Festividades da Francofonia encerram amanhã em Luanda

Acontece amanhã, em Luanda, o acto de encerramento do festival que celebra o Dia Internacional da Francofonia, que assinalou-se aos 20 de Março.

De carácter multidisciplinar, as festividades congregaram desde o passado dia 6 de Março, música, espectáculos, cinema e actividades de artes visuais.

A ter lugar amanhã, as 17 horas, no Mutu Ya Kevela, o aparatoso evento vai encerrar com a apresentação de duas peças de dramaturgos francófonos, que visam galvanizar o intercâmbio cultural e brindar também o Dia Internacional do Teatro. Nesta senda, 150 pessoas do público em geral, poderão visionar as seguintes peças:

– “Point de départ / Ponto de Partida” (França, R. D. Congo, Angola e Congo Brazzaville) – Criação em francês

– “L’école des femmes/ A escola das mulheres – de Molière (França) – adaptado e realizado em português.

La Journée internationale de la francophonie, ou o Dia Internacional da Francofonia, em bom português, foi criado em 1988. Actualmente, estima-se que acima de 300 milhões de pessoas falam francês em todo o mundo, e a efeméride, é justamente uma observância a este facto, bem como a  diversidade cultural francófona.

as cargas mais recentes

Cee Lo Green é acusado de misoginia após criticar hipersexualização de Cardi B, Megan The Stallion e Nicki Minaj

há 2 anos
Para o também rapper, que falava em entrevista à Far Out Magazine, deveria haver um “tempo e um lugar” para o “conteúdo adulto” na música, lembrando que “muita música hoje é lamentável e decepcionante em nível pessoal e moral”.

Eminem celebra 12 anos longe das drogas

há 2 anos
O rapper recorreu às redes sociais para exibir um chip que recebeu depois de ficar sóbrio por 12 anos depois de batalhas passadas contra o vício.

Jay Z encerra academia de Boxe por causa da crise

há 2 anos
A Roc Nation Sports, subsidiária da Roc Nation, empresa do músico e empresário Jay Z, decidiu abandonar a modalidade de boxe, após colocar vários atletas em competições profissionais internacionais.

A’mosi Just A Label leva sua musicalidade para o histórico Theatro Circo

há 9 meses
Em breve conversa com a Carga Magazine, hoje, A’mosi Just A Label disse estar ansioso, revelando que preparou um alinhamento artístico constituido, na sua maioria, por temas do seu segundo álbum, a ser lançado brevemente.

Shaquille O’Neal censura James Harden: “Ele não fez nada pelo Houston Rockets”

há 1 ano
Harden exigiu que o Houston Rockets o negociasse no início de novembro. Algumas equipes, como o Miami Heat e o Philadelphia 76ers, teriam se interessado nele, mas nada se materializou.

Modo Prodígio: Iraquiano disponibiliza terceira mixtape

há 2 meses
Neste seu terceiro projecto a solo, o rapper traz rimas por cima do Boom Bap, Trap e Drill. Com 11 faixas musicais e instrumentais inéditos, ‘Modo Prodígio’ não só faz alusão a Pro2da como rapper favorito de Iraquiano, mas também traz uma faixa exclusivamente dedicada ao ídolo, a par de outras dedicadas à família, com destaque para a sua falecida Avó e a sua Irmã.

`TerraATerra´ junta Dog Murras e Matias Damásio em debate

há 11 meses
O “Programa Pensar Angola com Dog Murras” recebe amanhã o músico Matias Damásio para uma conversa aberta à moda angolana e sem filtros.

10 Minutos de Imaginação: EP de estreia de TYKID já está disponível

há 1 ano
Foi durante a pandemia que TYKID encontrou o conceito para este EP, em 10 minutos de imaginação, ele desenvolveu esta história romântica e os altos e baixos que estar num relacionamento significa.

Aline Frazão divulga título e data de lançamento do seu novo álbum

há 4 meses
Intitular-se-á `Uma Música Angolana´ e estará disponível no próximo dia 4 de Março. O álbum foi anunciado na primeira pessoa, no passado dia 21 de Janeiro com o lançamento de ` Luísa´ em todas as plataformas digitais, oficialmente a primeira faixa promocional do quinto álbum de estúdio de Aline Frazão.

Maior companhia circense do mundo entra em falência

há 2 anos
A Cirque du Soleil, maior companhia circense do mundo, anunciou ontem que entrou com um pedido de insolvência, devido à interrupção e encerramento forçado de exibições causados pela pandemia Covid-19 “.

Taylor Swift oferece o equivalente a 18 milhões de Kwanzas a uma estudante

há 2 anos
A cantora soube da história da estudante Vitória Mario através do site GoFundMe, e decidiu doar o montante que faltava para que a jovem pudesse concretizar o sonho de frequentar o curso de Matemática.

Kid MC lança comédia inspirada na “Escolinha do Professor Raimundo”

há 7 meses
O rapper prepara o lançamento de um projecto de comédia denominado “A Turma do Vunda”, que será exibido em breve pela TV Zimbo. A série é uma adaptação da sitcom brasileira, a “A Escolinha do Professor Raimundo”, um velho clássico do humor brasileiro dos anos 60, de Chico Anysio.

Top dos Mais Queridos: Organização fala sobre o novo formato e desmente suposta exclusão de Gerilson Insrael

há 8 meses
Em entrevista à Carga, a porta-voz do concurso falou sobre a nova estrutura do evento e os procedimentos de votações. Rosa Mangueira, aproveitou a ocasião para desconfirmar a suposta exclusão de Gerilson Insrael, que alega ter recebido ligações da rádio nacional a confirmar que estava entre os 10 mais votados.

Rappers angolanos em destaque na revista científica brasileira

há 1 ano
A renomada revista científica brasileira de ciências humanas “Convergência Crítica” decidiu destacar na sua primeira edição Kid MC, MCK, Kamessu e Flagelo Urbano.

Fãs revoltados com Madonna por causa de uma fotografia

há 2 anos
Após o lançamento de “Madame X” (2019), a “Rainha do Pop” teve várias aparições. Há alguns meses, Madonna esteve em silêncio devido à pandemia do Covid-19. Esta segunda-feira, a autora de “Papa Don’t Preach” voltou a aparecer e causou revolta a alguns internauras, tudo por causa de uma fotografia em topless.

Elon Musk brinca sobre comprar a Coca-Cola “para colocar a cocaína de volta”

há 2 semanas
De acordo com a própria história da bebida, a Coca-Cola foi originada em 1886 pelo farmacêutico de Atlanta John Pemberton. Continha cocaína na forma de um extrato da folha de coca, já que a cocaína era um ingrediente legal e comum em medicamentos na época, de acordo com o National Institute on Drug Abuse.