Galáxia, o musical que todos devem assistir

O auditório da Laasp testemunhou nos dias 25 e 26 de Março, o musical Galáxia, um espectáculo de teatro musical que pretende despertar o angolano da lobotomia social.

Numa produção da Companhia Enigma Teatro, o espectáculo foi realizado em saudação ao Dia Mundial do Teatro, que se assinala hoje. Fazendo jus à génese dos musicais, Galáxia foi uma experiência inesquecível, tanto para quem assistia e igualmente para os protagonistas.

Durante dois dias a sala da Ex. Liga Africana Laasp, foi adaptada a um novo formato para dar lugar a uma performance inenarrável, jamais vista no teatro de resistência em Angola.

Galáxia, o musical que todos devem assistir
Assista aqui

Cerca de 15 actores do Isart, com o suporte da Orquestra Tulante executaram de forma exímia o hiato: Teatro, Dança e Música, reinventando músicas clássicas de Broadway, adaptados à nossa língua, onde a perfomance casou na perfeição com histórias, músicas e danças africanas.

O enredo projectado pelo dramaturgo Tony Frampenio, com a direcção de Mariana Trosso, se desenrola entre “um sonho que também pode ser um pesadelo”, a mensagem que se propõe é que ninguém durma, que ninguém sonhe ao ponto de ter pesadelos, propõe que se despertem e vão atrás dos sonhos com os olhos abertos.

O evento foi prestigiado por algumas figuras da arte e não só como Euclides da Lomba, Cabingano Manuel, Agnela Barros, Manuel Gonçalves, Aminata Goubel, Solange Feijó, Waltér Cristóvão, Adérito Rodrigues, Simão Paulino, doctora Pulquéria, delegação da Unesco, professores e estudantes do Instituto Superior de Artes, membros da Aliança Francesa, membros do Elinga Teatro, representantes do Horizonte Njinga Mbande, representantes da Catoca, representantes Comité Nacional da Juventude e outras figuras mais que prestigiaram àquele momento inesquecível.

as cargas mais recentes

Bruno Mars responde ao pé da letra ao ser conotado como apropriador cultural em programa ao vivo

há 1 ano
Há anos que Bruno Mars vem sendo apontado por críticos de aproveitar-se da ambiguidade racial para cruzar gêneros historicamente negros e, mal regressou à ribalta, já se viu na “boca do vulcão” por conta dos obstinados questionamentos sobre apropriação cultural.

Agora é oficial, Netflix quer pôr fim às partilhas de contas

há 1 ano
A Netflix está a testar um novo recurso que restringe a partilha de conta apenas com quem estiver no mesmo recinto.

Covid-19: Músicos e realizadores de eventos descrevem os prejuízos da semana

há 2 anos

Banda Maravilha “passeia” 28 anos de mestria no palco do `Ao Vivo´

há 8 meses
Emitido originalmente no passado dia 22 de Janeiro, o programa `Ao vivo´ da Zap vai brindar os fãs já este sábado, dia 25 de Setembro, com a reemissão do show protagonizado pelo quinteto que com o reconhecido contributo de antigos integrantes, há 28 anos moderniza o Semba sem deixar máculas.

João Lourenço felicita projecto “Live no Kubico”

há 2 anos
Durante o Live da dupla Gabriel Tchiema e Mito Gaspar, referente ao projecto “Live no Kubico”, da TPA, uma mensagem centralizou as atenções. Na sua página no twitter, o Presidente da República de Angola, João Lourenço, elogiou o projecto e felicitou os organizadores por “manterem viva a nossa cultura”.

Lizzo e Lil Nas X criticam Blackout Tuesday

há 2 anos
Ao contrário de outros músicos, Lizzo e Lil Nas X condenaram o movimento nas redes sociais promovido pela indústria da música para suspensão das atividades, por considerarem que a campanha ofuscou os protestos contra morte de George Floyd.

A Salsa e suas variantes

há 2 anos
A salsa nasceu em Cuba, mais propriamente em Havana, nos interiores dos famosos cabarets cubanos, mas tornou-se tão popular que novos estilos surgiram noutras partes do mundo.

Nelson Freitas recebe Disco de Ouro por causa da música “Dpos d’Quarenta”

há 2 anos
Lançado em Junho último, o single antigiu mais sete milhões de visualizações no YouTube e fará parte do próximo álbum do cantor cabo-verdiano, que está a ser preparado neste momento.

Abril, o mês da dança

há 2 anos

Gerilson Insrael é o mais novo rosto da Johnnie Walker

há 3 meses
Gerilson Insrael acaba de se tornar o primeiro artista angolano a integrar o elenco internacional de grandes talentos embaixadores da Johnnie Walker, ao lado de estrela africanas, como Burna Boy e do produtor Don Jazzy, assim como a estrela K Pop, CL e a estrela da Fórmula 1, Jensen Button.

Cunene agenda Festival Provincial de Dança

há 1 ano
A Direccção Provincial da Cultura no Cunene pretende realizar entre Maio a Junho a primeira edição do Festival Provincial de Dança, cujo objectivo passa por reactivar a arte na região.

Vivadança Internacional: Festival de dança brasileiro destaca continente africano

há 1 ano
Este ano, o evento estreia-se on-line, por razões óbvias e, traz África como epicentro do festival, representada por 38 bailarinos de 12 países africanos.

Além da actuação no Nova Vida este sábado, Força Suprema protagoniza outro grande concerto no Golf 2

há 8 meses
Passaram-se já um ano e seis meses desde que NGA, Prodígio e Don G estiveram em palco para um espectáculo com igual dimensão, em Luanda, uma agenda atribuída ao surto pandémico, já que à Carga NGA revelara, em entrevista, que o grupo pretendia visitar algumas localidades do território angolano.

TPA proporciona regalo cultural ao mais alto nível

há 2 anos

Artistas dedicam minuto de silêncio a Raúl Danda

há 1 ano
Além da reconhecida carreira política, Raúl Danda teve um grande protagonismo como actor. Sua morte ontem, em consequência de um ataque cardiovascular hemorrágico, continua a mobilizar a classe artística.

Dj sul africano confessa que dos países onde passou o angolano é o povo que mais dificuldade teve para fazer dançar

há 1 dia
Para quem não dispensa um bom afro house na noite, seguramente já dançou às animações de Bokkie Ult. O disc jokey sul africano é agora um dos nomes de destaque em Angola. Já cá esteve por cinco ocasiões e em diferentes momentos. Bokkie Ult já tocou em Benguela, Huambo, Huíla, Namíbe e Huambo e confessa que dos países onde passou, nas festas, o angolano foi o povo que mais dificuldades teve para conseguir fazer dançar.