Francisco Vidal enaltece Bruno Candé na exposição `Maka´

`MAKA Lisboa´ é uma conversa construtiva sobre o assassinato racialmente motivado do actor Bruno Candé, na qual, o artista plástico Francisco Vidal, ajuda a percepcionarmos o trabalho e a sua presença de Bruno.

MAKA Lisboa é afro-futurista e trabalha no território da construção positiva. Pensa como se pode construir depois desta tragédia e elevar e dar visibilidade ao legado deste actor.

Durante a sua performance artística de nome ´MAKA – Momento de Arte e Kultura Africana de Lisboa´, ao abrigo da ´Oficina Iminente´ em Monsanto, o Artista Plástico Francisco Vidal não só prestou homenagem a Bruno Candé Marques, actor, 39 anos brutalmente assassinado dia 25 de Julho em Moscavide, como também lançou uma acção artística inédita e humanista ao criar noventa e nove t-shirt’s com serigrafias únicas que estarão à venda por cem euros cada – com o valor integralmente destinado à Família de Candé.

Sobre Francisco Vidal
Nascido em Portugal, filho de mãe cabo-verdiana e pai angolano, Francisco Vidal (1978) tem vindo a explorar no seu trabalho vários suportes, incluindo a pintura, o desenho e a instalação, resultado de uma meticulosa e continuada reflexão sobre as possibilidades discursivas da expressão plástica e estética na relação com as sociedades e actualidades Portuguesa e Angolana. O seu trabalho está imbuído de uma conotação histórica e política, abordando temáticas como a diáspora africana, miscigenação cultural e identitária, e correntes transculturais.

Francisco Vidal formou-se em escultura pela ESAD, Caldas da Rainha (Portugal) e adquiriu o mestrado na Columbia University School of the Arts, em Nova Iorque (EUA). Foi um dos representantes de Angola na ´56ª Bienal de Veneza´ (2015), país onde tem repartido residência com Portugal. Expõe regularmente desde 2005, em mostras individuais e colectivas, e encontra-se representado em várias colecções públicas e privadas de renome, incluindo a Colecção: do MAAT, da Fundação EDP, da Fundação PLMJ, da Fundação Sindika Dokolo, e da Fundação Calouste Gulbenkian.Maca ou maka em Kimbundo quer dizer conversa, dito ou fala.

Na tradição oral angolana as maka são “histórias narrativas de acontecimentos reais e verdadeiros ou tidos como tais… Evoca factos e acontecimentos do passado, uns verdadeiros, outros de origem lendária e fruto da imaginação, mas que se foram impondo como se de factos reais se tratasse.” Conversa decisória, conversação, assembleia pública ou familiar. Altercação, confusão, discussão, problema, sarilho.

*Cortezia Buala

as cargas mais recentes

Este é o objecto que Vincent van Gogh usou para tirar a própria vida

há 4 meses

Mariah Carey está a ser processada pela irmã

há 2 meses
A irmã de Mariah Carey entrou com um processo judicial contra a cantora. Allison Carey afirma que sofreu de angústia emocional por causa das alegações que Mariah fez em seu livro ‘The Meaning of Mariah’, lançado em 2020.

Nova música de Dj Khaled poderá contar com uma versão de Kizomba

há 7 meses

Joãozinho dos Tambores apresenta-se em concerto no Anfiteatro Wyza

há 2 meses
Marcado para o próximo dia 4 de Março, no Anfiteatro erguido em homenagem ao músico Wyza -in memoriam-, o concerto intitulado `Sou Eu João Morgado´ tem no alinhamento apresentação musical ao vivo, de temas com a que contam com a participação do músico em questão, bem como o lançamento de um single inédito da sua autoria.

Tá a Bater Show com Gerilson Insrael acontece já neste domingo

há 1 semana
O próximo domingo, 11 de Abril, está reservado para o músico que rapidamente conquistou o País com a canção “Minha bêbada”.

Projecto ‘Poetas do Bairro’ junta Rappers da New e Old School

há 10 meses
Poetas de Bairro é um projecto que passará a fazer com que a Velha e Nova Escola do Rap angolano cantem numa mesma música. Lizzy, Hustla King, Leonardo Freezy, Wilson Puma, Fkruma e Dj Sipoda vão estrear com um tema inédito intitulado “Infância”.

SADIA cria Cartão Arte para apoiar associados

há 9 meses
A Sociedade Angolana de Direito do Autor (SADIA) pretende criar um fundo cultural, que terá como principal objectivo apoiar autores e artistas sempre que se justificar, e terá um valor inicial dez milhões de Kwanzas.

Pongo Love confirmada no Festival Músicas do Mundo

há 9 meses
O evento reúne cerca de 30 músicos vindos da África, Europa e América. A cantora faz parte da lista dos primeiros 14 artistas apresentados esta sexta-feira.

Músicos britânicos fazem abaixo-assinado para o Ministério da Cultura

há 9 meses
Cerca de 1.500 artistas, entre eles Ed Sheeran Rolling Stones, Paul McCartney, Coldplay e Eric Clapton, entregaram uma carta ao ministério da cultura britânico a “exigirem” um “calendário claro” sobre o regresso à actividade cultural; apoio financeiro e a eliminação do IVA sobre a venda de bilhetes, devido às dificuldades que estão a enfrentar.

Too $hort, Snoop Dogg, Ice Cube e E-40 projectam regresso à ribalta como “supergrupo”

há 4 meses
Um novo “supergrupo” de Rap composto pelos veteranos Snoop Dogg, Ice Cube, E-40 e Too $hort surgirá muito em breve. O primeiro projecto do quarteto ainda sem nome está previsto para o primeiro semestre de 2021.

Agora é oficial, Netflix quer pôr fim às partilhas de contas

há 1 mês
A Netflix está a testar um novo recurso que restringe a partilha de conta apenas com quem estiver no mesmo recinto.

Tory Lanez é preso por posse ilegal de arma

há 9 meses
O rapper canadense foi detido por de porte de arma na madrugada de domingo, após perseguição policial. Segundo sites internacionais, a polícia foi chamada para atender uma denuncia de perturbação na parte externa de uma residência em Hollywood Hills. Tory foi solto seis horas depois, tendo pago fiança de 35 mil dólares.

Meduza escolhida para representar rappers angolanas no cypher do Dia Internacional da Mulher

há 2 meses

Coréon Dú: “Em três décadas de vida, notei que existe uma forte crise de auto- estima sobre a negritude”

há 1 mês
Numa conversa livre e aberta com a revista Carga, Coréon Dú mostrou que ainda tem muito mais para contribuir em prol da africanidade do que tudo aquilo que já fez. O autor de Pele Negra fala das últimas novidades.

JAY-Z produz adaptação cinematográfica do romance Forty Acres

há 5 meses

Mito Gaspar defende a “transformação” da obra de Teta Lando em objecto de estudo

há 1 semana
A saga de espectáculos `Yuri Canta Teta Lando´, cujo primeiro encontro está marcado para hoje, a partir das 20 horas, no Royal Plaza, será dirigida artisticamente pelo músico Mito Gaspar.