Filipe Mukenga: “Sempre tive consciência de que merecia o Prémio Nacional de Cultura e Artes”

Filipe Mukenga venceu, esta sexta-feira, o Prémio Nacional da Cultura e Artes-edição 2021, na categoria de música. Ao reagir à atribuição, o músico disse que o galardão tem um sabor especial para si, e considerou ser sempre melhor que as pessoas sejam reconhecidas quando estão em vida.

O artista confessou à Carga que há muito desejava receber o prémio, e por isso se sente bastante satisfeito, mesmo que tenha chegado tarde. “ Pelo menos, chegou. É um prémio que eu já perseguia há muito tempo, porque sempre tive consciência de que eu merecia este prémio”.

Com mais de 58 anos de carreira, Filipe Mukega sente-se quase realizado, por verificar que a sociedade não se distraiu em relação à sua obra e sublinha que a atribuição tem especial importância, porque pode ver, sentir e viver. “Tive a graça de ser galardoado em vida”.

“ Estou muito feliz. Acho que o momento foi este. É uma grande motivação para continuar a trabalhar”, reagiu após ser questionado sobre seu estado anímico, já que numa entrevista à Carga disse que não entendia o porquê que não era reconhecido com o Prémio Nacional da Cultura e Artes.

Autor de “Filhos de Cabinda”,  Filipe Mukenga lembrou que começou a traduzir os “misosso”, as realidades angolanas, muito cedo e suas canções ecoam nas vozes de grandes artistas internacionais, elevando, deste modo, o nome de Angola, por isso sempre estava convencido de que “merecia o Prémio Nacional da Cultura”, que é a mais alta distinção da cultura e artes, do estado angolano.

as cargas mais recentes

Regresso do Zwela Spoken Word marcado para amanhã

há 1 ano

Laton dos Kalibrados decide abraçar a carreira gospel “Eu me encontrei”

há 9 meses

Kaluanda Fest migra para o formato digital

há 11 meses
A decorrer entre os dias 22 a 25 de Janeiro, a habitual ode à cidade de Luanda, fundada aos 25 de Janeiro de 1576, vai acontecer 90% no formato digital.

Novo álbum de Keita Mayanda sai esta sexta-feira

há 12 meses
O disco intitula-se “7 Momentos De Lucidez” e pode ser consumido a partir desta sexta-feira, 4 Dezembro, na plataforma Soba Store. Depois disso, estará também disponível noutros meios digitais, além da edição física.

Burna Boy rubrica acordo de representação directa nos Estados Unidos

há 1 ano
O cantor e compositor nigeriano assinou esta semana um contrato com a Society of European Stage Authors & Composer para representação directa nos Estados Unidos da América.

Rodrigo Lombardi encerra campanha Live `Emoção Globo´

há 1 ano
O actor será o último convidado Live da campanha no Instagram do canal Globo ON, embora a campanha ‘Emoção Globo’ continue com outras facetas, como é o caso agora do desafio de dança #EmoçãoGlobo. Não perca, hoje a partir das 21 horas, Sofia Lucas vai entrevistar o talentoso Rodrigo Lombardi, na página oficial da Globo On .

Kuduro já está na plataforma Colors Show na voz de Pongo

há 6 meses
No dia em que voltou a dar carga nas plataformas de streaming com a música `Bruxos´, Pongo Love foi também a “porta-bandeira” de Angola e do estilo musical e de dança que é muito nosso, na ColorsxStudios, uma das mais emergentes plataformas de divulgação de novos talentos.

Travis Scott prepara-se para lançar sua própria marca de roupas

há 1 ano
Após outdoors, Air Force 1 personalizado e bonés da marca Travis Scott, o rapper prepara-se neste momento para o lançamento de uma marca de roupas de nome Cacti.

Larama: Causa da morte será revelada após autópsia

há 1 ano
Ao contrário do que se noticiou, nas primeiras horas de hoje, Larama não foi encontrado morto, segundo esclareceu Maya Cool -Tio do malogrado-, em entrevista ao Fala Angola.

Nelly homenageia Tupac com nova versão de “California Love”

há 1 ano
No episódio mais recente, Nelly surpreendeu, surgindo ao som de um jazz em homenagem a Tupac Shakur e Dr. Dre com uma nova versão da música “California Love”.

Stop Covid: Grafiteiros pintam murais das comunidades com os métodos de prevenção

há 1 ano
Um grupo de artistas plásticos está a ensinar, várias comunidades em Luanda, métodos de prevenção contra o coronavírus, usando a arte urbana “grafite”. Os grafiteiros tudo fazem para atingir mais bairros e vêem-se impossibilitados.

DJ Quik reivindica direitos autorais nas músicas de 2Pac, R. Kelly até Kendrick Lamar

há 7 meses
Visivelmente agastado, DJ Quik queimou publicamente, durante um live no seu Instagram (28), um cheque de royalties da Death Row Records ao lamentar pela falta de reconhecimento por aquilo que já fez para a música norte-americana.

Ex-esposa de Dr.Dre exige milhões para pensão alimentícia

há 1 ano
Nicole Young, ex-esposa do rapper Dr. Dre, está a exigir USD 2 milhões de pensão alimentícia mensal ao ex-marido, sem contar os mais USD 5 milhões que ela pede por seus custos com advogados.

Alice Julie mostra os frutos da parceria com a Milionário Records

há 1 ano
Desde pequena sonhou em se tornar numa estrela da música, um desejo que será agora materializado pela Milionário Records. A mais recente aposta da produtora já começou a trabalhar para os seus dois primeiros álbuns e esta sexta-feira (27) vai testar o público com o single “Encaixe Perfeito”.

Estão abertas as candidaturas para um diálogo intergeracional de líderes e jovens da 2ª Bienal de Luanda

há 5 meses
A 2ª Edição da Bienal de Luanda – Fórum Pan-Africano para a Cultura da Paz, a decorrer entre os dias 4 e 8 de Outubro de 2021, tem previsto, como prelúdio, um diálogo intergeracional de líderes e jovens sobre o tema “Diversidade Cultural e Patrimonial de África e das suas Diásporas: uma fonte de conflito ou um terreno fértil para a paz?”.

“Mulher Infinita” de Lourenço Mussango chega às bancas esta semana

há 12 meses
O escritor Lourenço Mussango, Prémio Literário António Jacinto 2020, vai autografar na próxima quinta-feira (10), no Memorial António Agostinho Neto, a sua primeira obra literária.