Félix Tshisekedi atribui título de embaixador da cultura do Congo ao músico Koffi Olomide

O presidente da República Democrática do Congo, Félix Tshisekedi, recebeu em audiência Antoine Christophe Agbepa Mumba, conhecido nas lides musicais como Koffi Olomide, e atribuiu-lhe o título de embaixador da cultura congolesa. O músico dispõe agora de um passaporte diplomático para o exercício da sua missão.

Félix Tshisekedi atribui título de embaixador da cultura do Congo ao músico Koffi Olomide


Considerado lendário na música congolesa, o líder fundador do extinto grupo Quartier Latin Internationalviu os seus feitos reconhecidos pelo número um do seu país de origem, após mais de três décadas de actividade. Koffi além de exímio letrista, acumula outros feitos, sendo também o primeiro artista negro-africano a encher o mítico salão de Bercy e um dos doze artistas músicos africanos, o único congolês, a ser mencionado em “1001 álbuns que deve ouvir antes de morrer”, um livro de referência musical lançado em 2006, que reúne 90 jornalistas e críticos musicais de todo o mundo. A sua concepção original é de Robert Dimery, co-fundador da Rolling Stone.


A atribuição da pasta no passado dia 9 de Fevereiro fez parte de uma accão levada a cabo por Felix Tshisekedi, que atribuiu igualmente a pasta da cultura a Gims e Dadju como embaixadores da rumba congolesa, recém-inscrita pela UNESCO na lista do patrimônio cultural imaterial da humanidade.

Tal como cita a sua biografia, em quarenta anos de carreira, Koffi Olomide gravou 28 álbuns de estúdio incluindo sete assinados com o Quartier Latin e um em colaboração com Papa Wemba e 18 álbuns ao vivo num total de mais de 300 canções. Seu trabalho lhe rendeu sete discos de ouro, incluindo um com seu grupo, cinco prémios Kora, incluindo quatro durante a edição de 2002, graças ao seu álbum Effrakata . Em 13 de Outubro de 2015, ele lançou 13th Apostle , um álbum quádruplo de quarenta músicas que declarou ser o último álbum de sua carreira. Porém, o músico está a preparar o novo álbum “Légende”, cujo lançamento está previsto para Março de 2022. 

Comprometido com o seu novo proposito, Olomidé expressou em entrevista a RTNC, o desejo de consultar pessoas mais especializadas, para ajudá-los no exercício desta função de embaixador, a fim de se beneficiar de sua experiência que lhe permitirá desempenhar bem seu papel. “Tive a chance e a honra de ser recebido pelo primeiro dos congoleses, que gentilmente me concederam o passaporte diplomático como embaixador da cultura do Congo. E é por isso que eu vim para dizer obrigado a ele no coração. Sinto uma responsabilidade indevida de ser correto e me comportar muito mais digno do que eu fiz como embaixador da cultura”, disse aos repórteres.

O músico partilhou a boa nova nas redes sociais e o tema não demorou a repercutir. O seu compatriota Werra Son repudiou veementemente o reconhecimento, alegando que “Koffi não representa o povo congolês, mas sim a elite governamental”, acrescentando ainda que o músico usa o povo para o seu enriquecimento pessoal.

Já em Angola, ainda por meio das redes sociais, Patrícia Faria manifestou o desejo de ver os artistas anganos, igualmente recompensados. “Bem-haja RDC, exemplo a ser replicado, para o respeito que se impõe a nós artistas, que em nada ficamos a dever aos outros profissionais no contributo válido e rico à cultura de um país, cultura do mundo! Bonne fête ‘Mokolo Bilanga’, ‘Le Rambo’ Koffi Olomide“.

as cargas mais recentes

Morreu Fernando Quental, autor de ‘Quando eu fui a Benguela’

há 2 anos
O músico angolano Fernando Quental faleceu hoje em Portugal, vítima de doença, apurou a Revista Carga de uma fonte.

Filme `Nossa Senhora da Loja do Chinês´ estreia em grande no Festival de Roterdão

há 1 ano
Escrito e realizado por Ery Claver, NOSSA SENHORA DA LOJA DO CHINÊS, é a nova longa-metragem de ficção produzida pela GERAÇÃO 80. O filme terá sua Estreia Mundial em Janeiro de 2022, na 51ª edição do Festival Internacional de Cinema de Roterdão.

Mariah Carey abandona Roc Nation após “brigar” com Jay-Z

há 2 anos
A Carga visitou o site da Roc Nation e, para surpresa, o nome da cantora já foi retirado da lista onde constam nomes como Alicia Keys, Megan Thee Stallion, Rihanna e Christina Aguilera .

