Gilson Son: Morador de rua em Luanda vira estrela do Rap na internet

Fotografia: João Victor

Gilson Son é um MC com uma consistência lírica que muitos rappers renomados da nossa praça gostariam de ter. O jovem vive na rua e alimenta-se com pequenos restos de comida que encontra em contentores de lixo. Apesar da difícil vida, Gilson não perdeu o foco e, na semana passada, a sorte bateu-lhe a porta, inclusive DJ Samurai marcou com ele um encontro.

O rapaz é um mestre de cerimónia que sabe o que diz nas letras. Seu jeito de rimar está a atrair milhares de pessoas na Internet, até os veteranos do rap game. Samurai, por exemplo, sentiu-se obrigado a ir ao econtro do rapper para conhecê-lo pessoalmente e deu-lhe algum suporte material para a carreira e Biura, também.

Tudo está a acontecer graças ao gesto de Fly Squad que, após várias insistências do jovem, gravou-o e postou-o nas suas redes socais. O que provavelmente o influenciador não sabia é que o pequeno gesto ajudaria a fazer cintilar esta estrela de rua.

Gilson desenvolveu o gosto pelo Rap na infância. Foi a partir dos 14 anos que passou a interessar-se mais pela carreira artística, após ouvir “ Somos Campeões” de NGA ft Soraya Ramos, por influência de um vizinho.

O jovem de 19 anos conta que antes de ir parar na rua, vivia no bairro Paraíso (Cacuaco) com os pais. Certo dia, aos 14 anos, subtraiu 47 mil Kwanzas da conta bancária do pai para gravar uma música, porém não conseguiu gravar, porque um grupo de jovens roubou-lhe o dinheiro.

Na última semana, a sorte veio bater-lhe a porta e agora o MC se prepara para entrar num estúdio e gravar suas primeiras músicas e, consequentemente, projectar a carreira, que já conta com seis temas escritos.

“ Sim, foi. O pai disse que, se você quer fazer música, vai, se vira”, respondeu visivelmente melancólico ao ser questionado sobre os motivos que o levaram a sair de casa.

Antes de sair de casa, Gilson frequentava a 10ª classe, hoje alterna o trabalho de engraxador de sapatos e lavador de carros, um serviço que em breve terá o seu fim, porque o MC tem atraído e recebido várias ajudas para a carreira musical, devido ao seu talento.

“Cheguei na rua e não parei de escrever. Eu sabia que nas ruas da cidade passam alguns kotas. Vim à procura de oportunidade”, tentou justificar-se.

Como um menino de rua conveceu Fly e atraiu a atenção do grande Samurai

Era um dia como qualquer outro. Como habitualmente faz ao fim da tarde após um longo dia de passeios pela cidade de Luanda, Gilson dirigiu-se ao seu aconchego, num assento na Baía. De longe, viu uns jovens a jogarem basquebol e a ouvirem Rap numa BT. Apaixonado pelo estilo que é, aproximou-se e começou a assisti-los. Terminada a partida, os jovens puseram-se a andar e Gilson começou a segui-los, até que os covenceu a ouvirem-no. Depois de o escutarem com atenção, sugeriram que fosse ao encontro de Fly Squad na agência da Unitel dos Coqueiros.

“ Nós estávamos a sair dos Coqueiros a lavar carro, ao voltar passámos pela agência da Unitel e vi o Fly e corri até ale e chutei umas barras, ele mandou-me repetir, gravou e partilhou. Aquilo tornou-se viral. Depois Samurai marcou um encontro comigo…”, contava.

Acompanhe os últimos detalhes da carreira de Gilson Son brevemente no YouTube da Carga

as cargas mais recentes

Mamy disponibiliza Kit Kitchã em animação gráfica

há 1 ano
Após ter lançado o E.P. Trap Queen, que teve uma óptima aceitação do público em geral, MAMY lança o videoclipe em animação gráfica da música Kit Kitchã.

