Fradique apadrinha 19ªedição do Afrika Film Festival Köln

A decorrer até ao dia 25 de Setembro, o Afrika Film Festival Köln, este ano, em edição comemorativa tem como convidado o realizador angolano Fradique como padrinho do festival. Criado em 1992, o festival começou como uma pequena selecção de filmes da África Ocidental exibidos em Filmpalette, o mais pequeno cinema da cidade alemã de Colónia, tornando-se 30 anos depois no maior evento da indústria cinematográfica alemã com conteúdo contemporâneo de todos os regiões de África e da diáspora.

Segundo a nota de imprensa chegada a nossa redação, “O Futuro – Visões de África” é o foco desta edição, um tema pensado na programação clássica do festival que apresenta os fundadores visionários de cinemas africanos independentes, como ponto de partida que pretende refletir a actual produção cinematográfica em África e pensamentos sobre o futuro do cultural, tanto no continente como na sua diáspora.

  • Nossa Senhora da Loja do Chinês – dia 21 Setembro
  • Vou Mudar a Cozinha – dia 23 Setembro
  • Moça – 23 Setembro
  • Nzinga Ngola – dia 25 Setembro
  • Elinga Teatro 1988/2018 – dia 25 Setembro

Além do padrinho do festival, Angola vai estar presente com exibição de 5 filmes que se enquadram na categoria Focus Angola e na Curtas Africanas com direito a mesas de debates a seguir às exibições. No texto de apresentação da programação da 19ª edição do Afrika Film Festival Köln, Fradique apresenta-nos algumas das suas inquietações que são também de uma geração de cineastas africanos que se recusa aceitar.

No festival serão exibidos os filmes angolanos Nossa Senhora da Loja do Chines de Ery Claver, Elinga Teatro 1988/2018 de Paulo Azevedo, Vou Mudar a Cozinha de Ondjaki, Moça de Denis Miala e Nzinga Ngola de Realização Colectiva, todos incluídos na categoria Focus Angola e Curtas Africanas, sendo que as Mesas de Debates terão como convidados os realizadores Fradique, Ery Claver e Kamy Lara, os dois últimos convidados pela organização do festival. Angola estará também presente nas celebrações de encerramento do festival através do concerto da cantora Aline Frazão que apresentará o seu mais recente álbum Uma Música Angolana no dia 25 de Setembro.

as cargas mais recentes

Hildebrando de Melo: “Todos os ministros que passaram no Ministério da Cultura só atrapalharam os artistas”

há 2 anos
No respaldo dos dois meses da amostra -Mantrax, que encerrou na última semana, no Centro Cultural Brasil Angola, Hildebrando de Melo aborda, fundamentalmente, assuntos que dizem respeito a sua área de actuação.

Britney Spears pede fim da curatela “abusiva” do pai

há 2 anos
Tudo começou em 2007 quando Britney sofreu um colapso público, tendo sido posta sob curatela legal, na qual os seus activos financeiros e bens passaram a ser controlados pelo seu curatelado, no caso, o pai James Spears, juntamente com um advogado.

Anna Joyce fala sobre seu novo álbum: “Foram 4 anos de suor e muitas lágrimas”

há 2 anos

Sexta farta: De Alicia Keys a Jacob Desvarieux, confira os lançamentos de hoje

há 2 anos
As sextas-feiras têm sido o dia de eleição de alguns artistas para “liberar” projectos novos, ou apenas faixas para a manutenção da carreira. Como tem sido da praxe, as plataformas de streaming receberão novos trabalhos esta sexta-feira, desta vez com os artistas Alicia Keys, Rick Ross, Jacob Desvarieux e Daniel.

Qual é o álbum de rap angolano mais ouvido?

há 3 anos
Depois do florescimento nos anos 90, entre 2000 e finais de 2002, o movimento registou um pequeno recuo, pois vários grupos foram desaparecendo. A partir de 2003, o Rap passou a figurar da lista dos estilos musicais com maior aceitação do público.

Will you be Afraid of Internet dating?

há 2 anos

Keanu Reeves pode ser o próximo Wolverine

há 3 anos
Uma foto de Keanu Reeves, nas “vestes” de Wolverine, deixou eufóricos os fãs da saga X-Man e mais ainda os da Marvel, uma vez que o personagem agora pode fazer parte dos filmes da Marvel.

DJ Znobia cria espaço on-line para divulgação de Disc jockeys

há 2 anos
O espaço denominado `Kubata da música´, foi criado para dar visibilidade a “bons DJs”, que além ressentirem o recesso das actividades culturais, também não dispõem de condições de técnicas para se mostrar.

Novo álbum de Kanye West chega às bancas esta sexta-feira

há 2 anos
Está confirmado. O novo álbum de Kanye West, “Donda”, será lançado esta sexta-feira, 23. O disco, em homenagem à mãe, será apresentado já amanhã.

Craig David condecorado MBE na mesma cerimónia em que Lewis Hamilton ascendeu ao título de Sir

há 2 anos
O cantor Craig David foi condecorado MBE (Membro da Ordem do Império Britânico), pelo Príncipe de Gales. Craig entra para a ordem de cavalaria graças aos seus mais de 20 anos de serviços na  música, ao passo que Lewis Hamilton que já era MBE, ascendeu ao mais alto nível de honraria Britânica, o piloto é oficialmente reconhecido com o título de Sir. 

Matrix Resurrections alimentou muitas expectativas e agora é um fracasso de bilheteria

há 2 anos
Dados de Janeiro indicam que a obra arrecadou, até o momento, 148 milhões de dólares pelo mundo. Os valores são bons, se não tivermos em conta que se trata de blockbuster de fama mundial, com um investimento de 190 milhões, ou seja, até agora, as despesas de Ressurections são superiores às receitas, 43 milhões de dólares a menos.

1.ª Mão: Yuri da Cunha e Gerilson Insrael preparam projecto musical colaborativo

há 1 ano
Os dois artistas decidiram representar estas aspirações num projecto musical, que será lançado brevemente. Num estilo intermédio, não muito voltado a Yuri nem a Gerilson, para que ambos se sentissem confortáveis ao desafio, o tema já está produzido e aguarda apenas o momento certo para a sua disponibilização.

Rapper Houdini é morto durante tiroteio

há 3 anos
Com uma carreira em ascensão, Houdini de 21 anos foi morto esta terça-feira, durante um tiroteio em Toronto, no Canadá. O rapper foi atingido por tiros no hotel onde se encontrava.

Snoop Dogg “Regressa à Death Row” com novo álbum

há 2 anos
Anunciado para 13 de Fevereiro de 2022, a obra intitula-se Bacc On Death Row e foi projectada durante o seu mandato na poderosa gravadora, em meados dos anos 90.

Covid-19: Morreu o músico congolês General Defao em vésperas do seu 63° aniversário

há 2 anos
François Lulendo Matumona, popularmente conhecido como General Defao, faleceu ontem, em Douala, nos Camarões, por complicações da Covid-19. O músico passou mal enquanto últimava os preparativos para a comemoração do Réveillon, que coincidentemente é no dia da celebração do seu aniversário natalício.

“Let’s Go Crazy: The Grammy Salute To Prince” transmitido na TV

há 3 anos
Quatro anos após a morte de Prince, o concerto de homenagem ao músico que juntou, na cerimónia deste ano dos Grammys, vários nomes do rock e da pop foi transmitido na televisão norte-americana.