Fundação Arte e Cultura reforça apoio à formação artística durante o confinamento

Cem pessoas entre crianças e adolescentes, da Ilha de Luanda, bairro Casas Novas, sector Ponta, começaram a receber nesta semana manuais de apoio para a formação artista. A iniciativa é da Fundação Arte e Cultura, através do seu projecto Escola das Artes e visa garantir a formação artística dos petizes, enquanto durar a pandemia e o confinamento social.


O referido manual é uma produção da Escola das Artes da Fundação e traz conteúdos práticos nas áreas de dança Ballet, Reciclagem e Decoração, uma componente de Alfabetização e instruções sobre prevenções contra a Covid-19.


A entrega dos manuais começou nesta segunda-feira e está ser feita de porta a porta. As crianças contempladas fazem parte das mais de 300 crianças e adolescentes que frequentam o Centro Cultural da Fundação Arte e Cultura, na Ilha de Luanda.


“Esta é a primeira fase e estamos atender 100 crianças, enquanto preparamos as condições para atender as outras crianças e adolescentes. A nossa intenção é manter o rítmo formativo das crianças e adolescentes que frequentam o nosso Centro Cultural”, responsável da Escola das Artes, Marta Faustino.


A pequena Isabel João Miguel, de 11 anos de idade, foi uma das primeiras beneficiadas. Segundo disse, tem saudades de voltar à escola e ocupar os seus tempos livres no Centro Cultural da Fundação, aprendendo artes.


“Eu quero ir para a escola, mas o coranavírus…está aborrecer”, tentava desabafar, mas não encontrava palavras para exprimir o seu descontentamento pelo novo rumo que a sua vida tomou, fruto da pandemia. Para além do trabalho de casa, disse que vai aproveitando as tele-aulas, rotina que vai poder fazê-lo ainda mais com o manual que recebeu.


Quem não ficou de fora foi a adolescente Marlene Domingos, de 15 anos de idade. Encontrada a lavar roupa, a pequena disse que vai conciliando a brincadeira com trabalhos de casa.
“Obrigado pelo manual, vou ler sempre e praticar”, disse a pequena.


Daniel de Carvalho Pacheco é uma criança de 8 anos e encontrava-se frequentar a terceira classe, antes da Covid-19. Ele demonstrou conhecer as medidas de segurança para se prevenir da pandemia, uma razão para dizer que não terá dificuldades de entender o capítulo sobre as medidas de prevenção que o manual traz.

as cargas mais recentes

Boss Alírio traz novo EP com participações surpreendentes

há 1 ano
Dois anos depois do lançamento do Focado Vol.2, Boss Alírio regressa à arena musical com novo EP. A terceira obra do rapper contém 12 faixas musicais e conta com participações inéditas.

Akon investe seis bilhões de USD para construção de uma “Wakanda” no Senegal

há 1 ano
O rapper senegalês Akon garantiu um contrato de USD 6 bilhões, para construir sua cidade temática no Senegal, com objectivo de ajudar no desenvolvimento da sua terra natal.

Elias Dya Kimuezo fala sobre a função que sua música desempenhou no Início da Luta Armada

há 9 meses

Dicklas One: “Sendo o pioneiro, venho ajudar os colegas a perceberem e respeitarem os parâmetros do House Music”

há 2 semanas
Nesta nova etapa da carreira, Dicklas tem agendado um novo álbum que, à semelhança, do Filho do Povo trará outros estilos. O músico tem novas ambições, assinou com duas produtoras de referência em África, está a apadrinhar um lar e fala sobre seus projectos.

Iraquiano testa popularidade com o lançamento da Mixtape Modo Prodígio

há 4 meses
Iraquiano é o alter ego de Edilson Pedro Tavares Pimentel, um jovem rapper de 23 anos, que já acumula na bagagem dois projectos lançados e está actualmente em estúdio a ultimar os preparativos da mixtape que marcará o ponto de viragem da sua carreira.

Restos mortais de Pzee Boy vão hoje a enterrar

há 5 meses
Os restos mortais de Pzee Boy descem hoje ao campo santo enterrar por volta das 10h no Cemitério do Benfica, em Luanda. A cerimónia de condolências à família está reservada para as 12h no Club Emirais.

19 anos depois Helga Fêty apresenta vídeo de “Entrega Total”

há 1 ano
Dezanove anos depois do lançamento da música “Entrega Total”, tema que dá título ao primeiro álbum de originais publicado em Fevereiro último, a cantora e actriz Helga Fêty apresenta o referido vídeo clipe, que traz participações de Presilha Calei e Loromance.

Matias Damásio homenageia médicos em novo single

há 2 anos
Intitulada “Guardiões da Vida”, a música serve para homenagear os profissionais de saúde de todo mundo que tudo fazem para conter a pandemia do Covid-19. Em breve será gravado o seu vídeo clipe e quem estiver interessado a fazer parte do mesmo basta enviar um curto vídeo amador.

Tyrese Gibson revela perda de papéis por causa da sua tez de pele e afirma que o colorismo ainda é um problema em Hollywood

há 2 meses
Em entrevista ao podcast ‘Leah’s Lemonade’, Tyrese Gibson fez o mundo saber que está dentro desta estatística do racismo estrutural.

Confirmada presença de Prodígio no show sobre o “Reinado” de Yuri da Cunha

há 11 meses
Yuri da Cunha vai exaltar, este final de semana, os hábitos, costumes e tradições dos angolanos com um espectáculo, que marca a trajectória do músico, que decidiu embarcar para uma tournée.

Vencedor do prémio literário ‘Sagrada Esperança’ é conhecido dia 15 de Setembro

há 1 ano
Foi instituído em 1980 em homenagem póstuma ao Dr. António Agostinho Neto, ilustre homem de cultura e das letras angolanas.

Artistas angolanos beneficiam de carteira profissional já a partir de Junho

há 6 meses
O documento que representa um ganho da classe, é mais uma forma de assegurar o cumprimento dos princípios deontológicos dos criadores.

Tributo a Pitágoras Neto

há 1 ano
O co-fundador da Carga Magazine, Pitágoras Neto completaria 42 anos hoje, 12 de Maio. Relembramos o início da trajectória do jovem empreendedor na publicação que foi fundada há 10 anos e representa a voz de uma geração e o rosto de um movimento, que cada vez mais se afirma através da música.

Etona apresenta obra ao ar livre

há 1 ano
O artista plástico António Tomás “Etona” vai inaugurar, no dia 31 de Julho, uma exposição com a peça única intitulada “Cegueira da Justiça”, em homenagem a mulher africana.

Disc jockeys actuam em live solidário em prol da Fundação Ana Carolina

há 4 meses
A propósito do mês da criança, os Djs Malvado, João Reis, Aldas Mix, Kapiro, Lutonda e Dj Bruno Ag, são alguns dos nomes que integram o vasto cartaz deste Live Solidário que tem como objectivo angariar fundos para doação de cestas básicas à Fundação Ana Carolina e ainda vários Lares de Acolhimento que colaboram com o “Vidas ZAP”, projecto de Responsabilidade Social da ZAP.

Lugar de FALA D’ ELA: Primeiro podcast angolano de Spoken Word começa a ser emitido já amanhã

há 1 ano
Idealizado inicialmente para ser um programa 100% online no formato live e com exibição quinzenal e transmitido nas páginas oficiais da Dupla ELA, no formato Spoken Cover Project −músicas na palavra falada−, performances originais da dupla e debates temáticos.