Félix Tshisekedi atribui título de embaixador da cultura do Congo ao músico Koffi Olomide

O presidente da República Democrática do Congo, Félix Tshisekedi, recebeu em audiência Antoine Christophe Agbepa Mumba, conhecido nas lides musicais como Koffi Olomide, e atribuiu-lhe o título de embaixador da cultura congolesa. O músico dispõe agora de um passaporte diplomático para o exercício da sua missão.

Félix Tshisekedi atribui título de embaixador da cultura do Congo ao músico Koffi Olomide


Considerado lendário na música congolesa, o líder fundador do extinto grupo Quartier Latin Internationalviu os seus feitos reconhecidos pelo número um do seu país de origem, após mais de três décadas de actividade. Koffi além de exímio letrista, acumula outros feitos, sendo também o primeiro artista negro-africano a encher o mítico salão de Bercy e um dos doze artistas músicos africanos, o único congolês, a ser mencionado em “1001 álbuns que deve ouvir antes de morrer”, um livro de referência musical lançado em 2006, que reúne 90 jornalistas e críticos musicais de todo o mundo. A sua concepção original é de Robert Dimery, co-fundador da Rolling Stone.


A atribuição da pasta no passado dia 9 de Fevereiro fez parte de uma accão levada a cabo por Felix Tshisekedi, que atribuiu igualmente a pasta da cultura a Gims e Dadju como embaixadores da rumba congolesa, recém-inscrita pela UNESCO na lista do patrimônio cultural imaterial da humanidade.

Tal como cita a sua biografia, em quarenta anos de carreira, Koffi Olomide gravou 28 álbuns de estúdio incluindo sete assinados com o Quartier Latin e um em colaboração com Papa Wemba e 18 álbuns ao vivo num total de mais de 300 canções. Seu trabalho lhe rendeu sete discos de ouro, incluindo um com seu grupo, cinco prémios Kora, incluindo quatro durante a edição de 2002, graças ao seu álbum Effrakata . Em 13 de Outubro de 2015, ele lançou 13th Apostle , um álbum quádruplo de quarenta músicas que declarou ser o último álbum de sua carreira. Porém, o músico está a preparar o novo álbum “Légende”, cujo lançamento está previsto para Março de 2022. 

Comprometido com o seu novo proposito, Olomidé expressou em entrevista a RTNC, o desejo de consultar pessoas mais especializadas, para ajudá-los no exercício desta função de embaixador, a fim de se beneficiar de sua experiência que lhe permitirá desempenhar bem seu papel. “Tive a chance e a honra de ser recebido pelo primeiro dos congoleses, que gentilmente me concederam o passaporte diplomático como embaixador da cultura do Congo. E é por isso que eu vim para dizer obrigado a ele no coração. Sinto uma responsabilidade indevida de ser correto e me comportar muito mais digno do que eu fiz como embaixador da cultura”, disse aos repórteres.

O músico partilhou a boa nova nas redes sociais e o tema não demorou a repercutir. O seu compatriota Werra Son repudiou veementemente o reconhecimento, alegando que “Koffi não representa o povo congolês, mas sim a elite governamental”, acrescentando ainda que o músico usa o povo para o seu enriquecimento pessoal.

Já em Angola, ainda por meio das redes sociais, Patrícia Faria manifestou o desejo de ver os artistas anganos, igualmente recompensados. “Bem-haja RDC, exemplo a ser replicado, para o respeito que se impõe a nós artistas, que em nada ficamos a dever aos outros profissionais no contributo válido e rico à cultura de um país, cultura do mundo! Bonne fête ‘Mokolo Bilanga’, ‘Le Rambo’ Koffi Olomide“.

as cargas mais recentes

Beyoncé desiste da actuação na cerimónia dos Grammy Awards

há 2 anos
Apesar de liderar as indicações, Beyoncé “optou por não se apresentar” nos Grammy Awards. A cantora estaria em negociações para actuar com Megan Thee Stallion na madrugada de hoje.

Anime sobre o rapper XXXTENTACION poderá ser lançado brevemente

há 2 anos
O lançamento do novo anime foi noticiado por diversas páginas de rap internacionais, mas até ao momento nada foi confirmado oficialmente.

