A Federação Internacional de Futebol Associados (FIFA) está a estudar a possibilidade para alargar as partidas para até 100 minutos, em vez dos 90, antes do Mundial de Novembro, em Qatar.
Apesar das críticas nos últimos tempos após manifestar a intenção de encurtar para dois anos os mundiais ao invés de quatro, o organismo quer introduzir partidas de 100 minutos de tempo, por achar que a bola não fica em jogo por muito tempo.
O Observatório de Futebol do CIES, diz que a bola só permanece em jogo em 64,7% das partidas da Liga dos Campeões , e esse número cai para apenas 62% na Premier League. A primeira divisão da Inglaterra tem a menor porcentagem das grandes ligas, embora o campeonato seja ainda menor, com apenas 57,2% de bola em jogo.
Segundo o jornal italiano Corriere dello Sport, a ideia do aumento do tempo de jogo terá vindo directamente do presidente da Fifa, Gianni Infantino, cuja presidência deve se estender até o ano que vem, quando poderá concorrer novamente por mais quatro anos.
Mas, as coisas não dependem só dele. Jogar mais 10 minutos teria que ser aprovado pelo International Football Association Board (IFAB), que decide sobre mudanças nas regras.