Félix Tshisekedi atribui título de embaixador da cultura do Congo ao músico Koffi Olomide

O presidente da República Democrática do Congo, Félix Tshisekedi, recebeu em audiência Antoine Christophe Agbepa Mumba, conhecido nas lides musicais como Koffi Olomide, e atribuiu-lhe o título de embaixador da cultura congolesa. O músico dispõe agora de um passaporte diplomático para o exercício da sua missão.

Félix Tshisekedi atribui título de embaixador da cultura do Congo ao músico Koffi Olomide


Considerado lendário na música congolesa, o líder fundador do extinto grupo Quartier Latin Internationalviu os seus feitos reconhecidos pelo número um do seu país de origem, após mais de três décadas de actividade. Koffi além de exímio letrista, acumula outros feitos, sendo também o primeiro artista negro-africano a encher o mítico salão de Bercy e um dos doze artistas músicos africanos, o único congolês, a ser mencionado em “1001 álbuns que deve ouvir antes de morrer”, um livro de referência musical lançado em 2006, que reúne 90 jornalistas e críticos musicais de todo o mundo. A sua concepção original é de Robert Dimery, co-fundador da Rolling Stone.


A atribuição da pasta no passado dia 9 de Fevereiro fez parte de uma accão levada a cabo por Felix Tshisekedi, que atribuiu igualmente a pasta da cultura a Gims e Dadju como embaixadores da rumba congolesa, recém-inscrita pela UNESCO na lista do patrimônio cultural imaterial da humanidade.

Tal como cita a sua biografia, em quarenta anos de carreira, Koffi Olomide gravou 28 álbuns de estúdio incluindo sete assinados com o Quartier Latin e um em colaboração com Papa Wemba e 18 álbuns ao vivo num total de mais de 300 canções. Seu trabalho lhe rendeu sete discos de ouro, incluindo um com seu grupo, cinco prémios Kora, incluindo quatro durante a edição de 2002, graças ao seu álbum Effrakata . Em 13 de Outubro de 2015, ele lançou 13th Apostle , um álbum quádruplo de quarenta músicas que declarou ser o último álbum de sua carreira. Porém, o músico está a preparar o novo álbum “Légende”, cujo lançamento está previsto para Março de 2022. 

Comprometido com o seu novo proposito, Olomidé expressou em entrevista a RTNC, o desejo de consultar pessoas mais especializadas, para ajudá-los no exercício desta função de embaixador, a fim de se beneficiar de sua experiência que lhe permitirá desempenhar bem seu papel. “Tive a chance e a honra de ser recebido pelo primeiro dos congoleses, que gentilmente me concederam o passaporte diplomático como embaixador da cultura do Congo. E é por isso que eu vim para dizer obrigado a ele no coração. Sinto uma responsabilidade indevida de ser correto e me comportar muito mais digno do que eu fiz como embaixador da cultura”, disse aos repórteres.

O músico partilhou a boa nova nas redes sociais e o tema não demorou a repercutir. O seu compatriota Werra Son repudiou veementemente o reconhecimento, alegando que “Koffi não representa o povo congolês, mas sim a elite governamental”, acrescentando ainda que o músico usa o povo para o seu enriquecimento pessoal.

Já em Angola, ainda por meio das redes sociais, Patrícia Faria manifestou o desejo de ver os artistas anganos, igualmente recompensados. “Bem-haja RDC, exemplo a ser replicado, para o respeito que se impõe a nós artistas, que em nada ficamos a dever aos outros profissionais no contributo válido e rico à cultura de um país, cultura do mundo! Bonne fête ‘Mokolo Bilanga’, ‘Le Rambo’ Koffi Olomide“.

as cargas mais recentes

Depois de várias ausências, Edmázia Mayembe aparece e toma de ‘assalto’ Top Best

há 12 meses
Disponibilizada no passado dia 8 de Fevereiro, a faixa da autoria de Edmazia Mayembe está disponível em todas as plataformas digitais e acaba de atingir o número um das televisões e rádios.

