Foi assim que nasceu a Música Angolana

A Música Popular Angolana, que se actualiza  no espaço urbano recebeu influências e absorveu, ao longo do seu processo de formação, técnicas de execução dos instrumentos musicais Ocidentais. Contudo, antes do seu surgimento já existia um segmento pré-urbano configurado no espaço rural.

Com o fenómeno da colonização portuguesa, nasceram os  musseques, um espaço de transição entre o universo rural e a cidade, transformando-se no laboratório textual das canções.

A temática das canções, na altura, segundo Jomo Fortunato, evocavam situações cuja génese textual e formato espacial se projectava no “filho desaparecido no mar”; “a rapariga de mini-saia”, “o assédio sexual entre o patrão e a empregada doméstica”, etc..

Formação dos agrupamentos musicais

Muito antes da formação dos grupos, conjuntos e agrupamentos musicais haviam as turmas, embrião da grande maioria dos grupos musicais e cantores angolanos.

Em 1949, Manuel de Oliveira forma o grupo São Salvador. Está importante formação musical, pouco referenciada, foi a primeira a introduzir no Music Hall Angolano o Saxofone e o Clarinete e terá ainda influenciado muitos músicos da RDC.

Formação do Ngola Ritmos (meados dos anos 40)

De acordo com os depoimentos dos integrantes do grupo, Amadeu Amorim, Nino Ndongo e José Maria, referenciados em Reconstituição Histórica da Música Popular Angolana, de Jomo, as canções do Ngola Ritmos eram apresentadas de forma bruta e Liceu Vieira Dias definiu as grandes linhas estéticas do grupo.

Nessa altura, a Massemba (plural de Semba), passou para a virtuosidade das guitarras de Liceu Vieira Dias, José Maria e Nino Ndongo, dando origem ao Semba, aportuguesado de rebita.

Mais tarde, o Semba veio a ser aborvido por importantes guitarristas como José Keno e grupos que, no início da sua formação, usavam a viola acústica, a dikanza, a caixa e o chocalhos começam a introduzir instrumentos eléctricos.

Fenómeno de internacionalização da Música Popular Angolana

Uma das características da música popular é a sua facilidade de diálogo e de abertura a outros estilos e sonoridades, daí originaram-se agrupamentos como “Os Merengues”. Foi com este conjunto que se começa um novo ciclo de internacionalização da música angolana.

O Período Kissanguela. Esta formação surge imediatamente antes da independência e  acompanhou a música engagé, revolucionária, de intervenção ou, simplesmente, canção política de Urbano de Castro, El Belo, Fató, Tonito, David Zé e Artur Nunes.

Há que se assinalar, em 1966, o surgimento dos “Negoleiros”, com uma textura sonora inspirada na “escola do Ngola Rítmos” e na generalidade dos rítmos luandenses do Bairro Operário e Marçal.

Antes disso, em 1963, Chico Montenegro junta seus primos para fundar os “Jovens do Prenda”, que sofreu ao longo da sua trajectória várias metamorfoses.

Tal como os Jovens do Prenda, os Kiezos têm a mesma validade histórica. Sem o lendário guitarrista Marito, lembra o pesquisador, os Kiezos não teriam a importância que têm.

Cantores e  compositores como Catarino Bárber, Kinito, Rui Mingas, Filipe Mukenga, Carlitos Vieira Dias, Filipe Zau, Waldemar Bastos ou Paulo Flores estabelecem uma simbiose entre as raízes da música popular angolana e as variantes técnico-estilísticas, assentes nos padrões da música universal.

as cargas mais recentes

Artista Ricardo Fanju transforma blindados e tanques de guerra em belas obras de artes no Bailundo

há 3 meses
O artista espanhol Ricardo Fanju começou no Bailundo, província do Huambo, o projecto de transformação dos blindados e tanques de guerra em belas obras de artes, trazendo para o mundo e para os angolanos a mensagem de uma Angola sem guerra e, transformar o que noutrora seria motivo de tristeza em verdadeiros pontos turísticos.

