Artistas e instituições pública e privada discutiram no passado dia 14 de Agosto, no espaço de debate online Fale Connosco, “O papel das artes no desenvolvimento cognitivo das crianças”, sendo transmitida ao vivo na página oficial do Facebook da Fundação.
Na mesa de debate estiveram o artista plástico e docente Gilberto Kapitango, o artista visual, produtor de Tv e docente universitário, Rui Garção, profissionais do Instituto Nacional da Criança, INAC, e da Fundação Arte e Cultura, sendo que o momento cultural foi assegurado pela pequena poetisa Lesliana Ngola, de 8 anos de idade.
O assunto foi analisado na vertente das artes plásticas, designer gráfico, música e instrumentos musicais. Durante a discussão, os oradores opinaram sobre a estrutura cultural e mental na formação do homem novo, e na transformação de consciência das crianças entregues no mundo da droga.
Nesta nova plataforma de debates, também já foi discutido o tema “Procedimentos para identificar e reunificar as famílias de crianças em situação de rua”. Na ocasião, o orador convidado, Adjaime de Freitas fez saber que a reunificação e a integração social da criança em situação de rua, passava, entre outros meios, por ensina-las as artes, a praticar alguma actividade cultural, a próxima edição que está marcada para o dia 21 de Agosto, traz o tema “A influência dos programas infantis antes e durante a pandemia”.
Como é habitual, a discussão conta com a moderação do formador de Oratória e responsável do Gabinete de Comunicação da Fundação Arte e Cultura, Camilo Lemos. Enquanto decorrerem as emissões live, as famílias poderão interagir com os oradores, enviando mensagens ou ligando para os contactos 934 567 627/ 923 780 105.
Sobre o projecto
Fale Connosco é um programa ao vivo que tem como finalidade criar um espaço de debate e discussão aberta sobre as crianças e os adolescentes, bem como o papel das artes educativas na sua formação durante o percurso pela infância, adolescência e até à idade adulta. Propõe-se ainda trazer temáticas em torno das políticas dos Centros de Acolhimento e o seu real papel na garantia da formação e segurança das crianças e adolescentes. Prevê-se num futuro próximo alargar este programa às plataformas de emissão ao vivo, nomeadamente YouTube, Instagram, bem como à rádio e à televisão. O projecto é o resultado de um esforço conjunto da Fundação Arte e Cultura e do Instituto Nacional da Criança.