Grupo Melim actua em Portugal

há 2 anos
O Grupo Chiado acaba de comunicar que o trio Melim está de regresso a Portugal, para dois concertos únicos: 10 de Novembro, na Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota e dia 12 de Novembro, no Campo Pequeno.

Vem aí um novo musical de Hip Hop com Young Thug no papel de protagonista e produtor

há 2 anos
Ao lado de Tiffany Haddish e Shahadi Wright Joseph, Young Thug fará a sua estreia como actor, no papel principal do filme musical que intitular-se-á `Throw it Back´ e será também o responsável pela produção da trilha sonora do filme.

Ricky Martin surpreende fãs com novo EP

há 3 anos
Ricky Martin surpreendeu os fãs ao lançar sexta-feira (29) o seu novo EP, criado durante a quarentena. O trabalho, intitulado “Pausa”, conta com seis músicas e colaborações de nomes como Sting, Bad Bunny, Pedro Capó entre outros.

Depois de publicarem EP sobre Efeito da Força2 Extremo Signo anuncia novidades

há 3 anos
Já na semana passada, Extremo Signo & Ready Neutro disponibilizaram, para uso exclusivo no Kisom Unitel, duas faixas inéditas extraídas do álbum Efeito da Força 2. Extremo Signo anunciou hoje à Carga mais novidades para este ano.

Burna Boy se prepara para lançar novo álbum e deixa um conselho “ao” Black Lives Matter

há 3 anos
O músico nigeriano aproveitou a crise pandemíca e gravou mais um álbum: “Twice As Tall”, que estará já disponível a 14 de Agosto. Durante uma longa entrevista, Burna desenhou o actual contexto global e deixou uma visão diferente sobre o que seria o Black Lives Matter.

Próximo álbum encerra ciclo de Kendrick Lamar na TDE

há 2 anos
Após longo período de ausência, Kendrick Lamar recorreu ao Twitter para compartilhar um link do site oklama.com, na ilustração, uma pasta intitulada “pensamentos nus” que dava acesso a uma longa declaração, na qual ele revelou que seu próximo projecto de estúdio será o último sob alçada da Top Dawg Entertainment.

Kanye West responde: “Se não puder me candidatar em 2020, será em 2024”

há 3 anos
Em entrevista à revista Forbes, publicada hoje, o rapper diz que já não apoia Trump e criticou o Partido Democrata, revelando que o desejo de concorrer à presidência nasceu em 2015, por inspiração ao “Michael Jackson” e assinala que, se Donald Trump já não fosse o candidato do Partido Republicano, concorreria como republicano.

Flagelo Urbano protagoniza concerto de “retorno” já este domingo

há 1 ano
A ter lugar no dia 10 de Abril, pelas 17 horas, no Bar 106 Cazenga, o show que será garantidamente acústico, por imposição do próprio Flagelo, será feito de um repertório variado que ainda não foi tornado público, mas será norteado por faixas como: Infinito, Demo sem cracia e Louco por opção.

Pirline Enter. anuncia primeiro projecto oficial do rapper Samuel Clássico

há 3 anos
Quando se trata de New School, Samuel Clássico é um nome que não deve faltar. Sua forma de cantar continua a atrair públicos. Já lançou vários projectos, incluindo com a TRX Music e Mobbers, só que desta vez é o seu primeiro oficial sob o selo da Piriline Enter..

Albertina Cassoma “presa” por falta de visto

há 3 anos
O andebolista angolana Albertina Cassoma está com dificuldades em se juntar a sua nova equipa, o CS Rapid Bucarest da Roménia, por falta de visto, depois de assinar um contrato válido por um ano.

Piloto Rui Andrade coloca nome de Angola na história do automobilismo mundial

há 2 anos
Rui Andrade fez história este domingo ao sagrar-se campeão de automobilismo no Europeu de Endurance Le Mans 2021, na categoria LMP2, que aconteceu em Portugal. Com isso, o automobilista tornou-se no primeiro angolano a conseguir este feito e a participar numa prova mundial do sector.

A vez do teatro “subir” ao palco do Duetos N´Avenida

há 2 anos
A Casa das Artes receberá no próximo dia 10 de Outubro, a terceira edição da quinta temporada do Duetos N´Avenida. Celma Pontes e Jaime Joaquim será a primeira dupla de actores a participar do projecto com a peça ‘A Escrava da Cama´.

Rick Ross coloca 50 Cent “entre a espada e a parede”

há 3 anos
No mês passado, 50 Cent disse, durante uma entrevista, que pretendia adaptar uma das músicas do rival Rick Ross na sua nova série de crimes Black Mafia Family. Em resposta, Ross concordou, mas com uma condição “difícil” e inesperada.