Festival Itinerante da Língua Portuguesa chega pela primeira vez a Angola

Criado para massificar a cinematografia na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), este ano, o Festin está a ser realizado, pela primeira vez, em Angola.

Numa parceria com a Associação Angolana de Profissionais de Cinema e Audiovisual (APROCIMA), a actividade começou domingo, às 17 horas, no espaço Ubuntu, em Luanda, e vai passar pela Fundação Arte e Cultura. Termina esta quinta-feira ( 5) e enquadra-se no programa “Luanda capital da cultura da  CPLP”.

O Festival Itinerante da Língua Portuguesa traz filmes infantis e para adultos, entre os quais quatro longa-metragem e dez curtas-metragens de produção e realização de criadores angolanos, brasileiros, cabo-verdianos, moçambicanos e portugueses.

O programa prevê, igualmente, a realização de uma oficina para produtores de eventos, de forma gratuita, dirigida por uma especialista brasileira.

O evento abriu com o filme “Pureza”, uma ficção brasileira premiada na edição passada do Festin, em 2021. No género drama biográfico, o filme é dirigido pelo realizador Renato Barbieri, com co-autor do argumento com Marcus Ligocki, ideia original de Hugo Santarém.

as cargas mais recentes

L’ Edge apresenta o primeiro single do projecto “Legião II”

há 2 anos
Já está disponível a primeira faixa do EP ”Legião II”, o segundo do rapper L’ Edge. O single, com a participação de Vanda Mãe Grande, foi lançado ontem e sucede o W4MT (Waiting 4 my time).

“Abençoado”, Nikko lança mais uma EP

há 1 ano
Depois da EP Kuzola Planet, Niiko apresentou há uma semana o seu novo trabaho intitulado ‘Abençoado’ feito de temas inéditos que reafirmam o seu voo solo, com abordagem musical distinta.

Cardi B está a ser processada por racismo

há 2 anos
A cantora-norte-americana está a ser processada por publicar o vídeo de uma família na praia que terá assediado sua irmã Hennessy Carolina, que também está no processo.

´Emerging Painting Invitational´ para ver on-line até ao dia 19 de Outubro

há 2 anos

Pharrell Williams anuncia construção de escolas destinadas a famílias de baixa renda

há 2 anos
Denominado Yellowhab, o projecto tenciona inicialmente, fornecer educação gratuita numa primeira fase, para 40 a 50 alunos.

Paulo Flores sobre Sebem: “O Sebem não merece o meu silêncio”

há 2 anos

Covid-19: Espectáculos passam a ser permitidos ainda este mês

há 2 anos
Os concertos e actividades culturais em recintos fechados passam a ser permitidos a partir de 17 deste mês, durante a vigência da situação de calamidade pública.

Esta é a Nossa Memória: Dipanda é celebrada na TPA com a exibição de 5 documentários

há 2 anos
A Associação Tchiweka de Documentação e a Geração 80 em parceria com a TPA, a sesc digital e mostra de cinemas africanos celebram o mês da independência de Angola com exibição de 5 documentários.

Concerto Musical Infanto-Juvenil marca celebrações do Dia Internacional da Música na Fundação Arte e Cultura

há 1 ano
A Banda Musical da Escola de Música da Fundação Arte e Cultura vai protagonizar no dia 01 de Outubro, Sexta-feira, pelas 18horas o grande Concerto Musical Infanto-Juvenil, para saudar o Dia Internacional da Música.

Fãs lançam plataforma digital de “cancelamento ” de artistas devido à simpatia política

há 5 meses

Espectáculo de apresentação do projecto “Esperança – A Bênção & A Maldição” está cancelado

há 2 anos

União Europeia disponibiliza cerca de 4 bilhões de kwanzas para apoiar projectos de música e artes cénicas em Angola e em outros PALOP

há 7 meses

Zap exibe programa que promove diferentes correntes musicais

há 3 anos
Denominado Jamming, o referido programa é exibido, em exclusivo, todas as sextas-feiras no canal Zap Viva (posição 4) e explora a musicalidade de doze artistas, incluindo bandas, de diferentes gerações e expressões artísticas.

Naomi Osaka abre mão do torneio Roland Garros pela sua saúde mental

há 2 anos
Após ter revelação sobre depressão ignorada, a número dois do ténis feminino desistiu do Grand Slam, tendo já recebido uma punição de 15 mil dólares por não participar na conferência de imprensa de abertura e advertência de expulsão caso continuasse com a decisão de não falar com a imprensa.

Globo aposta na união de estilos musicais de Angola e do Brasil na nova campanha de comunicação

há 3 anos
Há sensivelmente um mês, a Globo pôs a circular nos meios de comunicação locais, a campanha ‘Emoção Globo’. O objectivo é aproximar, cada vez mais, os talentos e produtos Globo ao público angolano com mensagens que lembrem personagens icónicas das novelas e programas de entretenimento e informação.

Nucho anuncia o álbum que lhe vai colocar no topo

há 3 anos
Nucho é um dos poucos rappers angolanos que conseguiu manter-se puro na última década. Em 2017, estreou-se com o álbum Sou[L] RAP e foi nomeado para o maior prémio da música feita em português. Depois disso, surgiram outras surpresas.