Galeria MOVART participa no “African Galleries Now”

A MOVART é uma das 13 galerias africanas a participar no evento African Galleries Now, exclusivamente online, resultante de uma parceria entre a African Art Galleries Association (AAGA) e a plataforma Artsy.

As galerias participantes estão na vanguarda da descoberta, desenvolvimento e exibição do melhor do continente. Com sede em África, as galerias membros da AAGA investem em nutrir os sectores de arte local e moldar a riqueza da diversidade que é a arte africana contemporânea em alguns de seus centros mais dinâmicos.

Para este evento a MOVART apresenta as mais recentes obras do artista angolano Thó Simões e do artista santomense Kwame Sousa, contando ainda com a participação das artistas convidadas Sethembile Msezane e Helena Uambembe de África do Sul.

Galeria MOVART participa no “African Galleries Now”

Durante o evento, houve ainda destaque para a artista angolana Keyezua, mencionada no artigo “15 African Artsists on the Rise”, como sendo uma das artista africanas em ascensão, que se apresenta com uma série de trabalhos descritos como “Realismo Romântico”, onde a artista visa desconstruir noções preconcebidas do que significa ser africano, em séries de trabalho como FORTIA ou AFROEUCENTRIC FACE ON, entre outras: “…O que me incomoda na sociedade é que me ajuda a criar uma arte que mereça existir…”, refere a artista.

De acordo com o comunicado, o African Galleries Now tem por objectivo colocar um foco importante em artistas africanos emergentes, expondo-os ao público global do Artsy de quase 2 milhões de colecionadores e amantes de arte. Poderá acompanhar este evento até ao próximo dia 13 de Dezembro de 2020, em Artsy.net.

as cargas mais recentes

Produtores de Afro House mais requisitados da actualidade revelam hegemonia no`Desfile de hits´

há 11 meses
A Carga apresentou ontem os maiores produtores de Afro House do país. Durante o Repertório, ficou-se a saber que Vado Poster e Dj Habias produziram sucessos como “Lhe Traíram” (Os Moikanos), “Tic Taá” (Scro Q Cuia e Nerú Americano), “Wamona” (Nagrelha e Puto Prata), “Kapota” (Noite e Dia) e tantos outros descritos abaixo.

Barack Obama escolhe as melhores músicas de 2020

há 6 meses
A semelhança dos anos anteriores, Barack Obama partilhou uma playlist com as canções de que mais gostou em 2020.

Filme de estreia de Gilmário Vemba é o mais visto dos cinemas nacionais

há 3 meses
A tragicomédia `A Dívida´ chegou às salas de cinema no passado dia 26 de Fevereiro e foi visto, até a semana finda, por cerca de sete mil pessoas, atingindo assim a marca de filme produção local mais visto nos cinemas nacionais.

Foste Waldemar, mas cantaste livremente no teu país

há 11 meses
A morte do músico Waldemar Bastos foi um duro golpe às nossas emoções, um soco no “estômago” da cultura e quase um K.O técnico aos amantes da música com qualidade.

Artistas protestam contra o Spotify

há 3 meses
31 escritórios do Spotify em vários países foram surpreendidos por protestantes do sector da música.

BNG ultimam preparativos do álbum de estreia

há 10 meses
BNG é um grupo que, há cinco anos, procura introduzir no Rap angolano um “novo” modelo de rimas baseadas em laços de amizade.

Projecto `Concerto Online´ da Fundação Arte e Cultura ultrapassa fronteiras

há 1 ano
A carismática cantora brasileira Eloiza Garção juntou-se nesta semana à Fundação Arte e Cultura e é o rosto do concerto online deste sábado, dia 25 de Abril, pelas 19 horas. O evento decorre no âmbito do projecto Fundação Arte e Cultura online e visa incentivar as famílias a permanecer em casa e protegerem as suas vidas enquanto durar o estado de emergência em prevenção face a Covid-19.

Vivadança Internacional: Festival de dança brasileiro destaca continente africano

há 2 meses
Este ano, o evento estreia-se on-line, por razões óbvias e, traz África como epicentro do festival, representada por 38 bailarinos de 12 países africanos.

Prodígio e Paulo Flores marcam espectáculo de reabertura dos palcos portugueses

há 9 meses

Sebem: homenageado ao nível do seu palmarés

há 10 meses
A TV Zimbo transmitiu o show de homenagem ao Sebem. Foi um momento memorável para nossa cultura, sendo este género musical uma das referências da cultura angolana.

Francisco Vidal enaltece Bruno Candé na exposição `Maka´

há 9 meses
`MAKA Lisboa´ é uma conversa construtiva sobre o assassinato racialmente motivado do actor Bruno Candé, na qual, o artista plástico Francisco Vidal, ajuda a percepcionarmos o trabalho e a sua presença de Bruno.

Chegou a vez deles. BTS apresenta-se no Acústico MTV

há 4 meses

Este é o objecto que Vincent van Gogh usou para tirar a própria vida

há 7 meses

Eddie Pipocas lança experimento para delinear como promover música na Internet

há 5 meses
O maior objectivo deste processo é perceber o quanto custa, seja em questões financeiras ou temporais, meter um projecto musical “nas ruas”.

Jay Pallmer apresenta-se ao mercado musical com EP `MySelf´

há 2 meses
Contrariando todas adversidades da época pandémica, o 2020 vem se revelando frutífero para muitos artistas e, a EP `MySelf´ é mais uma prova desta teoria.

Show do Mês viaja pelos anos dourados da música angolana

há 1 ano
Com objectivo de recriar alguns dos maiores sucessos dos anos 80, o Show do Mês vai juntar alguns dos nomes mais sonantes daquele período para um concerto Live, no dia 27 de Julho (sábado).