Galeria Tamar Golan apresenta “CaDespedida” da autoria de Mauro Sérgio

O artista angolano Mauro Sérgio vai apresentar-se na Galeria Tamar Golan com “CaDespedida”, uma exposição individual a inaugurar no próximo dia 30 de Outubro de 2020, pelas 18 horas. A mostra ficará patente ao público até ao dia 20 de Novembro, podendo ser visitada de Segunda-feira a Sábado, das 09h às 17h, na galeria de arte contemporânea da Fundação Arte e Cultura, na Ilha de Luanda.


“A CaDespedida é aquele momento nostálgico de um fim de dia bem passado. Termo cunhado nas eternas idas à praia na Luanda, Benguela e Porto Amboim do antigamente, onde passar um dia na praia era um evento preparado com cuidado, antecipado e esperado com ansiedade.
Depois de um dia bem passado em família, na fatídica hora do regresso a casa, era a hora da CaDespedida, os últimos mergulhos na esperança de esticar a estadia e guardar na memória aqueles momentos. A CaDespedida é, por outras palavras, a apreciação de uma fase boa e marcante, antes do avanço para novas aventuras. E é desta forma, que o artista se despede deste estilo fotográfico, com um grande mergulho na Galeria Tamar Golan, e parte em busca de novos desafios.
Mauro Sérgio é conhecido entre nós como um incansável viajante e explorador do nosso país. Ele percebe a alma e a essência de cada lugar e de cada pessoa e passa-nos essa mensagem com a sua nova exposição “Cadespedida”. Explorando as nossas emoções de uma forma única, intensa e cativante desde o olhar misterioso e sábio, à tristeza e o vazio de um olhar distante e a serenidade profunda e relaxada em cada imagem. Em pleno caos e confusão em que vivemos, essa exposição nos transporta para a nossa infância, em que a rua era o nosso palco principal, e nos submete a uma paz e tranquilidade pela luz intensa e seus contrastes. Ao mesmo tempo nos faz pensar profundamente em abrandar o passo e deixar estar.

O artista
Enquanto fotógrafo, Mauro Sérgio capta realidades angolanas nos olhos de quem as vive. O livro da sua história, nesta bela arte de que é “fanático” desde tenra idade, crava nas entrelinhas o histórico da sua presença em grandes instituições internacionais como a Bloomberg, World Press Photo e Everyday Africa, bem como em exposições internacionais em Macau e na Alemanha. No campo das expedições, o “inquilino” da Galeria Tamar Golan durante o mês de Novembro foi por numerosas vezes um dos rostos da prestigiada National Geographic, imortalizando as nossas gentes, a nossa cultura e as nossas tradições.

as cargas mais recentes

`Da lama para o topo´, Júnior Boyca está sempre a subir

há 5 meses
É um dos elementos d’Os Boyca e acaba de lançar o seu primeiro trabalho a solo, “Da Lama Para O Topo”, um single que vai dar nome ao seu próximo álbum, onde Júnior se apresenta e faz uma descrição daquele que é, ou pretende que seja, o seu percurso.

Meek Mill revela misteriosa doença por trás de sua dramática perda de peso

há 5 meses
O hitmaker da “Dreams and Nightmares” chocou os fãs recentemente na internet ao publicar uma foto no aeroporto de Teterboro, em Nova Jersey, demonstrando claramente que havia perdido muito peso. Após muitas especulações, usou o Twitter, para confirmar que anda acometido por problemas estomacais para os quais os médicos ainda não foram capazes de oferecer um diagnóstico viável.

Começou nas festas do Zango, hoje Dj Xandy deixa sua marca em África

há 3 meses
Dj Xandy notabilizou-se nas festas e bares dos bairros de Luanda e hoje assume e produz vários eventos e artistas. Com 12 anos de carreira, é conhecido por divulgar o Afro House e já lançou um EP nesse estilo.

Beyonce e Marvin Gaye lideram a lista dos melhores álbuns do século

há 2 meses
A Rolling Stone elegeu os álbuns “What’s Going On” de Marvin Gaye e “Lemonade” de Beyonce, como melhores álbuns de todos os tempos. Citando também ‘Crazy In Love’ como a melhor música do século.

Lady Gaga apresenta sexto álbum

há 6 meses
Lady Gaga lançou sexta-feira o seu novo álbum, intitulado “Chromatica”, marcando o seu retorno na música pop, quatro anos depois do disco “Joanne”

Entre bombos e tarolas, dance ao ritmo do Hip-Hop

há 8 meses
O Hip Hop nasceu juntamente com o estilo musical e toda sua as cultura. Refere-se aos estilos de dança sociais ou coreografados relacionados com a música e com a cultura Hip Hop: um género musical, com uma subcultura própria, iniciado durante a década de 1970, nas comunidades jamaicanas, latinas e afro americanas da cidade de Nova Iorque, e posteriormente desenvolvido por afro e latino-americanos.

Lewis Hamilton será condecorado com título de “Cavaleiro” pela Rainha da Inglaterra

há 5 dias
Com sete títulos mundiais, o piloto de 35 anos está prestes a sagrar-se o melhor de sempre da Fórmula-1.

Músicos lamentam morte de Waldemar Bastos

há 4 meses
Várias vozes lamentaram o passamento físico de uma das principais referências da música angolana, com destaque para a reacção de outros músicos, cujos sentimentos foram manifestados nas redes sociais.

Joãozinho Morgado: “Kizomba não é música é dança”

há 5 meses
Figura incontornável da música angolana, particularmente do género Semba, Joãzinho Morgado é uma voz autorizada para falar da música nacional, seus ritmos e tendências. Fruto dos anos de “estrada”, levanta a voz para dizer que Kizomba não é música, mas sim dança.

Vênias aos Filipes

há 9 meses
Dupla foi homenageada no Show do Mês, duas noites de evento que ficarão nos anais da música angolana.

Academia de Escrita disponibiliza curso online a título gratuito

há 5 meses
A “Academia de Escrita” é um projecto que visa auxiliar escritores em início de carreira, transmitindo técnicas de escrita que lhes permitirão vencer os bloqueios criativos, concluir e publicar os seus livros.

Preto Show dá voz ao novo álbum do Dj brasileiro WC No Beat

há 3 meses
O DJ e produtor brasileiro WC No Beat apresenta esta quinta-feira, 20 de Agosto, o seu novo projecto musical que reúne 33 participações, entre elas está o angolano Preto Show.

Sucessos femininos no Show do Mês

há 9 meses
Bevy Jackson, Margareth de Rosário, Katiliana, Sandra Cordeiro, Djanira Mercedes e Solange actuam no Show do Mês.

Lakers poderão usar camisola “Black Mamba” nos jogos da NBA

há 3 meses
O uso das camisolas pretas, com uma impressão de pele de cobra do lado de fora, poderá acontecer caso “os Lakers passarem da primeira rodada dos playoffs sobre o Portland”.

“Mário Gomes e Dalú Roger são elementos que me dão o resultado que preciso em palco”

há 9 meses
Instrumentistas revelam cumplicidade em palco.

Morreu o comandante mais premiado do Carnaval de Luanda

há 6 meses
O comandante do grupo carnavalesco “União 10 de Dezembro”, Pedro Vidal, morreu hoje em Luanda, vítima de doença, apurou a Revista Carga.