Fela Kuti, pioneiro do Afrobeat, nomeado ao Rock and Roll Hall of Fame

O músico, activista e pioneiro do Afrobeat, foi nomeado para o Rock and Roll Hall of Fame 2021, vinte e três anos depois da sua morte.

A estrela nigeriana foi nomeada junto com outros 15 artistas, entre os quais Jay-Z e LL Cool J, Mary J Blige, Dionne Warwick, Chaka Khan, Rage Against the Machine, Foo Fighters, Kate Bush, Carole King e Tina Turner.

Nascido na Nigéria, Olufela Olusegun Oludotun Ransome Kuti “Fela Kuti” foi um músico e activista percusor do Afrobeat. O estilo resultou da fusão entre o Blues, Jazz e Funk com música tradicional iorubá.

Antes da sua morte em 1997, por complicacãoes do HIV- SIDA, Fela viajou, em 1969, pelos Estados Unidos, onde foi influenciado pelas ideologias de Malcolm X, pelo movimento Black Panther e outros activistas, sua música tornou-se cada vez mais politizada.

Outras nomeações do Rock and Roll Hall of Fame serão conhecidas em Maio, segundo a informações da organização.

as cargas mais recentes

Thó Simões marca presença na abertura do festival `Latitudes´

há 9 meses
A abertura do festival expõe relações globais desiguais e aprimora os traços coloniais que ainda moldam o nosso presente. Ao mesmo tempo, abre espaços para reflexão e acção e gera ressonâncias nos outros itens do programa.

Eddie Pipocas lança experimento para delinear como promover música na Internet

há 4 semanas
O maior objectivo deste processo é perceber o quanto custa, seja em questões financeiras ou temporais, meter um projecto musical “nas ruas”.

É oficial, Salú Gonçalves é a nova cara do Ecos & Factos e Dog Murras assume o Fala Angola

há 11 meses

Beyoncé oferece 1 milhão de dólares a pequenos empreendedores

há 6 meses
A iniciativa foi anunciada com o lançamento do single “Black Parade” no Juneteenth e ganhou corpus com a doação dos primeiros 1 milhão de dólares aos pequenos empresários negros.

Rapper Scarface pede ajuda dos fãs para conseguir um novo rim

há 5 meses
A situação de saúde do rapper da Old School agravou-se após ter contraído o novo Coronavírus em Abril.

Tyro: “A música em Angola é um salve-se quem puder”

há 9 meses
Tyro é um rapper que traz na bagagem 12 anos de experiência. Durante este percurso, lançou nove EPs, dentre eles ‘Kilos’, onde explora dramas humanos e aborda, sem receio, sobre os problemas sociais. Enquanto se prepara para anunciar o primeiro álbum veio à Carga para deixar as primeiras impressões da carreira em ascensão.

Zap exibe programa que promove diferentes correntes musicais

há 11 meses
Denominado Jamming, o referido programa é exibido, em exclusivo, todas as sextas-feiras no canal Zap Viva (posição 4) e explora a musicalidade de doze artistas, incluindo bandas, de diferentes gerações e expressões artísticas.

Foi assim que nasceu a Música Angolana

há 9 meses
A Música Popular Angolana, que se actualiza no espaço urbano recebeu influências e absorveu, ao longo do seu processo de formação, técnicas de execução dos instrumentos musicais Ocidentais. Contudo, antes do seu surgimento já existia um segmento pré-urbano configurado no espaço rural.

Obra de Flagelo Urbano é usada como objecto de estudo para elaboração de monografia num paralelo com Agostinho Neto

há 7 dias

Após comunicar que testou positivo para o Covid-19, Lizha James tranquiliza fãs

há 6 meses
Lizha voltou a recorrer às redes sociais para informar que o empresário Bang (seu marido), e a sua filha testaram negativo para o novo coronavírus.

Aaron Carter afirma que Michael Jackson explicou por que gostava sempre de estar com crianças

há 7 meses
Aaron Carter fez algumas afirmações na sua recente entrevista à “Vlad TV”, incluindo por que Michael Jackson gostava de sair com crianças. O artista também aproveitou a ocasião para defender o astro das acusações de pedofilia.

Uma lenda que continua no auge volvidos 39 anos da sua morte

há 10 meses
Num dia como hoje, há 39 anos, a arte empobreceu devido o passamento físico de Bob Marley. Um astro, cujo impacto da obra e da carreira pode ainda ser sentido, como se de um artista vivo e no auge da carreira se tratasse.

Música ‘Old Town Road’ de Lil Nas X agora tem certificado de diamante

há 4 meses
A Associação da Indústria Fonográfica da América (RIAA) anunciou que o hit ‘Old Town Road’, agora foi certificado como Diamante. E é a música mais rápida da história a alcançar a certificação.

Fã de 10 anos pede batalha de bateria a Dave Grohl dos Foo Fighters

há 6 meses
Nandi Bushell, de 10 anos, pediu um desafio de bateria a Dave Grohl, músico de 51 anos da banda de Rock Foo Fighters. A batalha foi aceite e durou 30 segundos.

Flávio e Bill Gonçalves “Seguem Em Frente” em novo vídeoclip

há 3 semanas

A Kizomba e a sua historiografia

há 10 meses
Enquanto dança, a Kizomba tem origem exactamente nessas farras denominadas “Kizombada”, com dançarinos de renome como Mateus Pele do Zangado, João Cometa e Joana Perna Mbuko ou Jack Rumba, que eram os mais conhecidos e ‘’escreviam’’ no chão as passadas notórias dos seus estilos de exibição ao ritmo do semba.