Gari Sinedima é o mais novo integrante do Coral internacional `Collective Singers´

O artista mirou na formação musical e acertou na internacionalização da carreira. Na Namíbia desde Fevereiro do ano corrente a frequentar o conservatório de artes, Gari Sinedima recebeu o convite para ingressar o reputado Coral Collective Singers, onde ocupa a posição de percussionista, por enquanto, sendo o último da selecta lista de “eleitos”.

Convidado por obra do acaso pelo fundador do projecto, Ponti Dikuaa, o músico vive momentos de êxtase, mas também de muita responsabilidade, uma vez que, para fazer parte dos Collectives Singers é necessário passar por um teste de admissão, ter conhecimentos musicais, bem como uma iniciação religiosa.

“Em fevereiro após terminar trabalhos de gravação na África do Sul, desloquei-me à Namíbia e acabei ficando por lá, foi nesta altura que fui convidado a fazer parte dos Collective Singers, tudo porque o fundador do coral gostou da forma como toquei precursão enquanto esperava pelo táxi – em plena paragem. ” Partilhou em exclusivo à Carga Magazine.

Composto por Soprano Alto, Meso Soprano, Tenor, Baritone e Baixo, os 53 integrantes, são provenientes de distintas nacionalidades africanas, sendo Sinedima o único angolano.  

Fundado em 2013 pelo renomado vocalista e produtor musical namibiano Ponti Dikuaa e a sua esposa Miriam Dikuaa, o Collective Singers é conhecido mundialmente por representar o continente africano em diversos festivais no próprio continente e na Europa, cujo último foi a Expo internacional de corais em Lisboa.

Apesar da dimensão internacional do collective, Garibaldino garante que é possível conciliar com os seus compromissos particulares e assim, Angola ainda faz parte da sua agenda para fins de trabalho.

Uma vez que os trabalhos no coral são programados com a devida antecedência, o músico encontrou uma forma de potencializar talentos repassando o seu conhecimento musical, leccionando online sobre “Como Cantar Melhor e Usar a Voz para Impactar. ”

“Cultural e artisticamente cresci muito deste que entrei nos Collective Singers, estou a beber de outras culturas (língua, alimentação e ciência), o crescimento como humano e ser social é o que mais tem se destacado em mim. Além do coral, estou no conservatório de artes (college of the art) dando sequência na minha formação musical (diploma em jazz, percussão, produção musical e negócios). ” Disse.

as cargas mais recentes

Há 23 anos, com apenas 23 anos, Lauryn Hill conquistava o respeito do mainstream com `The Miseducation of Lauryn Hill´

há 1 ano
Trata-se de um álbum totémico, cultuado e consumido até aos dias de hoje. Marcado pela incorporação de elementos musicais do Hip Hop, soul, música gospel e reggae, tendo posteriormente ajudou a definir o estilo chamado de  neo-soul.

Big Nelo e Prodígio ministram aula magna sobre o segredo do sucesso

há 2 anos
Os músicos Big Nelo e Prodígio vão partilhar, nos dias onze e doze de Dezembro, experiências e segredos que os levaram ao sucesso, através de um masterclass.

NGA: “Nós não somos um grupo. Somos uma universidade que forma niggas”

há 2 anos
O músico está neste momento em estúdio a preparar o próximo álbum, obra da qual extraiu duas das três faixas lançadas em Novembro. Em entrevista à Carga, NGA falou dos projectos seus filantrópico para Angola, sonhos, e dos artistas angolanos com os quais gostaria de ter participações.

Katy Perry adia lançamento do disco

há 2 anos
Katy Perry comunicou aos fãs que seu álbum “Smile” vai demorar mais do que o esperado, para ser lançado. Numa publicação nas redes sociais, a cantora afirmou que o disco, que estaria disponível a partir do dia 14 de Agosto, sofreu alguns atrasos na produção e será “lançado” no dia 28 do mesmo mês.

Angola Music Awards: Vencedores serão conhecidos este mês

há 1 ano
A gala de tribuição dos prémios do Angola Music Awards acontece já no próximo dia 22 de Outubro, no Centro de Conferências de Belas, em Luanda.

União 10 de Dezembro é o grande vencedor do Carnaval Live 2021

há 2 anos

Inglaterra realiza primeiro show com distanciamento social

há 2 anos
Os organizadores de um show na Inglaterra encontraram uma outra solução para realizar eventos mantendo as regras de distanciamento social, e a experiência nesta terça-feira, dia 11, foi vista como um sucesso.

Covid-19: Morreu o músico congolês General Defao em vésperas do seu 63° aniversário

há 11 meses
François Lulendo Matumona, popularmente conhecido como General Defao, faleceu ontem, em Douala, nos Camarões, por complicações da Covid-19. O músico passou mal enquanto últimava os preparativos para a comemoração do Réveillon, que coincidentemente é no dia da celebração do seu aniversário natalício.

As Gingas protagonizam despedida do Show do Mês no formato live

há 1 ano
Mais um “reencontro” digno de ser guardados nos corações e mentes. A decorrer já no próximo sábado, dia 18, no conceito Hospitality, o último Show do Mês no formato live promete fortes emoções, e não poderia ser diferente.

Arianna Grande encoraja Rihanna a lançar novo álbum

há 2 anos
Ariana Grande superou Rihanna, se tornando a artista mais ouvida no Spotify, informou o Chart data. Com mais de 20 biliões de ouvintes, apesar de ser homenageada da vez, Arianna afirmou que espera que Rihanna recupere a “coroa” em breve.

Coréon Dú: “Em três décadas de vida, notei que existe uma forte crise de auto- estima sobre a negritude”

há 2 anos
Numa conversa livre e aberta com a revista Carga, Coréon Dú mostrou que ainda tem muito mais para contribuir em prol da africanidade do que tudo aquilo que já fez. O autor de Pele Negra fala das últimas novidades.

Adriano Tchitacumula: “Estrelas ao Palco é apenas um concurso, a verdadeira demonstração do meu talento começa agora”

há 2 anos

Kanye West confirma lançamento do seu primeiro álbum sequencial ‘Donda 2’

há 11 meses
Depois da confirmação de Moneybagg Yo e Steven Victor ao Complex, chegou a vez de Kanye West abrir o jogo sobre o seu próximo projecto. Sem muitos detalhes, Ye partilhou que já está a trabalhar no seu décimo primeiro álbum, que é a continuação do já certificado ouro “Donda”.

Após ser interna por trombose, Anitta tranquiliza os fãs

há 2 anos
A cantora foi internada ontem depois de ter sido diagnosticada com trombose. A informação inicialmente difundida pela imprensa brasileira foi confirmada pela própria, tranquilizando que se sente bem e receberá alta hospitalar ainda hoje.

Mariah Carey tem pedido de registo negado e processo milionário por maior hit natalino finalmente chega ao fim

há 2 semanas

Corpos de David Zé, Artur Nunes e Urbano de Castro terão sido encontrados

há 9 meses
Os restos mortais dos músicos Artur Nunes, David Zé e Urbano de Castro podem estar entre os dez corpos recuperados, cuja confirmação está a ser feita através da comparação de material genético.