Fundação Arte e Cultura apresenta concerto online com o músico Totó

Sob o lema, Fique em casa e proteja a sua vida, o concerto enquadra-se no âmbito do projecto Fundação Arte e Cultura Online, que visa incentivar as famílias a permanecer em casa, como forma de prevenção contra a Covid-19. Nesta senda, o concerto com o músico Totó será apresentado nesta sexta-feira, dia 24, pelas 19 horas.


Foram os temas cantados Ame ndu ku sole (línguas)-com uma mensagem de unificação- Luzingu malembe, História da vida/Luz, e Nga Sakidila, música que deu título ao seu mais recente albúm.


O artista é um das dezenas que alimentaram com as suas performances a grelha programática do projecto cultural da Fundação, numa diversidade de concertos, teatros, recital de poesia, aulas de Piano, rodas e sugestões de leitura, ginásticas e spoken word. Entretanto, reagindo à sua experiência, o autor do “Todo mundo tem uma história para contar…” considera que é o momento de “nós os artistas participarmos de uma forma mais consubstancial nos projectos da Fundação para a elevação do ser em Angola”.


“Penso que para um continente como é o nosso em que as assimetrias são acentuadas, o trabalho que a Fundação faz é divino. Tenho a certeza que se o Estado olhasse para a Fundação com olhos de parceria no sentido de elevarem mais a própria Nação, acredito que teriam possibilidades de fazer muito mais”, advogou.


Para o artista, o contexto em que Angola se encontra, fruto da Covid-19, vai levar a que muita gente reformule a sua consciência, porquanto, disse, são tempos de repensar a humanidade, repensar o poder que impera, o Capitalismo desenfreado. Entretanto, mostra-se céptico quanto a participação positiva dos artistas nesta mudança de mentalidades.


“Contam-se aos dedos os artistas que estão focados numa consciência mais alargada, mais para o despertar das consciências. São muito muito poucos e tanto mais que notas, muitas vezes, artistas a fazer o que chamamos de filantropia, mas uma filantropia sempre com câmaras, sempre com exposição e frases como “fazer bem faz bem”. Entretanto, poucos percebem que não é fazer o bem, nós precisamos ser o bem. Isto pressupõe que a tua própria musicalidade, intervenção como artista deve acarrectar esta energia. O artista deve emanar esta intenção seja na música, seja nas suas apresentações”, disse.


O projecto Fundação Arte e Cultura Online foi lançado no dia 24 de Março de 2020, como forma de dar resposta ao estado de emergência e a necessidade de proporcionar às famílias, crianças e adolescentes alunos do Centro Cultural da Fundação, na Ilha de Luanda, uma razão para ficar em casa e protegerem as suas vidas da Covid-19, de um lado e do outro lado, manter o ritmo das aulas para os alunos do Centro Cultural da Fundação, na Ilha de Luanda.


Totó acredita que no final da tempestade haverá uma metamorfose no modo de vivência e convivência das pessoas. Pensa que, ainda que de forma subtil, muitas mudanças irão acontecer. Algumas pessoas poderão voltar ao tipo de vida que consideram normal, mas que outras vão compreender determinados aspectos da sua própria existência e que eram ignorados apesar de serem muito importante para a sua própria sociedade.
Sobre o projecto


O objectivo é realizar essas actividades online e permitir assim que, a partir de suas casas, as famílias possam receber um estímulo adicional para tornarem os seus dia mais divertidos, mas também mais seguros, nos horários considerados viáveis. As famílias assistem aos eventos a partir das redes sociais da Fundação- facebook Fundação Arte e Cultura, Escola da Música e Galeria Tamar Golan.

as cargas mais recentes

Killarmy está de volta

há 7 meses
“Full Metal Jackets” é o disco que vai marcar o retorno antecipado da prole da Wu-Tang Clan.

Madonna junta-se aos protestos nas ruas de Londres

há 5 meses
Mãe de quatro filhos de raça negra, Madonna foi às ruas num protesto contra o racismo e a violência policial em Londres. A cantora foi aplaudida pelos participantes da manifestação e chegou a abraçar algumas pessoas presentes.

