Fundação Arte e Cultura apresenta antologia poética “Geração Poema”

A Fundação Arte e Cultura vai apresentar na próxima quarta-feira, dia 16 de Dezembro, pelas 16horas no Wyza Anfiteatro, na Ilha de Luanda, junto à Escola 1205, uma Antologia Poética “Geração Poema”, resultado dos 3 anos de contacto com os poetas da nova e antiga geração, no âmbito do projecto Noites de Poesia.

A Antologia poética “Geração Poema” conta com a participação de 27 poetas, destacando-se Lopito Feijó, José Luís Mendonça e Amélia da Lomba, Marta Santos, Ngonguita Diogo, o falecido António Gonçalves da antiga geração, e foram tiradas 2000 cópias, sendo que 1000 das mesmas já foram comercializadas.

Refere-se que, a publicação da respectiva Antologia surge como forma de sustentabilizar o projecto Noites de Poesia, e permitir que de dois em dois anos os poetas vêem os seus poemas publicados, coisa que não seria tão fácil se tivessem que caminhar individualmente.

“O projecto Noites de Poesia surgiu como forma de enaltecer a Literatura, proporcionando um lugar onde os jovens poetas tenham oportunidade de demonstrar os textos e declamá-los diante de escritores da antiga geração e diante do publico. O que nós pensamos, e de modos a que o projecto tenha um impacto forte na vida dos poetas, foi encontrar recursos financeiros para passar a publicar antologias com textos dos poetas que apresentem os seus poemas nas Noites de Poesia”, Naama Margalit, directora-geral da Fundação Arte e Cultura.
Vão assegurar o momento cultural o Grupo Jovens da Mulemba e a cantora Unekka.

as cargas mais recentes

Atletas manifestam-se contra punição de Sha’Carri Richardson das Olimpíadas de Tóquio

há 4 semanas
A velocista norte-americana foi suspensa das Olimpíadas, na manhã de sexta-feira, após testar positivo para THC, segundo a Agência Antidoping dos Estado Unidos da América.

NÃO HÁ CURA: Galeria MOVART e Instituto Camões apresentam exposição colectiva

há 2 semanas
Com “NÃO HÁ CURA”, a galeria MOVART pretende recolocar o foco de 2021 no empoderamento das mulheres, que foram ainda mais silenciadas durante a pandemia, pela eliminação de espaços de debate sobre o feminino na sociedade e nas artes. A mostra já está aberta ao público e poderá ser visitada até ao dia 11 de Agosto de 2021.

Andebol dá a primeira vitória a Angola nas Olimpíadas

há 20 horas
A selecção angolana de andebol venceu, esta madrugada, a sua similar do Japão, por 28-25, em jogo da quarta jornada do grupo A do torneio olímpico de Tóquio 2020.

Novo álbum de OG Vuino é “uma espécie de Negócio Fechado a solo”

há 1 mês
O álbum de estreia de OG Vuino traz uma matriz africana, com miscigenação de sons e culturas do Continente e angolana, em particular. A obra reúne participações de nomes de referências na música angolana e africana, além de Kadaff, Dji Tafinha, GM, Filho do Zua e Rui Orlando

Selda elogia Pérola publicamente e fãs “agradecem”

há 1 ano
Afinal nem tudo está perdido no mundo da música em Angola, onde as relações entre os artistas não têm sido das melhores. Mesmo sem serem amigas, Selda fez uma dedicatória à Pérola, no seu instagram, e os internautas ficaram deslumbrados.

Actriz Jennifer Aniston afirma que “é engraçado e irresponsável votar em Kanye West”

há 9 meses
Jennifer Aniston, actriz de Hollywood, está a levar a cabo uma campanha nas redes sociais, pedindo aos americanos para não votarem no rapper Kanye West nas eleições da próxima terça-feira, 4 de Novembro.

Tributo a Chadwick Boseman chega a Netflix dia 17 e estará disponível por apenas 30 dias

há 4 meses
A Netflix surpreendeu os internautas, ao divulgar sem aviso prévio, o trailer do documentário `Chadwick Boseman- Retrato de um artista´.

Sabia que hoje comemora-se o Dia do Compositor?

há 7 meses
A efeméride faz uma ode a todos os profissionais comprometidos com a alma da música, o responsável por traduzir emoções e eternizar momentos em melodias.

Preto Show repete proeza e lidera nomeaçõs do Moda Luanda

há 1 ano
Já são conhecidos os nomeados da 23ª Edição do Moda Luanda, onde o também conhecido como Benga Boyz está nomeado para cinco categorias. A repetir a proeza da edição de 2018, é seguido na lista pela dupla Scró Q Cuia e Nerú Americano com quatro indicações e C4 Pedro com três. O evento de premiações que acontece no próximo dia 21 de Junho, terá transmissão em directo em cadeia televisiva.

Nova música provoca rixa entre Eminem e Diddy

há 1 ano
Lançada oficialmente em 2019, a faixa “Bang” do Conway The Machine com participação do Eminem teve uma versão inédita que surgiu na internet no passado final de semana. A nova versão gerou enorme repercussão pelo facto de conter ataques do rapper de Detroit para a plataforma de mídia Revolt TV do Diddy e seu ex-afiliado Joe Budden.

Tiffany Haddish rejeita dirigir o Grammy Awards

há 8 meses
Apesar de estar indicada ao Grammy 2021 na categoria melhor álbum de comédia – por “Black Mitzvah”, seu trabalho para a Netflix, Tiffany Haddish não aceitou apresentar o evento, pese embora a organização ter esclarecido ser uma instituição sem fins lucrativos.

Saiba quem são os artistas mais bem pagos da década

há 5 dias
Na última década, no período entre 2011 e 2020, os artistas mais bem pagos, segundo a avaliação da revista, após ter reunido publicações anuais da Forbes, Beyoncé, Diddy, Elton John, Taylor Swift e Dr. Dre são os mais bem pagos do mundo.

Informações apontam que Jay-Z poderá comprar equipa de futebol da Liga Nacional (norte-americana)

há 2 meses
Há um tempo a esta parte o rapper vem se desfazendo de alguns activos e, segundo um relatório da BurgundyBlog.com, também, confirmado pela NBCSportsWashington.com, Jay-Z pretende adquirir accões do Washington Football Team.

Sabia que a filha de George Floyd é a mais nova accionista da Disney?

há 1 ano
Desde acções da Disney a bolsas escolares, várias iniciativas foram tomadas para que Gianna, tenha opções no futuro. Com apenas 6 anos de idade, a órfã tem mostrado que já entendeu o impacto significativo que seu falecido pai deixou para trás, “o meu pai mudou o mundo”.

7 de Setembro de 1996: O dia em que Tupac foi baleado e não mais voltou aos palcos

há 11 meses
apesar de existirem vários suspeitos e teorias, a polícia nunca chegou em uma conclusão oficial sobre quem teria disparado os 13 tiros contra o carro do rapper em 1996.

Paulo Flores faz a apresentação oficial do seu novo álbum

há 4 meses