Fundação Arte e Cultura promove debate sobre “O papel das artes no desenvolvimento cognitivo das crianças”

Artistas e instituições pública e privada discutiram no passado dia 14 de Agosto, no espaço de debate online Fale Connosco, “O papel das artes no desenvolvimento cognitivo das crianças”, sendo transmitida ao vivo na página oficial do Facebook da Fundação.


Na mesa de debate estiveram o artista plástico e docente Gilberto Kapitango, o artista visual, produtor de Tv e docente universitário, Rui Garção, profissionais do Instituto Nacional da Criança, INAC, e da Fundação Arte e Cultura, sendo que o momento cultural foi assegurado pela pequena poetisa Lesliana Ngola, de 8 anos de idade.


O assunto foi analisado na vertente das artes plásticas, designer gráfico, música e instrumentos musicais. Durante a discussão, os oradores opinaram sobre a estrutura cultural e mental na formação do homem novo, e na transformação de consciência das crianças entregues no mundo da droga.


Nesta nova plataforma de debates, também já foi discutido o tema “Procedimentos para identificar e reunificar as famílias de crianças em situação de rua”. Na ocasião, o orador convidado, Adjaime de Freitas fez saber que a reunificação e a integração social da criança em situação de rua, passava, entre outros meios, por ensina-las as artes, a praticar alguma actividade cultural, a próxima edição que está marcada para o dia 21 de Agosto, traz o tema “A influência dos programas infantis antes e durante a pandemia”.


Como é habitual, a discussão conta com a moderação do formador de Oratória e responsável do Gabinete de Comunicação da Fundação Arte e Cultura, Camilo Lemos. Enquanto decorrerem as emissões live, as famílias poderão interagir com os oradores, enviando mensagens ou ligando para os contactos 934 567 627/ 923 780 105.

Sobre o projecto
Fale Connosco é um programa ao vivo que tem como finalidade criar um espaço de debate e discussão aberta sobre as crianças e os adolescentes, bem como o papel das artes educativas na sua formação durante o percurso pela infância, adolescência e até à idade adulta. Propõe-se ainda trazer temáticas em torno das políticas dos Centros de Acolhimento e o seu real papel na garantia da formação e segurança das crianças e adolescentes. Prevê-se num futuro próximo alargar este programa às plataformas de emissão ao vivo, nomeadamente YouTube, Instagram, bem como à rádio e à televisão. O projecto é o resultado de um esforço conjunto da Fundação Arte e Cultura e do Instituto Nacional da Criança.

as cargas mais recentes

Morreu Jack Sherman, antigo guitarrista dos Red Hot Chili Peppers

há 5 meses
Sem divulgar a causa da morte do artista aos 64 anos, a notícia foi avançada na página oficial do grupo no Twitter.

Paulo Flores homenageia Waldemar Bastos e Carlos Burity em novo álbum

há 5 meses
Intitulado ‘Independência’, no novo disco o artista “regressa às origens” do Semba e exalta o ritmo ancestral usado como instrumento de luta.

Kamesu: “O rapper é um artista que não tem nenhum compromisso com a cultura”

há 1 mês
Durante 20 anos, o rapper viu-se obrigado a trancar-se no estúdio para preparar o seu primeiro disco, uma obra interventiva e afro-centrada, que traz participações de Kid MC, Kool Klever, Ndaka Yo Wini, Loromance, Mono Stereo e a poetisa Sankofa. O álbum será autografado já este sábado, no Elinga Teatro, em Luanda.

Exposição ‘S.O.S ambiente’ apresenta projectos para salvação do meio ambiente

há 4 meses
Vários adolescentes provenientes de centros de formação e educação ambiental de Luanda, expõem, desde hoje, projectos de sustentação e preservação do meio ambiente.

Netflix anuncia produção de documentário sobre Emicida

há 3 meses
Intitulado ‘Amarelo – É tudo para ontem’, contém entrevistas e cenas de bastidores, de um show no Theatro Municipal de São Paulo em 2019.

Fãs revoltados com Madonna por causa de uma fotografia

há 7 meses
Após o lançamento de “Madame X” (2019), a “Rainha do Pop” teve várias aparições. Há alguns meses, Madonna esteve em silêncio devido à pandemia do Covid-19. Esta segunda-feira, a autora de “Papa Don’t Preach” voltou a aparecer e causou revolta a alguns internauras, tudo por causa de uma fotografia em topless.

Irina Vasconcelos: “O nosso rock lá fora já é conhecido”

há 6 meses
Irina Vasconcelos apresenta à Carga o verdadeiro ponto de situação do estilo no Dia Internacional do Rock. A Rainha do Rock angolano fala das suas experiências como impulsionadora do movimento e recomenda…

Agora já pode pausar na “placa” com o Naná

há 4 semanas
O projecto, com finalidade de estimular a dinâmica comercial nos bairros, empregando jovens nas referidas localidades, conta agora com dois restaurantes informais, cuja imagem é o kudurista Nagrelha.

Drunk Master quebra o silêncio e mostra a sua “Espécie”

há 6 meses
A faixa que já havia sido lançada, é agora apresentada com uma nova roupagem, em que Drunk expressa em dois minutos, num beat que o caracteriza, o que sente e percebe da “espécie em que se enquadra enquanto pessoa”.

Surgimento da Carga Magazine em destaque no “Mambos Hip Hop da Banda”

há 6 dias
Apresentado por Dino Cross e Cládio Bantu, o espaço especializado em Hip Hop abordou os temas de maior impacto no ano findo, tendo incluído o Magazine da Música como uma boa surpresa, agora num novo formato.

Concerto dos Guns N´Roses já tem nova data

há 6 meses
Adiado este ano, devido à pandemia de covid-19, o espectáculo está agora agendado para 2 de Junho de 2021.

Comemorações do primeiro aniversário da casa rede encerram amanhã

há 9 meses
Nas celebrações de hoje, a atracção será Spoken Word com Sankofa Umbi Umbi, seguida de música ao vivo com Dino Ferraz, às 21 horas no live do Instagram da casa Rede.

Beyonce lança música surpresa sobre o racismo

há 7 meses
Depois do lançamento surpresa do álbum “Homónimo”, em 2013, considerado uma das maiores produções do século, Beyonce lançou sábado, de surpresa, um single sobre o racismo.

SADIA cria Cartão Arte para apoiar associados

há 7 meses
A Sociedade Angolana de Direito do Autor (SADIA) pretende criar um fundo cultural, que terá como principal objectivo apoiar autores e artistas sempre que se justificar, e terá um valor inicial dez milhões de Kwanzas.

Lizzo e Lil Nas X criticam Blackout Tuesday

há 8 meses
Ao contrário de outros músicos, Lizzo e Lil Nas X condenaram o movimento nas redes sociais promovido pela indústria da música para suspensão das atividades, por considerarem que a campanha ofuscou os protestos contra morte de George Floyd.

Yuri da Cunha festeja aniversário com Show em Portugal

há 4 meses
O Casino Estoril (Portugal) será palco do grande show de Yuri da Cunha, dia 13 de Setembro (Domingo), em comemoração do seu 40 º aniversário.