Fundação Arte e Cultura apresenta concerto online com o músico Totó

Sob o lema, Fique em casa e proteja a sua vida, o concerto enquadra-se no âmbito do projecto Fundação Arte e Cultura Online, que visa incentivar as famílias a permanecer em casa, como forma de prevenção contra a Covid-19. Nesta senda, o concerto com o músico Totó será apresentado nesta sexta-feira, dia 24, pelas 19 horas.


Foram os temas cantados Ame ndu ku sole (línguas)-com uma mensagem de unificação- Luzingu malembe, História da vida/Luz, e Nga Sakidila, música que deu título ao seu mais recente albúm.


O artista é um das dezenas que alimentaram com as suas performances a grelha programática do projecto cultural da Fundação, numa diversidade de concertos, teatros, recital de poesia, aulas de Piano, rodas e sugestões de leitura, ginásticas e spoken word. Entretanto, reagindo à sua experiência, o autor do “Todo mundo tem uma história para contar…” considera que é o momento de “nós os artistas participarmos de uma forma mais consubstancial nos projectos da Fundação para a elevação do ser em Angola”.


“Penso que para um continente como é o nosso em que as assimetrias são acentuadas, o trabalho que a Fundação faz é divino. Tenho a certeza que se o Estado olhasse para a Fundação com olhos de parceria no sentido de elevarem mais a própria Nação, acredito que teriam possibilidades de fazer muito mais”, advogou.


Para o artista, o contexto em que Angola se encontra, fruto da Covid-19, vai levar a que muita gente reformule a sua consciência, porquanto, disse, são tempos de repensar a humanidade, repensar o poder que impera, o Capitalismo desenfreado. Entretanto, mostra-se céptico quanto a participação positiva dos artistas nesta mudança de mentalidades.


“Contam-se aos dedos os artistas que estão focados numa consciência mais alargada, mais para o despertar das consciências. São muito muito poucos e tanto mais que notas, muitas vezes, artistas a fazer o que chamamos de filantropia, mas uma filantropia sempre com câmaras, sempre com exposição e frases como “fazer bem faz bem”. Entretanto, poucos percebem que não é fazer o bem, nós precisamos ser o bem. Isto pressupõe que a tua própria musicalidade, intervenção como artista deve acarrectar esta energia. O artista deve emanar esta intenção seja na música, seja nas suas apresentações”, disse.


O projecto Fundação Arte e Cultura Online foi lançado no dia 24 de Março de 2020, como forma de dar resposta ao estado de emergência e a necessidade de proporcionar às famílias, crianças e adolescentes alunos do Centro Cultural da Fundação, na Ilha de Luanda, uma razão para ficar em casa e protegerem as suas vidas da Covid-19, de um lado e do outro lado, manter o ritmo das aulas para os alunos do Centro Cultural da Fundação, na Ilha de Luanda.


Totó acredita que no final da tempestade haverá uma metamorfose no modo de vivência e convivência das pessoas. Pensa que, ainda que de forma subtil, muitas mudanças irão acontecer. Algumas pessoas poderão voltar ao tipo de vida que consideram normal, mas que outras vão compreender determinados aspectos da sua própria existência e que eram ignorados apesar de serem muito importante para a sua própria sociedade.
Sobre o projecto


O objectivo é realizar essas actividades online e permitir assim que, a partir de suas casas, as famílias possam receber um estímulo adicional para tornarem os seus dia mais divertidos, mas também mais seguros, nos horários considerados viáveis. As famílias assistem aos eventos a partir das redes sociais da Fundação- facebook Fundação Arte e Cultura, Escola da Música e Galeria Tamar Golan.

as cargas mais recentes

Top Jóia do Ano coloca a velha “contra” nova escola de rappers

há 4 meses
Desde a autoria de Bob da Rage Sense, passando por Ikonoklasta até Phedilson Ananás, as “jóias” musicais produzidas em 2020 por rappers nacionais, serão “lapidadas” numa eleição proposta pelo Team 2 contra 1.

Madonna prepara filme autobiográfico

há 7 meses
O retrato autobiográfico será mais do que um musical e está a ser escrito pela própria e apresenta os 62 anos da Rainha da Pop.

