Francisco Vidal enaltece Bruno Candé na exposição `Maka´

`MAKA Lisboa´ é uma conversa construtiva sobre o assassinato racialmente motivado do actor Bruno Candé, na qual, o artista plástico Francisco Vidal, ajuda a percepcionarmos o trabalho e a sua presença de Bruno.

MAKA Lisboa é afro-futurista e trabalha no território da construção positiva. Pensa como se pode construir depois desta tragédia e elevar e dar visibilidade ao legado deste actor.

Durante a sua performance artística de nome ´MAKA – Momento de Arte e Kultura Africana de Lisboa´, ao abrigo da ´Oficina Iminente´ em Monsanto, o Artista Plástico Francisco Vidal não só prestou homenagem a Bruno Candé Marques, actor, 39 anos brutalmente assassinado dia 25 de Julho em Moscavide, como também lançou uma acção artística inédita e humanista ao criar noventa e nove t-shirt’s com serigrafias únicas que estarão à venda por cem euros cada – com o valor integralmente destinado à Família de Candé.

Sobre Francisco Vidal
Nascido em Portugal, filho de mãe cabo-verdiana e pai angolano, Francisco Vidal (1978) tem vindo a explorar no seu trabalho vários suportes, incluindo a pintura, o desenho e a instalação, resultado de uma meticulosa e continuada reflexão sobre as possibilidades discursivas da expressão plástica e estética na relação com as sociedades e actualidades Portuguesa e Angolana. O seu trabalho está imbuído de uma conotação histórica e política, abordando temáticas como a diáspora africana, miscigenação cultural e identitária, e correntes transculturais.

Francisco Vidal formou-se em escultura pela ESAD, Caldas da Rainha (Portugal) e adquiriu o mestrado na Columbia University School of the Arts, em Nova Iorque (EUA). Foi um dos representantes de Angola na ´56ª Bienal de Veneza´ (2015), país onde tem repartido residência com Portugal. Expõe regularmente desde 2005, em mostras individuais e colectivas, e encontra-se representado em várias colecções públicas e privadas de renome, incluindo a Colecção: do MAAT, da Fundação EDP, da Fundação PLMJ, da Fundação Sindika Dokolo, e da Fundação Calouste Gulbenkian.Maca ou maka em Kimbundo quer dizer conversa, dito ou fala.

Na tradição oral angolana as maka são “histórias narrativas de acontecimentos reais e verdadeiros ou tidos como tais… Evoca factos e acontecimentos do passado, uns verdadeiros, outros de origem lendária e fruto da imaginação, mas que se foram impondo como se de factos reais se tratasse.” Conversa decisória, conversação, assembleia pública ou familiar. Altercação, confusão, discussão, problema, sarilho.

*Cortezia Buala

as cargas mais recentes

13 anos depois Celina Miranda regressa à música para deixar um legado

há 1 ano
Após ter sido considerada “o fenómeno de 2007”, por causa da obra discográfica ‘Angolano’, nunca mais se ouviu falar de Celina Miranda. Passados 13 anos, a cantora reaparece à Carga com uma nova música intitulada “Je t´aime” e quer fazer história.

Arquivo Mestre: Primeira exposição individual de Januário Jano está patente em Frankfurt e pode ser vista até Agosto

há 6 meses
Patente desde o passado dia 18 de Maio, `Arquivo Mestre´ é a primeira exposição individual do artista Januário Jano na Alemanha, em exibição na galeria JeanClaude Maier em Frankfurt até ao dia 14 de Agosto.

Carnaval 2021 será em formato digital

há 10 meses
Para evitar que a festa do carnaval, em Luanda, não aconteça este ano, o Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente decidiu transportá-la para as plataformas digitas num novo formato e com grupos reduzidos.

