Filmes da Geração 80 seleccionados 8ª edição do Arquitecturas Film Festival Lisboa

Os documentários Do Outro Lado do Mundo de Rui Sérgio Afonso, Para Lá dos Meus Passos de Kamy Lara e o filme Ar Condicionado do realizador Fradique, os três produzidos pela Geração 80 estão selecionados para a 8ª edição do Arquitecturas Film Festival Lisboa, a realizar-se entre os dias 1 a 6 de Junho de 2021, informou a Geração 80.

O filme Ar Condicionado está nomeado como Melhor Longa de Ficção, numa edição em que Angola é o país convidado do festival que tem a jornalista Marta Lança como curadora, que descreveu a escolha do país da seguinte forma: “Os angolanos têm vivido experiências extremas como a conquista pela independência, conflitos bélicos de longa duração, amarguras políticas e alta oscilação económica. A festa nunca pára, nem nos momentos de mágoa. Alegria um modo de luta ou de alienação? Cada dia se acorda numa Luanda de resistência. A confluência de tempos e regimes é visível na arquitetura, colonial, dos sobrados esclavagistas ao modernismo tropical, do Português suave ao neo-liberalismo, passando pelo arranha-céus asiático das novas centralidades. Qualquer angolano dava um filme biográfico imperdível. Um país com pouca produção cinematográfica que é um viveiro de histórias mirabolantes à espera que uma câmara as revele. Vamos sentir o pulsar de uma grande metrópole africana e as complexidades geopolíticas angolanas, desde Cuba à China. Os ritmos eletrizantes que são banda sonora da cidade.”

De 1 a 6 de Junho no Cinema São Jorge em Lisboa, o Arquitecturas Film Festival terá na exibição de abertura o documentário PARA LÁ DOS MEUS PASSO. De Angola serão ainda exibidos os filmes “Elinga Teatro 1988/2018”, “Uma Festa Para Viver “, “Afectos de Betão — Zopo Lady”, “Luanda: A Fábrica da Música”, “O Herói”, “A Ilha dos Cães”, “Mulheres” e “Cartas de Angola”.

Lançado em Fevereiro de 2020 no International Film Festival Rotterdam, Ar Condicionado já foi premiado como Melhor Longa Metragem do Luxor African Film Festival 2021 (Egipto), Melhor Longa Metragem de Ficção no International Film Festival Innsbruck 2020 (Áustria), Melhor Filme no Imagine Science Film Festival 2020 (Estados Unidos de America), Filme do Ano do African Studies Association (Estados Unidos de America) e Menção Honrosa do Júri na categoria de Realizadores Emergentes do MSP Film Society (Estados Unidos de America).

O filme já foi exibido em mais de 40 festivais em países como Kenya, China, Estados Unidos da América, Índia, Espanha, Austrália, Lituânia entre outros. Melhor Documentário no San Francisco Dance Film Festival (Estados Unidos de América),

PARA LÁ DOS MEUS PASSOS recebeu ainda o 3a Prémio Adiaha no Encounters Doc Festival (Africa do Sul) e Menção Especial no Big Syn International Film Festival (Inglaterra).

Lançado em 2016, DO OUTRO LADO DO MUNDO recebeu o prémio de Melhor Documentário no Afrika Film Festival de 2018 (Bélgica).

as cargas mais recentes

Carregadores de caixão “ameaçam” dançar para quem não ficar em casa

há 1 ano
Os dançarinos fúnebres ganenses, responsáveis pelo “meme” mais viral no mundo, durante a quarentena, fizeram um apelo para as pessoas ficarem em casa, sob pena de pagarem com a vida.

Vassouradas novamente no Show do Mês

há 2 meses
É um dos conjuntos mais antigos do país, faz parte da história da música nacional, várias gerações de músicos passaram por lá e é, para muitos, o melhor agrupamento musical de Angola. São os “Kiezos”, próximo cartaz do Show do Mês (24 de Abril).

“Mulher Infinita” de Lourenço Mussango chega às bancas esta semana

há 7 meses
O escritor Lourenço Mussango, Prémio Literário António Jacinto 2020, vai autografar na próxima quinta-feira (10), no Memorial António Agostinho Neto, a sua primeira obra literária.

