Fradique integra corpo de jurados do festival ‘Imagine Science Film Festival’

O realizador angolano Fradique faz parte do corpo de jurados da 14ª edição do Imagine
Science Film Festival (Estados Unidos de America) para categoria de Longa Metragem (Prémio Ciência Nova Onda) que premeia filmes que propõem formas ousadas, singulares e muitas
vezes híbridas de comunicar a ciência.

Estes filmes são considerados como visionários e fora da caixa. Em nota, a Geração 80 recordar que na edição passada do festival, o filme ‘AR CONDICIONADO’ de Fradique venceu o prémio de Melhor Filme.

Ao total serão exibidos 18 longas-metragens e 46 curtas-metragens de 30 países entre 15 e 22 de Outubro de 2021, numa edição que será um caso híbrido, devido à crise mundial em curso em que ainda vivemos. Numa época em que os factos podem facilmente ser distorcidos através dos meios de comunicação, causando medo, raiva e mal-entendidos, é especialmente vital partilhar a ciência através da narração de histórias.

Sobre Fradique

Fradique é um cineasta angolano que explora as memórias individuais e colectivas. Seus filmes destacam-se por criar mais perguntas que oferecer respostas, pelo desassossego e por narrar
o sul do mundo. A sua primeira longa-metragem de ficção, “Ar Condicionado” (2020), estreou mundialmente no Rotterdam International Film Festival e desde então esteve em mais de 40 festivais de cinema, com destaque para o: Vilnus International Film Festival, Luxor African Film Festival, Durban International Film Festival, Dharamshala International Film Festival, New Horizons International Film Festival, Shanghai International Film Festival e o Taipei International Film. O filme recebeu 6 prêmios internacionais.

Antes, seus primeiros curtas-metragens e documentários foram exibidos em diversos festivais internacionais e venceu com o documentário “Independência” (2015) o Prêmio Nacional de Arte e Cultura na categoria Cinema, em Angola.

Acredita que fazer filmes é um processo sensível de partilha e descoberta, um trabalho
colectivo, a várias mãos. Foi neste desejo coletivo que fundou em 2010 a produtora Geração
80, com Jorge Cohen e Tchiloia Lara.

Da sua trajetória como realizador, para além do Cinema, dirigiu videoclipes de artistas como
Aline Frazão, CFK e Nástio Mosquito. Fradique é alumni do Berlinale Talent Campus (2011) e
do Realness Screenwriting Residency (2017).
Em 2021, “Ar Condicionado” chegou a M-NET, maior distribuidora de canais do continente
africano, sendo exibido em 52 países. Também neste ano, Fradique se tornou com a mesma
obra, o primeiro realizador angolano a ter um filme na MUBI, maior plataforma streaming de
cinema de autor.

as cargas mais recentes

Mago de Sousa “irritado” com a Unitel

há 1 ano
Num vídeo divulgado na sua página do Facebook, o autor do sucesso “Carolina”, criticou duramente a forma como a empresa tratou, na sua opinião, mal o seu disco, quando as duas partes tinham acordado a promoção e divulgação do CD, o que não aconteceu.

Festividades da Francofonia encerram amanhã em Luanda

há 7 meses
A ter lugar amanhã, as 17 horas, no Mutu Ya Kevela, o aparatoso evento vai encerrar com a apresentação de duas peças de dramaturgos francófonos.

Ja Rule revela que no início da carreira quis fazer trio com JAY-Z e DMX

há 10 meses
Ja Rule, Jay-Z e DMX tinham condições reunidas para constituírem um trio, uma ideia motivada por Irv Gotti, da Murder Inc. Entretanto, os três músicos não conseguiram materializar o desejo porque dois dos rappers não mostraram interesse.

Alkinoos lança “Thursday: Weya”, um hino de agradecimento à sua terra natal

há 7 meses
Nesta homenagem, o rapper nato do Lubango, desafia-se numa vibe de música tradicional, trazida pela secção rítmica, acompanhada de rimas características do Rap e melodias mais TrapSoul.

Soulja Boy é acusado de agredir ex-namorada até provocar aborto

há 5 meses
A mulher que o acusa, usa o nome fictício Jane Doe e alega que as agressões remontam para 2015 e, a mais grave de todas, foi o facto de ter sido espancada ao ponto de perder o bebé e posteriormente ter que remover o revestimento uterino.

Diff volta a badalar o Rap Game com “Génio”

há 11 meses
Diff regressou no passado dia 16 de Agosto com o EP “Deixo Cair”, dez anos depois de se ausentar do Rap Game. Ontem, colocou mais uma faixa musical no mercado.

UEFA quer concluir Champions até final de Agosto

há 1 ano
O presidente da UEFA, Aleksander Ceferin, disse hoje que pretende encerrar a presente temporada da Liga dos Clubes Campeões, suspensa desde Março devido o Covid-19, em Agosto.

Karen Pacheco traz o “Colar de Pérolas” à Angola

há 2 anos
Depois de tê-lo feito em Portugal, ao vivo, a escritora angolana Karen Pacheco apresenta no dia 23 deste mês (quinta-feira), a partir das 21 horas, no seu instagram, o seu livro intitulado “O Meu Colar de Pérolas”.

Tribunal obriga Valete a fazer pedido de desculpas públicas

há 4 semanas
Para evitar que fosse julgado, Keidje Torres Lima, artisticamente conhecido por Valete, recorreu esta semana às redes sociais para partilhar publicamente um pedido de desculpas ao casal que ameaçou em 2019, na sequência da polémica canção “BFF”.

Dog Murras desmente saída da TV Zimbo

há 2 anos

Jay-Z aumenta sua fortuna após vender 50% da sua marca de champanhe a Louis Vuitton

há 8 meses

Pink 2 Toques e Bruno Samora juntos contra o Covid-19

há 2 anos
O criador do conceito FitKuduro, Bruno Samora juntou-se ao grupo de kuduro Pink 2 Toques, para enviar a sua mensagem de prevenção sobre o Corona Vírus.

Filme mais longo da História dura 30 dias e estreia em Dezembro

há 1 ano

Paul McCartney lança disco com canções tocadas pelos Beatles

há 12 meses
O futuro lançamento se junta a dois outros álbuns, McCartney e McCartney II, criados unicamente pelo músico de 78 anos em momentos críticos de sua vida, nos anos 1970 e 1980, em que buscava um renascimento criativo.

Disc jockeys actuam em live solidário em prol da Fundação Ana Carolina

há 4 meses
A propósito do mês da criança, os Djs Malvado, João Reis, Aldas Mix, Kapiro, Lutonda e Dj Bruno Ag, são alguns dos nomes que integram o vasto cartaz deste Live Solidário que tem como objectivo angariar fundos para doação de cestas básicas à Fundação Ana Carolina e ainda vários Lares de Acolhimento que colaboram com o “Vidas ZAP”, projecto de Responsabilidade Social da ZAP.

Cardi B “desce do salto” e ameaça agredir blogueiro por postá-la sem maquilhagem

há 1 ano
A rapper norte-americana ameaçou agredir um internauta por este postar fotografias sem maquilhagem e supostamente desarrumada da cantora.