Programa `GOZAéFêMea´ estreia dia 16 de Junho

há 5 meses
Trata-se de uma iniciativa da produtora de conteúdos de entretenimento, Goz´Aqui, e tal como o nome deixa adivinhar, é um programa apresentado só por mulheres, cujo conteúdo será essencialmente de cariz social e cultural.

Verbal Uzula apresenta novos projectos musicais

há 3 meses
“Dias de Treino vol. 4” é título do mais recente álbum de Verbal Uzula disponível nas principais plataformas digitais, incluindo o Kisom Unitel.

Alicia Keys aceita batalha de piano com John Legend

há 5 meses
No mês passado, Legend disse, durante uma conversa com Nick Cannon, que desejava ter um frente a frente no piano com a cantora Alicia Keys no Live Verzuz. O pedido foi atendido e o encontro está marcado para as 20 horas do dia 19 de Junho no Instagram.

Prodígio e Paulo Flores anunciam novo single intitulado “Fome”

há 2 dias
O projecto colaborativo não é o primeiro do poeta do semba com o membro da Força Suprema.

Filme sobre Murais da Leba disputa Grande Prémio de Cinema Brasileiro

há 5 meses
O filme torna-se assim no primeiro realizado em África a entrar no circuito comercial de cinema brasileiro. Intitulado ‘As Cores da Serpente’, a longa-metragem narra o desafiante processo artístico dos jovens grafiteiros sobre os Murais da Leba.

Nerú Americano fala sobre como será a sua actuação no Afro Nation

há 2 meses
Em reacção à sua participação na terceira edição do Afro Nation Portugal, onde também estarão Chris Brown, Rick Ross, Burna Boy e Davido, Nerú Americano confessou estar a viver um momento ímpar na sua carreira, por isso, promete levar um repertório, com coreografia nunca exprimentada.

Luanda recebe a primeira exposição virtual

há 7 meses
“Migrações e Coisas, Retalhos de uma História Só”, é o título da exposição a solo da autoria de René Tavares.

Bola de Ouro 2020 não será atribuída a nenhum jogador

há 3 meses
A France Football anunciou hoje que a Bola de Ouro 2020 não será atribuída, por “circunstâncias excepcionais, uma decisão que acontece pela primeira vez desde 1956.

Cerca de 70 mil fãs assinam petição para remover Kylie Jenner do videoclipe Wap

há 3 meses
As razões para a aversão, têm sido relactadas pela imprensa internacional como uma consequência do episódio que aconteceu no princípio deste ano, quando Kylie foi acusada de apropriação cultural.

“Quarantine Radio” de Tory Lanez é banida do Instagram

há 7 meses
De acordo com o CEO daquela rede social, o Quarantine Radio ficará fora do ar até ao dia 14 de Abril, Adam Mosseri, os convidados não respeitaram as regras da comunidade e a nudez foi a razão da suspensão.

Manuel Kanza: “O Kuduro não morreu, apenas está a se transformar em Afro House”

há 6 meses
O dançarino de Kuduro Afro anuncia que vai abandonar os palcos em troca da produção de documentários e afirma que a dança Afro House e o Kuduro são a mesma coisa e fundamenta.

Revista científica abre edição exclusiva para Rap

há 3 meses
Esta semana, a revista científica brasileira “Convergência Crítica” fomenta acções para perceber a ligação entre o Rap e a pesquisa científica, que vai culminar com abordagens sobre o Rap e o activismo político em Angola e Moçambique.

Actuação de Kyaku Kyadaff no `Conversas acústicas´ já em contagem decrescente

há 2 semanas
O show intimista traz um conceito inovador concebido pela STEP, que congrega de forma interactiva várias disciplinas artísticas, nomeadamente: música, gastronomia e artes plásticas.

DJ Sidney: “O Hip Hop moçambicano é o melhor dos PALOP”

há 5 meses
DJ Sidney ou simplesmente Sidney Movie é o director-geral e executivo da GM Record, produtora que trabalha com nomes como Duas Caras, Hernâni da Silva, Azagaia e Escudo (Dinastia Bantu). Por outro lado, também dá oportunidade para jovens em início de carreira, ou menos conhecidos.