Fineza Teta é a artista escolhida para retratar as vítimas dos conflitos políticos em Angola

A artista plástica Fineza Teta foi seleccionada pelo governo para fazer parte do projecto de construção do Memorial às vítimas dos conflitos armados em Angola, cujo objectivo é homenagear e honrar as vítimas dos conflitos políticos ocorridos em Angola, no período de 11 de Novembro de 1975 a 04 de Abril de 2002.

Sob direcção da Fisty Design Studios, composta por profissionais das artes plásticas, Fineza Teta concebeu aquilo que hoje é o projecto carregado de espiritualidade, identidade nacional e patriotismo, visando honrar e perpetuar a memória das vítimas executadas e tombadas no processo de conflito armado no país.

Fineza Teta é a artista escolhida para retratar as vítimas dos conflitos políticos em Angola

A artista de artes visuais e plásticas foi escolhida pelo Gabinete de Obras Especiais (GOE). Para ela, este legado histórico nos exorta com a dor do passado a não voltarmos a cometer erros, que possa perigar a soberana paz, harmonia e reconciliação nacional, num conflito que não houve e jamais haverá vencido ou vencedores. “É um verdadeiro património nacional”, reconheceu a criadora.

O trabalho será composto por três peças, nomeadamente a “Aliança Eterna”, “Aliança inquebrantável” e o “Hall de Memória e a Mulembeira da Reconciliação”.

Fitsy, como é conhecida no mundo das artes, é uma artista plástica é reconhecida por seus retratos multicoloridos. Ela foi membro da Comissão Nacional de Angola para diversas exposições dentro e fora do país. Foi também a primeira mulher a receber a distinção do grande prémio de pintura Ensa-Arte, 2014.

Fineza Teta nasceu a 26 de Dezembro de 1977, em Luanda. Iniciou a criar bases no mundo das artes plásticas, no Instituto Nacional de Formação Artística e Cultural (INFAC), actualmente Escola Nacional de Artes Plásticas, onde fez a formação.

Em 2014, participou pela terceira vez no prémio Ensa-Arte onde foi vencedora, na categoria de pintura, com “Inquietação”.

A artista realizou a primeira exposição individual, “Divergente”, patente de Dezembro de 2014 a Janeiro de 2015, no Instituto Camões – Centro Cultural Português, em Luanda. Foi distinguida com menções honrosas em diversas exposições como a da Fundação Irida, em 2004, na Rússia, pela mostra “Primavera”.

as cargas mais recentes

“Hino milionário” continuará como a música oficial dos 45 anos da independência

há 2 anos
A informação consta de uma deliberação da comissão, que esteve reunida em sessão ordinária, para apreciar, entre outros, a proposta de reestruturação do acto central.

Suposto abandono parental força filha de Dr. Dre a fazer de um carro a sua moradia

há 1 ano
LaTanya Young, de 38 anos, trabalha na DoorDash, Uber Eats como entregadora, e afirma que não consegue pagar um apartamento na Califórnia, por isso mora numa viatura alugada.

Chris Brown não quer batalha de hits com Usher

há 2 anos
Depois do encontro de Snoop Dogg e DMX, na passada quarta-feira e enquanto fãs de R&B estão expectantes por um encontro entre Keyshia Cole e Ashanti no Verzuz, Chris Brown antecipou-se e disse que não pretende competir com ninguém.

Maestro Félix Costa apresenta o `Coral Yellen´

há 2 anos
Formado no primeiro semestre deste ano, o Coral Yellen é a segunda iniciativa do género que Félix Costa dá a cara depois de se desvincular da Orquestra Kapossoca. O projecto de integração social, que já conta com 27 integrantes, engloba para além do grupo coral, a dança, teatro e futebol.

Após realizar primeiro comício político Kanye West propõe Jay-Z para vice-presidente

há 2 anos
Após realizar o seu primeiro emociante comício político, este domingo, no estado da Carolina do Sul, onde, dentre várias promessas, propôs um milhão de dólares às gestantes, legalizar e tonar gratuita a liamba, Kanye West revelou que vai propor a Sean Carter o cargo de vice-presidente.

Dr. Dre rejeitou desafio contra Diddy por entender que seu legado não pode estar associado à falta de qualidade sonora

há 1 ano

Dj´s licenciados serão protegidos pela SADIA

há 2 anos
Para serem protegidos, os Disco Jokeys, editoras de livro ou CD, distribuidoras digitais de música, plataformas de streaming, rádios e tvs online, deverão solicitar as suas licenças na SADIA, para exercerem as suas actividades.

Óscar 2021 pode ser adiado

há 2 anos
A cerimónia está agendada para 28 de Fevereiro de 2021, mas a pandemia do coronavírus deixou o cenário incerto. A Academia já havia anunciado que irá considerar filmes não lançados directamente nos cinemas como elegíveis, que de certa forma aumentou os rumores de que o evento pode ser adiado.

Pelé aparece “em boa forma” e reage a notícias sobre a sua morte 

há 6 meses
Depois de várias falsas notícias sobre si, ontem o antigo craque do futebol recorreu às redes sociais para responder aos rumores, surgidos no Brasil, de que teria falecido, utilizando alguma ironia e boa disposição.

Anna Joyce: “Não existe a mínima possibilidade de parar de cantar”

há 2 anos
Após notícias em alguns sites sobre a intenção de pôr fim à sua carreira por motivos de saúde, Anna Joyce tranquiliza os fãs, esclarecendo que, apesar de estar acometida com uma doença do fórum neurológico, “não existe a mínima possibilidade de parar de cantar”.

Filme angolano “Nossa Senhora da Loja do Chinês” em grande estreia na Suíça

há 1 dia

Professor Elavoko aborda “Coisas que (não) se dizem” em livro

há 7 meses
‘Coisas Que Não Se Dizem’ é um livro que aborda fenómenos sociais reputados por tabús ou sensíveis para debate público, porém com muitas incidências na sociedade angolana e não só. Temáticas como pornografia, abuso sexual e outros são destacadas na obra, de forma específica, trazendo os seus pontos negativos mais sonantes.

Músicos angolanos passam a ter um “passeio na Baía de Luanda”

há 8 meses

Bonga celebra meio século de uma carreira coroada de bons êxitos

há 11 meses
Considerado o embaixador da música angolana, José Adelino Barceló de Carvalho, artisticamente conhecido como Bonga, comemora 50 anos de carreira acom de dois espectáculos ímpares a 19 e 20 de Novembro, na Altice Arena (Lisboa) e na Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota (Porto), respectivamente.

Artistas poderão registar obras em Angola a partir de Maio

há 2 anos
A Sociedade Angolana dos Direitos de Autor (SADIA) apresenta no dia seis (6) de Maio a sua plataforma online, onde os artistas poderão registar as suas obras e protegê-las da pirataria e não só.

‘Fora do Grupo’, Gilmário Vemba protagoniza um dos maiores espectáculos de stand-up comedy de Angola

há 2 semanas