Fundação Arte e Cultura encabeça festival cultural internacional de homenagem aos heróis da Covid-19

O festival internacional de arte, em homenagem aos heróis da Covid-19 e de luta contra o racismo “Change is in Unity”, está ser encabeçado em Angola, pela Fundação Arte e Cultura e decorre na Ilha de Luanda, sob os valores Amor, respeito, resiliência, solidariedade, empatia e igualdade.

Diferente de outros países, em Angola, o festival de arte internacional, que se enquadra no âmbito do projecto One Voice, vai ser online e os artistas estão a trabalhar num regime de escala para garantir a segurança em função das medidas de prevenção contra a Covid-19.

Com a arte urbana, escultura num dos maiores pontos turísticos de Luanda, propom-se a Fundação com a iniciativa fomentar não só a cultura, a arte, mas também o turismo, ao dar à Ilha um ambiente de cores vivas, local com uma excelente expressão visual.

O festival internacional apoiará e promoverá todos os meios de expressão visual, incluindo fotografia, arte de rua e escultura pública. A natureza ao ar livre reforça o valor que a arte existe para todos.
Unindo cada uma das cidades participantes, haverá um intercâmbio global de trabalhos. Por exemplo, uma fotografia tirada em Angola será projectada digitalmente nos Estados Unidos, em Cuba; uma fotografia tirada na Costa Rica poderia aparecer como um mural em Angola.

Através do diálogo e do intercâmbio, esperamos transmitir as experiências e vozes daqueles que sofreram opressão e racismo sistemáticos, particularmente explorando o movimento Black Lives Matter e sua mensagem vital.

Como parte do festival, o Vox Populi será realizado como uma oportunidade aberta para que pessoas de todo o mundo enviem uma fotografia (tirada durante o COVID-19) para ser publicada no site www.onevoiceinititive.com e, em seguida, apresentada como parte de uma exibição.

Vox Populi amplia o diálogo, incluindo artistas e o público em geral em nossa iniciativa. A toda pessoa que deseja participar, basta que envie imagens que reflictam suas experiências. As pessoas podem se inscrever na secção Vox Populi do site www.onevoiceinitiative.com.

Sobre “Change is in Unity e One Voice”

“Change is in Unity” festival é parte do projecto One Voice um movimento social que promove a criação de festivais internacionais de arte ao ar livre, usando a arte pública como forma de inspirar e unir comunidades em todo o mundo, apresentado pela Fugaz Arte de Conviver, Mana Contemporary, Eugene Lemay e Yigal Ozeri.


O movimento foi fundado durante o auge da pandemia da COVID-19, como uma iniciativa para trazer solidariedade em um momento de incerteza mundial. Estabelecemos uma voz unificada que oferece uma plataforma para que as injustiças sociais sejam ouvidas em nível multidisciplinar.
Impulsionada pela noção de criar um ambiente que não está em conformidade com os estereótipos ou divisões da sociedade, a iniciativa visa promover a inclusão e a unidade através das artes, sendo que a vida humana é o denominador comum, e nossas divisões enfocam questões de racismo, homofobia, opressão, sexismo, questões sociais e ambientais, entre outras.


Desde o seu lançamento em Maio de 2020, a ONE VOICE obteve parceiros globais em mais de quatro continentes, dez países, treze cidades, e continuaremos crescendo porque as mudanças estão unidas.

as cargas mais recentes

Travis scoot sofre ataque de racismo após usar fantasia do Batman

há 9 meses
Infelizmente, músico desativou sua conta no Instagram após receber uma “avalanche” de comentários racistas na sua publicação.

Estreia do novo filme de Hochi Fu volta a ser adiada

há 9 meses
O filme 2 Mundos do empresário e realizador Hochi Fu, aguardado com bastante expectativa amanhã nos cinemas, foi novamente adiado para data a anunciar.

