Félix Tshisekedi atribui título de embaixador da cultura do Congo ao músico Koffi Olomide

O presidente da República Democrática do Congo, Félix Tshisekedi, recebeu em audiência Antoine Christophe Agbepa Mumba, conhecido nas lides musicais como Koffi Olomide, e atribuiu-lhe o título de embaixador da cultura congolesa. O músico dispõe agora de um passaporte diplomático para o exercício da sua missão.

Félix Tshisekedi atribui título de embaixador da cultura do Congo ao músico Koffi Olomide


Considerado lendário na música congolesa, o líder fundador do extinto grupo Quartier Latin Internationalviu os seus feitos reconhecidos pelo número um do seu país de origem, após mais de três décadas de actividade. Koffi além de exímio letrista, acumula outros feitos, sendo também o primeiro artista negro-africano a encher o mítico salão de Bercy e um dos doze artistas músicos africanos, o único congolês, a ser mencionado em “1001 álbuns que deve ouvir antes de morrer”, um livro de referência musical lançado em 2006, que reúne 90 jornalistas e críticos musicais de todo o mundo. A sua concepção original é de Robert Dimery, co-fundador da Rolling Stone.


A atribuição da pasta no passado dia 9 de Fevereiro fez parte de uma accão levada a cabo por Felix Tshisekedi, que atribuiu igualmente a pasta da cultura a Gims e Dadju como embaixadores da rumba congolesa, recém-inscrita pela UNESCO na lista do patrimônio cultural imaterial da humanidade.

Tal como cita a sua biografia, em quarenta anos de carreira, Koffi Olomide gravou 28 álbuns de estúdio incluindo sete assinados com o Quartier Latin e um em colaboração com Papa Wemba e 18 álbuns ao vivo num total de mais de 300 canções. Seu trabalho lhe rendeu sete discos de ouro, incluindo um com seu grupo, cinco prémios Kora, incluindo quatro durante a edição de 2002, graças ao seu álbum Effrakata . Em 13 de Outubro de 2015, ele lançou 13th Apostle , um álbum quádruplo de quarenta músicas que declarou ser o último álbum de sua carreira. Porém, o músico está a preparar o novo álbum “Légende”, cujo lançamento está previsto para Março de 2022. 

Comprometido com o seu novo proposito, Olomidé expressou em entrevista a RTNC, o desejo de consultar pessoas mais especializadas, para ajudá-los no exercício desta função de embaixador, a fim de se beneficiar de sua experiência que lhe permitirá desempenhar bem seu papel. “Tive a chance e a honra de ser recebido pelo primeiro dos congoleses, que gentilmente me concederam o passaporte diplomático como embaixador da cultura do Congo. E é por isso que eu vim para dizer obrigado a ele no coração. Sinto uma responsabilidade indevida de ser correto e me comportar muito mais digno do que eu fiz como embaixador da cultura”, disse aos repórteres.

O músico partilhou a boa nova nas redes sociais e o tema não demorou a repercutir. O seu compatriota Werra Son repudiou veementemente o reconhecimento, alegando que “Koffi não representa o povo congolês, mas sim a elite governamental”, acrescentando ainda que o músico usa o povo para o seu enriquecimento pessoal.

Já em Angola, ainda por meio das redes sociais, Patrícia Faria manifestou o desejo de ver os artistas anganos, igualmente recompensados. “Bem-haja RDC, exemplo a ser replicado, para o respeito que se impõe a nós artistas, que em nada ficamos a dever aos outros profissionais no contributo válido e rico à cultura de um país, cultura do mundo! Bonne fête ‘Mokolo Bilanga’, ‘Le Rambo’ Koffi Olomide“.

as cargas mais recentes

Artistas já consagrados são desafiados no BAI Dança Com Ritmo

há 2 anos
Uma das apostas do BAI Dança com Ritmo foi desafiar figuras públicas a mostrarem o seu talento na arte da Dança. Seis nomes foram escolhidos para integrar o quadro: Neide Sofia, Kelly Silva, Paul G, DJ Leo Cris e o Chef Ricardo Helton foram os seleccionados para a grande missão, provar-se o Famoso melhor dançante do país.

