B.I.G foi morto a tiros, no passado dia 9 de Março de 1997, em Los Angeles. Tudo aconteceu por volta das 00:45, quando Notorious parou no sinal vermelho a 46 metros do Petersen Automotive Museum. De acordo com a imprensa norte-americana, neste momento, um Chevrolet Impala preto parou ao lado do carro de B.I.G, sacou uma pistola 9 milímetros de aço azul e disparou contra o carro, quatro balas atingiram B.I.G no peito. Já no Centro Médico Cedars-Sinai, icônico rapper foi declarado morto às 01h15.
Quando foi assassinado, Christopher George Latore Wallace, mais conhecido pelo nome The Notorious B.I.G. estava prestes a completar 25 anos de idade e estava no auge da carreira, com um álbum recém lançado e ainda hoje é aclamado como um dos maiores rappers.
O músico norte-americano nasceu e cresceu em Nova York, começou a rimar desde a adolescência, época na qual fazia performances nas ruas e se apresentava com grupos locais como os Old Gold Brothers e os Techniques.
Na sua biografia, é descrito como um artista inigualável dada a atmosfera competitiva em que emergiu. Um legado inestimável que cresceu ainda mais, passados 25 anos, não apenas pelo seu domínio narrativo, alegria linguística, fluxos rítmicos vertiginosamente, mas também pela profundidade emocional e sabedoria inquietante que nunca foram igualados.
Noticiou a Rolling Stone que, pouco tempo depois da sua morte, The Notorious B.I.G. voltou a subir: O álbum duplo Life After Death foi lançado a 25 de março. Vendeu 700.000 cópias em papel quase imediatamente, saltando do nº 176 para o nº 1 na Billboard 200 no espaço de uma semana. A arte de capa do álbum apresentava o homem anteriormente conhecido como Biggie Smalls com um longo casaco preto e um jogador de bowling preto, uma imagem previamente capturada, que muitos cogitam ser uma premonição do que viria a acontecer consigo.
A assinalar o 25º aniversário post mortem do rapper, no ano em que também completaria o seu 50º aniversário, a 21 de Maio, a Christopher Wallace Estate anunciou a primeira colecção oficial de NFT (token não fungível) do rapper, em parceria com a OneOf, uma empresa Web3 apoiada por Quincy Jones e descrita como “a plataforma NFT preferida da indústria da música”.
A par disto, uma campanha em homenagem ao legado de Biggie chamada Sky’s the Limit: A Year Celebrating the Legacy of The Notorious BIG começa em 25 de Março, prometendo eventos online, actualizações em 4K do catálogo de vídeos do falecido rapper e uma versão digital aprimorada de Life After Death.