Filmes da Geração 80 premiados em festivais de cinema nos Estados Unidos

O filme AR CONDICIONADO e o documentário PARA LÁ DOS MEUS PASSOS acabam de ser premiados no Imagine Science Film Festival 2020 e no San Francisco Dance Film Festival 2020.

AR CONDICIONADO venceu o prémio de Melhor Filme na categoria Science New Wave na 13a edição do Imagine Science Film Festival 2020. Na categoria, concorreram filmes que propõem formas ousadas, singulares e muitas vezes híbridas de comunicar ciência. Esses filmes foram considerados visionários e fora da caixa.

Na 11a edição do San Francisco Dance Film Festival 2020, PARA LÁ DOS MEUS PASSOS foi considerado o Melhor Documentário do festival. O júri destacou a incrível cinematografia do filme com lindas imagens e valores de produção que revelam como a dança pode ter um impacto significante sobre a vida de um indivíduo. Realçou ainda o facto de a Companhia de Dança Contemporânea de Angola ser uma companhia de dança inclusiva.

Em nota, a Geração 80 fez saber, que os dois filmes serão exibidos na Escócia no Africa in Motion Film Festival de 30 de Outubro a 8 de Novembro.

AR CONDICIONADO

Quando os ares condicionados começam misteriosamente a cair dos apartamentos na cidade de Luanda, Matacedo e Zezinha, um guarda e uma empregada doméstica, tem a missão de recuperar o aparelho do chefe. Essa missão leva-os à loja de materiais eléctricos do Kota Mino, que está a montar em segredo uma complexa máquina de recuperar memórias.
“Ar Condicionado” é uma jornada de mistério e realidade, uma crítica sobre classes sociais e como nós vivemos em conjunto nas esperanças verticais, no coração de uma cidade que é passado-presente-futuro.

Produção: GERAÇÃO 80
Realização: Fradique
Produtor: Jorge Cohen
Guião: Fradique & Ery Claver
Director de Fotografia: Ery Claver
Direcção de Arte & Produção: Prudenciana Hach
Música Original: Aline Frazão
Som: Oswald Juliana
Operador de Câmara: Eduardo Kropotkine
Editor: Zeno Monyak

PARA LÁ DOS MEUS PASSOS

Durante a criação da peça (Des)Construção da coreógrafa Mónica Anapaz para a temporada de 2017 da Companhia de Dança Contemporânea de Angola, cinco bailarinos exploram os conceitos de tradição, cultura, memória, identidade, questionando a transformação e a desconstrução destes temas nas suas próprias vidas.
A maioria deles – provenientes de outras províncias do país – traz consigo memórias e tradições ao se mudar para a movimentada, errática e frenética realidade da capital.
Em prol de uma integração, surge a necessidade da abdicação parcial do que somos e a necessidade de criação de uma nova identidade, reflectindo sobre o que de original permanece em nós ao longo dos diferentes caminhos de vida que vamos traçando.

Produção: GERAÇÃO 80
Realização: Kamy Lara
Co-Realização & Produção: Paula Agostinho
Edição: Gretel Marin
Música Original: Gotopo
Bailarinos: António Sande, André Baptista,
Benjamin Curti, Daniel Curti e Samuel Curti
Coreografia: Mónica Anapaz
Direcção Artística: Ana Clara Guerra Marques
Assistência de Direcção e Ensaidor: Nuno
Guimarães

as cargas mais recentes

Twitter homenageia Pop Smoke com emojis

há 5 meses
Pop Smoke foi assassinado em fevereiro deste ano, o crime ainda não foi esclarecido. Na passada sexta-feira, foi lançado o álbum de estreia do rapper “Shoot For The Stars Aim For The Moon, a título póstumo e o músico ganhou homenagem especial.

6ix9ine mostra como gravou videoclipes em prisão domiciliar

há 5 meses
O artista levou os fãs aos bastidores para mostrar como ele conseguiu gravar videoclipes que foram gravados na sua sala de estar, enquanto estava em prisão domiciliar e bateram recordes.

Matias Damásio homenageia médicos em novo single

há 8 meses
Intitulada “Guardiões da Vida”, a música serve para homenagear os profissionais de saúde de todo mundo que tudo fazem para conter a pandemia do Covid-19. Em breve será gravado o seu vídeo clipe e quem estiver interessado a fazer parte do mesmo basta enviar um curto vídeo amador.