Diddy e Dr. Dre acertam detalhes para batalha de hits

há 2 anos

Linkin Park prepara o primeiro álbum sem Chester Bennington

há 2 anos
Ainda sem previsão de lançamento, o anúncio do oitavo trabalho de estúdio dos Linkin Park surge três anos depois da morte, por suicídio, de Chester Bennington aos 41 anos.

Gerilson Insrael é o mais novo rosto da Johnnie Walker

há 8 meses
Gerilson Insrael acaba de se tornar o primeiro artista angolano a integrar o elenco internacional de grandes talentos embaixadores da Johnnie Walker, ao lado de estrela africanas, como Burna Boy e do produtor Don Jazzy, assim como a estrela K Pop, CL e a estrela da Fórmula 1, Jensen Button.

Iron Heart: Nova heroína da Marvel fará primeira aparição no filme Pantera negra 2

há 12 meses
Interpretada por Dominique Thorne, a personagem herdeira do legado de Tony Stark, fará sua a estreia na sequência do Pantera Negra, de título original `Black Panther: Wakanda Forever´, cuja estreia está marcada para o próximo dia 8 de Julho de 2022.

Angola marca presença no fórum internacional de Direitos de Autores e Conexos

há 2 dias
O evento internacional reúne alguns países de economias em transição e os de economia desenvolvida, dos quatro quadrantes do mundo.

Autor de “Bad B Tá Maluco” fala do boicote no Festa da Música: “Eles ´e que foram à minha procura”

há 3 meses

O aniversário é de Sarissari mas o presente é para os fãs

há 2 anos
No dia em que comemorou mais um aniversário, o músico Sarissari lançou videoclipe da música `Banhada´ com a participação de Itary, artista também agenciada pela Hey Hey Heyyy Entertainment. Produzido a 50% durante o início do isolamento, o vídeo contou com o suporte técnico da Negro Pictures.

Flagelo Urbano grava videoclipes pela primeira vez em 25 anos de “estrada”

há 3 anos
A ultimar os arranjos do sucessor do EP `De Sião a Medina´, o rapper tenciona trazer um CD mais afrocentrado, profundo e “pluriversalista”.

The Game afirma que Eminem é seu novo alvo, pois 50 Cent já não sabe fazer Rap

há 6 meses
The Game mais uma vez disparou contra Eminem e 50 Cent em entrevista, desta vez o rapper Blood de Compton disse que não quis desafiar o 50 Cent para um Verzuz ou até para algumas ‘’diss’’ por conta que 50 Cent não sabe fazer Rap, noticiou o Z. Thugsta.

Black Diamondz: Entretenimento negro conta com canal exclusivo na Zap

há 1 ano
Numa altura em que a televisão ocupa um lugar importante e de destaque para as famílias, a ZAP anunciou em comunicado que acaba de reforçar a sua oferta de canais com o lançamento do Black Diamondz e Cubayo, melhorando a sua extensa variedade de conteúdos musicais, com o objectivo de diversificar a oferta de canais de entretenimento.

Lewis Hamilton eliminado do Q1 da Arábia Saudita com a pior classificação

há 6 meses
O piloto britânico da Mercedes, Lewis Hamilton, foi eliminado, este sábado, do Q1 do GP da Arábia Saudita. O heptacampeão obteve a pior classificação ao ficar fora em 16° posição.

Angola Music Awards: vencedores serão conhecidos já amanhã

há 12 meses
Serão conhecidos já amanhã os vencedores das 25 categorias da VIII edição do AMA. A gala para a atribuição dos prémios acontece no Centro de Conferências de Belas, em Luanda, e reserva várias actuações.

NGA convidado para ajudar a “contar” a ‘História do hip-hop tuga’

há 9 meses
Como não podia deixar de ser, um dos mais respeitados rappers angolanos foi convidado para testemunhar esta terceira edição, depois da paragem em 2020 e 2021, marcado pelo confinamento, devido à Covid-19. NGA integra um alinhamento de vozes como Black Company, Valete, Expensive Soul, Sam The Kid, Dealema, Bezegol, Capicua e Gabriel O Pensador.

Luan Santa assina com a Sony Music: “Quero conquistar o mundo”

há 2 anos