Fundação Arte e Cultura apresenta concerto online com o músico Totó

Sob o lema, Fique em casa e proteja a sua vida, o concerto enquadra-se no âmbito do projecto Fundação Arte e Cultura Online, que visa incentivar as famílias a permanecer em casa, como forma de prevenção contra a Covid-19. Nesta senda, o concerto com o músico Totó será apresentado nesta sexta-feira, dia 24, pelas 19 horas.


Foram os temas cantados Ame ndu ku sole (línguas)-com uma mensagem de unificação- Luzingu malembe, História da vida/Luz, e Nga Sakidila, música que deu título ao seu mais recente albúm.


O artista é um das dezenas que alimentaram com as suas performances a grelha programática do projecto cultural da Fundação, numa diversidade de concertos, teatros, recital de poesia, aulas de Piano, rodas e sugestões de leitura, ginásticas e spoken word. Entretanto, reagindo à sua experiência, o autor do “Todo mundo tem uma história para contar…” considera que é o momento de “nós os artistas participarmos de uma forma mais consubstancial nos projectos da Fundação para a elevação do ser em Angola”.


“Penso que para um continente como é o nosso em que as assimetrias são acentuadas, o trabalho que a Fundação faz é divino. Tenho a certeza que se o Estado olhasse para a Fundação com olhos de parceria no sentido de elevarem mais a própria Nação, acredito que teriam possibilidades de fazer muito mais”, advogou.


Para o artista, o contexto em que Angola se encontra, fruto da Covid-19, vai levar a que muita gente reformule a sua consciência, porquanto, disse, são tempos de repensar a humanidade, repensar o poder que impera, o Capitalismo desenfreado. Entretanto, mostra-se céptico quanto a participação positiva dos artistas nesta mudança de mentalidades.


“Contam-se aos dedos os artistas que estão focados numa consciência mais alargada, mais para o despertar das consciências. São muito muito poucos e tanto mais que notas, muitas vezes, artistas a fazer o que chamamos de filantropia, mas uma filantropia sempre com câmaras, sempre com exposição e frases como “fazer bem faz bem”. Entretanto, poucos percebem que não é fazer o bem, nós precisamos ser o bem. Isto pressupõe que a tua própria musicalidade, intervenção como artista deve acarrectar esta energia. O artista deve emanar esta intenção seja na música, seja nas suas apresentações”, disse.


O projecto Fundação Arte e Cultura Online foi lançado no dia 24 de Março de 2020, como forma de dar resposta ao estado de emergência e a necessidade de proporcionar às famílias, crianças e adolescentes alunos do Centro Cultural da Fundação, na Ilha de Luanda, uma razão para ficar em casa e protegerem as suas vidas da Covid-19, de um lado e do outro lado, manter o ritmo das aulas para os alunos do Centro Cultural da Fundação, na Ilha de Luanda.


Totó acredita que no final da tempestade haverá uma metamorfose no modo de vivência e convivência das pessoas. Pensa que, ainda que de forma subtil, muitas mudanças irão acontecer. Algumas pessoas poderão voltar ao tipo de vida que consideram normal, mas que outras vão compreender determinados aspectos da sua própria existência e que eram ignorados apesar de serem muito importante para a sua própria sociedade.
Sobre o projecto


O objectivo é realizar essas actividades online e permitir assim que, a partir de suas casas, as famílias possam receber um estímulo adicional para tornarem os seus dia mais divertidos, mas também mais seguros, nos horários considerados viáveis. As famílias assistem aos eventos a partir das redes sociais da Fundação- facebook Fundação Arte e Cultura, Escola da Música e Galeria Tamar Golan.

as cargas mais recentes

Eddie Pipocas lança experimento para delinear como promover música na Internet

há 9 meses
O maior objectivo deste processo é perceber o quanto custa, seja em questões financeiras ou temporais, meter um projecto musical “nas ruas”.

“Com Corona ou Sem” o hit do verão de Moçambique

há 11 meses
Da autoria de Mc Roger, com a participação de Twenty Fingers, o single chega para “abrir” a nova estação do ano em Moçambique e promete animar as pistas de dança, ainda que em confinamento.