Dançarinos poderão contar com `Associação Angolana de Dança´ a partir de sexta-feira

há 7 meses
A cerimónia de Tomada de Posse terá lugar na sexta-feira, dia 11 de Dezembro, a partir das 11h, no auditório da Escola Nzinga Mbandi, em Luanda.

Flagelo Urbano manifesta desejo de não ver músicos do tempo do Covid esquecidos após a pandemia

há 11 meses
Para Flagelo Urbano, o modelo de sociedade e cultura construídos no país, artistas como Justino Handanga, Socorro, Bessa Teixeira, Tujila Twajokota, Felipe Mukenga serão sempre condenados a ser lembrados apenas em situações extraordinária, como a da pandemia.

Hannah Gomez quer conquistar o “Top dos Mais Queridos”

há 1 ano
A antiga estrela do “Unitel Estrelas ao Palco” soma e segue. Assinou com a Quebra Galho e gravou o seu primeiro álbum. A jovem de 22 anos quer pisar os maiores palcos do mundo e revela a ambição de conquistar o Top dos Mais Queridos ou o Angola Music Awards.

JLO felicita músicos angolanos

há 12 meses
O Presidente da República, João Lourenço, felicitou, neste domingo, os músicos angolanos por ajudarem a população, com a realização de shows live, a suportar a solitude do confinamento social imposto pela pandemia da covid-19.

Fundação Arte e Cultura apresenta concerto online com o músico Totó

há 1 ano
Sob o lema, Fique em casa e proteja a sua vida, o concerto enquadra-se no âmbito do projecto Fundação Arte e Cultura Online, que visa incentivar as famílias a permanecer em casa, como forma de prevenção contra a Covid-19. Nesta senda, o concerto com o músico Totó será apresentado nesta sexta-feira, dia 24, pelas 19 horas.

Eve defronta Trina no primeiro verzuz de Rap feminino

há 1 semana
Depois da revanche entre Swizz Beatz e Timbaland, os produtores partilharam o novo calendário de batalhas onde consta a batalha da “primeira-dama” de Ruff Ryders Eve e a “rainha” do Slip-n-Slide, Trina. Ambas vão protagonizar o primeiro frente a frente de Rap feminino, no próximo dia 16 de Junho.

Mamba Week: Nike celebra legado de Kobe Bryant

há 10 meses
Para celebrar a carreira de Kobe Bryant, a sua parceria de longa data e impacto na indústria desportiva, a Nike lançará a “Semana da Mamba” no domingo, 23 de Agosto, data em o “cinco vezes” campeão da NBA celebraria o 42º aniversário.

Do Brasil para Angola, Jéssica Areia traz novo disco

há 2 meses
A cantora angolana, a residir no Brasil, Jéssica Areias apresenta no dia 23 de Abril o seu segundo álbum discográfico, intitulado “Matura”, em todas as plataformas digitais.

Dino Ferraz e Bú Cherry Participam no Festival Jangu Bancada Preta África e Brasil

há 8 meses
O Festival tem como objectivo promover o intercâmbio cultural entre artistas do Brasil e de Angola, em três horas de intervenções que pretendem conectar as nossas ancestralidades.

Sambizanga passará a contar com plataforma de promoção dos artistas

há 4 meses

GTA 6: Aumentam rumores sobre a estreia da primeira protagonista feminina

há 5 meses
Tom Henderson, conhecido por “furos” com novidades do Call of Duty e tido como um “vazador” confiável, informou que pela primeira vez na história da franquia, um dos protagonistas será uma mulher e que o GTA VI será lançado em 2022.

Exposição “Memória e processo de restauro” detalha reconstrução do Palácio de Ferro

há 6 meses
O Palácio de Ferro, em Luanda, volta a abrir as portas ao público enquanto Centro Cultural e apresenta até 4 de Fevereiro 2021 a exposição “Memória e processo de restauro”.

Nova Energia distingue “Doutores” da música

há 6 meses
Os músicos Joãozinho Morgado (Percussão), Boto Trindade (Guitarra) e Teddy Nsingui (Guitarra) foram homenageados sábado, no encerramento da sétima temporada do Show do Mês.