Flagelo Urbano manifesta desejo de não ver músicos do tempo do Covid esquecidos após a pandemia

“Só mesmo num país sem qualquer noção de cultura é que Justino Handanga, Socorro, Tujila Twajokota ou Felipe Mukenga perdem para o pintin”. É desta forma que o rapper começou a sua abordagem sobre a valorização que se tem dado aos artistas em tempo de Covid-19 e exige a mesma a atenção a estes músicos depois da pandemia.

Para Flagelo Urbano, o modelo de sociedade e cultura construídos no país, artistas como Justino Handanga, Socorro, Bessa Teixeira, Tujila Twajokota, Felipe Mukenga serão sempre condenados a ser lembrados apenas em situações extraordinária, como a da pandemia.

“É só mesmo num país aos retalhos, num país sem qualquer noção de cultura e tradição é que Justino Handanga, Socorro, Tujila Twajokota, Felipe Mukenga, Bessa Teixeira, perdem para o pintin”, criticou, sublinhando, no entanto, que não está a desmerecer atitude da organização dos lives no Kubiko.

Durante a longa abordagem nas suas redes sociais, o Rei de Medina, apontou ser premente e urgente apoiar estes artistas e espera que eles não sejam apenas usados para entreter as pessoas em tempo de Covid-19, porque a eles muito se deve.

“Eu duvido, pagaria para ver, um Bessa Teixeira ou Justino Handanga serem artistas frequentes nas rádios e tvs, tal como são os ganhadores dos prémios atribuídos pelos seus amigos”, lamenta, acrescentando que “com eles choramos, rimos e dançamos perdidamente, esquecidos por instantes das malambas trazidas pela economia e pela Covid-19”.

Criticou, por outro lado, a cultura-modelo imposta pelos meios de comunicação social angolanos. “Quanto mais imbecilidade o artista escreve, quanto mais futilidades, quanto mais ridícula for a música, a chance de ganhar um prémio num desses concursos feitos à medida da mentalidade quadrada e obtusa de grande parte da população é  maior”, rematou.

as cargas mais recentes

FILA lança nova colecção de ténis para homenagear primeiro álbum de Notorious B.I.G

há 8 meses
Para homenagear o 25.º aniversário de “Ready To Die”, álbum de estreia de Biggie, a FILA anunciou o lançamento de uma nova colecção de ténis “FILA x Biggie”, com cores característicos da referida obra.

Hip Hop Tuga se veste de camisolas desportivas

há 8 meses
A comunidade Hip Hop Tuga conta desde esta semana com uma marca de T-shirts desportivas, que representam álbuns de Rap. A iniciativa de um jovem designer gráfico já recebeu reacções positivas dos rappers.

Centenário de Amália Rodrigues celebrado ao nível do seu palmarés

há 6 meses
As celebrações do centenário da diva do fado datam desde o ano passado, este ano, começaram no primeiro dia deste mês, com 100 guitarras a tocarem em uníssono para fazer juz, num espectáculo transmitido pela RTP. Mas não é tudo, dentre muitas homenagens, inéditos de fadista serão editados no dia em que se assinala o centésimo aniversário, noticiou o caderno cultural Ípslon.

Black Coffee arrecada num live o equivalente a 4 milhões de Kwanzas

há 9 meses
Dias depois de arrecadar 90.000 ZAR na semana passada, o DJ sul africano realizou mais um live no seu Instagram, onde recebeu 138.000 ZAR, o equivalente a 4.285.935 Kwanzas em doações a favor da fundação CoronaCareSa.

Álbum colaborativo de Prodígio e Paulo Flores já está a caminho

há 6 meses
Prodígio e Paulo Flores vêm de estilos e gerações diferentes, mas ambos traduzem nas suas canções os interesses e os sentimentos de um povo.