Chilola de Almeida: “Quero fazer o Semba atingir os palcos onde os mestres sempre desejaram”

há 1 ano
Como cantor pode não ser muito conhecido, mas como compositor, Chilola de Almeida escreveu sucessos de músicos como Filho do Zua, Ary, Puto Português, Carlos Burty e Banda Maravilha. Este ano, o músico vai dar o primeiro grande passo da carreira e assume-se como a continuidade de Bangão.

Ouvir música através de um implante no cérebro é a mais nova proposta da Tesla

há 1 ano
Elon Musk, CEO da marca de automóveis Tesla e da empresa aeroespacial SpaceX, que colocou recentemente dois astronautas em órbita, afirma que vamos deixar de precisar de auscultadores em breve, porque vamos passar a ouvir música através de um micro-chip no cérebro.

“Mário Gomes e Dalú Roger são elementos que me dão o resultado que preciso em palco”

há 2 anos
Instrumentistas revelam cumplicidade em palco.

Filhos de figuras proeminentes do Rock unem-se e formam uma banda

há 11 meses
Os Suspect208 é uma banda formada por três filhos de três grandes figuras do Rock. Falamos de Scott Weiland (Stone Temple Pilots), Slash (Guns N’ Roses) e Robert Trujillo (Metallica).

‘Mulheres d’Palavra’ em cartaz no CCBA nos dias 9 e 10 de Julho

há 4 meses
Um espetáculo de poesia falada e performance que junta Irene A`mosi, Sandra Bande, Nzola Kuzedíua e Adolfina Lua, quatro grandes mulheres e referências do spoken word, para brindar de forma poética, artística e interactiva, reflexões sobre o “real” posicionamento da mulher em África e no mundo.

“The Rock é o unificador que Os Estados Unidos da América precisa”, diz lenda do WWE

há 8 meses

L’ Edge apresenta o primeiro single do projecto “Legião II”

há 1 ano
Já está disponível a primeira faixa do EP ”Legião II”, o segundo do rapper L’ Edge. O single, com a participação de Vanda Mãe Grande, foi lançado ontem e sucede o W4MT (Waiting 4 my time).

Britney Spears pede fim da curatela “abusiva” do pai

há 4 meses
Tudo começou em 2007 quando Britney sofreu um colapso público, tendo sido posta sob curatela legal, na qual os seus activos financeiros e bens passaram a ser controlados pelo seu curatelado, no caso, o pai James Spears, juntamente com um advogado.

Romantismo estará em alta no Show do Mês Live com Pedrito

há 1 ano
O mais romântico de todos os músicos angolanos, José Manuel Pedrinho “Pedrito”, será o próximo cartaz do Show do Mês Live, sábado (26), depois do músico ter anunciado o “adeus” aos palcos.

Lil Saint falha no directo e Uami Ndongadas abre o #FestivalMúsicaNoKubico

há 2 anos

Participação de cantoras angolanas no AFRIMMA vai de mal a pior

há 1 ano
A organização dos AFRIMMA, prémios africano de música, divulgou, na semana finda, a lista dos candidatos para a edição 2020, onde, diferente da anterior, os angolanos subiram dois degraus, mas a participação feminina continua um fracasso.

JLO felicita músicos angolanos

há 1 ano
O Presidente da República, João Lourenço, felicitou, neste domingo, os músicos angolanos por ajudarem a população, com a realização de shows live, a suportar a solitude do confinamento social imposto pela pandemia da covid-19.

Filme mais longo da História dura 30 dias e estreia em Dezembro

há 1 ano

Autora de “Harry Potter” publica novo livro a título gratuito

há 1 ano
JK Rowling, autora de Harry Potter, disponibilizou para download gratuito um novo livro de aventuras. A edição física será feita em Novembro, os valores das vendas servirão para combater o Covid-19. A escritora pede aos leitores que enviem desenhos para adaptar à obra.

Após denúncia de ex-namorada, polícia apreende réplica de fuzil na residência de Nego do Borel

há 9 meses
A acção aconteceu a fim de averiguar a veracidade da denúncia feita por Duda Reis, que consistia na posse de um fuzil, mas era na verdade uma réplica de fuzil, usada para a prática de airsoft.