Filme `Mwana Nketo´ evoca importância de ritos de iniciação

Após estreia em Portugal, o filme com assinatura made in Angola chega às salas de cinemas nacionais. A cerimónia de lançamento em Angola foi prestigiada pelo Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa, figuras institucionais e da sétima arte nacional.

`Mwana Nketo´ não só reafirma a qualidade da produção nacional, como também traz ao de cima problemáticas sociais que abrangem particularmente investidores da agricultura e eleva hábitos e costumes, destacando o ritual Efiko: festa tradicional das comunidades Nhaneca, Humbi, Mucubais, Kwanhamas no do Sul de Angola que marca a transição das meninas da fase de adolescente para a adulta.

Protagonizado por Lélis Twevekamba e Evanilde Ferreira, o enredo conta a história de dois jovens de diferentes grupos étnicos, Kwanhama e Bakongo. Nakakalepo e Massala, decidem enfrentar as tradições que os impede de viver um grande amor, mas toda a tradição uma vez quebrada, tem consequências nefastas.

Trata-se da produção de cinema 100% nacional mais recente, um filme original da Tellas, com produção executiva de Sílvio Nascimento, Joel Benoliel e Allen Mamona. Orçado em 20 milhões de Kwanzas, “provenientes dos bolsos de actores”.`Mwana Nketo´ é mais uma obra exitosa que chega às telas sem qualquer apoio.

Durante a cerimónia de ante-estreia, Sílvio Nascimento, um dos produtores executivos do filme e CEO da Tellas, teceu breves considerações. “Chegamos às salas de cinema com mais uma produção 100% nacional, com actores com enorme talento e vimos reforçar que o cinema angolano está vivo, tem qualidade e, na maioria das vezes, só precisa de mecenas que possam ajudar-nos a produzir mais, representar mais, viver mais da arte”.

as cargas mais recentes

Neide sofia: “O meu álbum é dedicado às mulheres”

há 2 anos
Em exclusivo à Revista Carga, Sofia revelou ainda que, o álbum conta apenas com produção nacional, e que não pretende associar-se a nenhuma produtora.

Artistas angolanos estarão no cruzeiro de Alexandre Pires

há 6 meses
O músico brasileiro estará a protagonizar um espectáculo em alto-mar durante três dias, com convidados bem conhecidos, entre os quais Seu Jorge e Alcione.

Sabia que hoje comemora-se o `Dia Mundial da Música´?

há 4 meses

Celebrada em todo o mundo, anualmente a 1 de Outubro, a efeméride foi data foi instituída em 1975 pelo International Music Council, uma instituição fundada em 1949 pela UNESCO, que agrega vários organismos e individualidades do mundo da música.

MAMY mostra a sua “Atitude Negra”

há 2 anos
A música “Atitude Negra” é uma celebração da mulher negra, da melanina, dos traços grossos e do cabelo crespo.

C4 Pedro é o artista angolano que mais vende nas plataformas de streaming

há 7 meses
O relatórios do Spotify, Apple Music, Boom Play e Deezer indicam que, o autor de “Pele Negra” é angolano que mais vendeu nas plataformas de rscuta, com mais de 7 milhões de streamings, só no primeiro trimestre de 2021.

Um novo talento no nível dos “grandes” do Ghetto Zouk nacional

há 1 ano
Carlos Ernesto é dos poucos talentos que já não tem muito para provar. A forma como impõe sua voz nos instrumentais, leva-nos a pensar que está há vários anos na música, mas ainda é novo no mercado.

Cientista angolano é homenageado e ganha bolsa de estudo

há 1 ano
O Ministério da Juventude e Desportos distinguiu o jovem cientista angolano, Valdemar Tchipenhe, com um Diploma de Mérito, pela a sua dedicação e entrega no projecto humanitário de montagem de laboratórios de Biologia Molecular, que contribuem para prevenção e combate à Covid-19.

C4 Pedro lidera o Top Best da Sadia com 5 faixas entre as 100 mais ouvidas

há 9 meses
Actualmente em destaque com a música `Right Right Right´, no Top 10, cuja a divulgação é semanal, o artista é o mais ouvido dentre o universo de 100 faixas monitoradas pela Sadia: Right Right Right, Pele Negra, Love Again, Nossas Coisas e African Beauty.

Precursores da coreografia Jerusalema com agenda de “ouro”

há 1 ano
O maior ganho, depois do sucesso do vídeo, foi a garantia da vice-presidência da república da criação de uma academia de dança, mas ainda sem data definida.

Eva Rap Diva revela já ter havido conflito de personalidade entre “a pessoa e a artista” em si

há 1 ano
A dualidade entre a personalidade no seio artístico e à nível pessoal, é algo muitas vezes descartado, especialmente quando o artista mantém um posicionamento vertical estando ou não em palco. Para a surpresa de todos, Eva Rap Diva, fez saber que no seu caso, esta dualidade existe e chega a gerar algum conflito.

Coca FSM dá nova roupagem à música ‘Imagina Só’

há 4 meses
Disponível desde o passado dia 7 de Outubro, o tema ‘Imagina Só’ é um remix do tema homónimo que conta com mais de dez anos de existência e marca o arranque do que se pretende vir a ser uma nova perspectiva deste produtor, compositor e artista.

RZA cria plataforma para dar comentários ao vivo sobre filmes de artes marciais

há 2 anos
Ao longo de carreira, RZA foi inspirado em filmes de artes marciais. Agora, o produtor elevou este amor para um outro nível.

13 anos depois Celina Miranda regressa à música para deixar um legado

há 2 anos
Após ter sido considerada “o fenómeno de 2007”, por causa da obra discográfica ‘Angolano’, nunca mais se ouviu falar de Celina Miranda. Passados 13 anos, a cantora reaparece à Carga com uma nova música intitulada “Je t´aime” e quer fazer história.

Filme sobre Aretha Franklin chega às salas de cinema em Janeiro de 2021

há 2 anos
Estrelado por uma actriz escolhida a dedo pela própria Aretha Franklin antes da sua morte a 16 de agosto de 2018, a longa-metragem acompanha a ascensão da carreira da rainha do soul.

Médico legista revela a verdadeira causa de morte de DMX

há 7 meses
Até então a causa de morte do músico e actor de 50 anos, depois de vários dias internado em morte cerebral, não era oficial. Foi agora revelado que, desde que deu entrada ao hospital White Plains, de Nova York, no dia 3 de Abril, o rapper “nunca saiu do coma”.

Dias Rodrigues e Malvado “surpreendem” com o lado produtor

há 2 anos
Ao contrário das edições anteriores, onde foram exibidas apenas um género musical (Rap e Kuduro), esta foi um festival de variedades, desde o Semba, Kizomba, Tarrachinha, Kuduro, House e até Samba.