Filmes da Geração 80 premiados em festivais de cinema nos Estados Unidos

O filme AR CONDICIONADO e o documentário PARA LÁ DOS MEUS PASSOS acabam de ser premiados no Imagine Science Film Festival 2020 e no San Francisco Dance Film Festival 2020.

AR CONDICIONADO venceu o prémio de Melhor Filme na categoria Science New Wave na 13a edição do Imagine Science Film Festival 2020. Na categoria, concorreram filmes que propõem formas ousadas, singulares e muitas vezes híbridas de comunicar ciência. Esses filmes foram considerados visionários e fora da caixa.

Na 11a edição do San Francisco Dance Film Festival 2020, PARA LÁ DOS MEUS PASSOS foi considerado o Melhor Documentário do festival. O júri destacou a incrível cinematografia do filme com lindas imagens e valores de produção que revelam como a dança pode ter um impacto significante sobre a vida de um indivíduo. Realçou ainda o facto de a Companhia de Dança Contemporânea de Angola ser uma companhia de dança inclusiva.

Em nota, a Geração 80 fez saber, que os dois filmes serão exibidos na Escócia no Africa in Motion Film Festival de 30 de Outubro a 8 de Novembro.

AR CONDICIONADO

Quando os ares condicionados começam misteriosamente a cair dos apartamentos na cidade de Luanda, Matacedo e Zezinha, um guarda e uma empregada doméstica, tem a missão de recuperar o aparelho do chefe. Essa missão leva-os à loja de materiais eléctricos do Kota Mino, que está a montar em segredo uma complexa máquina de recuperar memórias.
“Ar Condicionado” é uma jornada de mistério e realidade, uma crítica sobre classes sociais e como nós vivemos em conjunto nas esperanças verticais, no coração de uma cidade que é passado-presente-futuro.

Produção: GERAÇÃO 80
Realização: Fradique
Produtor: Jorge Cohen
Guião: Fradique & Ery Claver
Director de Fotografia: Ery Claver
Direcção de Arte & Produção: Prudenciana Hach
Música Original: Aline Frazão
Som: Oswald Juliana
Operador de Câmara: Eduardo Kropotkine
Editor: Zeno Monyak

PARA LÁ DOS MEUS PASSOS

Durante a criação da peça (Des)Construção da coreógrafa Mónica Anapaz para a temporada de 2017 da Companhia de Dança Contemporânea de Angola, cinco bailarinos exploram os conceitos de tradição, cultura, memória, identidade, questionando a transformação e a desconstrução destes temas nas suas próprias vidas.
A maioria deles – provenientes de outras províncias do país – traz consigo memórias e tradições ao se mudar para a movimentada, errática e frenética realidade da capital.
Em prol de uma integração, surge a necessidade da abdicação parcial do que somos e a necessidade de criação de uma nova identidade, reflectindo sobre o que de original permanece em nós ao longo dos diferentes caminhos de vida que vamos traçando.

Produção: GERAÇÃO 80
Realização: Kamy Lara
Co-Realização & Produção: Paula Agostinho
Edição: Gretel Marin
Música Original: Gotopo
Bailarinos: António Sande, André Baptista,
Benjamin Curti, Daniel Curti e Samuel Curti
Coreografia: Mónica Anapaz
Direcção Artística: Ana Clara Guerra Marques
Assistência de Direcção e Ensaidor: Nuno
Guimarães

as cargas mais recentes

Mobbers lançam L.O.M. com participações de ProfJam e T-Rex

há 7 meses
Da autoria dos Mobbers, o single foi disponibilizado ontem em todas as plataformas digitais e conta com as vozes do Rapper Português ProfJam, e do rapper angolano T-Rex.

Rei da Kizomba “is back”

há 1 ano
Em Maio vem “bomba”, ou seja mais uma, porque o Marechal, recentemente promovido, assim nos habituou.

