Fundação Arte e Cultura encabeça festival cultural internacional de homenagem aos heróis da Covid-19

O festival internacional de arte, em homenagem aos heróis da Covid-19 e de luta contra o racismo “Change is in Unity”, está ser encabeçado em Angola, pela Fundação Arte e Cultura e decorre na Ilha de Luanda, sob os valores Amor, respeito, resiliência, solidariedade, empatia e igualdade.

Diferente de outros países, em Angola, o festival de arte internacional, que se enquadra no âmbito do projecto One Voice, vai ser online e os artistas estão a trabalhar num regime de escala para garantir a segurança em função das medidas de prevenção contra a Covid-19.

Com a arte urbana, escultura num dos maiores pontos turísticos de Luanda, propom-se a Fundação com a iniciativa fomentar não só a cultura, a arte, mas também o turismo, ao dar à Ilha um ambiente de cores vivas, local com uma excelente expressão visual.

O festival internacional apoiará e promoverá todos os meios de expressão visual, incluindo fotografia, arte de rua e escultura pública. A natureza ao ar livre reforça o valor que a arte existe para todos.
Unindo cada uma das cidades participantes, haverá um intercâmbio global de trabalhos. Por exemplo, uma fotografia tirada em Angola será projectada digitalmente nos Estados Unidos, em Cuba; uma fotografia tirada na Costa Rica poderia aparecer como um mural em Angola.

Através do diálogo e do intercâmbio, esperamos transmitir as experiências e vozes daqueles que sofreram opressão e racismo sistemáticos, particularmente explorando o movimento Black Lives Matter e sua mensagem vital.

Como parte do festival, o Vox Populi será realizado como uma oportunidade aberta para que pessoas de todo o mundo enviem uma fotografia (tirada durante o COVID-19) para ser publicada no site www.onevoiceinititive.com e, em seguida, apresentada como parte de uma exibição.

Vox Populi amplia o diálogo, incluindo artistas e o público em geral em nossa iniciativa. A toda pessoa que deseja participar, basta que envie imagens que reflictam suas experiências. As pessoas podem se inscrever na secção Vox Populi do site www.onevoiceinitiative.com.

Sobre “Change is in Unity e One Voice”

“Change is in Unity” festival é parte do projecto One Voice um movimento social que promove a criação de festivais internacionais de arte ao ar livre, usando a arte pública como forma de inspirar e unir comunidades em todo o mundo, apresentado pela Fugaz Arte de Conviver, Mana Contemporary, Eugene Lemay e Yigal Ozeri.


O movimento foi fundado durante o auge da pandemia da COVID-19, como uma iniciativa para trazer solidariedade em um momento de incerteza mundial. Estabelecemos uma voz unificada que oferece uma plataforma para que as injustiças sociais sejam ouvidas em nível multidisciplinar.
Impulsionada pela noção de criar um ambiente que não está em conformidade com os estereótipos ou divisões da sociedade, a iniciativa visa promover a inclusão e a unidade através das artes, sendo que a vida humana é o denominador comum, e nossas divisões enfocam questões de racismo, homofobia, opressão, sexismo, questões sociais e ambientais, entre outras.


Desde o seu lançamento em Maio de 2020, a ONE VOICE obteve parceiros globais em mais de quatro continentes, dez países, treze cidades, e continuaremos crescendo porque as mudanças estão unidas.

as cargas mais recentes

Andrea Bocelli incentiva cidadãos a não obedecerem as regras de combate à Covid-19

há 3 meses
O tenor italiano considera exageradas as regras adoptadas para combater a pandemia e disse que se sentiu “humilhado e ofendido” pelas medidas impostas para travar o Covid-19 no seu país.

WI project apresenta-se em novo formato

há 7 meses

Megga Skills lança nova música com a participação de MCK

há 4 meses
Intitulada `Liga Inglesa Parte 2´, é a primeira música promocional da EP denominada `Marimbondo Número 1´. Trata-se de um remix da música `Liga Inglesa´ da autoria do consagrado MCK.

Covid-19: Cardi B doa 20 mil garrafas de bebida vegana aos médicos de Nova York

há 7 meses
Dias após desmentir que estava infectada com Coronavírus, a rapper estendeu a mão aos profissionais que estão na linha da frente do combate à pandemia e se comprometeu a fazer doações frequentes doravante.

Eminem celebra 12 anos longe das drogas

há 6 meses
O rapper recorreu às redes sociais para exibir um chip que recebeu depois de ficar sóbrio por 12 anos depois de batalhas passadas contra o vício.

Mwana Afrika: “A Trace quer combater todos os estereótipos criados pela mídia convencional. E estou no canal para contribuir nisso”

há 3 meses

Katy Perry reage pela primeira vez às acusações de abuso sexual

há 2 meses
A cantora norte-americana vem sendo acusada de má conduta sexual em duas situações. Numa recente entrevista, Katty Perry comentou, primeira vez, sobre os alegados abusos movidos por um homem e uma mulher.

MAMY mostra a sua “Atitude Negra”

há 7 meses
A música “Atitude Negra” é uma celebração da mulher negra, da melanina, dos traços grossos e do cabelo crespo.

Bonga é homenageado em Portugal

há 2 meses
Barceló de Carvalho “Bonga” será homenageado, no próximo dia 6 de Setembro, um dia depois de completar 78 anos, com um concerto em Lisboa, Portugal.

Fundação Arte e Cultura apresenta concerto online com o músico Totó

há 6 meses
Sob o lema, Fique em casa e proteja a sua vida, o concerto enquadra-se no âmbito do projecto Fundação Arte e Cultura Online, que visa incentivar as famílias a permanecer em casa, como forma de prevenção contra a Covid-19. Nesta senda, o concerto com o músico Totó será apresentado nesta sexta-feira, dia 24, pelas 19 horas.

Joãozinho Morgado diz que o Semba está a “morrer”

há 4 meses
O percussionista Joãozinho Morgado afirmou que o género musical Semba, de origem angolana, está a “morrer”, pelo facto das instituições responsáveis não velarem pela sua manutenção.

‘Emoção Globo’ já tem coreografia

há 2 meses
Trata-se da coreografia proposta por Rita Alfredo, bailarina profissional angolana, ex-participante do concurso de dança ‘Bounce’, exibido pela TPA 2 entre 2010 e 2015.

Já começou o Festival #EuFicoEmCasa

há 8 meses
Serão no total 6 dias, 77 artistas e 40 horas de concerto transmitido em directo, pasmem… nas próprias contas de Instagram.

Paulo Flores dirige show de Yuri da Cunha

há 2 meses
O show do músico Yuri da Cunha, agendado para no próximo Domingo, a ter lugar Casino Estoril (Portugal), será dirigido artisticamente por Paulo Flores.

Yunami: O rapper que representa Angola nos palcos da Hungria

há 2 meses

Criadora de Matrix revela verdadeira origem do filme

há 5 meses
Em entrevista ao Hollywood Reporter, a cineasta que com a irmã criou a franquia Matrix disse que a vontade de fazer a saga surgiu da “opressão” que sentia antes de assumir a sua verdadeira natureza transsexual.