Dupla Ela abre agenda cultural de 2021 com o recital `O Kanto D´Ela´

há 9 meses
A estreia d’O Kanto D´Ela, acontece neste sábado, dia 06 de Março, pelas 19 horas, no Centro Cultural Brasil em Angola e dá início à tournée homônima.

AMA – Patrícia Faria reconhece que tinha música a concorrer na categoria errada

há 1 ano
Depois de alguma polemica em torno das músicas que concorrem no Angola Music Award (AMA), na categoria de melhor Semba, uma das artistas concorrentes teve a coragem de contactar a organização e, humildemente, dizer que a sua música não é Semba.

Novo clip de Lil Nas X com culto a Demónio “explode” redes sociais

há 8 meses

Marilyn Manson sob investigação após mais de 15 acusações de abuso sexual

há 2 semanas
Falando à Rolling Stone Norte-americana, Ashley Walters, ex-assistente de Marilyn Manson, revelou que o músico tinha como prática “trancar mulheres num casulo feito de vidro à prova de som.”

Kabudi Ely apresenta exposição “Intencidade Liberdades Individuais”

há 1 ano
O artista angolano Kabudi Ely vai apresentar-se na Galeria Tamar Golan com “Intencidade Liberdades Individuais”, uma exposição individual a inaugurar hoje, a partir das 18 horas.

1 de Junho: Filantropia junta artistas em prol da Aldeia de Criança SOS-Lubango

há 6 meses
Em comemoração ao Dia Internacional da Criança, um leque de artistas vai juntar-se amanhã no palco do Miami Beach, para uma live solidária em prol da Aldeia de Criança SOS do Lubango.

‘Emoção Globo’ é estar live em casa de Paulo Rocha

há 1 ano
O talento Globo Paulo Rocha é o próximo convidado ao LIVE ‘Emoção Globo’ que acontece nesta quinta-feira, dia 23, às 20 horas de Angola no perfil de Instagram do canal Globo ON.

Paulo Flores representa África no concerto promovido pela ONU e OMS

há 2 anos
Maio parece ser mês de Paulo Flores, depois do convite da Apple Music, o artista angolano participa de um concerto virtual organizado pela OMS e pela ONU a alusivo ao Dia da Cultura da Língua Portuguesa e ao Dia Mundial da Higiene das Mãos.

#UsaMascara em exposição no Camões

há 1 ano
A exposição apresenta uma seleção de 33 obras, realizadas por 30 artistas angolanos, que têm como temática transversal a prevenção e o combate à pandemia da COVID-19 em Angola.

Jackson Five lidera ranking entre as Boy Bands

há 1 ano
O site da edição americana da revista Rolling Stone publicou uma lista com as 75 melhores canções já gravadas por “Boy Bands”, trazendo faixas que vão desde “Why do Fools Fall In Love“ de Frankie Lymon & The Teenagers de 1956 (no 23° lugar).

Músicas de artistas vinculados a Universal Music Group passam a ser ouvidas no Tik Tok

há 10 meses

Em dia de aniversário Nankhova brinda os fãs com novo videoclip

há 6 meses

Estreia do vídeo oficial de “No Woman No Cry” marca o Dia do Reggae

há 1 ano
Hoje é Dia Internacional do Reggae. Este género musical contribuiu para a consciencialização sobre questões de injustiça, resistência, amor e irmandade. A data está a ser marcada com reedições dos trabalhos de Bob Marley, cujo destaque recai para o vídeo clípe oficial de “No Woman No Cry” e a venda do álbum “Legend”.

Heavy C aposta em novos talentos e anuncia dois álbuns

há 2 anos
O objectivo da aposta em novos talentos é a passagem de experiência, porque, entende, a falta de qualidade nos artistas emergentes acontece por conta da não passagem de testemunho.

Beliano AD prova que é possível “sim” ter uma carreira gospel de sucesso em Angola

há 3 meses
Ao longo dos últimos dez anos, vários foram os artistas que procuram provar que, mais do simples instrumento de transmissão do Evangelho, é possível ter em Angola uma carreira profissional com a música gospel.