Fundação Professora Rolanda Ferreira inaugura Mediateca de cariz social no Kilamba

De forma a homenagear a criança africana, a Fundação Professora Rolanda Ferreira (FPRF) inaugurou, oficialmente, a sua primeira Mediateca de cariz social, na Centralidade do Kilamba, para servir milhares de famílias, dispondo de biblioteca infanto-juvenil, apoio ao estudo, acesso às novas tecnologias e serviços de reprografia.

Constituída em 2017, foi em 2018 que a Fundação concretizou o seu principal projecto – a Escola de Ensino Básico do Sarico, para mais de 300 alunos – estando em vias de conclusão a ampliação da Escola, para o dobro da capacidade, com um segundo polo, objectivo que tinha sido definido em 2019, de forma a responder aos anseios das famílias da Província do Bengo, não servidas por qualquer estabelecimento de ensino. A Escola abriu-se também, em Fevereiro de 2019, à Alfabetização de Adultos, frequentado, actualmente, por quase duas dezenas de pessoas.

Tânia Simão, responsável pela Fundação Professora Rolanda Ferreira, explicou que o objectivo da fundação é “fazer onde não há, e onde a intervenção social o exigir. A Mediateca é uma forma de incentivar e de permitir que haja acesso aos livros”.

Fundação Professora Rolanda Ferreira inaugura Mediateca de cariz social no Kilamba

O Conhecimento é uma das áreas de actuação da FPRF, pelo que a rede de Bibliotecas/Mediatecas, que está a ser implementada, afigura-se como uma ferramenta de proximidade no acesso aos livros e à leitura, às novas tecnologias e serviços de reprografia, em espaços dotados de condições.

A Fundação Professora Rolanda Ferreira (FPRF) desenvolve neste momento um estudo, tendente a caracterizar a população a servir por esta 1ª Biblioteca. Conhecer a idade, escolaridade e hábitos de leitura é determinante para prestação de um serviço o mais ajustado possível.

Sendo a Educação a base principal da actuação da Fundação Professora Rolanda Ferreira, esta área do Conhecimento será também um pilar fundamental pela integração social, que se consegue por esta via. De salientar que esta é outra das grandes áreas que a Fundadora privilegiou no decurso da sua vida pessoal, académica e profissional.

A Fundação Professora Rolanda Ferreira é uma pessoa jurídica de direito privado e sem fins lucrativos. Temos na nossa génese uma intervenção humanista, multifacetada, evidenciada em vários projectos em curso, sendo um deles, a Mediateca que leva o nome da fundação, temos como principal missão apostar na educação e formação de bons quadros.

Rolanda Chagas Vicente Ferreira fez os estudos primários (1979/1989) na Escola São José de Cluny, o Pré-Universitário (1989/1991)no PUNIV, de Luanda e o Bacharelato em História, no Instituto Superior de Educação (ISCED), de Luanda.

Para além da formação académica procurou sempre valorizar-se, em áreas consideradas estratégicas para o desenvolvimento do setor da educação em Angola, nomeadamente em temáticas como o trabalho infantil – tendo contribuído para a operacionalização da Lei 25/12 -, a gestão e administração do ensino aberto e à distância e gestão escolar.

Desde sempre acalentou o sonho de edificar uma escola numa local onde as crianças não tivessem acesso à educação. Com o objetivo de valorizar o projeto educativo do Bengo e encontrar soluções em diferentes domínios, procurou boas práticas, inspiração e parcerias, com deslocações à América do Norte, América do Sul, diversos países da Ásia e África e Europa.

Delineou o projecto, ainda assistiu ao lançamento da primeira pedra, mas não assistiu à sua conclusão devido a um acidente. Faleceu em 1 de Março de 2017.

A sua voz continua a fazer-se ouvir, num legado que permanece e num caminho que tem muito para percorrer.

as cargas mais recentes

Dino Cross rende tributo a Bang no seu primeiro ano post mortem

há 9 meses
O anúncio sobre a morte de Bang, foi feito na fatídica manhã de segunda-feira, no passado dia 11 de Janeiro de 2021. Este ano, Dino Cross, na qualidade de amigo e profissional da cultura, usou o podcast `Mambos HIPHOP da Banda´ memorou a obra e vida daquele que ainda hoje, é considerado um dos “gigantes” do entretenimento moçambicano.

