 anos. Mais tarde, inspirou o sucesso musical da Broadway de 2008, “Fela!”

as cargas mais recentes

Um ano sem Carlos Burity

há 2 anos
A primeira quinzena de Agosto de 2020, foi uma das piores semanas para a cultura nacional. Enquanto a nação ainda enxugava as lágrimas pelo passamento físico de Waldemar Bastos, acontece outro infortúnio no mundo da música, Carlos Burity veio a falecer no dia 12 de Agosto de 2020, em Luanda, também vítima de doença, aos 67 anos de idade.

Já são conhecidos os artistas contemplados para a primeira edição do “Versos & Poesias”

há 2 anos
O projecto junta artistas em conceitos musicais em formato de poesia, com uma temáticas diferente à cada edição e voltado principalmente para o público jovem.

Matias Damásio prepara show solidário

há 3 anos
O show será transmitido na sua página no Youtube e na Televisão Pública de Angola (TPA), a partir das 14h30, e visa angariar a maior quantidade de cestas básicas possíveis, para ajudar os mais necessitados, de acordo com o valor a ser arrecadado.

Mauro Pastrana: “O projecto Alone veio para consolidar a minha posição no “game””

há 3 anos
O músico Mauro Pastrana apresentou o seu novo projecto denominado “Alone”, que conta com cinco temas, cujo segundo videoclipe será apresentado sexta-feira.

Mi Casa: Single Mamela chega a Platina

há 1 ano

Travis scoot sofre ataque de racismo após usar fantasia do Batman

há 3 anos
Infelizmente, músico desativou sua conta no Instagram após receber uma “avalanche” de comentários racistas na sua publicação.

Festival do cinema tunisino arranca em formato digital

há 3 anos
A terceira edição do Festival do Cinema Documentário Mediterrâneo na Tunísia (DocuMed), que arrancou ontem, será realizado em edição digital, devido à crise sanitária mundial da covid-19, indicaram os organizadores.

Morreu Papa Bouba Diop, herói da selecção do Senegal no Mundial de 2002

há 2 anos
Diop morreu hoje aos 42 anos, em França, onde vivia, em consequência de esclerose lateral amiotrófica (ELA), enfermidade degenerativa nervosa que enfraquece os músculos e diminui a sensibilidade nas mãos, braços e pernas.

Dino Ferraz: “Não me rotulo, seja a nível de estilos ou de mercado. Sou aberto a fazer música da maneira que sentir”

há 3 anos
Não me rotulo, seja a nível de estilos, ou de mercado. Sou um artista claramente aberto a fazer música da maneira que eu sentir.

Após denúncia de plágio, Taylor Swift muda logótipo do álbum

há 3 anos
Poucos dias depois das acusações sobre plágio no seu mais recente álbum “Folklore”,Taylor Swift mudou o logótipo da sua obra e de todos os produtos associados.

Filme `Nossa Senhora da Loja do Chinês´ estreia em grande no Festival de Roterdão

há 1 ano
Escrito e realizado por Ery Claver, NOSSA SENHORA DA LOJA DO CHINÊS, é a nova longa-metragem de ficção produzida pela GERAÇÃO 80. O filme terá sua Estreia Mundial em Janeiro de 2022, na 51ª edição do Festival Internacional de Cinema de Roterdão.

Adele lidera a lista de álbuns femininos mais vendidos de todos os tempos

há 2 anos
Adele detêm o record com o álbum “21”, com um total de 4.22 milhões de unidades vendidas.

Luso: “Os rappers acabam por depender das acções do político para poder fazer música”

há 3 anos
Luso está no Hip Hop desde os seus 15 anos. Tem um álbum e um EP lançados e está a concluir o segundo álbum. Além disso, o músico desenvolve o projecto “Ilusionista”.

Nucho: “É muito estranho não termos agências que consigam apanhar um artista do anonimato e fazê-lo crescer”

há 2 anos
“O que se vê nas nossas produtoras é que, basicamente pegam artistas que já estão feitos e que já têm fama na rua e depois apenas metem mais algum combustível. E também sinto que falta um bocado de originalidade. Acho que poderíamos ter artistas mais ousados. resumindo, acho que temos uma cultura saudável, acho que temos muito talento, mas acho que falta um bocado de coragem e abertura e limar algumas arestas para atingir o nível seguinte, como o da Nigéria ou da África do Sul, não só na gravação das músicas, mas essencialmente nos espectáculos ao vivo que proporcionamos ao nosso público, acho que os nossos espectáculos ainda deixam muito a desejar”.

Bruno Fernando também tem o rosto no Hall of Fame dos melhores jogadores da história da Maryland University

há 9 meses

Pongo leva Kuduro ao principal festival de exposição de música do mundo

há 2 anos
A cantora angolana e ex-vocalista dos Buraka Som Sistema é uma das principais atracções do Festival Internacional para o desenvolvimento do World Music (WOMEX), maior evento de exposição de música do mundo-que acontece todos os anos em vários locais da Europa.