Fundação Professora Rolanda Ferreira inaugura Mediateca de cariz social no Kilamba

De forma a homenagear a criança africana, a Fundação Professora Rolanda Ferreira (FPRF) inaugurou, oficialmente, a sua primeira Mediateca de cariz social, na Centralidade do Kilamba, para servir milhares de famílias, dispondo de biblioteca infanto-juvenil, apoio ao estudo, acesso às novas tecnologias e serviços de reprografia.

Constituída em 2017, foi em 2018 que a Fundação concretizou o seu principal projecto – a Escola de Ensino Básico do Sarico, para mais de 300 alunos – estando em vias de conclusão a ampliação da Escola, para o dobro da capacidade, com um segundo polo, objectivo que tinha sido definido em 2019, de forma a responder aos anseios das famílias da Província do Bengo, não servidas por qualquer estabelecimento de ensino. A Escola abriu-se também, em Fevereiro de 2019, à Alfabetização de Adultos, frequentado, actualmente, por quase duas dezenas de pessoas.

Tânia Simão, responsável pela Fundação Professora Rolanda Ferreira, explicou que o objectivo da fundação é “fazer onde não há, e onde a intervenção social o exigir. A Mediateca é uma forma de incentivar e de permitir que haja acesso aos livros”.

Fundação Professora Rolanda Ferreira inaugura Mediateca de cariz social no Kilamba

O Conhecimento é uma das áreas de actuação da FPRF, pelo que a rede de Bibliotecas/Mediatecas, que está a ser implementada, afigura-se como uma ferramenta de proximidade no acesso aos livros e à leitura, às novas tecnologias e serviços de reprografia, em espaços dotados de condições.

A Fundação Professora Rolanda Ferreira (FPRF) desenvolve neste momento um estudo, tendente a caracterizar a população a servir por esta 1ª Biblioteca. Conhecer a idade, escolaridade e hábitos de leitura é determinante para prestação de um serviço o mais ajustado possível.

Sendo a Educação a base principal da actuação da Fundação Professora Rolanda Ferreira, esta área do Conhecimento será também um pilar fundamental pela integração social, que se consegue por esta via. De salientar que esta é outra das grandes áreas que a Fundadora privilegiou no decurso da sua vida pessoal, académica e profissional.

A Fundação Professora Rolanda Ferreira é uma pessoa jurídica de direito privado e sem fins lucrativos. Temos na nossa génese uma intervenção humanista, multifacetada, evidenciada em vários projectos em curso, sendo um deles, a Mediateca que leva o nome da fundação, temos como principal missão apostar na educação e formação de bons quadros.

Rolanda Chagas Vicente Ferreira fez os estudos primários (1979/1989) na Escola São José de Cluny, o Pré-Universitário (1989/1991)no PUNIV, de Luanda e o Bacharelato em História, no Instituto Superior de Educação (ISCED), de Luanda.

Para além da formação académica procurou sempre valorizar-se, em áreas consideradas estratégicas para o desenvolvimento do setor da educação em Angola, nomeadamente em temáticas como o trabalho infantil – tendo contribuído para a operacionalização da Lei 25/12 -, a gestão e administração do ensino aberto e à distância e gestão escolar.

Desde sempre acalentou o sonho de edificar uma escola numa local onde as crianças não tivessem acesso à educação. Com o objetivo de valorizar o projeto educativo do Bengo e encontrar soluções em diferentes domínios, procurou boas práticas, inspiração e parcerias, com deslocações à América do Norte, América do Sul, diversos países da Ásia e África e Europa.

Delineou o projecto, ainda assistiu ao lançamento da primeira pedra, mas não assistiu à sua conclusão devido a um acidente. Faleceu em 1 de Março de 2017.

A sua voz continua a fazer-se ouvir, num legado que permanece e num caminho que tem muito para percorrer.

as cargas mais recentes

Bié projecta academia de música para Junho de 2021

há 7 meses
Salas de música, teatro, poesia e pintura, zonas de lazer e desporto, além de auditórios com a capacidade para 250 e 230 lugares, são os compartimentos da academia de música, que estará pronta em Junho, no Bié.

Carnaval 2021 será em formato digital

há 6 meses
Para evitar que a festa do carnaval, em Luanda, não aconteça este ano, o Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente decidiu transportá-la para as plataformas digitas num novo formato e com grupos reduzidos.

Sony contrata realizador angolano para fazer versão de Homem Aranha para Playstation

há 7 meses
A multinacional Sony contratou um angolano para produzir a versão do Homem Aranha para a PlayStation 5. Trata-se do realizador João, responsável pela produtora Kamba Films.