Álbum póstumo de Pop Smoke destrona Michael Jackson do topo da Billboard 200

há 3 anos
A compilação atingiu um total de 248.000 unidades vendidas na semana de estreia, tornando-se a estreia póstuma de álbuns mais vendida depois de `Thriller´ de Michael Jackson. `Shoot For The Stars Aim For The Moon´, tem sido assim considerado como um presente pré-aniversário oportuno para o Pop Smoke que completaria 21 anos no dia 20 de Julho.

Grupo Mi Casa festeja disco de Ouro e partilha história do single `Mamela´

há 2 anos
O house extraído do mais recente álbum do grupo intitulado “We Made It”, acaba de atingir a marca de Disco de Ouro.

Música feita por Dodó “vem de uma alma pura” disse Manu Dibango antes de morrer

há 3 meses

Novo álbum dos Pink Floyd sai em Abril e conta com edições em CD e vinil

há 2 anos
A formação britânica Pink Floyd vai lançar em Abril o “Pink Floyd Live at Knebworth 1990”, álbum ao vivo que será editado pela primeira vez em CD, vinil e nas plataformas.

Soprano Sibongile Khumalo morre após derrame

há 2 anos
A cantora de ópera e jazz sul-africana Sibongile Khumalo, que recebeu a segunda maior honraria nacional do país, morreu ontem, informou a família em um comunicado.

Desfile de hits “acorda” o hip hop em plena quarentena

há 3 anos
A nação hip hop “parou” para testemunhar a exibição dos hits de Raiva e DH, numa noite com todas as condições para ficar na história deste género musical.

MCK lança “Vidas Humanas Importam”com Telma Lee e Carla Moreno

há 2 anos

Obras literárias “O Ventre da Sabedoria” e “Sou eu mesmo o Angolano”, chegam às livrarias Paulinas

há 5 meses
As obras literárias “O Ventre da Sabedoria” e “Sou eu mesmo o Angolano”, ambas da autoria de Camilo Lemos Caçador, foram aprovadas pelo “Conselho” editorial das Irmãs Paulinas, tornando-se elegíveis para serem comercializadas nas livrarias desta entidade religiosa.

Música “Blinding Lights” de The Weeknd torna-se o maior hit do século 21

há 2 anos

Playlist de Carlos Almeida

há 2 anos
O antigo capitão da selecção nacional de basquetebol, agora Secretário do Estado dos Desportos, Carlos Almeida, enviou-nos a sua playlist de 2020, onde constam os seus temas preferidos, ou seja as músicas que mais ouviu.

Documentário de Tina Turner revela traumas de uma vida amorosa marcada por violência

há 2 anos
Relatos detalhados de “terror”, exaustão, violência e dominação constituem metade do enredo do novo filme não-ficcional homónimo de Tina Turner. A produção exclusiva do HBO, já estreou no norte de América e, foi uma maneira da artista dizer “Obrigada e adeus”, à vida pública.

Roger Waters: “Sou muito mais importante que o The Weeknd ou Drake”

há 7 meses

Do Brasil para Angola, Jéssica Areia traz novo disco

há 2 anos
A cantora angolana, a residir no Brasil, Jéssica Areias apresenta no dia 23 de Abril o seu segundo álbum discográfico, intitulado “Matura”, em todas as plataformas digitais.

DMX hospitalizado em estado gravíssimo

há 2 anos

Actriz Jennifer Aniston afirma que “é engraçado e irresponsável votar em Kanye West”

há 2 anos
Jennifer Aniston, actriz de Hollywood, está a levar a cabo uma campanha nas redes sociais, pedindo aos americanos para não votarem no rapper Kanye West nas eleições da próxima terça-feira, 4 de Novembro.