Festival Internacional de Curta-Metragem `Fesc-Kianda´ homenageia Nguxi dos Santos

A realizar-se de 17 a 24 do mês corrente, no Centro Cultural Brasil-Angola, a III edição do Fesc-Kianda, vai homenagear o realizador Nguxi dos Santos e contará com participação de representantes de diferentes países.

Fesc-Kianda é um tributo às festividades da Cidade de Luanda e decorre sob o lema: A cultura fortalece a Nação. Na sua terceira edição vai homenagear o realizador angolano Nguxi dos Santos pelo seu percurso e contributo no cinema nacional.

O cinema desempenha um papel preponderante na sociedade e na mudança de consciência colectiva. Nos últimos anos a produção audiovisual em Angola tem aumentado significativamente sendo Luanda o Set principal dos filmes nacionais.

Nesta senda, o Festival Internacional de Curta-Metragem da Fesc-Kianda vai premiar as curtas-metragens e documentários produzidos em todo o território nacional de Janeiro de 2020 á Dezembro de 2021.

De acordo com a promotora da iniciativa, VS LEQUEUS, ao longo do evento ocorrerão, Workshop, Palestras, Debates, Mesas redondas e formação nas diversas áreas do cinema com vários representantes da CPLP.

O público do evento é composto na sua maioria por profissionais de cinema, estudantes, cinéfilos, representantes dos ministérios da Cultura, Educação, Comunicação Social e Ong´s.

Sobre Nguxi dos Santos
Augusto Manuel dos Santos, natural da província de Zaire, jornalista, produtor e realizador de televisão, é sócio fundador da Dreadlock Produções. Foi repórter de guerra, ao serviço da TPA, e pertenceu ao Departamento de Cinema das FAPLA. Como fotógrafo, expôs “Marcas da Guerra”, no Museu de História Natural, Luanda (2002) e na Venezuela (2005). Além disso, apresentou, em 2009, a exposição/videoarte “As marcas”, na Bienal de Bordeaux, França (2009) e em Salvador da Bahia. No cinema, realizou “Mamã Muxima”, “Pelo Silêncio das Armas”, “O Grande Desafio” e “Um Homem Foi Enterrado Vivo”.

as cargas mais recentes

Spotify lança campanha a favor da comunidade artística

há 2 anos
Combater o impacto da pandemia Covid-19 na indústria da música exigirá um enorme esforço global, desta feita, a criou a acção para apoiar a comunidade musical global durante a crise sem precedentes.

Jay Pallmer apresenta-se ao mercado musical com EP `MySelf´

há 1 ano
Contrariando todas adversidades da época pandémica, o 2020 vem se revelando frutífero para muitos artistas e, a EP `MySelf´ é mais uma prova desta teoria.

Dino Ferraz: “Não me rotulo, seja a nível de estilos ou de mercado. Sou aberto a fazer música da maneira que sentir”

há 2 anos
Não me rotulo, seja a nível de estilos, ou de mercado. Sou um artista claramente aberto a fazer música da maneira que eu sentir.

Ary arrecada mais de um milhão em concerto online

há 2 anos
Em pouco mais de uma hora de show, na sua página do Instagram, a cantora Ary conseguiu arrecadar um milhão e 295 mil Kwanzas, que será encaminhado para o centro de acolhimento El Betel, informou o agente da artista Agnelo Henriques.

Samuel Eto’o é o novo presidente da Federação Camaronesa de Futebol

há 5 meses

Bonga celebra meio século de uma carreira coroada de bons êxitos

há 8 meses
Considerado o embaixador da música angolana, José Adelino Barceló de Carvalho, artisticamente conhecido como Bonga, comemora 50 anos de carreira acom de dois espectáculos ímpares a 19 e 20 de Novembro, na Altice Arena (Lisboa) e na Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota (Porto), respectivamente.

DJ Malvado e Nelo Paim juntam-se em homenagem a André Mingas

há 2 anos
Trata-se de uma música em tributo ao falecido músico angolano André Mingas, figura importante e incontornável na cena musical de língua portuguesa. Intitulada `Amingas´, o tema foi lançado hoje em todas as plataformas digitais.

23 músicas e 4 clipes em 7 dias: Será esta a semana do Rap?

há 2 anos
Em apenas uma semana, foram lançados sete projectos musicais, o equivalente a 3,2 faixas disponibilizadas diariamente. Esta média inclui somente nomes como Kool Klever, Luso, Verbal Uzula, Elenco de Luxo, Uami Ngongadas, sem falar dos anónimos.

Alexandre Pires e Seu Jorge unem-se para um espectáculo solidário

há 2 anos
Os músicos brasileiros Alexandre Pires e Seu Jorge juntam-se para um espectáculo interactivo de carácter beneficente. O concerto será transmitido nas redes sociais de ambos os artistas.

Burna Boy representa músicos africanos na Casa Branca

há 1 ano
Burna Boy foi o único artista africano presente na lista dos quarenta e seis músicos cujos temas foram seleccionados para a cerimónia inaugural de Biden e Harris à Casa Branca.

Kanye West cria ‘Donda Academy’, a incubadora da “próxima geração de líderes, pensadores e inovadores”

há 7 meses
Desde que Donda West faleceu em 2007, Kanye se comprometeu a manter o nome e legado da sua mãe vivos, por meio de projectos criativos. Depois do lançamento do álbum ‘Donda’, o nome vem sendo registado como marca, para uma escola preparatória e para equipamentos electrónicos.

Single ‘Alquimia’ marca regresso de Idelsa

há 3 meses
O single lançado na passada sexta-feira, já conseguiu destaque nas Playlist Editoriais, Spotify: New Music Friday Portugal e Apple Music Portugal: Novidades Do Dia.

Prodígio: “Ser premiado em casa é sempre uma forma de lisonjeio, tem um sabor especial”

há 2 anos
Foi com a mixtape “O Alquimista” , em 2011, que Prodígio começou o sucesso. Na sequência, surgiram vários outros trabalhos, conquistou inúmeros prémios, o mais recente foi o de Melhor Artista de Rap. Em breve conversa com a Carga, o rapper de 32 anos manifesta os seus sentimentos em relação aos prémios e nomeações.

Fat Joe defende que para evitar falência na música a mulher e os filhos devem saber quanto “entrou”

há 4 meses
A indústria musical está cheia de histórias de artistas que tentaram imitar o estilo de vida de outros, com gastos muitas vezes supérfluos e, quando se deram por conta, nem sequer dinheiro para gravar uma música tinha e acabaram por desistir da brilhante carreira.

Manuscrito da música de Bob Dylan vendido a 100 mil euros

há 1 ano
Os objectos pertenciam a Tony Glover, um músico e amigo de Bob Dylan, que morreu no ano passado. Os artigos foram agora postos à venda, num leilão que durou cerca de uma semana.

Soprano Sibongile Khumalo morre após derrame

há 1 ano
A cantora de ópera e jazz sul-africana Sibongile Khumalo, que recebeu a segunda maior honraria nacional do país, morreu ontem, informou a família em um comunicado.