A hashtag #FreeBritney voltou a reacender nas redes sociais, por intermédio dos fãs da cantora Britney Spears. O movimento existente desde 2019, manifesta a vontade que Britney volte a tomar as rédeas da sua própria vida, uma vez que há mais de uma década é mantida sob tutela pelo pai, James Spears, que controla quase tudo da cantora – incluindo o dinheiro, saúde e até a rotina diária.
Tudo começou em 2007, quando Britney sofreu um colapso público, tendo sido posta sob a tutela legal (tutela) na qual os seus activos financeiros e bens foram colocados sob o controle de seu pai / tutor, James Spears, e de um advogado.
A estrutura da tutela há muito que incomoda alguns fãs da cantora, que afirmam que a cantora tem sido usada, controlada e possivelmente manipulada contra a própria vontade.
Este ano, Britney solicitou que o seu pai fosse removido como o único conservador de seu património, embora um juiz tenha decidido que ele deve permanecer no local como está até 1º de Fevereiro de 2021. O pai da Cantora, por seu turno, contrariou o pedido, alegando que o tribunal devesse tomar uma decisão que salvaguardasse a saúde de Britney.
Nos Estados Unidos, o status de tutela é decretado por um tribunal para pessoas incapazes de tomar decisões por si mesmas. No caso da cantora, ela passou por um período conturbado em 2007, devido ao descontrole do uso de substâncias ilegais e bebidas alcoólicas, tendo como resultado diversos problemas na justiça, principalmente em relação à guarda dos filhos.