Festival Internacional de Curta-Metragem `Fesc-Kianda´ homenageia Nguxi dos Santos

A realizar-se de 17 a 24 do mês corrente, no Centro Cultural Brasil-Angola, a III edição do Fesc-Kianda, vai homenagear o realizador Nguxi dos Santos e contará com participação de representantes de diferentes países.

Fesc-Kianda é um tributo às festividades da Cidade de Luanda e decorre sob o lema: A cultura fortalece a Nação. Na sua terceira edição vai homenagear o realizador angolano Nguxi dos Santos pelo seu percurso e contributo no cinema nacional.

O cinema desempenha um papel preponderante na sociedade e na mudança de consciência colectiva. Nos últimos anos a produção audiovisual em Angola tem aumentado significativamente sendo Luanda o Set principal dos filmes nacionais.

Nesta senda, o Festival Internacional de Curta-Metragem da Fesc-Kianda vai premiar as curtas-metragens e documentários produzidos em todo o território nacional de Janeiro de 2020 á Dezembro de 2021.

De acordo com a promotora da iniciativa, VS LEQUEUS, ao longo do evento ocorrerão, Workshop, Palestras, Debates, Mesas redondas e formação nas diversas áreas do cinema com vários representantes da CPLP.

O público do evento é composto na sua maioria por profissionais de cinema, estudantes, cinéfilos, representantes dos ministérios da Cultura, Educação, Comunicação Social e Ong´s.

Sobre Nguxi dos Santos
Augusto Manuel dos Santos, natural da província de Zaire, jornalista, produtor e realizador de televisão, é sócio fundador da Dreadlock Produções. Foi repórter de guerra, ao serviço da TPA, e pertenceu ao Departamento de Cinema das FAPLA. Como fotógrafo, expôs “Marcas da Guerra”, no Museu de História Natural, Luanda (2002) e na Venezuela (2005). Além disso, apresentou, em 2009, a exposição/videoarte “As marcas”, na Bienal de Bordeaux, França (2009) e em Salvador da Bahia. No cinema, realizou “Mamã Muxima”, “Pelo Silêncio das Armas”, “O Grande Desafio” e “Um Homem Foi Enterrado Vivo”.

as cargas mais recentes

Conheça Os Picantes, os vencedores do Top dos mais Queridos 2021

há 1 ano
Para chegarem à fase nacional, onde conquistaram 3 milhões 348 mil e 317 votos e arrebataram a edição 2021 do Top dos Mais Queridos, Os Picantes deixaram para atrás nomes como Justino Handanga e Bessa Texeira. Por conquistar o prémio, o trio de jovens vai receber três milhões de Kwanzas.

Preto Show apresenta novo álbum online

há 3 anos

Streamy Awards: Verzuz battle é eleito o melhor Live Show do ano

há 1 ano
O YouTube Streamy Awards 2021 homenageou, no passado sábado, os melhores vídeos do ano, e pela segunda vez consecutiva, a batalha de hits, Verzuz, ocupou o primeiro lugar do pódio dos Lives Shows.

23 músicas e 4 clipes em 7 dias: Será esta a semana do Rap?

há 2 anos
Em apenas uma semana, foram lançados sete projectos musicais, o equivalente a 3,2 faixas disponibilizadas diariamente. Esta média inclui somente nomes como Kool Klever, Luso, Verbal Uzula, Elenco de Luxo, Uami Ngongadas, sem falar dos anónimos.

Kanye West: “Ninguém pode me comprar. Tenho mais dinheiro que o Trump”

há 2 anos
Continua entre os norte-americanos as suspeitas sobre se West não está a ser uma marioneta ao serviço dos Republicanos, pago para ser uma mera “distração” nas eleições presidenciais de 3 de Novembro.

Influência de Liceu Vieira Dias e os Ngola Ritmos na música popular angolana é retratada em documentário

há 2 anos
No mês de Novembro, o canal ZAP Viva celebra a independência de Angola com a exibição de documentários com o foco na sua herança cultural, e dia 4 de Novembro a partir das 21:30, poderá acompanhar “O Lendário Tio Liceu e os Ngola Ritmos”.

Roxane Fernandez: “Se tivéssemos uma indústria musical que funcionasse como tal, já teria dado outros passos”

há 1 ano
O nome remete a um exímio intérprete, mas é só, Roxane é na verdade um profissional que já soma 20 anos de carreira e, acumula feitos e êxitos como produtor musical, criador de conteúdos televisivos, com créditos para os programa `Bar Luandina´ e está a ultimar os preparativos para a estreia de `O Meu Quintal Tem Música´.

Ex-campeão de boxe acusa 50 Cent de roubar-lhe mais de 1 milhão de dólares

há 2 anos

Slam Tundawala “desafia” a pandemia e migra para televisão

há 2 anos
A IIIª edição do Slam Tundawala acontece daqui a 13 dias e contará com transmissão televisiva.

Jerónimo Belo lança mais um livro sobre Jazz e música

há 10 meses
Crítico de jazz, Jerónimo Belo prepara-se para voltar a colocar no mercado mais um livro sobre o Jazz e a música. A obra intitula-se “Feijazzoada”. É o quinto do autor e surge na sequência de “Jazz- Me-mória e Gratidão” (2021) e está inserida nas festividades do 30 de Abril, Dia Internacional do Jazz.

Opinion makers participam de `Masterclass´ sobre “Construção e Gestão de Marcas”

há 2 anos
O evento denominado Masterclass vai decorrer no formato virtual, através da plataforma Zoom, facilitando assim o acesso de todos os interessados na matéria.

Tina Turner despede-se da vida pública:” Não foi uma vida boa”

há 2 anos

Kina estreia-se a solo com EP ‘Família’

há 10 meses
Após os singles “Sorriso” e “Errado” terem sido lançados nas plataformas digitais e terem conseguido algum destaque nas playlists editoriais,“New Music Friday Portugal” do Spotify e “Novidades Do Dia” da Apple Music, segue-se a EP “Família”, onde Kina destaca a importância da família enquanto alicerce pessoal num tema com um sentimento enorme onde a boa mensagem é destaque.

Actor angolano condenado a pagar mais de 91 milhões de kzs por plagiar uma obra

há 5 meses

“Quarantine Radio” de Tory Lanez é banida do Instagram

há 3 anos
De acordo com o CEO daquela rede social, o Quarantine Radio ficará fora do ar até ao dia 14 de Abril, Adam Mosseri, os convidados não respeitaram as regras da comunidade e a nudez foi a razão da suspensão.

Dj Malvado e Dina Medina homenageiam Cesária Évora

há 6 meses