Força Suprema está de volta aos palcos

Passados sensivelmente dois anos desde o primeiro anúncio dos dois concertos alusivos às celebrações do 20° aniversário, o colectivo de NGA, Masta, Don G e Prodígio volta a estar em palco.

O grupo angolano radicado na Linha de Sintra (Portugal) anunciou ontem, via redes sociais, um concerto no Hard Club, do Porto. Agendado para 18 de Dezembro, o espectáculo começa às 21h30. Os bilhetes já estão à venda, mas continuam também a valer os ingressos adquiridos para o evento do dia 9 de Maio do ano passado, interrompido por causa do surto do novo Coronavírus.

A Carga sabe que no alinhamento artístico consta desde as populares canções “Serias Tu”, “Ta Brinká com Kem”, “Tipo do Gueto”, “Ninfa Cada Linha”, ‘Cozinha Aberta entre outros. Quanto à formação artística, sabe-se pouco, contudo, recorde-se que o cartaz passado integrava todos os elementos do quarteto.

Considerado um dos melhores agrupamentos de Hip Hop da lusofonia, em Luanda a última vez que o conjunto esteve em palco foi aquando da apresentação dos álbuns Filho das Ruas 2 (2018) e Castelos( 2019), pertencentes a NGA e Prodígio respectivamente.

Consistência do Grupo durante o Covid-19

No período pandémico, o quarteto tirou vários projectos a título individuais, sendo que;

Masta, mentor da Força Suprema, revelou, recentemente à Carga, que está a preparar um novo EP.  Em meio a pandemia, o músico lançou ‘Rebobina’,  ‘Novo Normal’ e participou do tema “Rolar 20” de Diff.

NGA. Também conhecido como o ‘Rei ‘, começou 2020 com um triplo, composto por “Só Se Vive Uma Vez”, “Por Nós” e “P’ra Nós”, depois seguiu com os singles ‘ Se der para ser Feliz’ e, mais recentemente, apresentou ‘Duas no Cubico’, com participações de Van Sophie e T-Rex.

Prodígio. É, no quarteto, o que mais projectos lançou até agora. Surgiu no ano passado com Paulo Flores no tema ‘N’zambi’ que, mais tarde,  integrou o álbum colaborativo A Benção e A Maldição, com o ‘Poeta do Semba’ e concluiu em 2021 a saga ProEvolution com a tiragem da parte 3.

Don G lança o primeiro álbum
Diferente dos restantes membros da “união”, após uma sequência de várias mixtapes, o artista apareceu em 2020 com o seu primeiro álbum ‘Guerreiros”. Composto por 10 faixas musicais (um intro e 9 músicas), a obra reflecte a experiência de vida do rapper, depositando nela toda a sua maturidade artística.

as cargas mais recentes

Cristiano Ronaldo eleito o jogador mais influente do mundo

há 2 anos
Cristiano Ronaldo foi eleito pela revista France Football como o jogador mais influente do mundo. Para além de ser o mais influente, o internacional português está entre as três pessoas mais importantes do mundo desportivo.

Quarteto Fantástico apresenta “tour Palavras, palavrinhas, PALAVRÕES para voz”

há 8 meses
A Art Sem Letra informa que o Quarteto Fantástico da poesia falada em Angola, regressa aos palcos quatro meses depois com mega tour Palavras, palavrinhas, PALAVRÕES para voz, nos dias 05, 13, 20, 26 de Novembro e 02 de Dezembro, no Camões, Casa da Juventude, Casa Rede, Zap Cinemas e Centro Cultural Brasil Angola, todos os espectáculos às 18 horas. Nas palavras dos protagonistas, “a tuor é resultado da reflexão de que as palavras são coisas vindas da boca e outras vindas do papel… os olhos e os ouvidos podem não concordar, mas insistimos. No papel as Palavras são sempre PALAVRINHAS já vindas da boca são PALAVÕES. Porque a voz lhe dá tamanho, a voz não tem a obrigação de economizar como as gráficas Conforme Fernando Carlos, um dos rostos do grupo “PALAVRÕES não é um espetáculo de PALAVRAS e PALAVRINHAS obscenas ou pornográficas… Não vamos sujar a boca nem envenenar ouvidos. PALAVÕES é uma matemática gramatical que nós decidimos experimentar aonde várias PALAVINHAS somadas umas com as outras resultarão em PALAVRAS energéticas, provocadoras, aliciantes e analgéticas como os verdadeiros PALAVRÕES” Com passagem nas principais salas de espetáculos de Luanda, o grupo Spoken Mais, formado por Irene A mosi, Fernando Carlos, Nzola Kuzidíua e Willi Ribeiro, encontra nesta tour de cinco (5) noites de poesia e performance a oportunidade ideal para fechar o ciclo que teve início à 26 de Fevereiro ano de 2021 de um projecto que redefiniu a poesia como um meio de atuação e cria um mundo onde a arte da palavra faça parte da vida diária e seja apreciada por todos e todas. Kiaco Zambo, produtor executivo do evento, falou para os nossos microfones que a “TOUR PALAVRÕES” é mais uma iniciativa inédita da Agência Criativa Art Sem Letra, que tem de forma constantes apresentar projectos de encher os olhos. “Teremos uma das melhores ou se não a melhor experiência artística em um espetáculo de poesia e performance produzida em Angola com várias razões para com solidar a poesia falada. O evento é uma produção da Art Sem Letra, Agência Artística e Criativa, educacional e sustentável, centrada na economia criativa com objectivo de ligar e libertar mentes por meio da arte.

