O filme angolano “Santana” estreia esta sexta-feira (28) no canal de streaming “Netflix”, tornando-se na primeira longa angolana e segunda dos Palops, a ser exibida nesta plataforma.
Do género accão, o filme retrata a história de dois irmãos na luta contra o crime organizado, sendo um pertencente a Direcção Nacional de Investigação Criminal (DNIC) e outro as Forças Armadas.
Ambos viajam à África do Sul a procura de um dos maiores contrabandistas de Angola que coincidentemente é o assassino de seus pais.
Orçado em 1,4 milhões de USD, o filme é uma co-produção Angola/África do Sul, realizado por Maradona Dias Dos Santos.
“Foi duro chegar onde chegamos, foi uma longa batalha. Quando começamos esta jornada muitos não acreditavam que fosse possível. Fizemos uma parceria com a África do Sul e eis o resultado”, frisou Maradona.
O realizador explicou que o filme começou a ser produzido em 2014, pré-editado em 2015 e a sua edição final aconteceu apenas em 2020, esclarecendo que nunca foi exibido.
No entanto, Maradona não pretende parar por aqui, apontando os óscares como outro dos objectivos na sua carreira.
“Com apoios podemos fazer mais e melhor. Eu quero ver a história de Angola contada nos cinemas, temos muita coisa para contar”, acrescentou.