Filipe Mukenga: “Sempre tive consciência de que merecia o Prémio Nacional de Cultura e Artes”

Filipe Mukenga venceu, esta sexta-feira, o Prémio Nacional da Cultura e Artes-edição 2021, na categoria de música. Ao reagir à atribuição, o músico disse que o galardão tem um sabor especial para si, e considerou ser sempre melhor que as pessoas sejam reconhecidas quando estão em vida.

O artista confessou à Carga que há muito desejava receber o prémio, e por isso se sente bastante satisfeito, mesmo que tenha chegado tarde. “ Pelo menos, chegou. É um prémio que eu já perseguia há muito tempo, porque sempre tive consciência de que eu merecia este prémio”.

Com mais de 58 anos de carreira, Filipe Mukega sente-se quase realizado, por verificar que a sociedade não se distraiu em relação à sua obra e sublinha que a atribuição tem especial importância, porque pode ver, sentir e viver. “Tive a graça de ser galardoado em vida”.

“ Estou muito feliz. Acho que o momento foi este. É uma grande motivação para continuar a trabalhar”, reagiu após ser questionado sobre seu estado anímico, já que numa entrevista à Carga disse que não entendia o porquê que não era reconhecido com o Prémio Nacional da Cultura e Artes.

Autor de “Filhos de Cabinda”,  Filipe Mukenga lembrou que começou a traduzir os “misosso”, as realidades angolanas, muito cedo e suas canções ecoam nas vozes de grandes artistas internacionais, elevando, deste modo, o nome de Angola, por isso sempre estava convencido de que “merecia o Prémio Nacional da Cultura”, que é a mais alta distinção da cultura e artes, do estado angolano.

as cargas mais recentes

Corpos de David Zé, Artur Nunes e Urbano de Castro terão sido encontrados

há 2 anos
Os restos mortais dos músicos Artur Nunes, David Zé e Urbano de Castro podem estar entre os dez corpos recuperados, cuja confirmação está a ser feita através da comparação de material genético.

Legado de Mestre Kapela é memorado “ante” ao Prémio Nacional de Cultura e Artes

há 3 anos
O artista plástico Kapela Paulo venceu o Prémio Nacional de Cultura e Artes, na categoria de `Artes Visuais e Plásticas´. Visto como pai espiritual da arte contemporânea em Angola, Mestre Kapela espelha na sua arte, por meio do olhar e pincel a sua escola de arte que moldou as práticas e técnicas da sua longa e prolífica carreira.

Bonga parabeniza Nova Energia por promover o ensino da Dikanza

há 3 anos
A lenda do Semba e símbolo da consciência africana, que já havia elucidado em outra ocasião que o instrumento deve ser chamado correctamente por Dikanza, desta vez enalteceu a iniciativa tecendo palavras de encorajamento, “Perseverança, estão no bom caminho”, as quais, e em jeito de resposta, Yuri Simão apenas pediu a bênção ao Kota.

Em dia de aniversário, Bono Vox mostra a lista das 60 músicas que “salvaram a sua vida”

há 3 anos
Bastante diversificada, a playlist feita por Bono Vox tem músicas que vão desde o som clássico de Luciano Pavarotti e Frank Sinatra, passando pelo rock de David Bowie e os Rolling Stones, o Rap de Kendrick Lamar e chegando até ao pop de Billie Eilish.

Chloe estreia single e videoclip de “Upgrade”

há 2 anos
“Upgrade” fala sobre o poder feminino e pretende transmitir uma mensagem de empoderamento da mulher como um ser humano forte e independente que entende o seu valor.

Já está a decorrer a 2ª Bienal de Luanda – Fórum Pan-Africano para a Cultura de Paz

há 2 anos
A Bienal de 2021 referente a 2° edição, teve início ontem, na capital angolana e decorre até ao dia 30 no formato híbrido, combinando elementos presenciais e digitais.

R. Kelly corre o risco de ser condenado a prisão perpétua

há 3 anos
Já se passou mais de um ano desde que R. Kelly foi levado sob custódia numa das prisões de Chicago. Depois de vários atrasos ao longo do ano, a estrela do R&B deve enfrentar a 13 de Outubro o júri no Tribunal Distrital de Chicago.

#TheBestBANTUMEN 2020 é eleito já este domingo

há 3 anos
Está a decorrer a votação que vai eleger o #TheBestBANTUMEN 2020, nas categorias de `Melhor Artista´e `Melhor Projecto Musical´, ambas dentro da cultura Hip Hop, entre os PALOPs e Portugal. Tal como o nome deixa adivinhar, trata-se de uma iniciativa do site generalista BANTUMEN.

Young Buck está de volta com EP “40 Days & 40 Nights”

há 2 anos
Após enfrentar uma fase extensiva de adversidades, Young Buck revela-se cada vez mais determinado a dar o seu melhor enquanto artista. Nos referimos ao lançamento da nova EP, distribuído sob o selo Cashville Records, composto por 7 faixas musicais, e participações de Oskie e Tray8.

Mastiksoul se pronuncia após alegada condenação por violência doméstica

há 2 anos
Na semana passada, o Dj esteve em destaque, por razões menos abonatórias, veiculou-se no seio da imprensa portuguesa, que Mastiksoul terá sido condenado à pena de prisão de dois anos e três meses, com suspensão por igual período, pelo crime de violência doméstica contra a ex-companheira.

FIFA aprova regras que permitem jogadores representar mais de uma selecção

há 3 anos
A Federação Internacional de Futebol aprovou ontem durante o seu 70.º Congresso, em Zurique, uma alteração nos regulamentos para a mudança de federações por parte dos jogadores que podem representar mais do que um país.

Délcio Dollar surpreende com revelações bombásticas

há 4 anos

Luanda acolhe “Festival Fitness” de música, dança e exercícios físicos

há 11 meses

`Ar Condicionado´ chega às telas angolanas

há 3 anos
O filme angolano `Ar Condicionado´ foi seleccionado para o `We Are One: A Global Film Festival´, festival de cinema online gratuito em todo mundo através do youtube, de 29 de Maio a 7 de Junho.

Kid MC está de volta

há 3 anos
Kid MC e o brasileiro Dj Caique preparam um álbum de rap, com lançamento previsto para este mês (Maio) no formato digital, intitulado “Décimo sexto ano – Kid MC & Dj Caique”.

Ary prova que mesmo online pode se fazer bons shows

há 3 anos
A cantora Ary deu no sábado (11 de Abril) uma “aula” de como de faz um concerto Live (online). Afinal é possível fazer bons concertos pelas redes sociais, sem parecerem que estão a ser forçados.