Filmes da Geração 80 premiados em festivais de cinema nos Estados Unidos

O filme AR CONDICIONADO e o documentário PARA LÁ DOS MEUS PASSOS acabam de ser premiados no Imagine Science Film Festival 2020 e no San Francisco Dance Film Festival 2020.

AR CONDICIONADO venceu o prémio de Melhor Filme na categoria Science New Wave na 13a edição do Imagine Science Film Festival 2020. Na categoria, concorreram filmes que propõem formas ousadas, singulares e muitas vezes híbridas de comunicar ciência. Esses filmes foram considerados visionários e fora da caixa.

Na 11a edição do San Francisco Dance Film Festival 2020, PARA LÁ DOS MEUS PASSOS foi considerado o Melhor Documentário do festival. O júri destacou a incrível cinematografia do filme com lindas imagens e valores de produção que revelam como a dança pode ter um impacto significante sobre a vida de um indivíduo. Realçou ainda o facto de a Companhia de Dança Contemporânea de Angola ser uma companhia de dança inclusiva.

Em nota, a Geração 80 fez saber, que os dois filmes serão exibidos na Escócia no Africa in Motion Film Festival de 30 de Outubro a 8 de Novembro.

AR CONDICIONADO

Quando os ares condicionados começam misteriosamente a cair dos apartamentos na cidade de Luanda, Matacedo e Zezinha, um guarda e uma empregada doméstica, tem a missão de recuperar o aparelho do chefe. Essa missão leva-os à loja de materiais eléctricos do Kota Mino, que está a montar em segredo uma complexa máquina de recuperar memórias.
“Ar Condicionado” é uma jornada de mistério e realidade, uma crítica sobre classes sociais e como nós vivemos em conjunto nas esperanças verticais, no coração de uma cidade que é passado-presente-futuro.

Produção: GERAÇÃO 80
Realização: Fradique
Produtor: Jorge Cohen
Guião: Fradique & Ery Claver
Director de Fotografia: Ery Claver
Direcção de Arte & Produção: Prudenciana Hach
Música Original: Aline Frazão
Som: Oswald Juliana
Operador de Câmara: Eduardo Kropotkine
Editor: Zeno Monyak

PARA LÁ DOS MEUS PASSOS

Durante a criação da peça (Des)Construção da coreógrafa Mónica Anapaz para a temporada de 2017 da Companhia de Dança Contemporânea de Angola, cinco bailarinos exploram os conceitos de tradição, cultura, memória, identidade, questionando a transformação e a desconstrução destes temas nas suas próprias vidas.
A maioria deles – provenientes de outras províncias do país – traz consigo memórias e tradições ao se mudar para a movimentada, errática e frenética realidade da capital.
Em prol de uma integração, surge a necessidade da abdicação parcial do que somos e a necessidade de criação de uma nova identidade, reflectindo sobre o que de original permanece em nós ao longo dos diferentes caminhos de vida que vamos traçando.

Produção: GERAÇÃO 80
Realização: Kamy Lara
Co-Realização & Produção: Paula Agostinho
Edição: Gretel Marin
Música Original: Gotopo
Bailarinos: António Sande, André Baptista,
Benjamin Curti, Daniel Curti e Samuel Curti
Coreografia: Mónica Anapaz
Direcção Artística: Ana Clara Guerra Marques
Assistência de Direcção e Ensaidor: Nuno
Guimarães

as cargas mais recentes

Próximo 007 será uma mulher negra

há 4 meses
A actriz britânica Lashana Lynch foi confirmada para suceder Daniel Craig como agente 007 em “007: Sem Tempo Para Morrer”, da Saga James Bond.

Álbum de Beyoncé ” Black Is King” leva a criação de um novo curso em Harvard

há 1 mês

Tory Lanez é preso por posse ilegal de arma

há 8 meses
O rapper canadense foi detido por de porte de arma na madrugada de domingo, após perseguição policial. Segundo sites internacionais, a polícia foi chamada para atender uma denuncia de perturbação na parte externa de uma residência em Hollywood Hills. Tory foi solto seis horas depois, tendo pago fiança de 35 mil dólares.

Fundação cultural eterniza nome de Wyza

há 1 ano

Wilson Puma diz que rappers angolanos preocupavam-se mais com o “flow”

há 8 meses
O rapper Wilson Puma, cujo sonho é apertar a mão do rapper norte-americano Eminem, afirmou que este género musical em Angola está a subir de nível, depois de um momento menos bom.

Ana Vilela “cancela” conselhos da música Trem Bala e afirma “O mundo é um lugar horrível”

há 2 meses
Atendendo ao ano atípico que se vive, os internautas e seguidores entraram no clima da brincadeira, que virou “meme”, mas ao mesmo tempo, razão para análise íntima e reflexiva sobre o impacto de maus acontecimentos, acumulados num só ano.

Lupe Fiasco decreta que só terá acesso aos seus shows quem estiver vacinado contra a Covid-19

há 3 meses
Lupe Fiasco limitou o acesso dos seus eventos à pessoas que não tenham sido vacinadas contra a Covid-19. O artista optou por esta atitude sem precedentes, para se posicionar, uma vez que o uso da vacina tem dividido opiniões.

Tyro: “A música em Angola é um salve-se quem puder”

há 9 meses
Tyro é um rapper que traz na bagagem 12 anos de experiência. Durante este percurso, lançou nove EPs, dentre eles ‘Kilos’, onde explora dramas humanos e aborda, sem receio, sobre os problemas sociais. Enquanto se prepara para anunciar o primeiro álbum veio à Carga para deixar as primeiras impressões da carreira em ascensão.

Óscar 2021 pode ser adiado

há 10 meses
A cerimónia está agendada para 28 de Fevereiro de 2021, mas a pandemia do coronavírus deixou o cenário incerto. A Academia já havia anunciado que irá considerar filmes não lançados directamente nos cinemas como elegíveis, que de certa forma aumentou os rumores de que o evento pode ser adiado.

6ix9ine e Meek Mill por pouco partem para briga à saída de uma discoteca

há 3 semanas

Morreu o jornalista Edgar Cunha

há 7 meses
Morreu hoje, em Portugal, vítima de doença, o jornalista da Televisão Pública de Angola (TPA) Edgar Cunha, um dos principais rostos dos serviços noticiosos na estação.

Luso: “Os rappers acabam por depender das acções do político para poder fazer música”

há 8 meses
Luso está no Hip Hop desde os seus 15 anos. Tem um álbum e um EP lançados e está a concluir o segundo álbum. Além disso, o músico desenvolve o projecto “Ilusionista”.

Diálogo ancestral norteia storyteller do primeiro videoclipe de Flagelo Urbano

há 3 meses
A escolhida para a “peripécia”, foi a música intitulada `Desapego´, por sinal, a primeira promocional do álbum `Desvio Padrão´, que já se sabe que será um trabalho afrocentrado, profundo e “pluriversalista”.

Marca de cosmético de Rihanna acusada de exploração e trabalho infantil

há 4 semanas

Lady Gaga revela que por pouco quase tirou a própria vida

há 6 meses
A cantora falou sobre um período difícil e de profunda depressão por que atravessou. Afirmou que odiava o seu alter ego, e pensou diversas vezes em tirar a própria vida. O apoio de Elton Jonh e de Ariana Grande foram fundamentais.

Prodígio e Gilmário Vemba juntam-se a Benzema como embaixadores de um banco Europeu

há 4 meses
A representar os PALOP, os dois angolanos juntam-se a mais de duzentos nomes ligados à música, à moda e aos desportos vindos dos cinco continentes.