Há 25 anos, The Notorious B.I.G. partia para a eternidade


B.I.G foi morto a tiros, no passado dia 9 de Março de 1997, em Los Angeles. Tudo aconteceu por volta das 00:45, quando Notorious parou no sinal vermelho a 46 metros do Petersen Automotive Museum. De acordo com a imprensa norte-americana, neste momento, um Chevrolet Impala preto parou ao lado do carro de B.I.G, sacou uma pistola 9 milímetros de aço azul e disparou contra o carro, quatro balas atingiram B.I.G no peito. Já no Centro Médico Cedars-Sinai, icônico rapper foi declarado morto às 01h15.

Quando foi assassinado, Christopher George Latore Wallace, mais conhecido pelo nome The Notorious B.I.G. estava prestes a completar 25 anos de idade e estava no auge da carreira, com um álbum recém lançado e ainda hoje é aclamado como um dos maiores rappers.

O músico norte-americano nasceu e cresceu em Nova York, começou a rimar desde a adolescência, época na qual fazia performances nas ruas e se apresentava com grupos locais como os Old Gold Brothers e os Techniques. 

Na sua biografia, é descrito como um artista inigualável dada a atmosfera competitiva em que emergiu. Um legado inestimável que cresceu ainda mais, passados 25 anos, não apenas pelo seu domínio narrativo, alegria linguística, fluxos rítmicos vertiginosamente, mas também pela profundidade emocional e sabedoria inquietante que nunca foram igualados.

Noticiou a Rolling Stone que, pouco tempo depois da sua morte, The Notorious B.I.G. voltou a subir: O álbum duplo Life After Death foi lançado a 25 de março. Vendeu 700.000 cópias em papel quase imediatamente, saltando do nº 176 para o nº 1 na Billboard 200 no espaço de uma semana. A arte de capa do álbum apresentava o homem anteriormente conhecido como Biggie Smalls com um longo casaco preto e um jogador de bowling preto, uma imagem previamente capturada, que muitos cogitam ser uma premonição do que viria a acontecer consigo. 

A assinalar o 25º aniversário post mortem do rapper, no ano em que também completaria o seu 50º aniversário, a 21 de Maio, a Christopher Wallace Estate anunciou a primeira colecção oficial de NFT (token não fungível) do rapper, em parceria com a OneOf, uma empresa Web3 apoiada por Quincy Jones e descrita como “a plataforma NFT preferida da indústria da música”.

A par disto, uma campanha em homenagem ao legado de Biggie chamada Sky’s the Limit: A Year Celebrating the Legacy of The Notorious BIG começa em 25 de Março, prometendo eventos online, actualizações em 4K do catálogo de vídeos do falecido rapper e uma versão digital aprimorada de Life After Death.

as cargas mais recentes

Capicua celebra 10 anos do seu álbum de estreia em concerto

há 12 meses
No passado dia 13 de Fevereiro, o álbum homónimo da cantora completou uma década desde que foi apresentado ao público. Para celebrar os temas que marcaram o seu percurso, a rapper vai, nos dias 25 de Fevereiro e 4 de Março, apresentar-se em concerto no Plano B (Porto) e Music Box (Lisboa) respectivamente.

Beyoncé ‘forçada’ a retirar verso da canção do seu novo álbum “Renaissance”

há 6 meses

Verzuz anuncia battle entre Method Man e Redman

há 2 anos
Depois do Verzuz Battle entre Ghostface Killah e Raekwon do Wu-Tang Clan, Timbaland e Swizz Beatz anunciaram a próxima batalha para o dia 20 de Abril, entre os parceiros de rimas de longa data, Method Man e Redman.

Maestro Félix Costa apresenta o `Coral Yellen´

há 3 anos
Formado no primeiro semestre deste ano, o Coral Yellen é a segunda iniciativa do género que Félix Costa dá a cara depois de se desvincular da Orquestra Kapossoca. O projecto de integração social, que já conta com 27 integrantes, engloba para além do grupo coral, a dança, teatro e futebol.

16 anos de “Artes ao Vivo”

há 3 anos
A efeméride é marcada com uma exposição online que imprime a historiográfica do projecto, bem como um debate entre Lukenny Bamba e Kool Klever, cujo tema será a “Existência, persistência e a criação do Artes ao Vivo”, amanhã, a partir das 14 horas no Eclético FM.

Sambieventos, Os Lambas, Luandina e BASEL juntos contra a crise e contra a pandemia

há 3 anos

The Weeknd completa um mês em 1°lugar no Billboard Hot 100

há 3 anos
O mais recente álbum de The Weeknd, After Hours se mantém no topo da contagem pela quarta semana consecutiva, desde a sua estréia. É o primeiro álbum a alcançar quatro semanas consecutivas no 1º lugar desde que o Scorpion de Drake passou suas primeiras cinco semanas no 1º lugar em 2018.

Curador Luamba Muinga laureado com prémio de arte na Holanda

há 1 ano
O curador e pesquisador cultural Luamba Muinga, vence prémio “Seed Awards”, promovido pelo Fundo Prince Claus, organização neerlandesa estabelecido como um tributo à Sua Alteza Real Príncipe Claus, cuja missão é apoiar, homenagear e conectar artistas e profissionais culturais em África, Ásia, América Latina, Caribe e Europa Oriental.

Taylor Swift cancela toda a digressão pela Europa

há 2 anos

Sabia que a filha de George Floyd é a mais nova accionista da Disney?

há 3 anos
Desde acções da Disney a bolsas escolares, várias iniciativas foram tomadas para que Gianna, tenha opções no futuro. Com apenas 6 anos de idade, a órfã tem mostrado que já entendeu o impacto significativo que seu falecido pai deixou para trás, “o meu pai mudou o mundo”.

Trunfos do DJ João Reis

há 2 anos

Show “Vozes de Março” homenageia Clara Monteiro, Dina Santos e Eduina Semedo

há 2 anos
Clara Monteiro, Dina Santos e Eduina Semedo serão homenageadas amanhã no Show do Mês as “Vozes de Março”, pelo contributo no desenvolvimento da música angolana.

Peça teatral `As crises em tempos de crise´ do Grupo Jovens da Mulemba em cartaz na Fundação Arte e Cultura apresenta

há 2 anos
“A peça aborda de forma crítica, porém sarcástica sobre as crises de várias ordens: Econômica, Religiosa Cultural, e Social; Com uma tônica a crise de valores, a questão do respeito ao próximo, da relação que se quer salutar entre os vizinhos.

Lançado há pouco menos de um ano, “O Sucesso a um Passo” já conquistou leitores internacionais

há 3 anos
Já foi vendido um total de 1.275 exemplares entre Angola, Portugal e Brasil do livro cuja autoria pertence a Januário Guimarães. A publicação de auto ajuda profissional estimula o desenvolvimento de atitudes, habilidades e comportamentos necessários no âmbito profissional.

Filme `Mwana Nketo´ evoca importância de ritos de iniciação

há 2 anos

Fast & Furious 9: Ludacris deixa escapar em entrevista que o filme pode chegar ao “espaço”

há 3 anos
O nono episódio da franquia Fast & Furious, recentemente apelidado F9 poderá ter chegado ao espaço, o spoiller foi deixado Ludacris. O rapper e protagonista veterano do filme, ciou a possibilidade durante uma entrevista recente ao The Hollywood Repórter.