Os documentários Do Outro Lado do Mundo de Rui Sérgio Afonso, Para Lá dos Meus Passos de Kamy Lara e o filme Ar Condicionado do realizador Fradique, os três produzidos pela Geração 80 estão selecionados para a 8ª edição do Arquitecturas Film Festival Lisboa, a realizar-se entre os dias 1 a 6 de Junho de 2021, informou a Geração 80.
O filme Ar Condicionado está nomeado como Melhor Longa de Ficção, numa edição em que Angola é o país convidado do festival que tem a jornalista Marta Lança como curadora, que descreveu a escolha do país da seguinte forma: “Os angolanos têm vivido experiências extremas como a conquista pela independência, conflitos bélicos de longa duração, amarguras políticas e alta oscilação económica. A festa nunca pára, nem nos momentos de mágoa. Alegria um modo de luta ou de alienação? Cada dia se acorda numa Luanda de resistência. A confluência de tempos e regimes é visível na arquitetura, colonial, dos sobrados esclavagistas ao modernismo tropical, do Português suave ao neo-liberalismo, passando pelo arranha-céus asiático das novas centralidades. Qualquer angolano dava um filme biográfico imperdível. Um país com pouca produção cinematográfica que é um viveiro de histórias mirabolantes à espera que uma câmara as revele. Vamos sentir o pulsar de uma grande metrópole africana e as complexidades geopolíticas angolanas, desde Cuba à China. Os ritmos eletrizantes que são banda sonora da cidade.”
De 1 a 6 de Junho no Cinema São Jorge em Lisboa, o Arquitecturas Film Festival terá na exibição de abertura o documentário PARA LÁ DOS MEUS PASSO. De Angola serão ainda exibidos os filmes “Elinga Teatro 1988/2018”, “Uma Festa Para Viver “, “Afectos de Betão — Zopo Lady”, “Luanda: A Fábrica da Música”, “O Herói”, “A Ilha dos Cães”, “Mulheres” e “Cartas de Angola”.
Lançado em Fevereiro de 2020 no International Film Festival Rotterdam, Ar Condicionado já foi premiado como Melhor Longa Metragem do Luxor African Film Festival 2021 (Egipto), Melhor Longa Metragem de Ficção no International Film Festival Innsbruck 2020 (Áustria), Melhor Filme no Imagine Science Film Festival 2020 (Estados Unidos de America), Filme do Ano do African Studies Association (Estados Unidos de America) e Menção Honrosa do Júri na categoria de Realizadores Emergentes do MSP Film Society (Estados Unidos de America).
O filme já foi exibido em mais de 40 festivais em países como Kenya, China, Estados Unidos da América, Índia, Espanha, Austrália, Lituânia entre outros. Melhor Documentário no San Francisco Dance Film Festival (Estados Unidos de América),
PARA LÁ DOS MEUS PASSOS recebeu ainda o 3a Prémio Adiaha no Encounters Doc Festival (Africa do Sul) e Menção Especial no Big Syn International Film Festival (Inglaterra).
Lançado em 2016, DO OUTRO LADO DO MUNDO recebeu o prémio de Melhor Documentário no Afrika Film Festival de 2018 (Bélgica).