Há 10 anos, morria André Mingas

Foi precisamente a 11 de Outubro de 2011, quando o relógio marcava 20 horas, que a Rádio Nacional de Angola dava conta do falecimento do músico e compositor André Mingas, no Brasil aos 61 anos de idade.

Desde essa data,  a música angolana nunca mais foi a mesma, porque André Mingas foi um dos principais inovadores da música popular urbana de Angola, introduzindo o pop rock, blues e jazz ao semba.

A música de André Mingas é a expressão máxima do amor, valorizando a mulher angolana nas suas realidades subjectivas, além de ser o apelo à paz do espiríto e  à fraternidade.

10 anos depois da sua morte, o legado de André Mingas continua vivo, basta lembrar que seu primeiro álbum “Coisas da Vida”, lançado há mais de 30 anos, é até hoje um exemplo de inovação e fusão na música nacional.

Entre os seus trabalhos mais conhecidos está a música “Mufete”, considerado um hino à reconciliação e dos grandes êxitos da música urbana angolana. O músico e compositor é o autor dos álbuns ‘Coisas da Vida’ e ‘É Luanda’.
 
Foi ele quem criou a Sociedade Angolana dos Direitos de Autor (SADIA), enquanto vice-ministro da cultura, até à data da sua morte, foi cônsul de Angola em São Paulo, Brasil.

as cargas mais recentes

NBA retira cannabis da lista de substâncias proibidas

há 1 ano
Os exames antidoping na principal liga de basquete do mundo continuam, mas sem procurar cannabis, a notícia foi dada pela própria NBA no passado dia 10, indicando que a mesma deixa assim de ser uma substância proibida passível de punição.

Netflix narra história da vida real do primeiro samurai negro

há 6 meses
O pano de fundo da vida do guerreiro está envolto em mistério, mas ele provavelmente terá passado a maior parte do tempo pré-samurai no território indígena de Goa, controlado por portugueses, como um escravo treinado em combate.

A playlist de eleição de Luísa Damião em 2020

há 10 meses
Ano 2020 está no fim e chegou o momento, em várias áreas, de cada um indicar os melhores do ano. Sendo a Carga uma revista de música e natural apresentarmos os temas preferidos de algumas figuras durante o ano.

Mais de 35 músicos nacionais e internacionais juntam-se num espectáculo online

há 2 anos
Denominado Eu Fico No Kubico, o festival abriu ontem com a rapper Elisabeth Ventura e vai até 13 de Maio. Durante 28 dias, os músicos vão levar alegria às casas dos fãs. O objectivo é incentivar todos a não sairem de seus aposentos.

Edson Narciso: “Quero mudar a consciência de quem me ouve”

há 11 meses
Diferente de Bob Marley, Edson Narciso quer cultivar o amor, a paz e o respeito pelas diferenças, por meio do Rap, num estilo que apelida de Hard Trap. Já várias vezes tentou uma carreira profissional, e não teve sucesso. Depois de um longo intervalo, aparece com os primeiros projectos musicais.

MTV Europe Music Awards 2020: Pabllo Vittar ultrapassa Anitta, Emicida e Ludmila.

há 11 meses
A gala de premiacão MTV Europe Music Awards aconteceu esta madruga em Budapeste, Hungria. Os maiores vencedores da noite foram BTS. Lady Gaga levou o principal prêmio “Artista do Ano” e Pabllo Vittar deixou para atrás Anitta, Emicida, Ludmila e Djonga.

Kanye West revela que já foi alcoólatra: “Tomava Vodka no café da manhã”

há 2 anos
Durante uma entrevista com a revista GQ, o rapper admitiu que chegou a tomar vodka com suco de laranja no café da manhã, e comentou sobre como a pressão das nomeações o levaram parcialmente ao alcoolismo.

Lizzo e Lil Nas X criticam Blackout Tuesday

há 1 ano
Ao contrário de outros músicos, Lizzo e Lil Nas X condenaram o movimento nas redes sociais promovido pela indústria da música para suspensão das atividades, por considerarem que a campanha ofuscou os protestos contra morte de George Floyd.

Rapper Chynna Rogers morre de overdose aos 25 anos

há 2 anos
A morte da artista foi anunciada na quarta-feira mas a causa foi ocultada pelo seu agente, dias depois, um representante do Departamento de Saúde Pública da Filadélfia confirmou à Fox News que a jovem morreu de overdose acidental de drogas.

Big Daddy Kane e KRS-One protagonizam ‘Verzuz battle’ épico

há 2 dias
Embora exista um descabido preconceito relacionado com a idade dos hippopers, os veteranos Big Daddy Kane e KRS-One provaram na noite de ontem, que o Rap “cinquentão” está de boa saúde e recomenda-se.

Música ‘Old Town Road’ de Lil Nas X agora tem certificado de diamante

há 12 meses
A Associação da Indústria Fonográfica da América (RIAA) anunciou que o hit ‘Old Town Road’, agora foi certificado como Diamante. E é a música mais rápida da história a alcançar a certificação.

Trey Songz nega alegações de má conduta sexual

há 1 ano
Dois anos após ter sido denunciado por intimidação sexual, pela actriz Keke Palmer, o cantor tem enfrentado crescentes acusações e a mais recente veio à tona na passada quarta-feira.

O Banco Angolano de Investimentos (BAI) tem apresentado, ano após ano, soluções práticas e acessíveis para os seus parceiros e clientes

há 7 meses

Addy Buxexa lança single “Não Vai Embora” com a participação de Eudreezy

há 1 ano
A música é uma declaração de amor e, acima de tudo, um elogio à importância que as mulheres têm na vida dos homens. Com este single, Addy Buxexa quer também mostrar uma nova maturidade, com uma nova sonoridade e versatilidade.

Stevie Wonder vai viver no Gana para evitar que sua família sofra de racismo

há 8 meses

Glab Masta prepara salto na carreira com lançamento da música “My Star”

há 9 meses
Depois de várias músicas criadas mas não lançadas, da produção para a composição e desta para a interpretação, Glab Masta lançou ontem o primeiro single – “ My Star”. Inspirado na vida amorosa do próprio artista, o tema já se encontra disponível nas plataformas digitais.