Vírus Inesperado: Filme de produção angolana é premiado em Londres

há 1 semana
O filme “Vírus Inesperado”, uma co-produção entre Henrique Sungo (produtor) e o santomense Felipe Anjos (editor), fala sobre o impacto do novo coronavírus na comunidade Palop no Reino Unido.

Bigger Love: Novo álbum de John Legend celebra a música negra

há 7 meses
John Legend tornou pública a capa e a track list do seu novo álbum, a ser lançado dia 19 de Junho, com recurso à riqueza da música negra tradicional, o artista quer levar alegria e esperança ao movimento Black Live Matter.

Autor do plágio no Prémio Literário Jardim do Livro Infantil nunca mais poderá concorrer

há 8 meses
A obra “A Kandengue Do Golungo e o Livro Que Não Tinha Fim”, vencedora do Prémio Literário Jardim do Livro Infantil, constitui um plágio grosseiro e tentativa de burla de uma outra obra brasileira, cuja capa mostramos na notíciia. O Instituto das Indústrias Culturais e Criativas adianta que o infractor pode nunca mais concorrer a prémios do Ministério.

Pelé grava música para festejar 80º aniversário

há 3 meses
O lendário futebolista brasileiro Pelé está a três dias de completar 80 anos e brindou os fãs com uma canção escrita e cantada por si, intitulada ‘Acredita no Veio’, agora gravada em colaboração com a dupla mexicana Rodrigo y Gabriela.

Phil Collins enfrenta “maré de azar”

há 2 meses
Além das acusações da ex- esposa, a saúde do músico de 69 anos tem-se deteriorado, sem falar dos problemas com o álcool e da infecção viral que quase o fez perder a audição; um problema cervical e dificuldade de mobilidade que o obriga a deslocar-se com o recurso a uma bengala.

Sinead O’Connor queixa-se nas redes sociais: “Estou a morrer de fome”

há 3 meses
A cantora padece de agorafobia e recorreu às redes sociais está semana, para falar sobre a luta contra o transtorno de ansiedade que a deixa com medo de sair de casa.

Jovens da Mulemba exibem a `Prova dos Nove´ na LAASP

há 2 meses
A peça teatral aborda de forma clara sobre a questão da infertilidade e do aborto, trazendo assuntos domésticos para uma sala nobre de espetáculos.

Álbum póstumo de Pop Smoke destrona Michael Jackson do topo da Billboard 200

há 6 meses
A compilação atingiu um total de 248.000 unidades vendidas na semana de estreia, tornando-se a estreia póstuma de álbuns mais vendida depois de `Thriller´ de Michael Jackson. `Shoot For The Stars Aim For The Moon´, tem sido assim considerado como um presente pré-aniversário oportuno para o Pop Smoke que completaria 21 anos no dia 20 de Julho.

MTV Europe Music Awards 2020: Pabllo Vittar ultrapassa Anitta, Emicida e Ludmila.

há 2 meses
A gala de premiacão MTV Europe Music Awards aconteceu esta madruga em Budapeste, Hungria. Os maiores vencedores da noite foram BTS. Lady Gaga levou o principal prêmio “Artista do Ano” e Pabllo Vittar deixou para atrás Anitta, Emicida, Ludmila e Djonga.

Swizz Beatz reafirma ser fã incondicional de Artur Nunes

há 8 meses
O produtor e esposo de Alicia Keys, Swizz Beatz, provou que é fã incondicional de Artur Nunes ao partilhar um vídeo a dançar o hit “Tia”. O gesto não vem à parte, recentemente, Snoop Dog exibiu sua playlist e Paulo Flores figurava, e no passado, Will Smith impulsionou as vendas de Bonga.

Irina Vasconcelos: “O nosso rock lá fora já é conhecido”

há 6 meses
Irina Vasconcelos apresenta à Carga o verdadeiro ponto de situação do estilo no Dia Internacional do Rock. A Rainha do Rock angolano fala das suas experiências como impulsionadora do movimento e recomenda…