Fela Kuti, pioneiro do Afrobeat, nomeado ao Rock and Roll Hall of Fame

O músico, activista e pioneiro do Afrobeat, foi nomeado para o Rock and Roll Hall of Fame 2021, vinte e três anos depois da sua morte.

A estrela nigeriana foi nomeada junto com outros 15 artistas, entre os quais Jay-Z e LL Cool J, Mary J Blige, Dionne Warwick, Chaka Khan, Rage Against the Machine, Foo Fighters, Kate Bush, Carole King e Tina Turner.

Nascido na Nigéria, Olufela Olusegun Oludotun Ransome Kuti “Fela Kuti” foi um músico e activista percusor do Afrobeat. O estilo resultou da fusão entre o Blues, Jazz e Funk com música tradicional iorubá.

Antes da sua morte em 1997, por complicacãoes do HIV- SIDA, Fela viajou, em 1969, pelos Estados Unidos, onde foi influenciado pelas ideologias de Malcolm X, pelo movimento Black Panther e outros activistas, sua música tornou-se cada vez mais politizada.

Outras nomeações do Rock and Roll Hall of Fame serão conhecidas em Maio, segundo a informações da organização.

as cargas mais recentes

Africanos aspirantes a cineastas são postos à prova pela Netflix e Unesco

há 8 meses
Em análise serão postas sinopses e currículos, dos quais, os melhores receberão a quantia de 75 mil dólares, oportunidade de receber formação de experts, bem como a estrear na Netflix, com a ‘Antologia de Contos Africanos’.

Paulo Flores homenageia Waldemar Bastos e Carlos Burity em novo álbum

há 2 anos
Intitulado ‘Independência’, no novo disco o artista “regressa às origens” do Semba e exalta o ritmo ancestral usado como instrumento de luta.

Slam Tundawala “desafia” a pandemia e migra para televisão

há 2 anos
A IIIª edição do Slam Tundawala acontece daqui a 13 dias e contará com transmissão televisiva.

Conselho Nacional da Juventude e Clé Entertainment unem forças na luta contra a Malária

há 1 ano
De acordo com o comunicado que chegou esta manhã à redacção da Carga Magazine, a acção nobre de ambas as partes tem como objectivo contribuir para a redução dos elevados níveis de paludismo, situação esta que tem assolado a população nos últimos tempos. Os principais pilotos do projecto serão os municípios de Viana e Cacuaco, tal como foi afirmado.

Neide sofia: “O meu álbum é dedicado às mulheres”

há 2 anos
Em exclusivo à Revista Carga, Sofia revelou ainda que, o álbum conta apenas com produção nacional, e que não pretende associar-se a nenhuma produtora.

Telma Lee assina com a Milionário Records

há 2 anos
Telma Lee é a mais nova integrante da produtora e distribuidora musical Milionário Records. O anúncio sobre a contratação da cantora acabou por ser confirmado por Mi Mosquito, CEO da gravadora.

FAF e clubes anulam Girabola

há 2 anos

Corpo da cantora norte-americana Naya Rivera encontrado num lago

há 2 anos
A polícia da Califórnia informou hoje que já encontrou o corpo da cantora e actriz Naya Rivera. O corpo da artista desaparecida na passada quarta-feira, dia 8 de Julho, após passeio de barco com o filho, foi achado num lago.

Beyoncé desiste da actuação na cerimónia dos Grammy Awards

há 1 ano
Apesar de liderar as indicações, Beyoncé “optou por não se apresentar” nos Grammy Awards. A cantora estaria em negociações para actuar com Megan Thee Stallion na madrugada de hoje.

Bobby Shmurda posto em liberdade mais cedo por causa do seu bom comportamento

há 1 ano

Conheça a história da dança teatral de protesto, o ballet contemporâneo

há 2 anos
É um tipo de dança que não se limita a um conjunto de técnicas específicas, (Ballet; Hip-Hop; Jazz e outras…) abrangendo assim uma variedade de géneros, ritmos, formas e performances.

Espectáculo de apresentação do projecto “Esperança – A Bênção & A Maldição” está cancelado

há 2 anos

Rapper Simini Ni Moyo morre após 10 horas de intervenção cirúrgica 

há 4 meses
O rapper da “Old School” morreu ontem,12, de Fereveiro, em Setúbal ( Portugal ), onde vivia há alguns anos com a família. Simini foi a óbito depois de ser submetido a uma intervenção cirúrgica de 10 horas, devido a uma crise, apurou a Carga de uma fonte próxima ao músico.

Fatherhood: Da comédia ao drama, Kevin Hart abraça desafio de pai solo em novo filme da Netflix

há 1 ano
Fatherhood estreou há três dias na Netflix e esta a dar que falar nas redes sociais, pois além de mostrar o ecletismo artístico de Kevin Hart, também mostra a realidade nua e crua de homens, vivida “entre muros”.

Após destaque no Moda Luanda, Scró Q Cuia e Nerú Americano anunciam álbum de estreia

há 2 anos
Há dois anos era impossível pensar numa relação entre ambos. Scró Q Cuia e Nerú Americano vêm provando que são verdadeiros profissionais ao criarem os “Pintins”. A dupla anuncia o álbum de estreia, fala do tempo que vai durar a parceria, enumera as conquistas e desvenda os segredos da tamanha cumplicidade, deixando palavras de apreço para os angolanos.

Dois dias depois Sinéad O’Connor arrepende-se e anuncia regresso à música

há 1 ano
Dois dias depois de anunciar a sua retirada da música, a cantora irlandesa recuou na decisão, justificando que tinha tomado a atitude por causa de algumas entrevistas que cedeu aos meios de comunicação social britânicos.