Fat Soldiers confirmam novo EP com o lançamento do single `Jogada de Mestre´

há 11 meses
Já é possível assistir o videoclipe do single `Jogada de Mestre´, o mesmo traz um vislumbre do que será o próximo EP, intitulado `Dor e Triunfo´, a ser lançado em Setembro.

Vencedora do Festival da Canção de Luanda apresenta primeiros projectos

há 10 meses
Além do principal prémio, Heróide dos Prazeres foi considerada a melhor voz do ano do Festival da Canção de Luanda, mas não é só o timbre vocálico que chama atenção, ela também escreve, e foi com a sua própria composição que ultrapassou vozes de referência da música angolana.

Fundação Arte e Cultura encabeça festival cultural internacional de homenagem aos heróis da Covid-19

há 11 meses
O festival internacional de arte, em homenagem aos heróis da Covid-19 e de luta contra o racismo “Change is in Unity”, está ser encabeçado em Angola, pela Fundação Arte e Cultura e decorre na Ilha de Luanda, sob os valores Amor, respeito, resiliência, solidariedade, empatia e igualdade.

Filha de DMX vai participar no álbum póstumo do rapper

há 3 meses
A filha de DMX, Sonovah Hillman Jr., de 8 anos, será apresentada no próximo álbum do rapper. Espera-se que a colaboração impulsione a carreira da jovem promissora no Hip Hop.

A playlist de eleição de Luísa Damião em 2020

há 7 meses
Ano 2020 está no fim e chegou o momento, em várias áreas, de cada um indicar os melhores do ano. Sendo a Carga uma revista de música e natural apresentarmos os temas preferidos de algumas figuras durante o ano.

EtimbaFest: Músicos recolhem donativos para construção de biblioteca comunitária no Lobito

há 2 meses
A vontade de querer ajudar uma pequena comunidade do Lobito, com a construção de uma biblioteca, que poderá beneficiar mais de 500 pessoas, “obrigou” Yuri da Cunha, Gilmário Vemba, Irina Vasconcelos Alba Nigra, Prince Wadada, B-SKilla e Chaló Correia a reunirem-se em Lisboa para dois espectáculos pedagógicos, que podem ser assistidos nos dias 19 e 26 deste mês através do NetShows”, Musickool e RTP África.

Jaden Smith põe fim aos mistérios e anuncia a data do novo álbum

há 12 meses
O músico e actor Jaden Smith anunciou esta segunda-feira, para a próxima semana, a chegada do novo álbum “Cool Tape Volume 3” produzido pela MSFTS/Roc Nation e traz participações de Justin Bieber e Raury.

Justin Bieber: “A música é uma óptima forma de nos lembrarmos de que não estamos sozinhos”

há 5 meses

Forbes divulga lista das 100 celebridades mais bem pagas do mundo

há 1 ano
A conceituada revista de negócios e economia revelou, esta quarta-feira, dia 3 de Junho, uma série de rankings anuais, dos quais as 100 figuras ligadas à música, desporto entre outros, mais bem pagas em 2020. Kylie Jenner, cunhada de Kanye West, está na primeira posição.

Sarissari traz clima de amor no seu novo single `Admite´

há 1 ano
Revelado pela primeira vez na segunda feira no canal Trace Toca, o single `Admite´ é o prenúncio da chegada do álbum a solo de Sarissari, sob chancela da sua própria produtora, a Hey Hey Heyyy. Disponibilizada hoje no Youtube, o love song é um esforço colaborativo entre Nikko, Sarissari e Joseane, e foi o pretexto para uma breve conversa com o artista.

Marca de cosmético de Rihanna acusada de exploração e trabalho infantil

há 6 meses

Três gerações do Semba protagonizam live solidário

há 1 ano
Denominado `3G do Semba-Live no Kubico´, além do lado beneficente, o encontro das das três figuras representativas do Semba poderá marcar as histórias dos lives em Angola. O evento acontece às 14 horas e 30 minutos de domingo e pode também ser acompanhado pelas páginas oficiais dos músicos e no YouTube da Platina Line, bem como na TPA, TPA online e RTP África.

Phathar Mak “pede” socorro

há 1 ano
O vídeo da nova música do rapper Phathar Mak, intitulada “Socorro”, estreia hoje na página do músico no Youtube. A música é um pedido de socorro a Deus, apelando a sua intervenção na salvação da humanidade, além de passar a mensagem de igualdade entre os seres humanos, de forma a deixar de lado o complexo de superioridade.