Fela Kuti entre os nomes da disputada lista do Rock and Roll Hall of Fame

As votações encerram aos 7 de Maio, e é permitido votar diariamente para até cinco dos 16 candidatos ao Rock and Roll Hall of Fame. Actualmente com 493 mil votos, o pioneiro do afrobeat, só perde para a autora do ‘Private Dancer’, Tina Turner com 533 mil votos, nos dados de hoje.

Com um total de 4 386 526 votos, a lista tem um top 5 concluído por The Go-Go’s, Iron Maiden e Foo Fighters, ao passo que nas três últimas posições lista completa estão Mary J. Blige, LL Cool J e JAY-Z, respectivamente.

O lendário Olufela Olusegun Oludotun Ransome-Kuti aka Fela Kuti, é nomeado para o Corredor da Fama e Museu do Rock and Roll, duas décadas após a sua morte, um reconhecimento que chega tarde, mas considerado um grande começo para que se perceba a dimensão daquele que já foi tido como um “desajustado cultural”.

Acompanhe as votações abaixo:

  • Tina Turner 533439 
  • Fela Kuti 493475
  • The Go-Go’s 389622 
  • Iron Maiden 375982 
  • Foo Fighters 358495 
  • Carole King 347517 
  • Todd Rundgren 261749 
  • Devo 246144 
  • Dionne Warwick 226621 
  • Chaka Khan 211674 
  • Rage Against the Machine 206582 
  • Kate Bush 199772
  • New York Dolls 157710 
  • Mary J. Blige 141473 
  • LL Cool J 127979 
  • JAY-Z 108292 

Sobre Fela Kuti:
O mentor do Afrobeat, Kuti fundiu funk, jazz e vários estilos musicais africanos em um todo propulsivo e alegre com mensagens mortalmente sérias. Igualmente carismático como saxofonista, cantor e líder de banda, ele repetidamente usou suas letras para criticar o governo autoritário em sua Nigéria natal. A discordância declarada de Kuti o levou a ser espancado e preso. Morreu em 1997 aos 58 anos. Mais tarde, inspirou o sucesso musical da Broadway de 2008, “Fela!”

as cargas mais recentes

Serena Williams anuncia que não participará nos Jogos Olímpicos nem mesmo se fosse convocada

há 2 anos

Técnico Filipe Cruz desmente desentendimento com Isabel Guialo

há 2 anos
No início da semana em curso, surgiu nas redes sociais uma manchete que indicava o afastamento voluntário de Isabel Guialo da selecção, após ser substituída como capitã das Pérolas. Tal informação foi negada por Filipe Cruz, ontem, no jornal da TV Zimbo, alegando que a ex-capitã comunicou o afastamento por razões familiares.

Espaço online de debates discute sobre “A Criança e o ensino das Artes plásticas”

há 3 anos
O espaço online de debate FALE CONNOSCO traz à discussão nesta sexta-feira, 25 de Setembro de 2020, das 14h às 15h30, o tema “A Criança e o ensino das Artes Plásticas”, e contará com convidados de painel o professor de Artes Plásticas e artista plástico Gilberto Kapitango e a professora de Reciclagem e Decoração, Conceição Manuel, podendo ser transmitida ao vivo na página oficial de facebook da Fundação, numa iniciativa conjunta entre a Fundação Arte e Cultura, Instituto Nacional da Criança, INAC e do Unicef Angola.

Pai Natal Angolano é conhecido hoje no auditório Horizonte Njinga Mbande

há 2 anos
Inspirado na imagem de Enoque Caracol, a peça teatral que vai reunir a arte da dança e da música no mesmo palco, conta a história da pequena Kendra, que teve um sonho sobre um Natal recheado de coisas boas, mas que depois passou a ser um pesadelo.

José Eduardo dos Santos fala sobre a sua formação musical “Nzaji”

há 2 anos
Quando mais novo, Eduardo dos Santos fundou e orientou os Nzaji, um dos mais respeitáveis agrupamentos musicais da clandestinidade- que ajudou a forjar a revolução, eternizando canções como ”Kaputu’, ‘Ufolo’, ‘Dituminu’, “Etu tuá anangola’ e’Monangambé’.

La Casa De Papel: Spoilers confirmam reviravolta na 5ª temporada

há 3 anos
Segundo o site Nova Mulher, para o qual a Inspectora cedeu uma entrevista, “Sierra passará uma transformação, definida por ela como GORE, fazendo referência ao subgênero de filmes de terror com retratos gráficos de sangue e violência”.

Paulo Flores faz declarações comoventes sobre a perda de Nando Quental

há 3 anos

Fãs lançam campanha para angariar dinheiro para ajudar Kanye West a ser bilionário de novo

há 11 meses

Nameless e Sam The Kid juntos no tema “Houdini”

há 3 anos
Já está disponível o novo single “Houdini”, de Nameless que conta com a produção inconfundível de Sam The Kid.

Rihanna é processada por violação dos direitos autorais

há 3 anos
De acordo com o TMZ, a cantora Rihanna está a ser processada por um duo de artistas da Alemanha, por violação de direitos autorais envolvendo uma campanha da marca Fenty Beauty.

Mais de 5 mil pessoas assistem diariamente o filme de produção nacional ‘Ar Condicionado’

há 3 anos
O filme começou a conquistar audiência muito cedo. Logo no primeiro dia de estreia foi seleccionado para concorrer às categorias “Audience Award” e “Fipresci Award” no Festival Internacional de Cinema de Roterdão, Holanda. A longa-metragem angolana soma e segue no festival We Are One: A Global Film, no YouTube, com um registo de 26 mil e 225 visualizações em menos de cinco dias.

Exposição “Migrações e Coisas, Retalhos de uma História Só”, agora disponível em catálogo digital

há 3 anos
Em virtude das limitações impostas pela pandemia do coronavírus e do encerramento temporário da exposição de René Tavares, o Banco Económico e a This is Not a White Cube decidiram disponibilizar digitalmente um catálogo onde é possível conhecer a obra do artista santomense.

É Preciso Falar: Carga Magazine lança novo conteúdo em formato podcast

há 1 ano
O novo conteúdo da Carga é uma grande entrevista do tipo opinativa, com os principais fazedores da música angolana, opinion makers, bem como pessoas ligadas a cultura, acompanhada de debates sobre os temas que preocupam a cultura nacional, particularmente a música.

Joãozinho Morgado diz que o Semba está a “morrer”

há 3 anos
O percussionista Joãozinho Morgado afirmou que o género musical Semba, de origem angolana, está a “morrer”, pelo facto das instituições responsáveis não velarem pela sua manutenção.

Artistas angolanos dizem basta ao Decreto Presidencial: “Se os partidos políticos podem, nós também podemos”

há 2 anos
Os artistas entendem que as limitações sobre ajuntamento de pessoas devia ser de cumprimento obrigatório, sem distinções, quer de partidos políticos ou privilegiar determinado grupo de cidadãos.

Algo Desconhecido apresenta hoje a segunda edição do ‘Bengha Producers’

há 3 anos
Trata-se de uma conversa entre produtores, cujo primeiro encontro aconteceu no live do Facebook da passada quinta-feira e hoje assinala a segunda edição, as 19 horas na página Wilson Algo Desconhecido. Na primeira pessoa, o produtor que já trabalhou com Monsta, Mc Koringa, NGA, Prodígio, Deezy e outros grandes nomes da música internacional, descortinou as razões da sua mais recente criação.