Fela Kuti, pioneiro do Afrobeat, nomeado ao Rock and Roll Hall of Fame

O músico, activista e pioneiro do Afrobeat, foi nomeado para o Rock and Roll Hall of Fame 2021, vinte e três anos depois da sua morte.

A estrela nigeriana foi nomeada junto com outros 15 artistas, entre os quais Jay-Z e LL Cool J, Mary J Blige, Dionne Warwick, Chaka Khan, Rage Against the Machine, Foo Fighters, Kate Bush, Carole King e Tina Turner.

Nascido na Nigéria, Olufela Olusegun Oludotun Ransome Kuti “Fela Kuti” foi um músico e activista percusor do Afrobeat. O estilo resultou da fusão entre o Blues, Jazz e Funk com música tradicional iorubá.

Antes da sua morte em 1997, por complicacãoes do HIV- SIDA, Fela viajou, em 1969, pelos Estados Unidos, onde foi influenciado pelas ideologias de Malcolm X, pelo movimento Black Panther e outros activistas, sua música tornou-se cada vez mais politizada.

Outras nomeações do Rock and Roll Hall of Fame serão conhecidas em Maio, segundo a informações da organização.

as cargas mais recentes

Marca de cosmético de Rihanna acusada de exploração e trabalho infantil

há 12 meses

BET Awards 2021 anuncia tributo especial para o lendário rapper DMX

há 7 meses
O tributo que teve a curadoria do produtor Beatz, amigo de longa data de DMX, também incluirá uma performance de uma nova canção do álbum póstumo de X, Exodus, que foi lançado pela Def Jam Recordings em 28 de Maio.

Lil Wayne decepciona fãs ao apoiar Donald Trump nas eleições

há 1 ano
Embora a maioria do meio artístico demonstre total repúdio por Donald Trump, o artista de New Orleans não pareceu ter se intimidado com possíveis criticas e boicotes por se posicionar ao lado dele.

Valete rendindo à qualidade artística do músico angolano Dino Ferraz

há 8 meses
O rapper português rendeu-se publicamente ao talento de Dino Ferraz, através da música `Careca Não’, em que o artista angolano procura lançar um apelo à tolerância e ao respeito pelas diferenças, marcando o seu posicionamento na luta pela aceitação do cabelo negro crespo masculino na sociedade angolana.

Músico Rodex Mágico apresenta testemunho de vida em vídeo

há 6 meses

Alexandre Pires e Seu Jorge unem-se para um espectáculo solidário

há 2 anos
Os músicos brasileiros Alexandre Pires e Seu Jorge juntam-se para um espectáculo interactivo de carácter beneficente. O concerto será transmitido nas redes sociais de ambos os artistas.

The Game pede batalha the hits com 50 Cent

há 1 ano
Desde os primeiros meses de emissão, Verzuz é, para muitas estrelas, uma boa alternativa para contrapor os encontros com seus fãs, impedidos devido o Covid-19. Depois de vários pedidos, The Game disse que está preparado para um frente a frente com 50 Cent.

“Let’s Go Crazy: The Grammy Salute To Prince” transmitido na TV

há 2 anos
Quatro anos após a morte de Prince, o concerto de homenagem ao músico que juntou, na cerimónia deste ano dos Grammys, vários nomes do rock e da pop foi transmitido na televisão norte-americana.

10 anos depois Diff regressa ao game para revolucionar o Rap

há 1 ano
É dos rappers mais modernos da actualidade e só não deu cartas porque esteve dez anos fora do mainstream, mas, está de volta e desta vez com um EP de 4 faixas musicais, incluindo os respectivos vídeoclips. Além da obra, o músico preparou uma “bomba” com Anselmo Ralph e fala à Carga sobre o seu regresso.

Novo álbum de Gerilson Insrael já está disponível

há 8 meses
Em data de aniversário, o cantor decidiu brindar os fãs com um presente especial. Trata-se do seu segundo album “Veracidade”. A obra sucede “Protótipo” e está disponível desde as primeiras horas de hoje.

Por onde anda o Queima Bilha?

há 2 anos
A concorrência com Sebem obrigou os dois Kuduristas a esmerarem-se, trazendo sucessos atrás de sucessos. No entanto, Queima Bilha ficou pelo caminho, “desaparecendo do mapa” musical sem deixar rastos.

Gilmário Vemba já se encontra no seio familiar após ser raptado na noite de ontem

há 2 semanas
O incidente aconteceu quando o humorista tentava aceder ao seu edifício. De repente, apareceram alguns indivíduos armados, que se dirigiram a si e aos filhos, depois, levaram-nos para lugar incerto.

Carlos Ruiz Zafón, um dos mais lidos da literatura espanhola, morre aos 55 anos

há 2 anos
A notícia sobre a morte do escritor catalão foi confirmada esta tarde através do Twitter do autor. Carlos Ruiz Zafón, autor de obras como “O Jogo Do Anjo” e “A Sombra do Vento” lutava há dois anos contra um cancro, em Los Angeles.

George Floyd era rapper e membro do mesmo grupo de DJ Screw nos anos 90

há 2 anos
À medida que mais informações começam a surgir sobre a morte de George Floyd, um homem negro que recentemente se mudou para Minneapolis e foi morto sufocado por um policial, tornou-se público que Floyd era na verdade um membro do lendário grupo de rap de DJ Screw, Screwed Up Click.

Flor de Raiz: “Não temos produtoras sérias”

há 2 anos
Irreverente e muito frontal, a kudurista Flor de Raiz afirmou que não há nenhuma produtora séria ou capacitada, em Angola, para elevar os kuduristas a patamares mais alto.

Produtoras angolanas rejeitam pagar direitos autorais a seus artistas

há 3 meses
De acordo com o director geral da Sadia, os proprietários das produtoras, rejeitam pagar direitos de autor, e dizem que “não podem pagar”. Sem citar nomes, Lucioval Gama revela que o estranho é que são das mais conceituadas produtoras.