Fradique integra corpo de jurados do festival ‘Imagine Science Film Festival’

O realizador angolano Fradique faz parte do corpo de jurados da 14ª edição do Imagine
Science Film Festival (Estados Unidos de America) para categoria de Longa Metragem (Prémio Ciência Nova Onda) que premeia filmes que propõem formas ousadas, singulares e muitas
vezes híbridas de comunicar a ciência.

Estes filmes são considerados como visionários e fora da caixa. Em nota, a Geração 80 recordar que na edição passada do festival, o filme ‘AR CONDICIONADO’ de Fradique venceu o prémio de Melhor Filme.

Ao total serão exibidos 18 longas-metragens e 46 curtas-metragens de 30 países entre 15 e 22 de Outubro de 2021, numa edição que será um caso híbrido, devido à crise mundial em curso em que ainda vivemos. Numa época em que os factos podem facilmente ser distorcidos através dos meios de comunicação, causando medo, raiva e mal-entendidos, é especialmente vital partilhar a ciência através da narração de histórias.

Sobre Fradique

Fradique é um cineasta angolano que explora as memórias individuais e colectivas. Seus filmes destacam-se por criar mais perguntas que oferecer respostas, pelo desassossego e por narrar
o sul do mundo. A sua primeira longa-metragem de ficção, “Ar Condicionado” (2020), estreou mundialmente no Rotterdam International Film Festival e desde então esteve em mais de 40 festivais de cinema, com destaque para o: Vilnus International Film Festival, Luxor African Film Festival, Durban International Film Festival, Dharamshala International Film Festival, New Horizons International Film Festival, Shanghai International Film Festival e o Taipei International Film. O filme recebeu 6 prêmios internacionais.

Antes, seus primeiros curtas-metragens e documentários foram exibidos em diversos festivais internacionais e venceu com o documentário “Independência” (2015) o Prêmio Nacional de Arte e Cultura na categoria Cinema, em Angola.

Acredita que fazer filmes é um processo sensível de partilha e descoberta, um trabalho
colectivo, a várias mãos. Foi neste desejo coletivo que fundou em 2010 a produtora Geração
80, com Jorge Cohen e Tchiloia Lara.

Da sua trajetória como realizador, para além do Cinema, dirigiu videoclipes de artistas como
Aline Frazão, CFK e Nástio Mosquito. Fradique é alumni do Berlinale Talent Campus (2011) e
do Realness Screenwriting Residency (2017).
Em 2021, “Ar Condicionado” chegou a M-NET, maior distribuidora de canais do continente
africano, sendo exibido em 52 países. Também neste ano, Fradique se tornou com a mesma
obra, o primeiro realizador angolano a ter um filme na MUBI, maior plataforma streaming de
cinema de autor.

as cargas mais recentes

Confirmada presença de Prodígio no show sobre o “Reinado” de Yuri da Cunha

há 2 anos
Yuri da Cunha vai exaltar, este final de semana, os hábitos, costumes e tradições dos angolanos com um espectáculo, que marca a trajectória do músico, que decidiu embarcar para uma tournée.

Icónica gravadora Death Row Records abre museu virtual

há 2 anos

Andebol: Selecção júnior feminina apura-se ao Mundial

há 12 meses
A selecção nacional júnior feminina de andebol apurou-se, ontem ao Campeonato do Mundo da categoria, após vencer a sua congénere da Zâmbia, por 57-22, no segundo jogo do grupo preliminar “A” do Campeonato Africano da modalidade.

Luso fecha o projecto ‘Ilusionista’ em grande

há 2 anos
O rapper lançou ontem a última das 10 faixas do projecto Ilusionista, que já pode ser ouvido na íntegra nas plataformas digitais, e vem acompanhado de um novo single “Mortos pela Polícia”.

Sábado à tarde sintonize Viana Cultural nos 92.8

há 2 anos
Viana Cultural é um programa de variedade e orientação musical emitido todos os sábados, das 15 às 20 horas, na Rádio Viana (92.8), grupo RNA. Está no ar desde 2008 e foi criado para promover actividades culturais do município e educar os jovens para a boa música.

Fundação Arte e Cultura Online abre 4ªTemporada com aulas de Guitarra e Concertos

há 3 anos
Sob lema “Fique em Casa e Proteja a Sua Vida”, esta nova temporada traz uma excelente novidade para as crianças, adolescentes e não só. Trata-se das aulas de Guitarra, que serão leccionadas no horário das 15h00 com o professor Dianguenda Sanzo, “Lastron”, professor do Centro Cultural, da Fundação.

Preto Show vai com tudo ao Euro 2020 e confirma ascensão internacional

há 2 anos
O convite ao músico angolano, que na próxima semana segue para Portugal para a promoção do tema, vem confirmar a sua ascensão na arena internacional, além de prestigiar a música angolana.

Os “mortos” estão a bumbar

há 2 anos

História dos N´gola Ritmos e Banda Maravilha serão contadas hoje na Tv

há 2 anos

Dj Lutonda disponibiliza álbum “Chapada Sem Mão”

há 2 anos
Dj Lutonda disponibilizou ontem, o álbum” Chapada sem mão” em todas as plataformas digitais e, conta com 13 faixas musicais.

Rihanna pode finalmente estar a preparar o seu retorno musical

há 2 anos
A espera de cinco anos, pode finalmente estar a chegar ao fim, quem o diz é o jornal The Sun, que noticiou com exclusividade que Rihanna contratou recentemente o director britânico Raja Virdi, para gravar um novo videoclipe em Julho.

Covid-19: Espectáculos experimentais de música em Portugal poderá arrancar em Abril

há 2 anos

Funkeiro Mc MM mostra-se disponível para fazer participações com artistas angolanos

há 9 meses
O artista brasileiro com uma carreira envolta de curiosidades, Mc MM revela-se como um daqueles que detém “o segredo do sucesso” no mundo da música, pelo menos é o que se vê no seu país, e procura “fazer” o mesmo em Angola.

Era de Snoop Dogg na Death Row não contará com icónicos álbuns de 2Pac e Dr. Dre

há 12 meses
Passadas mais de duas semanas depois de anunciar a aquisição da Death Row Records, Snoop Dogg continua a negociar o catálogo da gravadora com a MNRK Music e Blackstone.

Dwyane Wade imortaliza memórias fotográficas em livro

há 1 ano
Considerado um dos 75 maiores jogadores da história da NBA, Wade acaba de imortalizar em livro fotografias dos seus anos e glória na maior liga mundial de basquetebol, captadas pela lente do fotógrafo e cineasta Bob Metelus, que também dirigiu o documentário ‘D. Wade: Life Unexpected de 2020’. Porém, a foto que mais comoveu o ala-armador, não foi dentro das quadras, mas sim, uma foto de infância.

Show do Mês “traz” clássicos angolanos em orquestra

há 3 anos