Gilson Son: Morador de rua em Luanda vira estrela do Rap na internet

Fotografia: João Victor

Gilson Son é um MC com uma consistência lírica que muitos rappers renomados da nossa praça gostariam de ter. O jovem vive na rua e alimenta-se com pequenos restos de comida que encontra em contentores de lixo. Apesar da difícil vida, Gilson não perdeu o foco e, na semana passada, a sorte bateu-lhe a porta, inclusive DJ Samurai marcou com ele um encontro.

O rapaz é um mestre de cerimónia que sabe o que diz nas letras. Seu jeito de rimar está a atrair milhares de pessoas na Internet, até os veteranos do rap game. Samurai, por exemplo, sentiu-se obrigado a ir ao econtro do rapper para conhecê-lo pessoalmente e deu-lhe algum suporte material para a carreira e Biura, também.

Tudo está a acontecer graças ao gesto de Fly Squad que, após várias insistências do jovem, gravou-o e postou-o nas suas redes socais. O que provavelmente o influenciador não sabia é que o pequeno gesto ajudaria a fazer cintilar esta estrela de rua.

Gilson desenvolveu o gosto pelo Rap na infância. Foi a partir dos 14 anos que passou a interessar-se mais pela carreira artística, após ouvir “ Somos Campeões” de NGA ft Soraya Ramos, por influência de um vizinho.

O jovem de 19 anos conta que antes de ir parar na rua, vivia no bairro Paraíso (Cacuaco) com os pais. Certo dia, aos 14 anos, subtraiu 47 mil Kwanzas da conta bancária do pai para gravar uma música, porém não conseguiu gravar, porque um grupo de jovens roubou-lhe o dinheiro.

Na última semana, a sorte veio bater-lhe a porta e agora o MC se prepara para entrar num estúdio e gravar suas primeiras músicas e, consequentemente, projectar a carreira, que já conta com seis temas escritos.

“ Sim, foi. O pai disse que, se você quer fazer música, vai, se vira”, respondeu visivelmente melancólico ao ser questionado sobre os motivos que o levaram a sair de casa.

Antes de sair de casa, Gilson frequentava a 10ª classe, hoje alterna o trabalho de engraxador de sapatos e lavador de carros, um serviço que em breve terá o seu fim, porque o MC tem atraído e recebido várias ajudas para a carreira musical, devido ao seu talento.

“Cheguei na rua e não parei de escrever. Eu sabia que nas ruas da cidade passam alguns kotas. Vim à procura de oportunidade”, tentou justificar-se.

Como um menino de rua conveceu Fly e atraiu a atenção do grande Samurai

Era um dia como qualquer outro. Como habitualmente faz ao fim da tarde após um longo dia de passeios pela cidade de Luanda, Gilson dirigiu-se ao seu aconchego, num assento na Baía. De longe, viu uns jovens a jogarem basquebol e a ouvirem Rap numa BT. Apaixonado pelo estilo que é, aproximou-se e começou a assisti-los. Terminada a partida, os jovens puseram-se a andar e Gilson começou a segui-los, até que os covenceu a ouvirem-no. Depois de o escutarem com atenção, sugeriram que fosse ao encontro de Fly Squad na agência da Unitel dos Coqueiros.

“ Nós estávamos a sair dos Coqueiros a lavar carro, ao voltar passámos pela agência da Unitel e vi o Fly e corri até ale e chutei umas barras, ele mandou-me repetir, gravou e partilhou. Aquilo tornou-se viral. Depois Samurai marcou um encontro comigo…”, contava.

Acompanhe os últimos detalhes da carreira de Gilson Son brevemente no YouTube da Carga

as cargas mais recentes

Obras dispersas de Urbano de Castro e David Zé já começaram a ser resgatadas

há 1 ano
Ainda não se sabe sobre o número exacto das músicas a serem resgatadas, mas os países onde encontrá-las estão identificados, incluindo já se começou a resgatar e catalogar as canções de David Zé, cujos rendimentos vão para a família.

Sílvio de Sousa está de regresso às quadras

há 10 meses
O basquetebolista angolano Sílvio de Sousa, de 22 anos de idade, vai representar a Universidade de Tennessee em Chattanooga, na temporada 2021/22, naquele que será o seu segundo programa universitário, depois de Kansas.