Apesar dos escândalos sexuais, R. Kelly continua a ser dos músicos mais ouvidos no mundo

há 1 ano
Mesmo depois do lançamento, em 2017, da campanha MuteRKelly, que exigia a retirada das suas músicas de aplicativos de rádio e música e que mais tarde, levou ao cancelamento de várias turnées de concertos do músico, R. Kelly continua a ser dos mais ouvidos.

19 anos depois Helga Fêty apresenta vídeo de “Entrega Total”

há 2 anos
Dezanove anos depois do lançamento da música “Entrega Total”, tema que dá título ao primeiro álbum de originais publicado em Fevereiro último, a cantora e actriz Helga Fêty apresenta o referido vídeo clipe, que traz participações de Presilha Calei e Loromance.

TYKID apresenta `Imaturidade´, o segundo single do seu EP de estreia

há 2 anos
Com uma sonoridade melodiosa e doce o artista consegue-nos levar ao cenário que desenha com as suas palavras num instrumental trap-soul recordando igualmente o neo-soul do início do século de Musiq ou Joe.

Show piô Live acontece já amanhã

há 1 ano
A decorrer amanhã a partir das 15 horas, no formato televisivo pode ser acompanhado na TPA 2 e Internacional. O conceito memora músicas da década de 70, 80 e 90 e de certa forma, faz face ao inexistente mercado musical infantil.

Rap triunfa na 1° edição do “Estrelas ao Palco Vencedores”

há 2 anos

Flávio e Bill Gonçalves “Seguem Em Frente” em novo vídeoclip

há 2 anos

Agora é no Reino Unido: Wizkid volta a fazer história com “Made in Lagos”

há 9 meses
Lançado em meio ao caos, devido à situação pandémica, ‘Made In Lagos’ continua a merecer reconhecimentos pelo mundo. No no passado, recebeu prémio Platina pela RAA, além de colocar o artista nigeriano no top da Billbord, e agora abre 2022 com um certificado Prata no Reino Unido.

Documentário sobre Kanye West que vem sendo produzido há duas décadas estreia ainda este ano

há 1 ano
O documentário ainda sem título, já tem previsão de lançamento e acaba de ter todos os direitos adquiridos pela Netflix, que desembolsou nada menos que 30 milhões de dólares.

Netflix anuncia produção de documentário sobre Emicida

há 2 anos
Intitulado ‘Amarelo – É tudo para ontem’, contém entrevistas e cenas de bastidores, de um show no Theatro Municipal de São Paulo em 2019.

História dos N´gola Ritmos e Banda Maravilha serão contadas hoje na Tv

há 2 anos

Jay-Z vence o prémio ‘Hip-Hop’s Humanitarian of the Year’ da XXL Awards 2022

há 8 meses
Em nota, a XXL informou que atribuiu a Jay-Z o galardão de hiphopper humanitário do ano, pelo grande impacto que teve ao longo do último ano nas iniciativas em que se associou, promovendo mudanças positivas.

Anselmo Ralph cancela venda pública e opta pelo digital

há 3 anos
Dia 20, a partir das 17 horas, os fãs poderão adquirir de forma segura o novo CD, no formato digital, e desfrutar do sétimo trabalho discográfico do autor de Cupido.

Rick Baby × Márciouz “93” disponibilizam finalmente o EP `Naturalmente´

há 1 ano
À Carga Magazine, o integrante da produtora Combinasons, informou que por imperativos da pandemia, o aguardado EP, que foi anunciado no ano passado, vai chegar às plataformas de streaming na próxima sexta feira, dia 14 de Maio.

Palestra sobre Direitos de autores e Conexos, a não perder, a partir desta quinta-feira

há 12 meses
É já nesta quinta-feira que terás a oportunidade de saber mais sobre a Importância da Gestão Colectiva dos Direitos de Autor e Conexos, através de duas palestras a acontecerem no Edifício da Extensão Universitária da Universidade Católica de Angola, em Luanda.

Victória dos Lakers coloca LeBron James a um passo de Michael Jordan

há 2 anos
A vitória, nesta madrugada, dos Lakers sobre os Heat fez de LeBron James o primeiro jogador na história da NBA a conquistar o prêmio com três franquias diferentes. O extremo está agora a um passo de Michael Jordan, tido como o maior de sempre.