Flagelo Urbano manifesta desejo de não ver músicos do tempo do Covid esquecidos após a pandemia

“Só mesmo num país sem qualquer noção de cultura é que Justino Handanga, Socorro, Tujila Twajokota ou Felipe Mukenga perdem para o pintin”. É desta forma que o rapper começou a sua abordagem sobre a valorização que se tem dado aos artistas em tempo de Covid-19 e exige a mesma a atenção a estes músicos depois da pandemia.

Para Flagelo Urbano, o modelo de sociedade e cultura construídos no país, artistas como Justino Handanga, Socorro, Bessa Teixeira, Tujila Twajokota, Felipe Mukenga serão sempre condenados a ser lembrados apenas em situações extraordinária, como a da pandemia.

“É só mesmo num país aos retalhos, num país sem qualquer noção de cultura e tradição é que Justino Handanga, Socorro, Tujila Twajokota, Felipe Mukenga, Bessa Teixeira, perdem para o pintin”, criticou, sublinhando, no entanto, que não está a desmerecer atitude da organização dos lives no Kubiko.

Durante a longa abordagem nas suas redes sociais, o Rei de Medina, apontou ser premente e urgente apoiar estes artistas e espera que eles não sejam apenas usados para entreter as pessoas em tempo de Covid-19, porque a eles muito se deve.

“Eu duvido, pagaria para ver, um Bessa Teixeira ou Justino Handanga serem artistas frequentes nas rádios e tvs, tal como são os ganhadores dos prémios atribuídos pelos seus amigos”, lamenta, acrescentando que “com eles choramos, rimos e dançamos perdidamente, esquecidos por instantes das malambas trazidas pela economia e pela Covid-19”.

Criticou, por outro lado, a cultura-modelo imposta pelos meios de comunicação social angolanos. “Quanto mais imbecilidade o artista escreve, quanto mais futilidades, quanto mais ridícula for a música, a chance de ganhar um prémio num desses concursos feitos à medida da mentalidade quadrada e obtusa de grande parte da população é  maior”, rematou.

as cargas mais recentes

Manifestação de sábado divide classe artística: “Sou figura pública e não vão me ver na rua desta forma”

há 6 meses
Laton não concorda com a forma como as reivindicações são feitas. O rapper foi decisivo nas declarações, dizendo que não apoia.

Do Kuduro ao Rap: Alé G Fiigura mostra o quanto vale

há 4 meses
O artista não só canta, também dança, compõe, produz e é o CEO da Right Time Records, uma produtora independente que vai atraindo outros nomes.

Burna Boy representa músicos africanos na Casa Branca

há 3 meses
Burna Boy foi o único artista africano presente na lista dos quarenta e seis músicos cujos temas foram seleccionados para a cerimónia inaugural de Biden e Harris à Casa Branca.

Akon revela planos de construção para segunda cidade futurista inspirada em Wakanda

há 2 semanas
Após dar início à construção da primeira `Akon City´ no Senegal, o multimilionário de 47 anos, aproveitou as conexões, arregaçou as mangas e já começou a projectar a segunda `Akon City´ no Uganda e perspectiva concluí-la até 2036.

AMA – Patrícia Faria reconhece que tinha música a concorrer na categoria errada

há 9 meses
Depois de alguma polemica em torno das músicas que concorrem no Angola Music Award (AMA), na categoria de melhor Semba, uma das artistas concorrentes teve a coragem de contactar a organização e, humildemente, dizer que a sua música não é Semba.

TYKID apresenta `Imaturidade´, o segundo single do seu EP de estreia

há 6 meses
Com uma sonoridade melodiosa e doce o artista consegue-nos levar ao cenário que desenha com as suas palavras num instrumental trap-soul recordando igualmente o neo-soul do início do século de Musiq ou Joe.

Do Brasil para Angola, Jéssica Areia traz novo disco

há 2 semanas
A cantora angolana, a residir no Brasil, Jéssica Areias apresenta no dia 23 de Abril o seu segundo álbum discográfico, intitulado “Matura”, em todas as plataformas digitais.

União dos Escritores Angolanos poderá encerrar as portas por falta de dinheiro

há 6 meses
A crise na União dos Escritores angolanos não é de hoje. Muito antes da pandemia, a instituição de carácter pública já se debatia com problemas de ordem financeira, mas as coisas agudizaram ultimamente.

Ja Rule chama 50 Cent de covarde após rejeitar ‘Batalha de Hits’

há 1 ano
Embora fosse improvável que os rappers fizessem as pazes depois disso, Ja Rule achou que essa era a única maneira justa de ver quem é o verdadeiro vencedor desta guerra de mais de uma década.

Alicia Keys: “Era suposto me tornar prostituta”

há 7 meses
Alicia Keys deu uma entrevista ao jornal britânico The Guardian, onde destacou algumas das suas próprias canções e inspiração para alguns sucessos, assim como a possibilidade de se tornar prostituta.

Banda sonora do filme `Ar condicionado´chega às plataformas na sexta-feira

há 7 meses
A Geração 80 anunciou que vai disponibilizar a banda sonora do filme `Ar condicionado´, no próximo dia 2 de Outubro, sexta-feira. Composta por Aline Frazão, com a participação de Paulo Flores, a trilha estará disponível em todas as plataformas digitais.

Toshiba já não vai vender mais computadores portáteis

há 8 meses
Criada em 1939, a gigante japonesa introduziu o primeiro computador portátil no mundo e foi uma referência nesse mercado. Em comunicado oficial, a empresa informa que já não vai mais vender computadores.

Sarissari traz clima de amor no seu novo single `Admite´

há 12 meses
Revelado pela primeira vez na segunda feira no canal Trace Toca, o single `Admite´ é o prenúncio da chegada do álbum a solo de Sarissari, sob chancela da sua própria produtora, a Hey Hey Heyyy. Disponibilizada hoje no Youtube, o love song é um esforço colaborativo entre Nikko, Sarissari e Joseane, e foi o pretexto para uma breve conversa com o artista.

Rui Orlando canta na Casa 70

há 1 mês
O músico Rui Orlando vai reabrir a temporada musical na Casa 70 no dia 14 de Abril, dando sequência nos dias 15 e 16 do mesmo mês, num evento produzido pela LS Republicano.

Mariah Carey está a ser processada pela irmã

há 3 meses
A irmã de Mariah Carey entrou com um processo judicial contra a cantora. Allison Carey afirma que sofreu de angústia emocional por causa das alegações que Mariah fez em seu livro ‘The Meaning of Mariah’, lançado em 2020.

Kanye West: “Ninguém pode me comprar. Tenho mais dinheiro que o Trump”

há 8 meses
Continua entre os norte-americanos as suspeitas sobre se West não está a ser uma marioneta ao serviço dos Republicanos, pago para ser uma mera “distração” nas eleições presidenciais de 3 de Novembro.