Nova foto de Avatar 2 “enlouquece” cinéfilos

há 11 meses
A foto, publicada no perfil oficial do filme no Twitter, traz os actores Sam Worthington, Zoe Saldana, Kate Winslet e Cliff Curtis dentro de tanques de água no set de filmagens.

Prodígio faz dueto com Yuri da Cunha em nova música

há 7 meses
Yuri da Cunha (Semba) e Prodígio (Rap) fizeram dueto na nova música de Yuri, que será apresentada Domingo no Show em alusão ao seu aniversário, a ter lugar no Casino Estoril em Portugal.

Álbum póstumo de Pop Smoke destrona Michael Jackson do topo da Billboard 200

há 9 meses
A compilação atingiu um total de 248.000 unidades vendidas na semana de estreia, tornando-se a estreia póstuma de álbuns mais vendida depois de `Thriller´ de Michael Jackson. `Shoot For The Stars Aim For The Moon´, tem sido assim considerado como um presente pré-aniversário oportuno para o Pop Smoke que completaria 21 anos no dia 20 de Julho.

Após ser interna por trombose, Anitta tranquiliza os fãs

há 10 meses
A cantora foi internada ontem depois de ter sido diagnosticada com trombose. A informação inicialmente difundida pela imprensa brasileira foi confirmada pela própria, tranquilizando que se sente bem e receberá alta hospitalar ainda hoje.

Legends Never Die: Álbuns póstumos destronam-se uns aos outros no Top da Billboard

há 9 meses
Depois de Pop Smoke tirar Michael Jackson do 1ª lugar do top, o álbum póstumo de Juice Wrld estreou em primeiro lugar na parada da Billboard 200, tornando-se até agora, o maior álbum de 2020, com o equivalente a 490 mil unidades vendidas.

Trey Songz nega alegações de má conduta sexual

há 8 meses
Dois anos após ter sido denunciado por intimidação sexual, pela actriz Keke Palmer, o cantor tem enfrentado crescentes acusações e a mais recente veio à tona na passada quarta-feira.

Anderson .Paak e Bruno Mars lançam soul inspirado na década de 70

há 1 mês
Lançado na passada Sexta-Feira, o single que já atingiu números astronomicos nas plataformas de stream, é nada mais do que o eleito para apresentar o álbum de estreia da Silk Sonic´, banda liderada por Anderson .Paak e Bruno Mars

Justiça brasileira determina que Fundação Palmares retire do site artigos que atacam a figura de Zumbi

há 11 meses
Na sua conta do Twitter, Sérgio Camargo, presidente da Fundação afirmou, por conta desta determinação, que “a Fundação Cultural Palmares está sob censura”. Na decisão, a juíza ressalta que a permanência dos artigos “viola o direito à identidade, acção e memória da comunidade negra”, e prevê a multa diária de multa diária equivalente a 108 milhões de Kwanzas, informou o G1.

Concerto no formato “Drive in” com Valete no cartaz

há 10 meses
Como alternativa ao Festival da Juventude em Benfica (Lisboa/Portugal), cancelado por conta do Covid-19, vem aí outro evento semelhante, mas no formato “Drive In”. Trata-se do “Monsanto Fest”, com Valete como cabeça de cartaz e sem Sam The Kid.

“In Da Club” atinge 1 bilião de views no Youtube

há 5 meses
50 Cent acaba de atingir os 10 dígitos de views. O vídeo datado de 2003, que teve a participação de Eminem e Dr. Dre entrou em “território” lendário.

O movimento do Semba no Show do Mês

há 9 meses
A Banda Movimento é a próxima aposta da Nova Energia para o Live do Show do Mês, no sábado (25), com transmissão no Youtube, TPA 2 e TPA Internacional, em mais uma proposta para o enriquecimento cultural angolano.

Bob Dylan lança música mais longa da carreira

há 1 ano
“Murder Most Foul” (traduzida como Um Assassinato Muito Sujo) também é sua primeira nova canção em oito anos, desde o álbum Tempest de 2012.

Macklemore diz que cor da sua pele ajudou-o a vencer Kendrick Lamar nos Grammy

há 2 meses

É oficial, Salú Gonçalves é a nova cara do Ecos & Factos e Dog Murras assume o Fala Angola

há 1 ano