Malef lança projecto para levar basquetebolistas de ruas aos melhores clubes

há 1 ano
Batoteiro Draft é uma iniciativa que está a ser promovida pelo produtor e realizador Malef em parceria com a MarkSport. O projecto pretende tirar os melhores basquetebolistas de rua com seus dribles e levá-los a assinar com um clube profissional, quer em Angola quer no estrangeiro.

Conselho Municipal de Los Angeles abre rua com nome Kobe Bryant

há 10 meses
Sete meses depois do fatídico acidente de helicóptero, que tirou-lhe a sua e a vida de sua filha, Kobe Bryant continua a merecer exaltação pública nos EUA.

“Back In Black” dos AC/DC lidera lista dos 20 álbuns de Rock mais vendidos de todos os tempos

há 10 meses
Dos 20 álbuns de Rock e Metal mais vendidos no maior mercado do mundo (Estados Unidos), o destaque vai para o “Back In Black”, dos AC/DC gravado há 40 anos.

Catálogo musical de Aaliyah não chegará tão cedo às plataformas de streaming

há 3 meses
Após anunciar o lançamento de um canal oficial no Youtube, equipa de Aaliyah recua e comunica em nota que “não têm acesso ao acervo musical da artista”.

Coréon Dú: “Em três décadas de vida, notei que existe uma forte crise de auto- estima sobre a negritude”

há 4 meses
Numa conversa livre e aberta com a revista Carga, Coréon Dú mostrou que ainda tem muito mais para contribuir em prol da africanidade do que tudo aquilo que já fez. O autor de Pele Negra fala das últimas novidades.

D-Wayne: Um filho do Rap que deixa marcas no Kuduro e Afro House

há 3 meses

Sabia que hoje assinala-se o Dia da Música Estranha?

há 10 meses
O Dia Internacional da Música Estranha foi criado por Patrick Grant, um músico e compositor de Nova Iorque que queria colocar as pessoas a ouvirem e a tocarem tipos de música que nunca tinham ouvido e tocado antes.

Documentário feito para limpar imagem de Karol Conká defrauda expectativas

há 2 meses

Fundação Arte e Cultura encabeça festival cultural internacional de homenagem aos heróis da Covid-19

há 10 meses
O festival internacional de arte, em homenagem aos heróis da Covid-19 e de luta contra o racismo “Change is in Unity”, está ser encabeçado em Angola, pela Fundação Arte e Cultura e decorre na Ilha de Luanda, sob os valores Amor, respeito, resiliência, solidariedade, empatia e igualdade.

Rapper Mo3 morto a tiro em Dallas

há 7 meses
Rapper Mo3 foi baleado ontem em Dallas, estado do Texas, durante um tiroteio, enquanto seguia, na sua viatura, em direcção ao Norte daquela circunscrição dos Estados Unidos da América.

Kelly Rowland recorda “tortura” por ser constantemente comparada a Beyonce

há 11 meses
A cantora de 39 anos, -uma das pioneiras das Destiny Child, falou abertamente sobre a tortura psicológica resultante das constantes comparações, por viver na sombra de Beyonce, por uma década.

Swizz Beatz reafirma ser fã incondicional de Artur Nunes

há 1 ano
O produtor e esposo de Alicia Keys, Swizz Beatz, provou que é fã incondicional de Artur Nunes ao partilhar um vídeo a dançar o hit “Tia”. O gesto não vem à parte, recentemente, Snoop Dog exibiu sua playlist e Paulo Flores figurava, e no passado, Will Smith impulsionou as vendas de Bonga.

“O país está a pedir a presença do Rap crítico e intervencionista”

há 1 ano

Voleibol: 1ª de Agosto anuncia a extinção da terceira modalidade com mais títulos

há 9 meses
O Clube desportivo do 1ª de Agosto decidiu extinguir, esta sexta-feira, a modalidade de Voleibol em todos os escalões e em ambos os géneros. A retirada da terceira modalidade que mais títulos deu ao clube deve-se a problemas financeiros e técnicos.