Fundação Professora Rolanda Ferreira inaugura Mediateca de cariz social no Kilamba

De forma a homenagear a criança africana, a Fundação Professora Rolanda Ferreira (FPRF) inaugurou, oficialmente, a sua primeira Mediateca de cariz social, na Centralidade do Kilamba, para servir milhares de famílias, dispondo de biblioteca infanto-juvenil, apoio ao estudo, acesso às novas tecnologias e serviços de reprografia.

Constituída em 2017, foi em 2018 que a Fundação concretizou o seu principal projecto – a Escola de Ensino Básico do Sarico, para mais de 300 alunos – estando em vias de conclusão a ampliação da Escola, para o dobro da capacidade, com um segundo polo, objectivo que tinha sido definido em 2019, de forma a responder aos anseios das famílias da Província do Bengo, não servidas por qualquer estabelecimento de ensino. A Escola abriu-se também, em Fevereiro de 2019, à Alfabetização de Adultos, frequentado, actualmente, por quase duas dezenas de pessoas.

Tânia Simão, responsável pela Fundação Professora Rolanda Ferreira, explicou que o objectivo da fundação é “fazer onde não há, e onde a intervenção social o exigir. A Mediateca é uma forma de incentivar e de permitir que haja acesso aos livros”.

Fundação Professora Rolanda Ferreira inaugura Mediateca de cariz social no Kilamba

O Conhecimento é uma das áreas de actuação da FPRF, pelo que a rede de Bibliotecas/Mediatecas, que está a ser implementada, afigura-se como uma ferramenta de proximidade no acesso aos livros e à leitura, às novas tecnologias e serviços de reprografia, em espaços dotados de condições.

A Fundação Professora Rolanda Ferreira (FPRF) desenvolve neste momento um estudo, tendente a caracterizar a população a servir por esta 1ª Biblioteca. Conhecer a idade, escolaridade e hábitos de leitura é determinante para prestação de um serviço o mais ajustado possível.

Sendo a Educação a base principal da actuação da Fundação Professora Rolanda Ferreira, esta área do Conhecimento será também um pilar fundamental pela integração social, que se consegue por esta via. De salientar que esta é outra das grandes áreas que a Fundadora privilegiou no decurso da sua vida pessoal, académica e profissional.

A Fundação Professora Rolanda Ferreira é uma pessoa jurídica de direito privado e sem fins lucrativos. Temos na nossa génese uma intervenção humanista, multifacetada, evidenciada em vários projectos em curso, sendo um deles, a Mediateca que leva o nome da fundação, temos como principal missão apostar na educação e formação de bons quadros.

Rolanda Chagas Vicente Ferreira fez os estudos primários (1979/1989) na Escola São José de Cluny, o Pré-Universitário (1989/1991)no PUNIV, de Luanda e o Bacharelato em História, no Instituto Superior de Educação (ISCED), de Luanda.

Para além da formação académica procurou sempre valorizar-se, em áreas consideradas estratégicas para o desenvolvimento do setor da educação em Angola, nomeadamente em temáticas como o trabalho infantil – tendo contribuído para a operacionalização da Lei 25/12 -, a gestão e administração do ensino aberto e à distância e gestão escolar.

Desde sempre acalentou o sonho de edificar uma escola numa local onde as crianças não tivessem acesso à educação. Com o objetivo de valorizar o projeto educativo do Bengo e encontrar soluções em diferentes domínios, procurou boas práticas, inspiração e parcerias, com deslocações à América do Norte, América do Sul, diversos países da Ásia e África e Europa.

Delineou o projecto, ainda assistiu ao lançamento da primeira pedra, mas não assistiu à sua conclusão devido a um acidente. Faleceu em 1 de Março de 2017.

A sua voz continua a fazer-se ouvir, num legado que permanece e num caminho que tem muito para percorrer.

as cargas mais recentes

Drake lidera lista dos artistas com mais streams da última década

há 9 meses

Live de Marília Mendonça bate recorde mundial 3,2 milhões de espectadores em simultâneo

há 2 anos
A cantora celebrou o recorde com um post no Twitter com a foto do exacto momento em que atingiu a marca de 3,2 milhões de views, superando o recorde mundial do Youtube anteriormente conquistado pela dupla Jorge e Mateus com 3,1 milhões.

Após injustiça no caso Breonna Taylor, LeBron James jura proteger todas as “rainhas negras”

há 1 ano
LeBron James, que sempre falou sobre questões de justiça social e racial, usou a sua conta do Twitter para expressar a indignação com relação ao caso Breonna Taylor. “A pessoa mais DESRESPEITADA do mundo é a MULHER NEGRA”, declarou indignado.

