Filmes da Geração 80 seleccionados 8ª edição do Arquitecturas Film Festival Lisboa

Os documentários Do Outro Lado do Mundo de Rui Sérgio Afonso, Para Lá dos Meus Passos de Kamy Lara e o filme Ar Condicionado do realizador Fradique, os três produzidos pela Geração 80 estão selecionados para a 8ª edição do Arquitecturas Film Festival Lisboa, a realizar-se entre os dias 1 a 6 de Junho de 2021, informou a Geração 80.

O filme Ar Condicionado está nomeado como Melhor Longa de Ficção, numa edição em que Angola é o país convidado do festival que tem a jornalista Marta Lança como curadora, que descreveu a escolha do país da seguinte forma: “Os angolanos têm vivido experiências extremas como a conquista pela independência, conflitos bélicos de longa duração, amarguras políticas e alta oscilação económica. A festa nunca pára, nem nos momentos de mágoa. Alegria um modo de luta ou de alienação? Cada dia se acorda numa Luanda de resistência. A confluência de tempos e regimes é visível na arquitetura, colonial, dos sobrados esclavagistas ao modernismo tropical, do Português suave ao neo-liberalismo, passando pelo arranha-céus asiático das novas centralidades. Qualquer angolano dava um filme biográfico imperdível. Um país com pouca produção cinematográfica que é um viveiro de histórias mirabolantes à espera que uma câmara as revele. Vamos sentir o pulsar de uma grande metrópole africana e as complexidades geopolíticas angolanas, desde Cuba à China. Os ritmos eletrizantes que são banda sonora da cidade.”

De 1 a 6 de Junho no Cinema São Jorge em Lisboa, o Arquitecturas Film Festival terá na exibição de abertura o documentário PARA LÁ DOS MEUS PASSO. De Angola serão ainda exibidos os filmes “Elinga Teatro 1988/2018”, “Uma Festa Para Viver “, “Afectos de Betão — Zopo Lady”, “Luanda: A Fábrica da Música”, “O Herói”, “A Ilha dos Cães”, “Mulheres” e “Cartas de Angola”.

Lançado em Fevereiro de 2020 no International Film Festival Rotterdam, Ar Condicionado já foi premiado como Melhor Longa Metragem do Luxor African Film Festival 2021 (Egipto), Melhor Longa Metragem de Ficção no International Film Festival Innsbruck 2020 (Áustria), Melhor Filme no Imagine Science Film Festival 2020 (Estados Unidos de America), Filme do Ano do African Studies Association (Estados Unidos de America) e Menção Honrosa do Júri na categoria de Realizadores Emergentes do MSP Film Society (Estados Unidos de America).

O filme já foi exibido em mais de 40 festivais em países como Kenya, China, Estados Unidos da América, Índia, Espanha, Austrália, Lituânia entre outros. Melhor Documentário no San Francisco Dance Film Festival (Estados Unidos de América),

PARA LÁ DOS MEUS PASSOS recebeu ainda o 3a Prémio Adiaha no Encounters Doc Festival (Africa do Sul) e Menção Especial no Big Syn International Film Festival (Inglaterra).

Lançado em 2016, DO OUTRO LADO DO MUNDO recebeu o prémio de Melhor Documentário no Afrika Film Festival de 2018 (Bélgica).

as cargas mais recentes

Justin Bieber: “Pensei que com o sucesso todos os problemas na minha vida desapareciam”

há 10 meses
Numa recente entrevista à revista GQ, revelou pormenores sobre a gestão da sua carreira e a vida pessoal. O canadiano não conseguia controlar-se das drogas e conta que uma vez, seus seguranças chegaram a sentir o seu pulso durante a noite para ver se estava vivo.

Jay-Z liga para governador de Minnesota a exigir justiça

há 2 anos
Muitos rappers participaram de protestos em várias partes dos Estados Unidos da América a exigir justiça pela morte de George Floyd. Os que não puderam, contribuíram para o Freedom Funds, que fornece dinheiro sob fiança para os presos manifestantes.

