Fundação cultural eterniza nome de Wyza

Denominada Fundação Arte & Cultura, a organização filantrópica foi inaugurada no final do passado mês de Fevereiro, numa cerimónia oficial onde estiveram presentes membros do governo, e cujas honras foram feitas pela Directora-Geral da fundação Naama Margalit e pelo Secretário de Estado para as Indústrias Criativas da Cultura- João Pedro Lourenço.

Fundação cultural eterniza nome de Wyza

Localizada na Ilha de Luanda, a fundação tem como objectivo trabalhar com a comunidade interessada em artes, bem como dar oportunidades a todos para aprender culturalmente, sendo que todos os cursos estão disponíveis a título gratuito, desde a inscrição ao material de apoio.

O leque de actividades vão de escola de arte, biblioteca, ginástica, yoga, capoeira, dança, e ainda a escola de música que contempla aulas de canto, piano, bateria e guitarra. Aberto à inscrições desde Agosto de 2019, actualmente a fundação já lecciona para mais de 350 crianças.

Fundação cultural eterniza nome de Wyza

Fora da escola, mais duas iniciativas começam a granjear espaço, o Costura para todos, – trata-se de um projecto só para mulheres adultas, e a carpintaria, que apesar de pequena ainda, alberga crianças e jovens. Os quais, segundo Naama, pretendem transformar numa cooperativa, “cujos lucros das vendas serão repartidos entre a cooperativa e as costureiras e carpinteiros”.

as cargas mais recentes

Escolhidos os músicos para o hino da independência

há 4 meses
Os artistas escolhidos para dar voz ao hino dos 45 anos de independência de Angola já foram escolhidos, segundo Big Nelo, afirmando que serão 20 no total, em representação das quatro regiões do país.

Google coloca Mbira “Kisanje” no motor de busca

há 5 meses
O instrumento musical originário do Zimbábue, conhecido em Angola como Kisanje, está a ser exibido desde ontem na página inicial do motor de busca e permite os usuários executá-lo. O objectivo é marcar a “semana cultural do Zimbábue”.

Délcio Caiaia discorre sobre a Matriz Africana do Design Gráfico no seu primeiro E-Book

há 5 meses
O projecto literário Matriz Africana Do Design Gráfico, surge de um olhar crítico ao posicionamento de África na arena global do Design Gráfico. A supressão histórica fez desaparecer gradualmente muitos traços da arte visual africana.

Invisíveis: “O que nos caracteriza é um Rap sem preocupação com os holofotes”

há 4 meses
Lançaram ontem o álbum `O Culto´, uma obra no verdadeiro sentido da palavra, que além de quebrar o silêncio de 8 anos, é uma viagem às origens do Hip Hop e um compromisso com o “abandonado” Boom Bap.

A vez dos SSP no Live no Kubico

há 1 mês
Domingo dia 27 de Setembro, o projecto Live no Kubico apresenta como cartaz os SSP, um dos grupos de Rap mais icónicos da lusofonia, num concerto aguardado com muita expectativa tendo em conta a popularidade do quarteto.

Nerú Americano apresenta novo single

há 3 semanas
Intitula-se “Salta na Areia” e estará disponível a partir do dia 19 deste mês nas plataformas digitais e é apenas um de vários novos trabalhos a serem apresentados ainda este ano.

João Lourenço felicita projecto “Live no Kubico”

há 4 meses
Durante o Live da dupla Gabriel Tchiema e Mito Gaspar, referente ao projecto “Live no Kubico”, da TPA, uma mensagem centralizou as atenções. Na sua página no twitter, o Presidente da República de Angola, João Lourenço, elogiou o projecto e felicitou os organizadores por “manterem viva a nossa cultura”.

Tensão entre Anitta e Ludmilla volta a aumentar e dessa vez Snoop Dogg foi o pivó

há 4 meses
O rapper norte-americano comemorou através de uma publicação no Instagram, os 95 milhões de views da música ‘Onda Diferente’ no Youtube. Na mesma publicação, Snoop agradeceu apenas Anitta e Papatinho pela música, que tem participação e foi escrita por Ludmilla, deixando no ar um clima de tensão, que o “obrigou” a fazer uma nova publicação.

Rascunho que continha “Hey Jude” dos Beatles leiloado por 910 mil dólares’

há 7 meses
O manuscrito do clássico dos Beatles “Hey Jude”, de Paul McCartney, usado durante a gravação em 1968, foi vendido por 910 mil dólares (mais de 108 milhões de Kwanzas) durante um leilão online, que marcou o 50.º aniversário da separação da banda britânica.

13 anos depois Celina Miranda regressa à música para deixar um legado

há 4 meses
Após ter sido considerada “o fenómeno de 2007”, por causa da obra discográfica ‘Angolano’, nunca mais se ouviu falar de Celina Miranda. Passados 13 anos, a cantora reaparece à Carga com uma nova música intitulada “Je t´aime” e quer fazer história.

´Emerging Painting Invitational´ para ver on-line até ao dia 19 de Outubro

há 1 semana

Kanye West revela que já foi alcoólatra: “Tomava Vodka no café da manhã”

há 6 meses
Durante uma entrevista com a revista GQ, o rapper admitiu que chegou a tomar vodka com suco de laranja no café da manhã, e comentou sobre como a pressão das nomeações o levaram parcialmente ao alcoolismo.

Nucho anuncia o álbum que lhe vai colocar no topo

há 4 meses
Nucho é um dos poucos rappers angolanos que conseguiu manter-se puro na última década. Em 2017, estreou-se com o álbum Sou[L] RAP e foi nomeado para o maior prémio da música feita em português. Depois disso, surgiram outras surpresas.

Luz do Spoken: “uso conscientemente a arte da poesia falada para causar reflexões e quiçá mudanças”

há 5 meses
A multifacetada actriz, poeta declamadora (spoker) que se “aventura” como Directora, Produtora de arte e na escrita criativa, vai apresentar amanhã as 17:30 o recital “Multimorfoses”, onde vai apresentar o seu percurso como pessoa e artista. Numa breve conversa com a artivista, ficámos a saber de onde vem e para onde vai a Luz do Spoken, em meio ao “caos” social.

Bigger Love: Novo álbum de John Legend celebra a música negra

há 4 meses
John Legend tornou pública a capa e a track list do seu novo álbum, a ser lançado dia 19 de Junho, com recurso à riqueza da música negra tradicional, o artista quer levar alegria e esperança ao movimento Black Live Matter.

Daniel do Nascimento quebra o silêncio e anuncia novo single

há 6 dias
Danny L, ou simplesmente Daniel do Nascimento, está de regresso à música, cinco anos depois do último álbum “O dia seguinte”. O multifacetado apresentador anunciou hoje o lançamento do seu próximo projecto musical.