Paulo Flores e Manecas Costa dão voz à primeira música do projecto “Língua Terra”

há 6 meses
O single promocional composto por Paulo Flores e Manecas Costa intitula-se “Cumplicidade” e será lançado no dia 18 e integra o “Língua Terra”, um projecto que reúne artistas de expressão portuguesa.

2°edição do Fest show no bar.deio acontece já amanhã

há 2 meses
O cartaz desta segunda edição traz: Rick Baby, Justin Weely e Enock. E também os seus convidados El Gino, Yuri Dumba, Junior Zy, José são Tomé, Mizta Flow e Wg.

Imponente, MAMY reafirma hegemonia no remix oficial de “Spitter”

há 10 meses
MAMY disponibilizou ontem, sem aviso prévio, o remix oficial do single, mostrou a verdade face e disparou barras pesadas sem piedade.

Tory Lanez está sob investigação por alegadamente ter baleado Megan The Stallion

há 1 ano
Passados alguns dias após ser veiculada a notícia que dava conta da detenção do rapper, por posse ilegal de arma, Megan Thee Stallion quebrou o silêncio e revelou que os ferimentos que sofreu na ocasião, não foram provocados por vidros, mas sim por balas.

A vez dos SSP no Live no Kubico

há 1 ano
Domingo dia 27 de Setembro, o projecto Live no Kubico apresenta como cartaz os SSP, um dos grupos de Rap mais icónicos da lusofonia, num concerto aguardado com muita expectativa tendo em conta a popularidade do quarteto.

Exposição ‘New Era For Humanity’ inaugura Marvilla Art District

há 5 meses
O Marvilla Art District é um projecto que nasce da vontade da MOVART Gallery, em parceria com a REWARD Properties, e tem como objectivo a criação de um polo artístico e a dinamização cultural de uma zona residencial em Marvila (outrora espaço industrial em decadência).

Aaliyah chega finalmente às plataformas de streaming

há 2 meses
No mês em que completa 20 anos post mortem, o fundador da Blackground Records, Barry Hankerson, confirmou em entrevista à Billboard, que as músicas de Aaliyah estarão disponíveis nas plataformas de streaming a partir do final de Agosto.

Primeiro filme de Gilmário Vemba pode chegar a Netflix

há 10 meses
A longa-metragem vai para as salas de cinemas angolanos e moçambicanos no dia 26 do próximo mês. Depois disso, poderá passar nas plataformas como Netflix e Tellas, informou esta tarde Gilmário Vemba, o protagonista.

Fundação Arte e Cultura Online abre 4ªTemporada com aulas de Guitarra e Concertos

há 1 ano
Sob lema “Fique em Casa e Proteja a Sua Vida”, esta nova temporada traz uma excelente novidade para as crianças, adolescentes e não só. Trata-se das aulas de Guitarra, que serão leccionadas no horário das 15h00 com o professor Dianguenda Sanzo, “Lastron”, professor do Centro Cultural, da Fundação.

Mágico: Um pequeno nome por detrás de grandes sucessos nacionais

há 4 meses
Quem se prender à sua idade cronológica, pode não acreditar que a carreira profissonal do músico já leva uns 14 anos. Foi ele quem escreveu e produziu os temas” Vou Chorar”, de Kelly Silva, “Jarda Instrumentalização” (Mona Nicastro) e “Me Perdoa”, de Suraya Cortez, por exemplo.

Corpo da cantora norte-americana Naya Rivera encontrado num lago

há 1 ano
A polícia da Califórnia informou hoje que já encontrou o corpo da cantora e actriz Naya Rivera. O corpo da artista desaparecida na passada quarta-feira, dia 8 de Julho, após passeio de barco com o filho, foi achado num lago.

Fundador da Murder Inc revela que tentou boicotar início da carreira de 50 Cent

há 1 ano
O fundador da Murder Inc, gravadora de Ja Rule e Ashanti, confessou durante uma entrevista que tentou bloquear contratos de 50 Cent até o líder da G-Unit assinar com Dr. Dre e Eminem.

Top dos Mais Queridos 2020: Este ano só haverá homenagens aos ícones da música angolana

há 1 ano
O Top dos Mais Queridos, edição 2020, terá um formato diferente. Ao invés da eleição do Artista Mais Querido, a organização decidiu destacar os momentos mais marcantes da música angolana, homenageando os ícones da música nacional e a Rádio Nacional de Angola pelo contributo na produção, promoção e divulgação da música.