Guardiões da Galáxia 3 marca fim de ciclo do elenco

há 2 anos
Após afirmar que Guardiões da Galáxia Vol. 3 não será adiado por conta da pandemia do Coronavírus, o director James Gunn revelou que este pode ser o último com o elenco actual.

Nankhova: “No meu ranking sou um músico a seguir, um exemplo bom para a música nacional”

há 1 ano
Nankhova é um artista que dispensa apresentações, nos croquis de moda impressiona com o seu Je ne sois quoi e nas pautas musicais pretende transmitir a sua alma que é gerida pelo seu “grande Deus”.

George Floyd ganha estátua de bronze em Nova Jersey

há 1 ano
Um ano depois do seu assassinato aos 46 anos, o homem ganhou uma estátua de bronze com mais de 300 quilos, inaugurada esta quarta-feira em Newark, Nova Jersey, nos EUA.

Fãs de Anitta terão manipulado dados para colocar “Envolver” como a mais ouvida do Spotify

há 2 meses
Suspeita-se que a assessoria de Anitta terá orientado os fãs a utilizarem métodos alternativos para inflar os números da cantora no Brasil e em outras regiões (através de VPNs), o que não só ajudaria a impulsionar a imagem da artista, como também os ganhos em “royalties” pela música.

Tragédia no set de gravações: Um tipo de incidente raro, mas não inédito

há 8 meses
Além de Rust, o caso mais mediático sobre fatalidade durante as gravações é o filme O Corvo, datado de 1993, em que a vítima foi Brandon Lee, o conhecido filho de Bruce Lee, também vítima de um disparo de arma cenográfica.

Cardi B pede a Joe Biden para não fazer falsas promessas eleitorais

há 2 anos
Durante uma conversa que manteve com o candidato democrata à Casa Branca, Joe Biden, a cantora norte-americana foi frontal e pediu ao concorrente para não fazer falsas promessas eleitorais para conseguir votos.

Teyana Taylor contesta a falta de mulheres na categoria “Melhor Álbum R&B” do Grammy

há 2 anos
Descontente com a falta de mulheres nomeadas para a categoria “Melhor Álbum R&B”, a artista criticou a premiação no twitter apontando-a como “machista”.

APPEC anuncia show solidário a favor dos artistas e homenageia Filipe Mukenga

há 2 anos
A recém-criada Associação Angolana dos Profissionais e Produtores de Eventos (APPEC) realiza, este domingo, o seu primeiro espectáculo multi-cultural em quatro palcos diferentes, para homenagear Filipe Mukenga e ao mesmo tempo recolher bens alimentares para os profissionais ligados à cultura, fortemente afectados pela crise pandemíca.

Making Of : “É No Pé”-Elástico Nandako ft Power Boyz

há 2 anos
Após ter disponibilizado o seu primeiro single colaborativo no passado mês de Maio, a Carga traz o Making Of do referido vídeo clipe intitulado “É No Pé”, gravado este sábado.

Após participar no seu álbum, Chris Brown chama Kanye West de “vadia”

há 10 meses
Depois do lançamento este domingo, supostamente sem a autorização de West, Donda quebrou record de vendas na Apple Music, figurando na primeira posição em 152 países.

Single `Moça´ dá início ao projecto “DaMaika Season” da autoria de JP da Maika

há 2 anos
“DaMaika Season” consiste no lançamento de uma música a cada dia 11 do mês, até Novembro deste ano. O projecto é nada mais do que a confirmação da maior continuidade dos seus trabalhos de JP, que se propõe a encontrar todo o alcance musical, trazendo desde o GhettoZouk, passando pelo R&B até ao HipHop, sempre com a cultura urbana e tonalidade Afro presentes.

Bú Cherry- Uma voz conhecida com talentos desconhecidos: “Não havia espaço para mostrar esse outro talento”

há 1 ano
Diferente das batidas fortes acompanhadas de coreografias “exóticas” por cima dos versos, o Kizomba apresenta cadência lenta e o seu público é um pouco mais exigente, e Bú diz estar ciente disso.

JP da Maika reiventa hit ‘Don’t You Wanna Dance With Me?’ de Drake

há 1 ano
Toose Slide é uma Kizomba Edit do sucesso de Drake e, adapta-se perfeitamente numa Playlist de Kizomba ou Pop.

TPA proporciona regalo cultural ao mais alto nível

há 2 anos