Galeria Tamar Golan apresenta “CaDespedida” da autoria de Mauro Sérgio

O artista angolano Mauro Sérgio vai apresentar-se na Galeria Tamar Golan com “CaDespedida”, uma exposição individual a inaugurar no próximo dia 30 de Outubro de 2020, pelas 18 horas. A mostra ficará patente ao público até ao dia 20 de Novembro, podendo ser visitada de Segunda-feira a Sábado, das 09h às 17h, na galeria de arte contemporânea da Fundação Arte e Cultura, na Ilha de Luanda.


“A CaDespedida é aquele momento nostálgico de um fim de dia bem passado. Termo cunhado nas eternas idas à praia na Luanda, Benguela e Porto Amboim do antigamente, onde passar um dia na praia era um evento preparado com cuidado, antecipado e esperado com ansiedade.
Depois de um dia bem passado em família, na fatídica hora do regresso a casa, era a hora da CaDespedida, os últimos mergulhos na esperança de esticar a estadia e guardar na memória aqueles momentos. A CaDespedida é, por outras palavras, a apreciação de uma fase boa e marcante, antes do avanço para novas aventuras. E é desta forma, que o artista se despede deste estilo fotográfico, com um grande mergulho na Galeria Tamar Golan, e parte em busca de novos desafios.
Mauro Sérgio é conhecido entre nós como um incansável viajante e explorador do nosso país. Ele percebe a alma e a essência de cada lugar e de cada pessoa e passa-nos essa mensagem com a sua nova exposição “Cadespedida”. Explorando as nossas emoções de uma forma única, intensa e cativante desde o olhar misterioso e sábio, à tristeza e o vazio de um olhar distante e a serenidade profunda e relaxada em cada imagem. Em pleno caos e confusão em que vivemos, essa exposição nos transporta para a nossa infância, em que a rua era o nosso palco principal, e nos submete a uma paz e tranquilidade pela luz intensa e seus contrastes. Ao mesmo tempo nos faz pensar profundamente em abrandar o passo e deixar estar.

O artista
Enquanto fotógrafo, Mauro Sérgio capta realidades angolanas nos olhos de quem as vive. O livro da sua história, nesta bela arte de que é “fanático” desde tenra idade, crava nas entrelinhas o histórico da sua presença em grandes instituições internacionais como a Bloomberg, World Press Photo e Everyday Africa, bem como em exposições internacionais em Macau e na Alemanha. No campo das expedições, o “inquilino” da Galeria Tamar Golan durante o mês de Novembro foi por numerosas vezes um dos rostos da prestigiada National Geographic, imortalizando as nossas gentes, a nossa cultura e as nossas tradições.

as cargas mais recentes

Rapper e dj português morto à facada por ajuste de contas

há 2 anos

Arrancam hoje as aulas online de percussão corporal na Fundação Arte e Cultura

há 2 anos
As aulas serão leccionadas online no horário das 15 horas, de segunda a sexta, com Gideão Zumba, professor do Centro Cultural, da Fundação. Durante a formação, os alunos poderão ver módulos como- A bateria e sua história; Constituição da bateria; Como se sentar na bateria; Como controlar as baquetas; Rudimentos e Ritmos para tocar as primeiras músicas e serão demonstradas várias obras para que os alunos possam aprender com facilidade.

Gorillaz lançam ‘How Far?’, single em homenagem à Tony Allen

há 2 anos

Tribunal impede Artur de Almeida e Silva de tomar posse por suspeita de fraude

há 2 anos
O presidente reeleito da Federação Angolana de Futebol, Artur de Almeida e Silva, está impedido de tomar posse. Em causa está um despacho do Tribunal Provincial de Luanda que resulta da instauração de um processo, indiciando-o no crime de fraude.

Sabia que J. Cole é o único rapper indicado em todas categorias do género no Grammy 2022?

há 10 meses
Desta vez, Cole conseguiu uma façanha incrível, o rapper é o único a ser indicado em todas as categorias envolvendo Rap/Hip-Hop no Grammy de 2022, referente a 64° edição.

Rei da Kizomba “is back”

há 3 anos
Em Maio vem “bomba”, ou seja mais uma, porque o Marechal, recentemente promovido, assim nos habituou.

Estações televisivas nacionais já são monitoradas pela Sadia

há 2 anos
Depois das Rádios, a Sadia informou que já deu início a monitorização das estações televisivas nacionais, nomeadamente: TPA1 e 2, TV Zimbo, Zap Viva, Trace Toca, Vida TV, Afro Music Channel e +Hits África, com o objectivo de salvaguardar os direitos de autores.

Eddy Tussa solidário com artistas

há 2 anos
O espectáculo acontece a partir das 17 horas de hoje e o cantor far-se-á acompanhar de Yuri da Cunha. Designado “Show Live de Solidariedade aos Artistas”, o mesmo será transmitido no Facebook, Instagram e YouTube.

R.Kelly: Advogados voltam a pedir liberdade condicional, após cantor sofrer duas agressões em menos de uma semana

há 2 anos
Preso por acusações de crimes sexuais em jurisdições distintas, nomeadamente: Chicago, Nova York e Minnesota, Robert Kelly tem sido alvo de “maus tratos” dentro da própria cela.

Já podemos viajar nas “Aventuras de Robbie Wan Kenobie”, o oitavo álbum de Bob da Rage Sense

há 2 anos
O novo álbum de Bob Da Rage Sense chegou hoje, às plataformas digitais. Em dia de celebração de “Star Wars” a saga de George Lucas, Bob, fã acérrimo da obra, edita o seu oitavo álbum, propositadamente intitulado “As Aventuras de Robbie Wan Kenobie” .

Bella ciao, ciao, ciao: La casa de papel chega ao fim

há 2 anos
A season que começa a ser gravada amanhã, traz 10 episódios sem data de estreia avançada, onde os assaltantes terão que se desencurralar e para tal contarão com dois novos reforços, cujos papeis não foram ainda revelados.

Sílvio Nascimento e Coreon Dú participam no Festival Internacional de Cinema de Berlim

há 2 anos

Kuduristas em Portugal desenvolvem projecto de dança para lar de idosos

há 2 anos

Autoridades espanholas decretam prisão de Neymar e Shakira

há 2 meses

Jeff Bezos diz que os humanos vão habitar o espaço. A terra será apenas para passar férias

há 4 semanas

Luandina e Nagrelha juntos em nome da população

há 2 anos
Depois do show live no Domingo passado, na Zimbo, que liderou as audiências, com o patrocínio da Luandina, reuniu-se com a equipa de marketing e Administração da Sodiba no sentido de apresentar os diversos projectos que tem em mente para ajudar a melhorar a vida das comunidades em que tem maior influência. Foram debatidas ideias e planeados os próximos passos para transformar sonhos em realidade.