Gilson Son: Morador de rua em Luanda vira estrela do Rap na internet

Fotografia: João Victor

Gilson Son é um MC com uma consistência lírica que muitos rappers renomados da nossa praça gostariam de ter. O jovem vive na rua e alimenta-se com pequenos restos de comida que encontra em contentores de lixo. Apesar da difícil vida, Gilson não perdeu o foco e, na semana passada, a sorte bateu-lhe a porta, inclusive DJ Samurai marcou com ele um encontro.

O rapaz é um mestre de cerimónia que sabe o que diz nas letras. Seu jeito de rimar está a atrair milhares de pessoas na Internet, até os veteranos do rap game. Samurai, por exemplo, sentiu-se obrigado a ir ao econtro do rapper para conhecê-lo pessoalmente e deu-lhe algum suporte material para a carreira e Biura, também.

Tudo está a acontecer graças ao gesto de Fly Squad que, após várias insistências do jovem, gravou-o e postou-o nas suas redes socais. O que provavelmente o influenciador não sabia é que o pequeno gesto ajudaria a fazer cintilar esta estrela de rua.

Gilson desenvolveu o gosto pelo Rap na infância. Foi a partir dos 14 anos que passou a interessar-se mais pela carreira artística, após ouvir “ Somos Campeões” de NGA ft Soraya Ramos, por influência de um vizinho.

O jovem de 19 anos conta que antes de ir parar na rua, vivia no bairro Paraíso (Cacuaco) com os pais. Certo dia, aos 14 anos, subtraiu 47 mil Kwanzas da conta bancária do pai para gravar uma música, porém não conseguiu gravar, porque um grupo de jovens roubou-lhe o dinheiro.

Na última semana, a sorte veio bater-lhe a porta e agora o MC se prepara para entrar num estúdio e gravar suas primeiras músicas e, consequentemente, projectar a carreira, que já conta com seis temas escritos.

“ Sim, foi. O pai disse que, se você quer fazer música, vai, se vira”, respondeu visivelmente melancólico ao ser questionado sobre os motivos que o levaram a sair de casa.

Antes de sair de casa, Gilson frequentava a 10ª classe, hoje alterna o trabalho de engraxador de sapatos e lavador de carros, um serviço que em breve terá o seu fim, porque o MC tem atraído e recebido várias ajudas para a carreira musical, devido ao seu talento.

“Cheguei na rua e não parei de escrever. Eu sabia que nas ruas da cidade passam alguns kotas. Vim à procura de oportunidade”, tentou justificar-se.

Como um menino de rua conveceu Fly e atraiu a atenção do grande Samurai

Era um dia como qualquer outro. Como habitualmente faz ao fim da tarde após um longo dia de passeios pela cidade de Luanda, Gilson dirigiu-se ao seu aconchego, num assento na Baía. De longe, viu uns jovens a jogarem basquebol e a ouvirem Rap numa BT. Apaixonado pelo estilo que é, aproximou-se e começou a assisti-los. Terminada a partida, os jovens puseram-se a andar e Gilson começou a segui-los, até que os covenceu a ouvirem-no. Depois de o escutarem com atenção, sugeriram que fosse ao encontro de Fly Squad na agência da Unitel dos Coqueiros.

“ Nós estávamos a sair dos Coqueiros a lavar carro, ao voltar passámos pela agência da Unitel e vi o Fly e corri até ale e chutei umas barras, ele mandou-me repetir, gravou e partilhou. Aquilo tornou-se viral. Depois Samurai marcou um encontro comigo…”, contava.

Acompanhe os últimos detalhes da carreira de Gilson Son brevemente no YouTube da Carga

as cargas mais recentes

Britney Spears não voltará a subir aos palcos enquanto estiver sob tutela do pai

há 2 anos
Britney Spears voltou a ser notícia ontem. A cantora disse que prefere deixar de subir aos palcos enquanto seu pai mantém o controle sobre sua carreira, referindo que a tutela de 13 anos “matou os seus sonhos”.

Tribunal impede Artur de Almeida e Silva de tomar posse por suspeita de fraude

há 2 anos
O presidente reeleito da Federação Angolana de Futebol, Artur de Almeida e Silva, está impedido de tomar posse. Em causa está um despacho do Tribunal Provincial de Luanda que resulta da instauração de um processo, indiciando-o no crime de fraude.