Tanayira Felicidade: Uma voz alternativa em ascensão

há 4 meses
Desde muito cedo, Tanayira Felicidade mostrou que tem inclinação para a música. Quando criança, sempre se destacava nos concursos de dança em que participava e hoje, já adulta, revela-se como a nova promessa do Semba, Kizomba, Soul e R&B.

Yci Walter: Uma nova proposta musical para 2021

há 1 ano
Yci Walter canta há seis anos. Além de cantor, tem conseguido algum protagonismo como director artístico. A canção “Como Céu”, de Yola Araújo, teve o seu dedo. Já participou também em projectos com músicos como Kool Klever.

Já é possível ter acesso ao álbum `Olokwembo´ pelas plataformas digitais

há 5 meses
A contar actualmente com a distribuição da HM Studio, o elogiado álbum está três anos depois, disponível para download e streaming. Não é propriamente a primeira aparição de `Olokwembo´ nas plataformas de streaming, mas desta vez é definitiva.

Trunfos do DJ Malvado

há 1 ano
Ainda na “ressaca” dos seus 28 anos de carreira, ficámos a conhecer quais as “pérolas” que nunca faltam na playlist de DJ Malvado.

Yola Semedo revela que está desmotivada para fazer lives

há 2 anos

Novo Samurai: Deejay Soneca rende tributo a Samurai com uma mixtape

há 4 meses
Desenhada por Deejay Soneca, a nova mixtape é mais um reconhecimento ao trabalho de excelência realizado por Dj Samurai, com destaque para a saga de mixtapes “O Último Samurai”, bem como dar seguimento ao conceito “Street Rap”.

Kaysha testa positivo para o Covid-19

há 2 anos
A notícia foi avançada pelo próprio artista, com um vídeo que inicialmente indicava ter feito o teste para o novo Coronavírus e posteriormente veio a público, por meio de uma publicação na sua página oficial do Instagram a confirmar que testou positivo.

Galáxia, o espectáculo de teatro musical que pretende despertar o angolano da lobotomia

há 11 meses
A celebrar o Dia Mundial do Teatro, o grupo Enigma Teatro leva ao palco da Liga Africana, o espectáculo “Teatro Musical Galáxia”, nos dias 25 e 26 deste mês, com o elenco multifacetado.

Michael B. Jordan é taxado como primeiro Super-Homem negro da história

há 6 meses
Aumentam cada vez mais os rumores sobre a possível estreia do actor no papel de Super-Homem, numa série da HBO Max, centrada no personagem Val-Zod: o segundo personagem a assumir o manto de Superman na era New 52 da DC.

MCK lança “Vidas Humanas Importam”com Telma Lee e Carla Moreno

há 12 meses

Fios de Cabelo de Kurt Cobain vão a leilão

há 9 meses
Seis fios de cabelo do músico e ex-Nirvana Kurt Cobain vão a leilão com licitação mínima equivalente a cerca de dois milhões de Kwanzas. A apresentação rara e exclusiva em uma folha de 8,5 ”x 11” inclui seis fios de cabelo loiro de Cobain.

Sucesso Para Esses Wis: Euros Bambata traz participação de Rui Orlando em novo single

há 8 meses
Se há algo que Euros Bambata não receia, é competição e com este tema o artista demonstra isso mesmo desejando em dueto com Rui Orlando “Sucesso Para Esses Wis”, sendo os wis todos aqueles que representem oposição.

Prodígio: “acredito que a arte tem que reflectir a sociedade, a minha vida, a dos meus e dos outros”

há 2 anos
Durante o longo vídeo nas suas redes sociais, sobre a morte do jovem de 23 anos no Prenda, o músico começou por esclarecer que não pretende defender qualquer artista, entretanto, realçou que é imprudente a sociedade olhar as coisas de um único ponto de vista, porque os músicos também têm liberdade de escolha.

Marvel se pronuncia sobre o futuro de Black Panther

há 1 ano
O Hollywood Reporter noticiou que a continuidade da saga está cancelada por enquanto, a prioridade do estúdio da Marvel no momento é processar a perda do actor e respeitar o momento de luto.