Netflix lança teaser do documentário sobre Kanye West

há 8 meses
Seis meses após noticiarmos que um documentário sobre Kanye West vem sendo produzido há duas décadas, a Netflix confirmou o facto com o lançamento do teaser e divulgação do título, Jeen-Yuh.

6ix9ine e Meek Mill por pouco partem para briga à saída de uma discoteca

há 1 ano

O Rotineiro Incansável

há 2 anos
Kizua Gourgel anunciou o sucessor do álbum Tetembwa.

Administração do Benfica quer ruas com nomes de Waldemar Bastos, Carlos Burity e Bangão

há 2 anos
A administração distrital do Benfica vai propor os nomes dos músicos Waldemar Bastos, Carlos Burity e Bangão na toponímia do Benfica, informou hoje o administrador local, Hélio Aragão.

Manuel Kanza: “O Kuduro não morreu, apenas está a se transformar em Afro House”

há 2 anos
O dançarino de Kuduro Afro anuncia que vai abandonar os palcos em troca da produção de documentários e afirma que a dança Afro House e o Kuduro são a mesma coisa e fundamenta.

Apple investe 50 milhões de dólares em plataforma de artistas independentes

há 1 ano
A distribuidora independente de música UnitedMasters anunciou que recebeu uma “rodada” de investimentos liderada pela Apple, que visa ajudar artistas independentes a ganhar uma posição e estabelecer uma carreira no negócio da música.

Cantor de Afrobeat lidera intenções de voto nas eleições presidenciais do Uganda

há 1 ano
Quando o actual chefe de estado chegou ao poder, o cantor Afrobeat tinha 4 anos, agora Bobi Wine se tornou na maior ameaça do presidente Yoweri Museveni, de 75 anos, por ser fortemente apoiado pelos jovens, que constituem a maior franja daquele país.

James Harden foi detido e Lil Baby preso em Paris por porte de cannabis

há 10 meses
A TMZ informou na tarde de ontem, que o astro do basquetebol James Harden foi apenas detido, enquanto que Lil Baby chegou a ser preso e levado a uma delegacia em Paris, após a abordagem da polícia ao carro em que ambos seguiam, por supostamente sentir o cheiro do alucinogénio.

Akon investe seis bilhões de USD para construção de uma “Wakanda” no Senegal

há 2 anos
O rapper senegalês Akon garantiu um contrato de USD 6 bilhões, para construir sua cidade temática no Senegal, com objectivo de ajudar no desenvolvimento da sua terra natal.

Dr. Dre já recebeu alta hospitalar e está em casa

há 1 ano
O rapper terá recebido alta hospitalar do Cedars Sinai Medical Center, na passada sexta-feira, mas o causídico não ofereceu muitos detalhes sobre o assunto.

Madonna multada com 1 milhão de dólares por defender comunidade LGBTQ+

há 2 anos
A cantora revelou, através das suas redes sociais, que a Rússia obrigou que pagasse 1 milhão de dólares, depois de ela ter feito um discurso de defesa dos direitos da comunidade LGBTQ+ durante um concerto em São Petersburgo.

Produtor Detergente impulsiona projecto de música infantil `Turma da Adriela´

há 9 meses
Já com o single ‘O Sol Tem Esse Poder’ disponível no YouTube, a Turma da Adriela vem indirectamente, dar resposta ao repto lançado no painel do último Show Piô, sobre a necessidade de incentivar vozes mirins a fazer conteúdos para a sua idade.

Akon revela planos de construção para segunda cidade futurista inspirada em Wakanda

há 1 ano
Após dar início à construção da primeira `Akon City´ no Senegal, o multimilionário de 47 anos, aproveitou as conexões, arregaçou as mangas e já começou a projectar a segunda `Akon City´ no Uganda e perspectiva concluí-la até 2036.

Morreu o comandante mais premiado do Carnaval de Luanda

há 2 anos
O comandante do grupo carnavalesco “União 10 de Dezembro”, Pedro Vidal, morreu hoje em Luanda, vítima de doença, apurou a Revista Carga.