Flagelo Urbano grava videoclipes pela primeira vez em 25 anos de “estrada”

A ultimar os arranjos do sucessor do EP `De Sião a Medina´, o rapper tenciona trazer um CD mais afrocentrado, profundo e “pluriversalista”. Vai intitular-se `Desvio Padrão´ e contará com participações de MCK, Azagaia, Brigadeiro Matafrakuxz, Ndaka yo Wiñi e outros que prefere manter em segredo, por enquanto.

A finalizar os arranjos e gravações, o também conhecido como Ngola Sambala (O Rei de Medina), garante o lançamento ainda este ano, “se os acontecimentos com o Covid 19 não criarem grandes constrangimentos”.

O número de músicas de que será composto o CD está dependente da gravação de todas músicas, ou seja, o Rei de Medina quer concluir o trabalho para a posteriori decidir quais músicas disponibilizar. “Normalmente gravo umas 20 e depois escolho 15 ou 16. As misturas e finalizações serão todas feitas em Angola por mim”, explica.

Flagelo Urbano grava videoclipes pela primeira vez em 25 anos de “estrada”

Sambala revelou em primeira mão à Carga Magazine que está a pensar em estrear-se nos videoclipes, após mais de duas décadas de “estrada”. A par disso, também ficámos a saber que, apesar de já ter dado em torno de 15 entrevistas às rádios, nunca foi a uma TV, deu apenas uma entrevista a um jornal e outra à Carga. Questionado se trata-se de alguma resistência, ou simplesmente por ser a filosofia underground, afirma que, “nada é proibido para um underground, apenas faz parte da sua filosofia de vida artística. Na medida em que, quanto mais te expões à media maior é a possibilidade de comprometer a integridade da tua música”.

Em relação ao álbum ‘Desvio Padrão’, o “centro de gravidade” será África e o seu papel no desenvolvimento da civilização ocidental.
Ao estilo que o caracteriza, o artista vai discorrer sobre a historiografia de África, a cultura e o contributo do continente no processo civilizacional mundial. “É uma profunda e provocatória ruptura epistemológica com o eurocentrismo. Há uma visível imersão na espiritualidade africana. Esse é o álbum que sempre desejei fazer, mas só agora foi possível”, declarou.

as cargas mais recentes

Marvel se pronuncia sobre o futuro de Black Panther

há 4 meses
O Hollywood Reporter noticiou que a continuidade da saga está cancelada por enquanto, a prioridade do estúdio da Marvel no momento é processar a perda do actor e respeitar o momento de luto.

Escritores angolanos assinam carta de protesto contra o racismo

há 8 meses
Os escritores angolanos Pepetela, José Eduardo Agualusa, José Luís Mendonça, Ondjaki, Adriano Mixingue e Abreu Paxe subscreveram uma nota de protesto contra as acções racistas registadas em várias partes do mundo, em particular nos Estados Unidos da América.

Clássico “O padrinho” de volta às telas

há 7 meses
A NBCUniversal anunciou que o seu próximo serviço de streaming assinou um contrato de licenciamento de conteúdo com a ViacomCBS. A grande novidade é que a trilogia “The Godfather” e “O Talentoso Sr. Ripley”, “Ray Donovan”, “Undercover” Chefe “,” Todo mundo odeia Chris “e” Maridos reais de Hollywood “, estarão disponíveis a título exclusivo de 2021 até 2023.

Aline Frazão, Sizaltina Cutaya e Laurinda Gouveia homenageadas em artes plásticas

há 2 meses
Denominado ‘Kimpa Vita 21’, as amostras são expressões da liberdade e envolve a mente e o corpo. Numa primeira fase, o open studio homenageia a cantora Aline Frazão e as activistas Sizaltina Cutaya e Laurinda Gouveia “Kimpa Gouveia”, tidas como personagens da linha da frente na defesa da igualdade e justiça social, tendo Kimpa como referência.

Morreu o músico Tino Fortes

há 3 semanas
O músico angolano Tino Fortes morreu segunda-feira em Portugal, aos 51 anos de idade, vítima de morte súbita.

Pedrito comemora meio século de carreira com sabor a despedida

há 4 meses
O músico Pedrito começou ontem a caminhada para a despedida dos palcos, com um concerto no projecto musical “Show do Mês” onde viajou pelos 50 anos de carreira.

Kaluanda Fest migra para o formato digital

há 2 semanas
A decorrer entre os dias 22 a 25 de Janeiro, a habitual ode à cidade de Luanda, fundada aos 25 de Janeiro de 1576, vai acontecer 90% no formato digital.

Novo álbum de Keita Mayanda sai esta sexta-feira

há 2 meses
O disco intitula-se “7 Momentos De Lucidez” e pode ser consumido a partir desta sexta-feira, 4 Dezembro, na plataforma Soba Store. Depois disso, estará também disponível noutros meios digitais, além da edição física.

Show do Mês com “vassouradas digital”

há 8 meses
Depois de Angola 70, Os Jovens do Prenda e Ary, é a vez dos Kiezos fazerem a transição do palco do Show do Mês, com público (ao vivo), para o digital.

Kanye West anuncia candidatura à presidência dos Estados Unidos da América

há 7 meses
O rapper norte-americano Kanye West anunciou ontem, 4 de Julho ( Dia da Independência dos Estados Unidos) a sua candidatura à Casa Branca, depois de ter apoiado o actual presidente e candidato à reeleição, Donald Trump. “Agora chegou o momento de cumprir a promessa dos Estados Unidos”, diz o rapper explicando os motivos da sua candidatura.

Rappers angolanos serão eternizados no projecto ‘Ficheiros 2 Contra 1’

há 5 meses
Doravante, os rappers de todo o país passarão a estabelecer intercâmbio artístico, de modos a romper a barreira dos estigmas, preconceitos e dinamizar o movimento Hip Hop.

Morreu um dos criadores do “Afrobeat”

há 9 meses
O mítico baterista nigeriano Tony Allen, um dos criadores do género “Afrobeat”, morreu quinta-feira em Paris (França), aos 79 anos de idade.

Tribunal impede Artur de Almeida e Silva de tomar posse por suspeita de fraude

há 2 meses
O presidente reeleito da Federação Angolana de Futebol, Artur de Almeida e Silva, está impedido de tomar posse. Em causa está um despacho do Tribunal Provincial de Luanda que resulta da instauração de um processo, indiciando-o no crime de fraude.

Anitta, Ivete Sangalo e Black Eyed Peas no Rock in Rio 2021

há 7 meses
As cantoras “Anitta”, “Ivete Sangalo” e o grupo “Black Eyed Peas” garantiram presença na edição 2021 do Rock In Rio Lisboa. Os nomes foram anunciados na edição especial televisiva que assinala as datas do festival que, este ano, não aconteceu por conta do Covid-19

Toshiba já não vai vender mais computadores portáteis

há 6 meses
Criada em 1939, a gigante japonesa introduziu o primeiro computador portátil no mundo e foi uma referência nesse mercado. Em comunicado oficial, a empresa informa que já não vai mais vender computadores.

Morreu Irrfan Khan, actor do filme Quem Quer Ser Milionário

há 9 meses
Esta terça-feira, a estrela de Bollywood, Irrfan Khan sentiu-se mal e acabou por ser encaminhado de urgência para o hospital de Mumbai (Índia), onde acabou por morrer aos 53 anos, devido uma infeção no cólon.