Francisco Vidal enaltece Bruno Candé na exposição `Maka´

há 2 anos
`MAKA Lisboa´ é uma conversa construtiva sobre o assassinato racialmente motivado do actor Bruno Candé, na qual, o artista plástico Francisco Vidal, ajuda a percepcionarmos o trabalho e a sua presença de Bruno.

PLASTICIDADES Anti-Covid-19: Exposição em homenagem a Paulo Jazz pode ser vista até ao dia 31

há 2 anos
A exposição que memora a vida e obra de Paulo Jazz, foi inaugurada no passado dia 4 de Janeiro e insere-se nas celebrações do Dia da Cultura.

Nue Wave disponibilizam teaser do single `És tu´

há 2 anos
O single é mais uma promocional da primeira EP dos Nue Wave, a ser lançada brevemente, que intitular-se-á “Wave”.

Daniel Alves regressa ao Barcelona cinco anos depois

há 1 ano

Música tradicional angolana passa a contar com um festival

há 10 meses

The Weeknd completa um mês em 1°lugar no Billboard Hot 100

há 3 anos
O mais recente álbum de The Weeknd, After Hours se mantém no topo da contagem pela quarta semana consecutiva, desde a sua estréia. É o primeiro álbum a alcançar quatro semanas consecutivas no 1º lugar desde que o Scorpion de Drake passou suas primeiras cinco semanas no 1º lugar em 2018.

3ª Aniversário do Património Cultural Mundial de Mbanza Kongo é celebrado com actividades online

há 3 anos
Assinala-se a 8 de Julho de 2020 o 3.º aniversário desde a elevação do centro histórico de Mbanza Kongo, a Património Cultural Mundial. A secular cidade angolana de Mbanza Kongo, na província do Zaire, foi inscrita pelo Governo angolano como Património Cultural da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), sendo a primeira validada no país por aquela Organização.

Festival do cinema tunisino arranca em formato digital

há 3 anos
A terceira edição do Festival do Cinema Documentário Mediterrâneo na Tunísia (DocuMed), que arrancou ontem, será realizado em edição digital, devido à crise sanitária mundial da covid-19, indicaram os organizadores.

Kendrick Lamar assina mega contrato com a Universal Music Publishing Group

há 2 anos
Segundo conta o Hot New Hip Hop, o músico assinou um acordo global com a Universal Music Publishing Group, o que pode indicar um movimento na direcção da chegada do álbum.

Covid-19: Morreu o músico congolês General Defao em vésperas do seu 63° aniversário

há 1 ano
François Lulendo Matumona, popularmente conhecido como General Defao, faleceu ontem, em Douala, nos Camarões, por complicações da Covid-19. O músico passou mal enquanto últimava os preparativos para a comemoração do Réveillon, que coincidentemente é no dia da celebração do seu aniversário natalício.

Morreu “Kota 50”, pioneiro do foto-jornalismo angolano

há 2 anos
Paulino Damião “Kota 50” é conhecido como a lenda do foto-jornalismo em Angola. Começou a fotografar nos anos 60 e, já capturou peripécias da batalha do início da luta armada, em 1961. O fotógrafo morreu esta quarta-feira, em Luanda, por doença.

UNAP pode encerrar as portas dentro de dias

há 2 anos

Anselmo Ralph actua no Santa Casa Portugal ao Vivo

há 2 anos
O Santa Casa Portugal Ao Vivo está de regresso para uma 2ª edição e um dos artistas convidados é Anselmo Ralph, 17 Junho no Campo Pequeno (Lisboa) e 18 de Junho Super Bock Arena, Pavilhão Rosa Mota (Porto), são duas datas a reter.

Um Café e a Conta: Sam The Kid lança álbum a homenagear Valete

há 2 anos
O reconhecimento é mútuo, já que ao longo da carreira, Valete faz questão de sublinhar as qualidades artísticas e a importância de Sam The Kid no Hip Hop. Este sábado, Sam The Kid fez o que poucos esperavam: usou um álbum em homenagem a Valete.