Tampa de uma das jantes do carro em que foi baleado B.I.G vai a leião

há 1 ano

Conheça Márcia Itchêlika, a nova promessa do Guetho Zouk

há 2 anos
Começou no Kuduro e hoje constrói uma carreira sólida no Guehto Zouk. Já lançou quatro músicas e está neste momento a gravar um videoclipe, enquanto projecta o primeiro EP. ‘Dona de uma voz forte’, Márcia Itchêlika vem de uma família de sembistas, mas assume-se como a esperança feminina do Zouk em Angola e elegeu o mercado internacional para começar suas conquistas.

NGA junta-se a Dino D’Santiago na luta contra o racismo

há 1 ano
O músico Dino D’Santiago protagoniza no dia 6 de Março um espectáculo musical. O concerto marca as celebrações dos trinta e um anos de existência do jornal O Público.

Rapper Kadaff apresenta loja virtual

há 2 anos
Com o objectivo de criar uma estrutura sólida, particularmente na carreira a solo, o músico decidiu criar uma loja online para satisfazer as necessidades dos fãs.

Joe Budden usa podcast para ajudar a desestigmatizar a saúde mental

há 1 ano
“Shaking the Tree” da semana passada, como o episódio 435 foi intitulado, apresentou os quatro directores do podcast, o apresentador Joe Budden e os companheiros Rory, Mal e Parks, num debate de algo que muitos homens adultos acham extremamente difícil: Uma conversa honesta sobre o relacionamento entre os quatro.

Fair Play: Eminem afirma que Kendrick Lamar é um dos maiores letristas de todos os tempos

há 3 meses
O Rap muitas vezes apresenta-se como um “antro” do egocentrismo e o fair play raramente encontra lugar neste cenário, mas Eminem veio provar que nem sempre deve haver competições, especialmente entre diferentes gerações. O lendário rapper, reconheceu o potencial de Kendrick Lamar, elevando-o ao pódio dos melhores letristas.

Ney Tavira: um nome para reter, um talento para ovacionar

há 2 anos
Numa altura em que os rappers da sua faixa etária limitam-se a cantar músicas “superficiais” e refrões de ostentação, Ney Tavira se apresenta como uma lufada de ar fresco para o movimento que tende a se tornar frívolo com o passar dos tempos.

Músico Neil Young processa Trump

há 2 anos
O músico Neil Young vai mover um processo em tribunal contra Donald Trump, pelo uso indevido da sua música nos comícios do actual presidente dos EUA.

Morreu “Gigante” da música africana

há 2 anos
O músico guineense Mory Kanté, conhecido pelo sucesso mundial “Yéké yéké”, na década de 1980, morreu hoje aos 70 anos num hospital de Conacri, após doença prolongada, anunciou o filho.

China decide “castigar” Lady Gaga, Justin Bieber e BTS

há 12 meses
Os músicos Justin Bieber, Lady Gaga e a banda BTS terão sido ‘castigados’ por causa de atitudes em relação a assuntos considerados sensíveis pela China.

Luso fecha o projecto ‘Ilusionista’ em grande

há 2 anos
O rapper lançou ontem a última das 10 faixas do projecto Ilusionista, que já pode ser ouvido na íntegra nas plataformas digitais, e vem acompanhado de um novo single “Mortos pela Polícia”.

Waldemar Bastos e Carlos Burity homenageados na Galeria do Semba

há 2 anos
Volvido um mês após o passamento físico dos dois “astros” da música angolana, a Professora Rosa Roque concebeu um tributo para enaltecer os feitos de Waldemar Bastos e Carlos Burity.

Idris Elba anuncia lançamento de livros infantis inspirados na sua filha

há 1 ano
O actor britânico assinou um contrato global com a HarperCollins para publicar vários livros infantis, ainda sem título e data especifica, fez saber que serão lançados em 2022.

Dybala testa positivo pela quarta vez

há 2 anos

Sexta farta: De Gucci Mane a Jonas Brothers, confira os álbuns a ser lançados amanhã

há 11 meses
A carga Magazine fez a recolha de dados, dar a conhecer mais sobre estas obras que não podem faltar na sua playlist, para “desfrutar” em casa!