`The Miseducation of Lauryn Hill´ é o clássico e intemporal álbum de estreia a solo e o único de estúdio da artista. Lançado aos 25 de Agosto de 1998, pela Columbia Records, alcançou a posição 1 na Billboard 200 e 1° lugar no Top R&B/ Hip Hop Albums, vendeu mais de 10 milhões de cópias nos EUA e certificado as 10x platina e diamante pela RIAA.
Trata-se de um álbum totémico, cultuado e consumido até aos dias de hoje. Marcado pela incorporação de elementos musicais do Hip Hop, soul, música gospel e reggae, tendo ajudado a definir o estilo denominado neo-soul.
A sua ascensão como rapper, letrista e percussora do neo-soul, colocaram-na sobre os ombros a implacável tensão da fama e da indústria musical, o que provocou a saída dos Fugees. Rompimento este, que foi um dos maiores catalisadores das letras mais reflexivas sobre a sua carreira.
‘The Miseducation Of Lauryn Hill’ é também tido como um álbum que ajuda a amar a negritude e rendeu a artista cinco Grammys numa única noite. Com dezasseis faixas, as rimas e o canto se misturaram da maneira perfeita, e a cantora definiu-se como o principal nome até hoje, inspirando artistas actuais, sejam homens ou mulheres. Em 2018, Drake usou “Ex-Factor” como sample de “Nice For What” e talvez seja a maior amostra de que o que a cantora aperfeiçoou nos anos noventa, continua em prática até hoje, segundo o site Raplogia.