Galeria Tamar Golan apresenta “CaDespedida” da autoria de Mauro Sérgio

O artista angolano Mauro Sérgio vai apresentar-se na Galeria Tamar Golan com “CaDespedida”, uma exposição individual a inaugurar no próximo dia 30 de Outubro de 2020, pelas 18 horas. A mostra ficará patente ao público até ao dia 20 de Novembro, podendo ser visitada de Segunda-feira a Sábado, das 09h às 17h, na galeria de arte contemporânea da Fundação Arte e Cultura, na Ilha de Luanda.


“A CaDespedida é aquele momento nostálgico de um fim de dia bem passado. Termo cunhado nas eternas idas à praia na Luanda, Benguela e Porto Amboim do antigamente, onde passar um dia na praia era um evento preparado com cuidado, antecipado e esperado com ansiedade.
Depois de um dia bem passado em família, na fatídica hora do regresso a casa, era a hora da CaDespedida, os últimos mergulhos na esperança de esticar a estadia e guardar na memória aqueles momentos. A CaDespedida é, por outras palavras, a apreciação de uma fase boa e marcante, antes do avanço para novas aventuras. E é desta forma, que o artista se despede deste estilo fotográfico, com um grande mergulho na Galeria Tamar Golan, e parte em busca de novos desafios.
Mauro Sérgio é conhecido entre nós como um incansável viajante e explorador do nosso país. Ele percebe a alma e a essência de cada lugar e de cada pessoa e passa-nos essa mensagem com a sua nova exposição “Cadespedida”. Explorando as nossas emoções de uma forma única, intensa e cativante desde o olhar misterioso e sábio, à tristeza e o vazio de um olhar distante e a serenidade profunda e relaxada em cada imagem. Em pleno caos e confusão em que vivemos, essa exposição nos transporta para a nossa infância, em que a rua era o nosso palco principal, e nos submete a uma paz e tranquilidade pela luz intensa e seus contrastes. Ao mesmo tempo nos faz pensar profundamente em abrandar o passo e deixar estar.

O artista
Enquanto fotógrafo, Mauro Sérgio capta realidades angolanas nos olhos de quem as vive. O livro da sua história, nesta bela arte de que é “fanático” desde tenra idade, crava nas entrelinhas o histórico da sua presença em grandes instituições internacionais como a Bloomberg, World Press Photo e Everyday Africa, bem como em exposições internacionais em Macau e na Alemanha. No campo das expedições, o “inquilino” da Galeria Tamar Golan durante o mês de Novembro foi por numerosas vezes um dos rostos da prestigiada National Geographic, imortalizando as nossas gentes, a nossa cultura e as nossas tradições.

as cargas mais recentes

Rigoberto Torres reoxigena clássicos do Hip Hop no seu primeiro EP

há 9 meses
Rigoberto Torres é um nome que pode mudar a história do Rap comercial em Angola. Apesar de começar a escrever sua história no ano passado, o cantor de 20 anos se prepara para apresentar esta sexta-feira, o primeiro EP.

O Banco Angolano de Investimentos (BAI) tem apresentado, ano após ano, soluções práticas e acessíveis para os seus parceiros e clientes

há 2 meses

Brian May, integrante dos Queen, eleito o melhor guitarrista de todos os tempos

há 11 meses
Para a mesma nomeação estavam as lendas Eric Clapton, Jimmy Page, Jimi Hendrix e Eddie Van Halen. Ao reagir à votação, May emocionou-se e confessou que não se via nem sequer no Top 3 dos melhores guitarristas.

Covid-19: comunidade africana insurge-se contra intenção de testagem da vacina do no continente

há 1 ano
Angolanos não se apartaram do protesto e partilharam igualmente o desagrado.

Afinal o que é um “OG” Original Gangster?

há 4 meses
O termo “Original” foi usado pela primeira vez por Crips, em 1972, e significava “nós somos os primeiros”. A seguir passou a ser usada por todos, independentemente da idade e estatuto.

Hip Hop Tuga se veste de camisolas desportivas

há 12 meses
A comunidade Hip Hop Tuga conta desde esta semana com uma marca de T-shirts desportivas, que representam álbuns de Rap. A iniciativa de um jovem designer gráfico já recebeu reacções positivas dos rappers.

Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente lamenta morte de Sarah Maldoror, pioneira do cinema africano

há 1 ano
O Ministério da Cultura, Turismo e ambiente lamenta, em comunicado, a morte, em Paris, por doença, aos 91 anos, de Sarah Maldoror, viúva de Mário Pinto de Andrade, co-fundador e primeiro presidente do partido no poder em Angola.

Kanda: Entre os mais ouvidos do Top Nacional

há 8 meses
A música `Pardon´ da autoria de Kanda, tem marcado “presença” constante no Top Nacional, cuja divulgação é feita pela Carga Magazine. Trata-se de um Top gerado pelo sistema da Sadia que faz monitoramento de 120 milhões de músicas, sistema este que reconhece uma música a cada 2 segundos e abrange todas as rádios de Angola.

Ladrões arrombam armazém de Beyoncé e levam mais de 1 milhão de dólares

há 2 meses

Paulo Flores lança “Semba Original” para Carlos Burity e Waldemar Bastos

há 4 meses
A música começou a ser construída muito antes da notícia sobre os passamentos físicos de Waldemar Bastos e Carlos Burity e já faria parte do álbum “Independência”, com lançamento previsto para Abril de 2021.

Indústria da música dos Estados Unidos entrega certificado de Ouro a Burna Boy

há 7 dias
O single “Ye” de Burna Boy foi certificado com Ouro pela Recording Industry Association of America (RIAA), nos Estados Unidos da América, tornando-se a canção nigeriana mais rápida a ser certificada como ‘Ouro’ pela RIAA.

Mito Gaspar defende a “transformação” da obra de Teta Lando em objecto de estudo

há 1 mês
A saga de espectáculos `Yuri Canta Teta Lando´, cujo primeiro encontro está marcado para hoje, a partir das 20 horas, no Royal Plaza, será dirigida artisticamente pelo músico Mito Gaspar.

“Geração de Glória” da música nacional é homenageada no programa ‘Ao Vivo’

há 4 meses
Um show com a actuação de oito artistas consagrados angolanos marcará a estreia, dia 8 de Janeiro, no Canal ZAP Viva, do programa Ao Vivo – Homenagem à Música. Doravante, será assim todas as sextas-feiras à noite

Nicki Minaj se torna a primeira rapper a atingir 10 biliões de visualizações no Spotify

há 10 meses
A cantora norte-americana conseguiu um feito inédito ao atingir 10 mil milhões de visualizações no Spotify, tornando-se na primeira rapper da história a conseguir a marca na plataforma de streamings.

A Kizomba e a sua historiografia

há 1 ano
Enquanto dança, a Kizomba tem origem exactamente nessas farras denominadas “Kizombada”, com dançarinos de renome como Mateus Pele do Zangado, João Cometa e Joana Perna Mbuko ou Jack Rumba, que eram os mais conhecidos e ‘’escreviam’’ no chão as passadas notórias dos seus estilos de exibição ao ritmo do semba.

Akon revela planos de construção para segunda cidade futurista inspirada em Wakanda

há 1 mês
Após dar início à construção da primeira `Akon City´ no Senegal, o multimilionário de 47 anos, aproveitou as conexões, arregaçou as mangas e já começou a projectar a segunda `Akon City´ no Uganda e perspectiva concluí-la até 2036.