Força Suprema está de volta aos palcos

Passados sensivelmente dois anos desde o primeiro anúncio dos dois concertos alusivos às celebrações do 20° aniversário, o colectivo de NGA, Masta, Don G e Prodígio volta a estar em palco.

O grupo angolano radicado na Linha de Sintra (Portugal) anunciou ontem, via redes sociais, um concerto no Hard Club, do Porto. Agendado para 18 de Dezembro, o espectáculo começa às 21h30. Os bilhetes já estão à venda, mas continuam também a valer os ingressos adquiridos para o evento do dia 9 de Maio do ano passado, interrompido por causa do surto do novo Coronavírus.

A Carga sabe que no alinhamento artístico consta desde as populares canções “Serias Tu”, “Ta Brinká com Kem”, “Tipo do Gueto”, “Ninfa Cada Linha”, ‘Cozinha Aberta entre outros. Quanto à formação artística, sabe-se pouco, contudo, recorde-se que o cartaz passado integrava todos os elementos do quarteto.

Considerado um dos melhores agrupamentos de Hip Hop da lusofonia, em Luanda a última vez que o conjunto esteve em palco foi aquando da apresentação dos álbuns Filho das Ruas 2 (2018) e Castelos( 2019), pertencentes a NGA e Prodígio respectivamente.

Consistência do Grupo durante o Covid-19

No período pandémico, o quarteto tirou vários projectos a título individuais, sendo que;

Masta, mentor da Força Suprema, revelou, recentemente à Carga, que está a preparar um novo EP.  Em meio a pandemia, o músico lançou ‘Rebobina’,  ‘Novo Normal’ e participou do tema “Rolar 20” de Diff.

NGA. Também conhecido como o ‘Rei ‘, começou 2020 com um triplo, composto por “Só Se Vive Uma Vez”, “Por Nós” e “P’ra Nós”, depois seguiu com os singles ‘ Se der para ser Feliz’ e, mais recentemente, apresentou ‘Duas no Cubico’, com participações de Van Sophie e T-Rex.

Prodígio. É, no quarteto, o que mais projectos lançou até agora. Surgiu no ano passado com Paulo Flores no tema ‘N’zambi’ que, mais tarde,  integrou o álbum colaborativo A Benção e A Maldição, com o ‘Poeta do Semba’ e concluiu em 2021 a saga ProEvolution com a tiragem da parte 3.

Don G lança o primeiro álbum
Diferente dos restantes membros da “união”, após uma sequência de várias mixtapes, o artista apareceu em 2020 com o seu primeiro álbum ‘Guerreiros”. Composto por 10 faixas musicais (um intro e 9 músicas), a obra reflecte a experiência de vida do rapper, depositando nela toda a sua maturidade artística.

as cargas mais recentes

Abril, o mês da dança

há 2 anos

FAF e clubes anulam Girabola

há 2 anos

Universidade Hip Hop Angola: 10 anos a alicerçar os elementos, conceitos e fundamentos da Cultura Hip Hop

há 11 meses
Criada há uma década, mais propriamente aos 6 de Março de 2011, pelo “sexteto” Quartel d’Áfrika, oriundos da Mulemba Waxa Ngola, local onde foi enraizada a catedral do conhecimento do Hip Hop nacional.

Fundação Arte e Cultura e o Gabinete Provincial da Cultura realizam workshop sobre Dikanza

há 7 meses
Serão oradores os músicos e executantes da Dikanza Jorge Mulumba e Lito Graça, e contará com a presença do Director-Geral do Instituto de Línguas Nacionais, José Pedro, que fará uma abordagem sobre a escrita da Língua Kimbundu.

Linkin Park: Reeditam “Hybrid Theory”, 20 anos depois do lançamento

há 1 ano
Ao longo de hora e meia de conversa Mike Shinoda, Brad Delson, Dave Farrell e Joe Hahn responderam a questões oriundas dos quatro cantos do mundo – da Tailândia e Indonésia aos Estados Unidos e Austrália, passando por Portugal – e falaram especialmente sobre o álbum que deu início ao percurso dos Linkin Park.

“Encontros à Quarta”: Yola Semedo inaugura primeira temporada de concertos acústicos

há 10 meses
Yola Semedo é a primeira artista convidada do projecto cultural “Encontros à Quarta”, uma iniciativa de periodicidade mensal que visa proporcionar ao público um encontro entre a música, as palavras e o artista.

Rui Orlando canta na Casa 70

há 10 meses
O músico Rui Orlando vai reabrir a temporada musical na Casa 70 no dia 14 de Abril, dando sequência nos dias 15 e 16 do mesmo mês, num evento produzido pela LS Republicano.

Kaluanda Fest migra para o formato digital

há 1 ano
A decorrer entre os dias 22 a 25 de Janeiro, a habitual ode à cidade de Luanda, fundada aos 25 de Janeiro de 1576, vai acontecer 90% no formato digital.

Segundo álbum póstumo de Pop Smoke já está disponível

há 6 meses
Faith é disponibilizado um ano após ao lançamento primeiro álbum póstumo de Pop Smoke, Shoot for the Stars, Aim for the Moon.

Ondjaki abre Encontro de Leituras dos jornais Público e Folha de S. Paulo

há 1 ano
O escritor angolano está a comemorar 20 anos de carreira literária e participará, esta terça-feira (15), no clube para leitores de língua Portuguesa, a partir de Luanda.

Manuel Ventura apresenta “Transcendência Indecência” na Galeria Tamar Golan

há 9 meses
O artista angolano Manuel Ventura vai apresentar-se na Galeria Tamar Golan com “Transcendência Indecência”, uma exposição individual a inaugurar no próximo dia 07 de Maio, pelas 18 horas. A mostra ficará patente ao público até ao dia 26, podendo ser visitada de Segunda a Sexta-feira, das 9 as 17 horas, na galeria de arte contemporânea da Fundação Arte e Cultura.

Adão Zina: o mercador da literatura angolana na Internet

há 1 ano

Morreu músico Waldemar Bastos

há 1 ano
O músico angolano Waldemar Bastos morreu aos 66 anos de idade, em Portugal, vítima de prolongada doença.

Músicos do Reino Unido “vergonhosamente reprovados”

há 1 ano
Os músicos do Reino Unidos sentem-se “envergonhados” porque o governo decidiu abandonar a União Europeia, no passado dia 31 de Dezembro, sem ter acautelado um esquema de isenção que permitisse aos artistas britânicos viajarem pelos países europeus sem a necessidade de vistos, cadernetas e autorizações de trabalho.

Kanye West confirma lançamento do seu primeiro álbum sequencial ‘Donda 2’

há 7 dias
Depois da confirmação de Moneybagg Yo e Steven Victor ao Complex, chegou a vez de Kanye West abrir o jogo sobre o seu próximo projecto. Sem muitos detalhes, Ye partilhou que já está a trabalhar no seu décimo primeiro álbum, que é a continuação do já certificado ouro “Donda”.

Over Time: Tyoz traz participação de Blaya em novo single

há 8 meses
“Over time” é o novo tema de Tyoz que já está disponível em vídeo e em todas as plataformas digitais. Traz-nos o cruzamento dos sentimentos da esperança do regresso, com as memórias do romance vivido.