O realizador angolano Fradique faz parte do corpo de jurados da 14ª edição do Imagine
Science Film Festival (Estados Unidos de America) para categoria de Longa Metragem (Prémio Ciência Nova Onda) que premeia filmes que propõem formas ousadas, singulares e muitas
vezes híbridas de comunicar a ciência.
Estes filmes são considerados como visionários e fora da caixa. Em nota, a Geração 80 recordar que na edição passada do festival, o filme ‘AR CONDICIONADO’ de Fradique venceu o prémio de Melhor Filme.
Ao total serão exibidos 18 longas-metragens e 46 curtas-metragens de 30 países entre 15 e 22 de Outubro de 2021, numa edição que será um caso híbrido, devido à crise mundial em curso em que ainda vivemos. Numa época em que os factos podem facilmente ser distorcidos através dos meios de comunicação, causando medo, raiva e mal-entendidos, é especialmente vital partilhar a ciência através da narração de histórias.
Sobre Fradique
Fradique é um cineasta angolano que explora as memórias individuais e colectivas. Seus filmes destacam-se por criar mais perguntas que oferecer respostas, pelo desassossego e por narrar
o sul do mundo. A sua primeira longa-metragem de ficção, “Ar Condicionado” (2020), estreou mundialmente no Rotterdam International Film Festival e desde então esteve em mais de 40 festivais de cinema, com destaque para o: Vilnus International Film Festival, Luxor African Film Festival, Durban International Film Festival, Dharamshala International Film Festival, New Horizons International Film Festival, Shanghai International Film Festival e o Taipei International Film. O filme recebeu 6 prêmios internacionais.
Antes, seus primeiros curtas-metragens e documentários foram exibidos em diversos festivais internacionais e venceu com o documentário “Independência” (2015) o Prêmio Nacional de Arte e Cultura na categoria Cinema, em Angola.
Acredita que fazer filmes é um processo sensível de partilha e descoberta, um trabalho
colectivo, a várias mãos. Foi neste desejo coletivo que fundou em 2010 a produtora Geração
80, com Jorge Cohen e Tchiloia Lara.
Da sua trajetória como realizador, para além do Cinema, dirigiu videoclipes de artistas como
Aline Frazão, CFK e Nástio Mosquito. Fradique é alumni do Berlinale Talent Campus (2011) e
do Realness Screenwriting Residency (2017).
Em 2021, “Ar Condicionado” chegou a M-NET, maior distribuidora de canais do continente
africano, sendo exibido em 52 países. Também neste ano, Fradique se tornou com a mesma
obra, o primeiro realizador angolano a ter um filme na MUBI, maior plataforma streaming de
cinema de autor.