Festividades da Francofonia encerram amanhã em Luanda

há 7 meses
A ter lugar amanhã, as 17 horas, no Mutu Ya Kevela, o aparatoso evento vai encerrar com a apresentação de duas peças de dramaturgos francófonos.

Show Piô regressa no dia 31 de Outubro

há 1 ano
O projecto de promoção da música infantil das décadas de 80, 90 e 2000, denominado Show Piô, estará de volta no dia 31 de Outubro, depois da ausência em 2019. Mais uma vez, o objectivo é “transformar” os adultos de “hoje” em crianças de “ontem”.

Mamy é convidada a participar da pré-conferência internacional sobre activismo em África

há 2 meses
A rapper angolana levará amanhã a debate fundamentos sobre o exercício da liberdade de expressão por meio da música engajada, mais concretamente o “rap revolucionário”.

Quavo reage às acusações: “Eu não agredi fisicamente Saweetie”

há 7 meses

Plies: “Kanye West só age como louco quando está prestes a lançar um álbum”

há 1 ano
O rapper da Florida acessou o Twitter para um momento de clareza instigante. Plies sugeriu o recente drama online, protagonizado por Kanye como uma possivelmente tendência de promoção.

Angola Music Awards: nomeados serão conhecidos já este mês

há 1 ano
Os artistas nomeados para a sétima edição dos AMA serão apresentados no dia 20 deste mês. O evento anual de premiação dos fazedores da música angolana passa agora a ser produzido e realizado pela Legenda Urbana e traz como grande novidade a categoria “Música Dos PALOP Mais Tocada em Angola”.

Fundação Arte e Cultura encabeça festival cultural internacional de homenagem aos heróis da Covid-19

há 1 ano
O festival internacional de arte, em homenagem aos heróis da Covid-19 e de luta contra o racismo “Change is in Unity”, está ser encabeçado em Angola, pela Fundação Arte e Cultura e decorre na Ilha de Luanda, sob os valores Amor, respeito, resiliência, solidariedade, empatia e igualdade.

Comemora-se hoje o Dia Internacional da Dança, a linguagem universal

há 6 meses
Comemorado desde 1982, o dia 29 de Abril é uma homenagem ao criador do balé moderno, Jean-Georges Noverre (1727-1810). A efeméride foi instituída pela UNESCO em conjunto com o Comité de Dança do Instituto Internacional de Teatro.

Grupo Melim actua em Portugal

há 3 semanas
O Grupo Chiado acaba de comunicar que o trio Melim está de regresso a Portugal, para dois concertos únicos: 10 de Novembro, na Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota e dia 12 de Novembro, no Campo Pequeno.

Madrugada: Né Gonçalves disponibiliza amanhã o segundo single instrumental

há 6 meses
Madrugada é o segundo “aperitivo” antes do álbum, caracterizado como um Smooth Jazz ou mesmo Jazz Contemporâneo, combinado com o ritmo afro-cubano onde o piano e o baixo acústico também marcam presença.

Artista português encontra alternativa em pássaros para contornar onda de cancelamentos de shows

há 1 ano
Gohu, pseudónimo de Hugo Veiga, é um português que vive no Brasil há 15 anos. Desde cedo, esteve ligado à música, mas a profissão como publicitário não lhe permitia explorar esse talento. O artista tem agendado para 2021 o lançamento do álbum de estreia e, para contornar a situação dos cancelamentos de shows , foi obrigado a ser muito mais criativo.

FIFA aprova regras que permitem jogadores representar mais de uma selecção

há 1 ano
A Federação Internacional de Futebol aprovou ontem durante o seu 70.º Congresso, em Zurique, uma alteração nos regulamentos para a mudança de federações por parte dos jogadores que podem representar mais do que um país.

Rapper Scarface pede ajuda dos fãs para conseguir um novo rim

há 1 ano
A situação de saúde do rapper da Old School agravou-se após ter contraído o novo Coronavírus em Abril.

Chetekela: Uma voz que se prepara para voltar a encantar Angola

há 3 meses
Mais do que reivindicar o seu estatuto na música angolana, Chetekela surge com um novo álbum para dizer que tem também merece uma palavra na música, sobretudo nos estilos Txianda, Rumba, Afro Ngola, Sukusse e RnB.