Gilson Son: Morador de rua em Luanda vira estrela do Rap na internet

Fotografia: João Victor

Gilson Son é um MC com uma consistência lírica que muitos rappers renomados da nossa praça gostariam de ter. O jovem vive na rua e alimenta-se com pequenos restos de comida que encontra em contentores de lixo. Apesar da difícil vida, Gilson não perdeu o foco e, na semana passada, a sorte bateu-lhe a porta, inclusive DJ Samurai marcou com ele um encontro.

O rapaz é um mestre de cerimónia que sabe o que diz nas letras. Seu jeito de rimar está a atrair milhares de pessoas na Internet, até os veteranos do rap game. Samurai, por exemplo, sentiu-se obrigado a ir ao econtro do rapper para conhecê-lo pessoalmente e deu-lhe algum suporte material para a carreira e Biura, também.

Tudo está a acontecer graças ao gesto de Fly Squad que, após várias insistências do jovem, gravou-o e postou-o nas suas redes socais. O que provavelmente o influenciador não sabia é que o pequeno gesto ajudaria a fazer cintilar esta estrela de rua.

Gilson desenvolveu o gosto pelo Rap na infância. Foi a partir dos 14 anos que passou a interessar-se mais pela carreira artística, após ouvir “ Somos Campeões” de NGA ft Soraya Ramos, por influência de um vizinho.

O jovem de 19 anos conta que antes de ir parar na rua, vivia no bairro Paraíso (Cacuaco) com os pais. Certo dia, aos 14 anos, subtraiu 47 mil Kwanzas da conta bancária do pai para gravar uma música, porém não conseguiu gravar, porque um grupo de jovens roubou-lhe o dinheiro.

Na última semana, a sorte veio bater-lhe a porta e agora o MC se prepara para entrar num estúdio e gravar suas primeiras músicas e, consequentemente, projectar a carreira, que já conta com seis temas escritos.

“ Sim, foi. O pai disse que, se você quer fazer música, vai, se vira”, respondeu visivelmente melancólico ao ser questionado sobre os motivos que o levaram a sair de casa.

Antes de sair de casa, Gilson frequentava a 10ª classe, hoje alterna o trabalho de engraxador de sapatos e lavador de carros, um serviço que em breve terá o seu fim, porque o MC tem atraído e recebido várias ajudas para a carreira musical, devido ao seu talento.

“Cheguei na rua e não parei de escrever. Eu sabia que nas ruas da cidade passam alguns kotas. Vim à procura de oportunidade”, tentou justificar-se.

Como um menino de rua conveceu Fly e atraiu a atenção do grande Samurai

Era um dia como qualquer outro. Como habitualmente faz ao fim da tarde após um longo dia de passeios pela cidade de Luanda, Gilson dirigiu-se ao seu aconchego, num assento na Baía. De longe, viu uns jovens a jogarem basquebol e a ouvirem Rap numa BT. Apaixonado pelo estilo que é, aproximou-se e começou a assisti-los. Terminada a partida, os jovens puseram-se a andar e Gilson começou a segui-los, até que os covenceu a ouvirem-no. Depois de o escutarem com atenção, sugeriram que fosse ao encontro de Fly Squad na agência da Unitel dos Coqueiros.

“ Nós estávamos a sair dos Coqueiros a lavar carro, ao voltar passámos pela agência da Unitel e vi o Fly e corri até ale e chutei umas barras, ele mandou-me repetir, gravou e partilhou. Aquilo tornou-se viral. Depois Samurai marcou um encontro comigo…”, contava.

Acompanhe os últimos detalhes da carreira de Gilson Son brevemente no YouTube da Carga

as cargas mais recentes

Barack Obama revela na sua playlist que ouve Burna Boy

há 2 meses

Péricles desmente regresso do Exaltasamba

há 3 anos
Durante esta semana, circulou nas redes sociais a notícia de que “Thiaguinho e Péricles vão anunciar, em uma live no Instagram, na sexta, dia 3, a volta do Exaltasamba”. Mas a mensagem é fake.

Tributo a Filipe Mukenga é transmitido amanhã no programa ‘Ao Vivo’

há 1 ano
Na semana do seu aniversário, Filipe Mukenga dá voz ao programa ‘Ao Vivo’ do Zap Viva. Originalmente exibido no dia 15 de Janeiro, a edição protagonizada por uma das maiores vozes da música nacional, será reemitida amanhã, dia 11 de Setembro.

