Fragata de Morais exaltado no Circuito Internacional de Teatro

O escritor e dramaturgo angolano, Fragata de Morais, será homenageado durante 28 dias na quinta edição do Circuito Internacional de Teatro, em Luanda.

Membro e co-fundador da Academia Angolana de Letras e antigo vice-ministro da Educação e Cultura, é das figuras mais importantes do teatro.

O percurso literário de Fragata de Morais começa pelo romance, atravessa contos, teatro, poesia, e vai para além da literatura infanto-juvenil, algo que serão exaltados de 30 a 28 de Novembro, no Circuito Internacional de Teatro, que este ano será transmitido pelas plataformas digitais e não contará com presença do público, por imposição da pandemia.

Esta tarde, no Memorial Dr. António Agostinho Neto, em Luanda, a organização do CIT justificou, em conferência de imprensa, que a homenagem ao dramaturgo deve-se ao seu “contributo, para o engrandecimento da Cultural angolana.

São aguardados um total de 13 grupos no evento e serão atribuídos dez distinções, além do Prémio Catoca, Prémio Fragata de Morais e lançado a 2a edição revista CIT.

as cargas mais recentes

Iraquiano testa popularidade com o lançamento da Mixtape Modo Prodígio

há 7 meses
Iraquiano é o alter ego de Edilson Pedro Tavares Pimentel, um jovem rapper de 23 anos, que já acumula na bagagem dois projectos lançados e está actualmente em estúdio a ultimar os preparativos da mixtape que marcará o ponto de viragem da sua carreira.

Artistas protestam contra o Spotify

há 10 meses
31 escritórios do Spotify em vários países foram surpreendidos por protestantes do sector da música.

Malcolm & Marie: Críticos questionam diferença de idade dos actores e John David Washington rebate

há 1 ano
A pouco menos de um mês para a estreia do filme `Malcolm & Marie´, os 12 anos de diferença entre o casal protagonista, tem sido razão para fortes críticas.

Fat Joe e Ja Rule protagonizam o próximo Verzuz battle

há 5 meses
Fat Joe e Ja Rule são os próximos MCs no frente a frente do Verzuz battle, que acontece no próximo dia 14 de Setembro em Nova York.

‘Mulheres d’Palavra’ em cartaz no CCBA nos dias 9 e 10 de Julho

há 7 meses
Um espetáculo de poesia falada e performance que junta Irene A`mosi, Sandra Bande, Nzola Kuzedíua e Adolfina Lua, quatro grandes mulheres e referências do spoken word, para brindar de forma poética, artística e interactiva, reflexões sobre o “real” posicionamento da mulher em África e no mundo.

Billy Porter vaticina que estigma do HIV seja ultrapassado e assume seropositividade

há 8 meses
O comediante aponta que se sente mais saudável do que nunca e tem esperança de que o estigma em torno do HIV possa se tornar uma coisa do passado.

Lenda do Jazz sul africana será enterrada com honras de chefe de Estado

há 1 ano
Jonas Gwangwa foi um trombonista e compositor sul africano, cuja música impulsionou a luta contra o apartheid. A lenda do jazz morreu este sábado aos 83 anos por implicações cardíacas.

Exposição “Memória e processo de restauro” detalha reconstrução do Palácio de Ferro

há 1 ano
O Palácio de Ferro, em Luanda, volta a abrir as portas ao público enquanto Centro Cultural e apresenta até 4 de Fevereiro 2021 a exposição “Memória e processo de restauro”.

Rappers angolanos serão eternizados no projecto ‘Ficheiros 2 Contra 1’

há 1 ano
Doravante, os rappers de todo o país passarão a estabelecer intercâmbio artístico, de modos a romper a barreira dos estigmas, preconceitos e dinamizar o movimento Hip Hop.

Música de Matias Damásio “substitui” hino dos 45 anos da Independência

há 1 ano
A música “Amar Angola” de Matias Damásio está, desde 12 de Novembro, a abrir o informativo da Televisão Pública da Angola “Bom Dia” Angola, um espaço antes ocupado pelo hino dos 45 anos da nossa independência.

Fogo nos racistas: Bordão viralizado pela música de Djonga potencia merchandising do artista

há 9 meses
Repercutida inicialmente com alguma polêmica, a expressão se tornou símbolo da luta contra o racismo no Brasil, e recentemente, o elemento mais pujante da identidade visual do merchandising do artista.

Sophie Xeon morre após queda tentando ver a lua cheia

há 12 meses
SOPHIE, cantora, produtora e DJ escocesa, morreu ontem, aos 34 anos. A morte foi confirmada pela gravadora PAN e por amigos próximos.

Jay Pallmer apresenta-se ao mercado musical com EP `MySelf´

há 9 meses
Contrariando todas adversidades da época pandémica, o 2020 vem se revelando frutífero para muitos artistas e, a EP `MySelf´ é mais uma prova desta teoria.

Yola Semedo ou Ary, qual das duas tem mais hits?

há 8 meses
Apesar de as duas vozes angolanas surgirem em períodos distintos, não há muitas dúvidas de que constituem as principais referências femininas da música angolana da actualidade. Nas suas carreiras contabilizam-se 46 anos de estrada, sendo 31 para Yola e 15 de Ary.

Começa hoje a contagem decrescente para a final do Estrelas ao Palco

há 11 meses
Faltam apenas três galas, para conhecermos o vencedor da 3ª temporada do Estrelas ao Palco, o maior concurso de imitação musical, de Angola.

Foi assim que nasceu a Música Angolana

há 2 anos
A Música Popular Angolana, que se actualiza no espaço urbano recebeu influências e absorveu, ao longo do seu processo de formação, técnicas de execução dos instrumentos musicais Ocidentais. Contudo, antes do seu surgimento já existia um segmento pré-urbano configurado no espaço rural.