Keyshia Cole provoca potencial batalha de Verzuz contra Ashanti

há 1 ano
Enquanto DMX continua a “clamar” por uma batalha com Jay Z, e os fãs ainda estão extasiados com o confronto Verzus entre Ludacris e Nelly, que decorreu no passado sábado, dia 17, muitos se voltaram para confrontos hipotéticos que podem acontecer nas próximas semanas. Um dos mais recentes pares de fãs é entre Keyshia Cole e Ashanti.

Morreu o jornalista Edgar Cunha

há 12 meses
Morreu hoje, em Portugal, vítima de doença, o jornalista da Televisão Pública de Angola (TPA) Edgar Cunha, um dos principais rostos dos serviços noticiosos na estação.

Ludmilla exalta pioneiras do Funk no single `Rainha da Favela´

há 9 meses
Fair Play e humildade são os adjectivos que caracterizam a cantora Ludmilla no seu mais recente single, onde além de se auto-intitular “Rainha da favela”, teve o cuidado de exaltar fankeiras que chegaram primeiro, quebraram padrões e estereótipos.

Cardi B pede a Joe Biden para não fazer falsas promessas eleitorais

há 12 meses
Durante uma conversa que manteve com o candidato democrata à Casa Branca, Joe Biden, a cantora norte-americana foi frontal e pediu ao concorrente para não fazer falsas promessas eleitorais para conseguir votos.

Música autobiográfica revela dissabores da trajectória de Halison Paixão

há 7 meses
Superação é o título da mais recente faixa musical de Halison Paixão, trata-se de testemunho cantado, que visa reforçar a esperança de todos que têm poucas possibilidades mas almejam alcançar algum sonho.

Morreu o músico Tino Fortes

há 7 meses
O músico angolano Tino Fortes morreu segunda-feira em Portugal, aos 51 anos de idade, vítima de morte súbita.

AC Milan e Roc Nation unem-se para um grande espectáculo organizado por DJ Khaled

há 9 meses
O clube italiano AC Milan e a Roc Nation de Jay-Z uniram-se para protagonizar, no dia 20 deste mês, um grande concerto. Organizado por DJ Khaled o espectáculo visa recuperar a imagem e a posição da equipa entre a elite comercial do futebol.

Kanye West admite derrota presidencial e inicia campanha para 2024

há 9 meses
A frágil corrida do astro do hip-hop Kanye West à presidência nunca saiu do princípio e o rapper finalmente admitiu ter sido derrotado.

Amostra virtual ‘SetentaOitenta’ junta fotógrafos angolanos

há 8 meses

Filme sobre Murais da Leba disputa Grande Prémio de Cinema Brasileiro

há 1 ano
O filme torna-se assim no primeiro realizado em África a entrar no circuito comercial de cinema brasileiro. Intitulado ‘As Cores da Serpente’, a longa-metragem narra o desafiante processo artístico dos jovens grafiteiros sobre os Murais da Leba.

Bryan Adams critica duramente a China pelo surto do novo Coronavírus

há 1 ano
Se não fosse o novo coronavírus, a estrela pop rock canadense iniciaria, esta semana, uma série de concertos no Royal Albert Hall, em Londres. Indignado com as consequências da pandemia, Adams ataca e acusa a China.

O novo álbum de Lady Gaga chegou e já conquistou o número #1 na Billboard 200

há 1 ano
`Chromatica´ assinala a sexta vez que um álbum de Lady Gaga figura no topo da lista, desde o lançamento de Born This Way em 2011. O trabalho era um dos mais aguardados dos últimos tempos, por representar o retorno da cantora ao dance pop.

Programa que memora a vida e obra de Amália estreia segunda temporada

há 4 meses
Intitula-se Em Casa d’Amália e foi criado em alusão ao centenário da icónica fadista, em 2020, numa parceria entre a Fundação Amália Rodrigues e a RTP.

Tory Lanez pede desculpas à Megan The Stallion por alvejá-la e justifica “que estava muito bêbado naquela noite”

há 11 meses
Dois meses após alvejar a rapper Megan The Stallion, Tory Lanez reaparece para desmentir que as suas músicas tiveram uma queda nos streams como consequência do sucedido, e segundo noticiou o TMZ, Lanez também teria aproveitado para pedir desculpas à Megan Rhe Stallion.