Há 10 anos, morria André Mingas

Foi precisamente a 11 de Outubro de 2011, quando o relógio marcava 20 horas, que a Rádio Nacional de Angola dava conta do falecimento do músico e compositor André Mingas, no Brasil aos 61 anos de idade.

Desde essa data,  a música angolana nunca mais foi a mesma, porque André Mingas foi um dos principais inovadores da música popular urbana de Angola, introduzindo o pop rock, blues e jazz ao semba.

A música de André Mingas é a expressão máxima do amor, valorizando a mulher angolana nas suas realidades subjectivas, além de ser o apelo à paz do espiríto e  à fraternidade.

10 anos depois da sua morte, o legado de André Mingas continua vivo, basta lembrar que seu primeiro álbum “Coisas da Vida”, lançado há mais de 30 anos, é até hoje um exemplo de inovação e fusão na música nacional.

Entre os seus trabalhos mais conhecidos está a música “Mufete”, considerado um hino à reconciliação e dos grandes êxitos da música urbana angolana. O músico e compositor é o autor dos álbuns ‘Coisas da Vida’ e ‘É Luanda’.
 
Foi ele quem criou a Sociedade Angolana dos Direitos de Autor (SADIA), enquanto vice-ministro da cultura, até à data da sua morte, foi cônsul de Angola em São Paulo, Brasil.

as cargas mais recentes

Fios de Cabelo de Kurt Cobain vão a leilão

há 1 ano
Seis fios de cabelo do músico e ex-Nirvana Kurt Cobain vão a leilão com licitação mínima equivalente a cerca de dois milhões de Kwanzas. A apresentação rara e exclusiva em uma folha de 8,5 ”x 11” inclui seis fios de cabelo loiro de Cobain.

Rappers da CPLP unem-se e entram com “pé direito” para 2022

há 9 meses
Rappers da comunidade dos Países de Língua Portuguesa fecharam 2021 em grande, com o lançamento de um projecto e a disponibilização de um vídeoclip, que conta com participação de artistas de Angola, Brasil e Moçambique.

Zap Viva exibe documentário de Kuduro `Fogo no Musseque´

há 2 anos
Realizado por Jorge António, a pesquisa apresenta depoimentos assim como demostrações deste estilo que se confunde como estilo musical e, ao mesmo tempo, de dança.

Nas dá início hoje à MasterClass sobre “storyteller de hip hop”

há 12 meses
Nas aulas, o nativo de Queensbridge, além de ensinar a arte da narrativa do hip hop, também vai partilhar a filosofia sobre as suas habilidades líricas e composição.

Aline Frazão, Sara Tavares, Karyna Gomes e Toty Sa’Med rendem tributo a Waldemar Bastos

há 1 ano
O encontro que objectiva honrar a memória deste ícone de qualidades ímpares, intitular-se-á Ndapandula e acontecerá no próximo dia 3 de Setembro, com a direcção artística e musical de Aline Frazão.

RIH-ISSUE: Enquanto o novo álbum não vem, Rihanna lança discografia em vinil

há 11 meses
Ao seu jeito, Rihanna anunciou o lançamento dos seus óctuplos álbuns num novo formato, em tradução livre feita por esta que vos escreve, a artista “alfinetou” os mais conservadores com um post: “As crianças de hoje nunca saberão o que é vinil”, disseram eles!” provocou, deixando disponível o ri-hanna.io/rihissue, onde se encontram a venda.

Agente de Chadwick Boseman revela que o actor recusou papéis de escravos

há 2 anos
O actor Chadwick Boseman tornou-se um ícone global e um símbolo inspirador do poder negro. Tudo se deu, porque o actor sempre escolheu a dedo os trabalhos com que se envolver, chegando ao ponto de negar papéis que não empoderassem a comunidade negra.

Leonel Messi quer sair do Barça em 2021

há 2 anos
Nos últimos dias, instalou-se o mal-estar no balneário da equipa catalã, devido os maus resultados, sobretudo depois do reinício do campeonato. A Cadena SER avança que o avançado argentino pretende terminar o contrato e sair do Barça em 2021.

Damásio Brothers assinam com Grupo Chiado, uma das mais respeitadas produtoras da Lusofonia

há 2 anos

`Shyllaira´, uma música de inspiração para todos os pais de primeira viagem

há 2 anos
Trata-se de uma música em homenagem à filha de um amigo que completa, hoje, o primeiro ano de vida.

Leonardo Freezy disponibiliza o single `Gatilho´

há 2 anos
`Gatilho´ é um desabafo, ou uma explosão de frustrações específicas, se quisermos. Memórias profundas que abrangem assuntos pertinentes como o preconceito, o racismo, a força da amizade e do companheirismo.

T-Pain revela fase sombria depois de Usher o ter dito que ‘estragou a música’ usando o Auto-Tune

há 1 ano
O episódio remonta para 2013, mas só agora foi revelado trecho exclusivo da próxima série da Netflix, This Is Pop , o cantor revelou que caiu em depressão depois que Usher o ter dito que “estragou a música”.

Félix Tshisekedi atribui título de embaixador da cultura do Congo ao músico Koffi Olomide

há 8 meses
O presidente da República Democrática do Congo, Felix Tshisekedi, recebeu em audiência Antoine Christophe Agbepa Mumba, conhecido nas lides musicais como Koffi Olomidé, e atribuiu-lhe o título de embaixador da cultura congolesa. O músico dispõe agora de um passaporte diplomático para o exercício da sua missão.

“Kotas” dão aula de bem cantar e só com a lição de 80

há 2 anos
O Show do Mês “Angola 80” foi um autêntico confronto de titãs. Não no sentido literário, porque não houve vencedor, mas pelo facto de, a partir de casa, as comparações tornarem-se inevitáveis.

Coffee, Hip-Hop & Mental Health: Sabia que existe uma cafeteria que oferece terapia por cada xícara de café?

há 1 ano
Coffee, Hip-Hop & Mental Health está situado em Chicago e já ajudou em torno de 250 pessoas a cuidar da saúde mental. Christopher LeMark, mentor da iniciativa inspirada no Hip‐Hop, pretende fazer do espaço um lugar de cura.

Anitta, Ivete Sangalo e Black Eyed Peas no Rock in Rio 2021

há 2 anos
As cantoras “Anitta”, “Ivete Sangalo” e o grupo “Black Eyed Peas” garantiram presença na edição 2021 do Rock In Rio Lisboa. Os nomes foram anunciados na edição especial televisiva que assinala as datas do festival que, este ano, não aconteceu por conta do Covid-19