Guardiões da Galáxia 3 marca fim de ciclo do elenco

há 1 ano
Após afirmar que Guardiões da Galáxia Vol. 3 não será adiado por conta da pandemia do Coronavírus, o director James Gunn revelou que este pode ser o último com o elenco actual.

23 de Setembro passa a ser considerado o `Dia de Nas´ na cidade de Queens

há 2 meses
A data 23 de Setembro não é mais um dia comum para os fãs do Hip Hop no Queens, é doravante o “Nas Day´ . Das mãos de Donovan Richards, “presidente” do bairro, Nas recebeu a honraria juntamente com a chave do município que o viu crescer e transformar-se no lendário rapper que é.

Após ter conta de Instagram hackeada Kid MC alerta “redobrem a segurança e tomem cuidado ao interagir com páginas estranhas”

há 6 meses
Aconteceu no princípio do passado mês de Abril, mas poucos se aperceberam que o perfil oficial do Instagram de Kid MC estava nas mãos de hackers. Já com outra conta activa, o rapper detalhou à Carga, que tudo ocorreu após receber mensagens de actualização de dados.

Luso: “Os rappers acabam por depender das acções do político para poder fazer música”

há 1 ano
Luso está no Hip Hop desde os seus 15 anos. Tem um álbum e um EP lançados e está a concluir o segundo álbum. Além disso, o músico desenvolve o projecto “Ilusionista”.

Belo é detido por causa de um espectáculo e suas contas foram bloqueadas

há 10 meses

Filme sobre Aretha Franklin chega às salas de cinema em Janeiro de 2021

há 1 ano
Estrelado por uma actriz escolhida a dedo pela própria Aretha Franklin antes da sua morte a 16 de agosto de 2018, a longa-metragem acompanha a ascensão da carreira da rainha do soul.

Telma Lee lança música surpresa em dia de aniversário

há 7 meses
Intitulada ‘Efatá’, o tema foi lançado na primeira hora do dia de hoje, em comemoração ao seu 28° aniversário. Por agora, a música está apenas disponível no canal oficial do YouTube de Telma Lee.

Melhores dançarinos de Kizomba e Semba de Luanda serão conhecidos este sábado

há 4 meses
Dançarinos de Kizomba e Semba serão distinguidos este sábado, no Centro Cultural Brasil Angola, em Luanda, durante uma gala para atribuição do título de Campeões de Dança Kizomba e Semba Municipal de Luanda 2021.

ZAP passará a atribuir prémios a músicos e apresentadores

há 1 ano
Artistas e personalidades que se destacam na área de televisão passarão a ser distinguidos anualmente com prémio Globos Zap. A iniviativa é oficializada hoje com a abertura das votações e o anúncio da lista dos primeiros 12 nomeados.

MCK dará aulas aos reclusos

há 11 meses
Além de formação sobre cultura jurídica aos reclusos, o rapper levará uma série de espectáculos, palestras e vai também fomentar a cultura do livro, com criação de salas de leitura nos 40 estabelecimentos prisionais do país.

Filme “Velozes e Furiosos 9” ganha álbum com 13 faixas musicais

há 1 ano
Na próxima sexta-feira, 31 de Julho, será lançada, nas plataformas digitais, uma mixtape com 13 faixas musicais interpretadas por Tyga, Lil Baby, Wiz Khalifa, Tory Lanez e tantos outros nomes da música norte-americana da franquia “Velozes e Furiosos 9”.

Designer desvenda caracterização de The Weeknd no vídeoclipe ‘Save your tears’

há 11 meses
Lançado há pouco menos de uma semana, “Save Your Tears”, mostra The Weeknd a remover as bandagens que vinha usando durante a era “After Hours”.

Michaela Coel, a autora de uma história de superação digna de um Emmy

há 2 meses
A actriz fez história na 73ª edição do Emmy Awards ao se tornar a primeira roteirista negra a vencer o galardão com a série `I May Destroy You´, uma metáfora sobre o abuso sexual sofrido na primeira pessoa.