Andrea Bocelli incentiva cidadãos a não obedecerem as regras de combate à Covid-19

há 4 meses
O tenor italiano considera exageradas as regras adoptadas para combater a pandemia e disse que se sentiu “humilhado e ofendido” pelas medidas impostas para travar o Covid-19 no seu país.

Cientista angolano é homenageado e ganha bolsa de estudo

há 3 meses
O Ministério da Juventude e Desportos distinguiu o jovem cientista angolano, Valdemar Tchipenhe, com um Diploma de Mérito, pela a sua dedicação e entrega no projecto humanitário de montagem de laboratórios de Biologia Molecular, que contribuem para prevenção e combate à Covid-19.

Prodígio fala sobre o álbum com Paulo Flores “é o maior prémio que já recebi”

há 4 semanas
Disponível a partir de amanhã nas plataformas digitais e em simultâneo em formato físico, mas em Portugal,” Bênção e Maldição” também será comercializado em Luanda e é o maior prémio que o rapper recebeu ao longo da carreira.

DJ Pelé, Flagelo Urbano e Ikonoklasta representam a classe artística na manifestação

há 3 semanas
Os músicos Flagelo Urbano, Ikonoklasta, Ready Neutro, MCK e DJ Pelé representam, a classe artística na manifestação pacífica, que decorreu hoje, em Luanda, visando alertar ao governo para fim do elevado custo de vida no país, mas que terminou com a confirmação de mortes.

Verbal Uzula apresenta novos projectos musicais

há 4 meses
“Dias de Treino vol. 4” é título do mais recente álbum de Verbal Uzula disponível nas principais plataformas digitais, incluindo o Kisom Unitel.

Preto Show fala da estreia do seu programa no Afro Music Channel

há 5 meses
Em breve entrevista à Carga esta tarde, o autor de “Internacional Banger” informou que o seu programa é um talk show que vai ao ar no próximo sábado, a partir das 14 horas, e será exibido duas vezes por semana e destina-se a ajudar as famílias mais carenciadas.

TYKID apresenta `Imaturidade´, o segundo single do seu EP de estreia

há 4 semanas
Com uma sonoridade melodiosa e doce o artista consegue-nos levar ao cenário que desenha com as suas palavras num instrumental trap-soul recordando igualmente o neo-soul do início do século de Musiq ou Joe.

Anitta é desafiada a fazer live com músicas gospel

há 8 meses
Diferente de outros espectáculos, a artista brasileira não vai interpretar as suas próprias músicas e será desafiada a protagonizar uma performance com músicas gospel em voz e violão. O live visa arrecadar fundos para apoiar os desempregados e as famílias mais necessitadas.

Conheça Márcia Itchêlika, a nova promessa do Guetho Zouk

há 4 meses
Começou no Kuduro e hoje constrói uma carreira sólida no Guehto Zouk. Já lançou quatro músicas e está neste momento a gravar um videoclipe, enquanto projecta o primeiro EP. ‘Dona de uma voz forte’, Márcia Itchêlika vem de uma família de sembistas, mas assume-se como a esperança feminina do Zouk em Angola e elegeu o mercado internacional para começar suas conquistas.

A Salsa e suas variantes

há 8 meses
A salsa nasceu em Cuba, mais propriamente em Havana, nos interiores dos famosos cabarets cubanos, mas tornou-se tão popular que novos estilos surgiram noutras partes do mundo.

AC Milan e Roc Nation unem-se para um grande espectáculo organizado por DJ Khaled

há 3 semanas
O clube italiano AC Milan e a Roc Nation de Jay-Z uniram-se para protagonizar, no dia 20 deste mês, um grande concerto. Organizado por DJ Khaled o espectáculo visa recuperar a imagem e a posição da equipa entre a elite comercial do futebol.

Covid-19: Lewis Hamilton testa positivo e adia o sonho de alcançar Schumacher

há 3 dias
Lewis Hamilton testou positivo para o Covid-19 e está fora da corrida da temporada, que será realizado já neste final de semana, em Bahrein. Uma situação que acaba com a possibilidade de o inglês alcançar a marca de Schumacher e de Vettel.

Já começou o Festival #EuFicoEmCasa

há 9 meses
Serão no total 6 dias, 77 artistas e 40 horas de concerto transmitido em directo, pasmem… nas próprias contas de Instagram.