Há 25 anos, The Notorious B.I.G. partia para a eternidade


B.I.G foi morto a tiros, no passado dia 9 de Março de 1997, em Los Angeles. Tudo aconteceu por volta das 00:45, quando Notorious parou no sinal vermelho a 46 metros do Petersen Automotive Museum. De acordo com a imprensa norte-americana, neste momento, um Chevrolet Impala preto parou ao lado do carro de B.I.G, sacou uma pistola 9 milímetros de aço azul e disparou contra o carro, quatro balas atingiram B.I.G no peito. Já no Centro Médico Cedars-Sinai, icônico rapper foi declarado morto às 01h15.

Quando foi assassinado, Christopher George Latore Wallace, mais conhecido pelo nome The Notorious B.I.G. estava prestes a completar 25 anos de idade e estava no auge da carreira, com um álbum recém lançado e ainda hoje é aclamado como um dos maiores rappers.

O músico norte-americano nasceu e cresceu em Nova York, começou a rimar desde a adolescência, época na qual fazia performances nas ruas e se apresentava com grupos locais como os Old Gold Brothers e os Techniques. 

Na sua biografia, é descrito como um artista inigualável dada a atmosfera competitiva em que emergiu. Um legado inestimável que cresceu ainda mais, passados 25 anos, não apenas pelo seu domínio narrativo, alegria linguística, fluxos rítmicos vertiginosamente, mas também pela profundidade emocional e sabedoria inquietante que nunca foram igualados.

Noticiou a Rolling Stone que, pouco tempo depois da sua morte, The Notorious B.I.G. voltou a subir: O álbum duplo Life After Death foi lançado a 25 de março. Vendeu 700.000 cópias em papel quase imediatamente, saltando do nº 176 para o nº 1 na Billboard 200 no espaço de uma semana. A arte de capa do álbum apresentava o homem anteriormente conhecido como Biggie Smalls com um longo casaco preto e um jogador de bowling preto, uma imagem previamente capturada, que muitos cogitam ser uma premonição do que viria a acontecer consigo. 

A assinalar o 25º aniversário post mortem do rapper, no ano em que também completaria o seu 50º aniversário, a 21 de Maio, a Christopher Wallace Estate anunciou a primeira colecção oficial de NFT (token não fungível) do rapper, em parceria com a OneOf, uma empresa Web3 apoiada por Quincy Jones e descrita como “a plataforma NFT preferida da indústria da música”.

A par disto, uma campanha em homenagem ao legado de Biggie chamada Sky’s the Limit: A Year Celebrating the Legacy of The Notorious BIG começa em 25 de Março, prometendo eventos online, actualizações em 4K do catálogo de vídeos do falecido rapper e uma versão digital aprimorada de Life After Death.

as cargas mais recentes

Entre bombos e tarolas, dance ao ritmo do Hip-Hop

há 2 anos
O Hip Hop nasceu juntamente com o estilo musical e toda sua as cultura. Refere-se aos estilos de dança sociais ou coreografados relacionados com a música e com a cultura Hip Hop: um género musical, com uma subcultura própria, iniciado durante a década de 1970, nas comunidades jamaicanas, latinas e afro americanas da cidade de Nova Iorque, e posteriormente desenvolvido por afro e latino-americanos.

Jeff Bezos diz que os humanos vão habitar o espaço. A terra será apenas para passar férias

há 4 semanas

OTAN disponibilizam novo single hoje

há 2 anos
Intitulado “Sem Palavras”, consideram-na uma composição simples, mas muito romântica e honesta, como é o próprio grupo com as vozes melodiosas a fazerem contraponto com algumas rimas.

Vivadança Internacional: Festival de dança brasileiro destaca continente africano

há 1 ano
Este ano, o evento estreia-se on-line, por razões óbvias e, traz África como epicentro do festival, representada por 38 bailarinos de 12 países africanos.

Steel Wonder: Mais um filho do Prenda que aspira ter sucesso no Rap

há 2 anos
A segunda “season” da sua história com a música, surge em 2013, ao identificar-se com a ideologia da Força Suprema. Actualmente no Rap, Steel aspira trabalhar com a Latino Records e vê no single `mamacita´, a sua ascensão musical.

`TerraATerra´ junta Dog Murras e Matias Damásio em debate

há 1 ano
O “Programa Pensar Angola com Dog Murras” recebe amanhã o músico Matias Damásio para uma conversa aberta à moda angolana e sem filtros.

Micasa está disponível para fazer participações com artistas angolanos

há 2 anos

1 de Junho: Filantropia junta artistas em prol da Aldeia de Criança SOS-Lubango

há 1 ano
Em comemoração ao Dia Internacional da Criança, um leque de artistas vai juntar-se amanhã no palco do Miami Beach, para uma live solidária em prol da Aldeia de Criança SOS do Lubango.

Mantorras lembra a vida no Benfica: “Operaram-me o que eu não tinha”

há 1 ano
Numa altura em que se assinala 20 anos da sua chegada ao Benfica, o ex-atleta angolano lembrou, com tristeza, que foi submetido a intervenção cirúrgica errada.

Beyonce lança música surpresa sobre o racismo

há 2 anos
Depois do lançamento surpresa do álbum “Homónimo”, em 2013, considerado uma das maiores produções do século, Beyonce lançou sábado, de surpresa, um single sobre o racismo.

Agora é no Reino Unido: Wizkid volta a fazer história com “Made in Lagos”

há 9 meses
Lançado em meio ao caos, devido à situação pandémica, ‘Made In Lagos’ continua a merecer reconhecimentos pelo mundo. No no passado, recebeu prémio Platina pela RAA, além de colocar o artista nigeriano no top da Billbord, e agora abre 2022 com um certificado Prata no Reino Unido.

Burna Boy apresenta detalhes do seu novo álbum produzido por P. Diddy

há 2 anos
Intitulado “Twice As Tall”, o novo álbum do músico nigeriano teve a produção executiva de Puff Diddy, Bosede Ogulu e o próprio Burna Boy.

Escritor Lourenço Mussango reage à decisão do INIC sobre a retirada do Prémio António Jacinto

há 2 anos
Em reacção à decisão, Lourenço Mussango afirmou que tanto o júri como o INIC não fizeram nenhuma avaliação das provas materiais para se chegar à conclusão sobre quem plagiou quem.

DJ Quik reivindica direitos autorais nas músicas de 2Pac, R. Kelly até Kendrick Lamar

há 1 ano
Visivelmente agastado, DJ Quik queimou publicamente, durante um live no seu Instagram (28), um cheque de royalties da Death Row Records ao lamentar pela falta de reconhecimento por aquilo que já fez para a música norte-americana.

Música ‘Old Town Road’ de Lil Nas X agora tem certificado de diamante

há 2 anos
A Associação da Indústria Fonográfica da América (RIAA) anunciou que o hit ‘Old Town Road’, agora foi certificado como Diamante. E é a música mais rápida da história a alcançar a certificação.

Victor Silva: O primeiro angolano a dar carga no Mundial de moto Supersport

há 2 anos
Chama-se Victor Silva Barros e tem 36 anos. Natural do Sumbe, província do Kuanza Sul, o piloto começou a correr com “kupapata” e este final de semana estreou-se no Mundial de SuperSport em Estoril, Portugal.