Flagelo Urbano grava videoclipes pela primeira vez em 25 anos de “estrada”

A ultimar os arranjos do sucessor do EP `De Sião a Medina´, o rapper tenciona trazer um CD mais afrocentrado, profundo e “pluriversalista”. Vai intitular-se `Desvio Padrão´ e contará com participações de MCK, Azagaia, Brigadeiro Matafrakuxz, Ndaka yo Wiñi e outros que prefere manter em segredo, por enquanto.

A finalizar os arranjos e gravações, o também conhecido como Ngola Sambala (O Rei de Medina), garante o lançamento ainda este ano, “se os acontecimentos com o Covid 19 não criarem grandes constrangimentos”.

O número de músicas de que será composto o CD está dependente da gravação de todas músicas, ou seja, o Rei de Medina quer concluir o trabalho para a posteriori decidir quais músicas disponibilizar. “Normalmente gravo umas 20 e depois escolho 15 ou 16. As misturas e finalizações serão todas feitas em Angola por mim”, explica.

Flagelo Urbano grava videoclipes pela primeira vez em 25 anos de “estrada”

Sambala revelou em primeira mão à Carga Magazine que está a pensar em estrear-se nos videoclipes, após mais de duas décadas de “estrada”. A par disso, também ficámos a saber que, apesar de já ter dado em torno de 15 entrevistas às rádios, nunca foi a uma TV, deu apenas uma entrevista a um jornal e outra à Carga. Questionado se trata-se de alguma resistência, ou simplesmente por ser a filosofia underground, afirma que, “nada é proibido para um underground, apenas faz parte da sua filosofia de vida artística. Na medida em que, quanto mais te expões à media maior é a possibilidade de comprometer a integridade da tua música”.

Em relação ao álbum ‘Desvio Padrão’, o “centro de gravidade” será África e o seu papel no desenvolvimento da civilização ocidental.
Ao estilo que o caracteriza, o artista vai discorrer sobre a historiografia de África, a cultura e o contributo do continente no processo civilizacional mundial. “É uma profunda e provocatória ruptura epistemológica com o eurocentrismo. Há uma visível imersão na espiritualidade africana. Esse é o álbum que sempre desejei fazer, mas só agora foi possível”, declarou.

as cargas mais recentes

Morreu Fernando Quental, autor de ‘Quando eu fui a Benguela’

há 10 meses
O músico angolano Fernando Quental faleceu hoje em Portugal, vítima de doença, apurou a Revista Carga de uma fonte.

Jakylsa reinventa e lança clássico “Moonwalk” de Michael Jackson

há 8 meses
A dança foi popularizada no princípio do anos 80 por Michael Jackson e caracteriza-se por um passo de dança Pop em que o dançarino se move para trás enquanto parece caminhar para frente e surge agora com Jakylsa num estilo diferente com uma coreografia inovadora.

Bonga, a lenda do Semba e símbolo da consciência africana, exaltado pela imprensa internacional

há 1 ano
Uma caminhada de quase meio século, que se traduz em álbuns, espectáculos, bibliografias, viagens e com um único objectivo: despertar a consciência africana por meio do Semba, género que se vai tornando na sua própria antonomazia.

Masterminds of Hip Hop: Russell Simmons lança NFT para apoiar lendas do Hip Hop

há 5 meses
A colecção “The Masterminds of Hip Hop” apresentará arte digital inspirada nas histórias que deram origem ao Rap.

Detergente e Smash apresentam “hits” no reportório

há 2 anos
Os produtores Detergente e Smash são os convidados da Revista Carga para quarta edição da rubrica “Reportório”, na próxima sexta-feira (26), onde cada um vai exibir os seus maiores “hits”.

Kid MC: “Os unders têm de deixar a mania de odiar, quando alguém no seu circuito atinge certo nível”

há 1 ano
Os rappers precisam ser mais justos. Os unders têm de deixar a mania de, quando alguém no seu circuito atinge certo nível odiá-lo.

Dia da Consciência Negra: Globo celebra figuras históricas no programa ‘Falas Negras’

há 1 ano
“Falas Negras” tem no seu alinhamento textos históricos de célebres personagens de 1600 aos dias de hoje, pessoas que lutaram contra a escravidão, a segregação racial, o racismo e a intolerância.

Márcio Batalha e Nell Jazz apresentam performance poética na Fundação Arte e Cultura

há 2 anos
O poeta Márcio Batalha e o músico-compositor Nell Jazz vão apresentar amanhã, quinta-feira, pelas 19 horas, no Wiza Anfiteatro, da Fundação Arte e Cultura, uma “performance poética online”. O evento insere-se na grelha programática do projecto Fundação Arte e Cultura Online e decorre sob o lema “Fique em casa e proteja a sua vida” como forma de prevenção contra a Covid-19.

Túmulo de Pop Smoke foi vandalizado por indivíduos não identificados no fim de semana

há 4 meses
Quase dois anos após a morte prematura de Pop Smoke, o rapper parece não puder ainda descansar em paz. No último fim-de-semana, a sepultura de Pop, no cemitério Green-Wood em Brooklyn, Nova York, foi destruída por vândalos.

Embaixadores do Semba no Show do Mês

há 2 anos
A Banda Maravilha, conhecida como embaixadora do Semba, será o próximo cartaz do Show do Mês online, no sábado, num concerto que vai marcar o inicio da parceria entre a Nova Energia e TPA, que transmitirá todos os “Lives” no canal 2.

Morreu “Gigante” da música africana

há 2 anos
O músico guineense Mory Kanté, conhecido pelo sucesso mundial “Yéké yéké”, na década de 1980, morreu hoje aos 70 anos num hospital de Conacri, após doença prolongada, anunciou o filho.

Rei da Kizomba “is back”

há 2 anos
Em Maio vem “bomba”, ou seja mais uma, porque o Marechal, recentemente promovido, assim nos habituou.

Paul McCartney lança disco com canções tocadas pelos Beatles

há 1 ano
O futuro lançamento se junta a dois outros álbuns, McCartney e McCartney II, criados unicamente pelo músico de 78 anos em momentos críticos de sua vida, nos anos 1970 e 1980, em que buscava um renascimento criativo.

Apesar do sucesso, nenhum músico angolano integra a lista dos 20 mais ricos de África

há 9 meses
A selecta lista possui cinco diferentes nacionalidades e é dominada pelos nigerianos, com 13 artistas, e liderada pelo senegalês Youssu N’dour, que acumula um património líquido de 145 milhões de dólares, seguido pelo seu compatriota Akon.

One Republic já tem novo álbum

há 2 anos
A banda norte-americana publicou o seu quinto trabalho de estúdio. Intitulado ‘Human’, a obra reúne músicas inéditas, que marram o dilema da fragilidade humana e força motivadora.

Jomo Fortunato acusa Ilídio Brás de se apropriar do seu livro para ir buscar dinheiro na Sonangol

há 2 meses
O crítico musical, Jomo Fortunato, acusa o produtor Ilídio Brás de se apropriar do seu livro “A mística e o Simbolismo dos Tambores”, lançado domingo, em Luanda, para ir buscar dinheiro na Sonangol. A obra em causa retrata a trajectória do percussionista Joãozinho Morgado, considerado o “Rei dos Tambores”.