No longínquo dia 23 de Outubro de 2002, Kanye West sofreu um acidente de viação à saída do estúdio de gravação, causado por excesso de velocidade e sono, pois eram 3 horas da madrugada. Como consequência, o artista fracturou a mandíbula, tendo que passar por uma reconstrução que durou várias semanas.
Nesta fase, Kanye já tinha alguma fama como produtor, tendo já trabalhado com Jay-Z, Scarface, Mos Def e outros.
Em entrevista na época, Kanye West que agora responde pelo nome de Ye, descreveu o acidente como a “pior melhor coisa que poderia ter acontecido com ele”. “Há males que vêm para o bem”. Para quem não sabe, o período que permaneceu em convalescença, potenciou tal inspiração que mesmo de mandíbula fechada, gravou a música “Through the Wire”, que foi sucesso instantâneo.
A música que foi lançada oficialmente na sua mixtape de estreia, ‘Get Well Soon’, veio ilustrada com a foto do rosto de Ye inchado e quebrado. ‘Through The Wire’ alcançou a posição #15 na Billboard, e foi indicado ao Grammy.

O facto é que o acontecimento que quase o tirou a vida, catapultou-o para um lugar de destaque na indústria musical, hoje, Ye é um dos mais polémicos porém bem sucedido no seio artísticos.