Morreu Paulão, antigo jogador da selecção angolana de futebol

há 1 ano
O antigo internacional angolano Paulo Alves ‘Paulão’ morreu hoje em Luanda aos 51 anos. De acordo com fontes próximas, o ex-jogador da selecção angolana de futebol esteve há algum tempo internado no Hospital Geral de Luanda.

Slam Tundawala “desafia” a pandemia e migra para televisão

há 2 anos
A IIIª edição do Slam Tundawala acontece daqui a 13 dias e contará com transmissão televisiva.

Álbum ‘Chromatica’ de Lady Gaga ganha programa de rádio

há 2 anos

HBO estreia documentário musical com Plutónio e Dino D’ Santiago

há 11 meses
Denominado ‘Acustic Home’, o programa dará a conhecer o universo de “dez artistas do mundo da música, através de um concerto acústico e de testemunhos das suas próprias experiências”, lê-se numa nota divulgada pela imprensa portuguesa.

Afeni e Tupac Shakur documentados em nova série

há 2 anos
Em cinco episódios, `Outlaw: The Saga Of The Shakurs´ traz um retracto íntimo e amplo da dupla mãe e filho, mais inspiradora e perigosa da história americana, cuja mensagem unificada de liberdade, igualdade, perseguição e justiça é mais relevante hoje do que nunca.

Autor do plágio no Prémio Literário Jardim do Livro Infantil nunca mais poderá concorrer

há 2 anos
A obra “A Kandengue Do Golungo e o Livro Que Não Tinha Fim”, vencedora do Prémio Literário Jardim do Livro Infantil, constitui um plágio grosseiro e tentativa de burla de uma outra obra brasileira, cuja capa mostramos na notíciia. O Instituto das Indústrias Culturais e Criativas adianta que o infractor pode nunca mais concorrer a prémios do Ministério.

Ministro da Cultura, Turismo e Ambiente visita projectos artísticos e culturais da Fundação Arte e Cultura

há 6 meses
Enquadrada no âmbito da agenda das actividades do Ministro, o encontro visou constatar in loco as acções desenvolvidas pela Fundação Arte e Cultura no campo das artes, bem como os trabalhos de literacia ambiental que vem efectuando com as crianças da comunidade da Ilha de Luanda.

Soprano Sibongile Khumalo morre após derrame

há 2 anos
A cantora de ópera e jazz sul-africana Sibongile Khumalo, que recebeu a segunda maior honraria nacional do país, morreu ontem, informou a família em um comunicado.

Do Brasil para Angola, Jéssica Areia traz novo disco

há 1 ano
A cantora angolana, a residir no Brasil, Jéssica Areias apresenta no dia 23 de Abril o seu segundo álbum discográfico, intitulado “Matura”, em todas as plataformas digitais.

Brian McKnight rendido ao talento de Shane Maquemba

há 11 meses
A caminhar a passos largos para a internacionalização da sua carreira, Shane Maquemba integrou um cartaz como único convidado de Coréon Dú e ontem, não só foi notado, como também foi referenciado pela lenda do R&B, Brian McKnight.

Coffee, Hip-Hop & Mental Health: Sabia que existe uma cafeteria que oferece terapia por cada xícara de café?

há 1 ano
Coffee, Hip-Hop & Mental Health está situado em Chicago e já ajudou em torno de 250 pessoas a cuidar da saúde mental. Christopher LeMark, mentor da iniciativa inspirada no Hip‐Hop, pretende fazer do espaço um lugar de cura.

Madonna cancelou contrato com David Guetta por causa do signo do DJ

há 2 anos
A cantora tinha o contrato para gravação de um álbum com David Guetta. O interesse de Madonna em trabalhar com o DJ francês surgiu após este ter conquistado um Grammy, em 2011, por causa do remix do tema ‘Revolver’ da artista.

Snoop Dogg “ataca” Kanye West

há 2 anos
Se referindo aos diversos tweets de West, que vão desde discursos reais e sinceros sobre saúde mental até problemas com Drake, o rapper deixou um recado e ainda deu um conselho sincero a Kanye.