Festival Internacional de Banda Desenhada e Animação acontece de 10 a 24 de Setembro

O Estúdio Olindomar acaba de divulgar informações sobre a 17ª edição do Luanda Cartoon. Para este ano, de acordo com o comunicado, por conta da pandemia da Covid-19, infelizmente o dia de abertura do evento, terá uma restrição de acesso às pessoas mas todos poderão acompanhar via on-line no link que iremos disponibilizar em tempo oportuno.

Por dentro de todas as problemáticas sociais, o maior festival de banda desenhada made in Angola tem a génese eclética, mas foi dado a conhecer com um cartaz que sugere a Covid 19 como tema central.

Festival Internacional de Banda Desenhada e Animação acontece de 10 a 24 de Setembro

O encontro anual datado de 2003, é para os precursores, um grande momento para reflectir sobre a evolução da Banda Desenhada e Animação enquanto arte e os novos caminhos que se têm vindo a manifestar.

O evento de calendário, é tido como um viveiro de cartoonistas, ajudando a trazer novos artistas para o mercado gráfico em Angola. Um dado que pode ser confirmado no vasto enredo de 16 exposições, resultante de extensas pesquisas no que toca a autores, evidenciado na qualidade dos quadrinhos já expostos.

Sobre o Luanda Cartoon

O Festival Internacional de Banda Desenhada, Luanda Cartoon foi criado em 2003 pela dupla dos irmãos cartoonistas, Lindomar de Sousa e Olímpio de Sousa. Desde então foi ganhando escala, até atingir projecção internacional, em 2010. O Festival continua a ser único no género em Angola e um evento de referência na banda desenhada da região da África Austral e o mais importante dos PALOP.

Na Edição de 2016, o Festival Internacional Cartoon de Luanda conquistou o Prémio Nacional Cultura e Artes, na categoria de Artes Visuais e Plásticas.

as cargas mais recentes

Aline Frazão fala da primeira experiência em compor para o cinema: “É muito bom poder alternar projectos”

há 2 anos
‘Ar Condicionado’ é a primeira longa-metragem de Fradique Bastos e da Produtora Geração 80 e marcará para sempre Aline Frazão. Pela primeira vez, a cantora compôs a trilha sonora de um filme e escreveu um tema para Paulo Flores.

Rapper Mota Jr encontrado morto

há 2 anos
O rapper português Mota Jr foi encontrado morto segunda-feira, mas apenas ontem (terça-feira) o corpo foi identificado, pelo facto de estar em elevado estado de decomposição.

Ary arrecada mais de um milhão em concerto online

há 2 anos
Em pouco mais de uma hora de show, na sua página do Instagram, a cantora Ary conseguiu arrecadar um milhão e 295 mil Kwanzas, que será encaminhado para o centro de acolhimento El Betel, informou o agente da artista Agnelo Henriques.

Filmes da Geração 80 seleccionados 8ª edição do Arquitecturas Film Festival Lisboa

há 1 ano
Os documentários Do Outro Lado do Mundo de Rui Sérgio Afonso, Para Lá dos Meus Passos de Kamy Lara e o filme Ar Condicionado do realizador Fradique, os três produzidos pela Geração 80 estão selecionados para a 8ª edição do Arquitecturas Film Festival Lisboa, a realizar-se entre os dias 1 a 6 de Junho de 2021.

Billy Porter vaticina que estigma do HIV seja ultrapassado e assume seropositividade

há 1 ano
O comediante aponta que se sente mais saudável do que nunca e tem esperança de que o estigma em torno do HIV possa se tornar uma coisa do passado.

Arlindo Cruz volta a falar após 3 anos em convalescença

há 2 anos
Após sofrer um AVC, em 2017, Arlindo Cruz ficou internado por 1 ano e 3 meses no CTI. Depois de sair do hospital, o cantor permanece em tratamento em casa, com estrutura de home care, ao lado da família. Recentemente numa live transmitida no Instagram, o filho do cantor, Arlindinho, afirmou que o pai está a superar algumas sequelas do Acidente Cardio Vascular, e já começou a formar algumas palavras.

C4 Pedro: “Zara é única no que faz. Não vai precisar competir com nenhuma cantora no mercado nacional ou internacional”

há 9 meses
No que depender de C4 Pedro, a tradição de lançamentos ao sétimo dia do mês, vai se perpetuar, ainda que seja por meio dos associados da BLS. Hoje dia 7 de Outubro, foi feita a estreia da música Posa, a primeira de Zara como integrante da BLS.

Katy Perry reage pela primeira vez às acusações de abuso sexual

há 2 anos
A cantora norte-americana vem sendo acusada de má conduta sexual em duas situações. Numa recente entrevista, Katty Perry comentou, primeira vez, sobre os alegados abusos movidos por um homem e uma mulher.

Se estivesse em vida, Agostinho Neto completaria 99 anos hoje

há 10 meses
A data foi consagrada como Dia do Herói Nacional em 1980, pela então Assembleia do Povo, um ano após o seu falecimento, dia 10 de Setembro de 1979, na antiga União das Republicas Socialistas Soviéticas.

Após injustiça no caso Breonna Taylor, LeBron James jura proteger todas as “rainhas negras”

há 2 anos
LeBron James, que sempre falou sobre questões de justiça social e racial, usou a sua conta do Twitter para expressar a indignação com relação ao caso Breonna Taylor. “A pessoa mais DESRESPEITADA do mundo é a MULHER NEGRA”, declarou indignado.

Galeria MOVART participa no “African Galleries Now”

há 2 anos
A MOVART é uma das 13 galerias africanas a participar no evento African Galleries Now, exclusivamente online, resultante de uma parceria entre a African Art Galleries Association (AAGA) e a plataforma Artsy.

Filme sobre Murais da Leba disputa Grande Prémio de Cinema Brasileiro

há 2 anos
O filme torna-se assim no primeiro realizado em África a entrar no circuito comercial de cinema brasileiro. Intitulado ‘As Cores da Serpente’, a longa-metragem narra o desafiante processo artístico dos jovens grafiteiros sobre os Murais da Leba.

Madonna junta-se aos protestos nas ruas de Londres

há 2 anos
Mãe de quatro filhos de raça negra, Madonna foi às ruas num protesto contra o racismo e a violência policial em Londres. A cantora foi aplaudida pelos participantes da manifestação e chegou a abraçar algumas pessoas presentes.

Shakira quebra o silêncio e reaparece em grande estilo

há 11 meses
Após o jejum de pouco mais de três anos, a cantora regressou, esta sexta-feira, em grande com ‘Don’t Wait Up’, single cujo clipe já ultrapassa 4 milhões de vizualizações no YouTube.

Dennis Samaya: voz do World Music em Angola na mira de produtora internacional

há 2 anos
Dennis Samaya reinventou-se e tem em mesa um contrato com uma grande produtora internacional com a qual vai lançar, ainda este ano, um LP.

Por onde anda o Queima Bilha?

há 2 anos
A concorrência com Sebem obrigou os dois Kuduristas a esmerarem-se, trazendo sucessos atrás de sucessos. No entanto, Queima Bilha ficou pelo caminho, “desaparecendo do mapa” musical sem deixar rastos.