Há um ano Prodígio representava Angola nas celebrações do Dia de Nelson Mandela

Instituído em 2009 pelas Nações Unidas em memória de Nelson Mandela, que hoje (18) celebraria 103 anos de vida, o foco do Dia Internacional de Nelson Mandela este ano são as comunidades atingidas pela pandemia do Covid-19.

No ano passado, Angola viu-se representar por Prodígio. O rapper foi o único artista africano em representação dos países de expressão portuguesa no hino mobilizador “Stand Together” promovido pela ONG ONE, em parceria com a MTV Base e a Nelson Mandela Foundation.

Eram 10 vozes africanas que se uniram, para juntos, lutaren contra o COVID-19 , entre as quais 2Baba (Nigeria), Ahmed Soultan (Morocco), Ben Pol (Tanzania), Teni (Nigeria), Yemi Alade (Nigeria), Amanda Black (South Africa), Stanley Enow (Cameroon), Gigi LaMayane (South Africa), Prodigio (Angola), Betty G (Ethiopia). 

O tema, disponível nas plataformas digitais, é um reflexo sobre as mudanças causadas pela pandemia, incluindo o impedimento de manifestações sociais habituais.

O videoclipe foi produzido em parceria entre MTV Base e a Nelson Mandela Foundation, sendo a música produzida pelo produtor nigeriano Cobhams Asuquo.

A selecção do músico angolano, na altura, foi feita através da Cloe Management, com ajuda da Carga Magazine e Prodígio mostrou-se pronto.

Recordemos as palavras do rapper em entrevista à Carga:

“Antes de mais, dizer o obvio, é uma honra fazer parte desse Dream Team, ser escolhido para representar a África que comunica em português, estar no meio de tantas estrelas e pessoas tão significativas naquilo que é o nosso ramo, fiquei surpreso e feliz com a chamada da proposta, no fundo eu sei que é para isso que eu tenho dito não a tantas coisas que vão contra a minha forma de ver a arte, esse tipo de momento mostra que valeu a pena ter me agarrado aos meus valores, não ter cedido a certas ofertas, se todos nós africanos temos noção do dia no Mandela, da importância, do simbolismo, temos noção que isso significa liberdade, esperança… Fazer parte das comemorações desse dia e brindar o mundo com boa musica nesse tempo de dificuldade, não poderia ter um sentimento melhor”.

as cargas mais recentes

Muhatu: 4ª edição da maior competição de spoken word no feminino acontece já este sábado

há 3 anos
O campeonato feminino de Spoken Word “Muhatu” que para o ano 2020 adaptou-se as condições do novo normal social, teve o seu tiro de largada, “disparado” a 6 de Agosto.

Espaço online de debates discute sobre “A Criança e o ensino das Artes plásticas”

há 3 anos
O espaço online de debate FALE CONNOSCO traz à discussão nesta sexta-feira, 25 de Setembro de 2020, das 14h às 15h30, o tema “A Criança e o ensino das Artes Plásticas”, e contará com convidados de painel o professor de Artes Plásticas e artista plástico Gilberto Kapitango e a professora de Reciclagem e Decoração, Conceição Manuel, podendo ser transmitida ao vivo na página oficial de facebook da Fundação, numa iniciativa conjunta entre a Fundação Arte e Cultura, Instituto Nacional da Criança, INAC e do Unicef Angola.

Joãozinho Morgado: “Kizomba não é música é dança”

há 3 anos
Figura incontornável da música angolana, particularmente do género Semba, Joãzinho Morgado é uma voz autorizada para falar da música nacional, seus ritmos e tendências. Fruto dos anos de “estrada”, levanta a voz para dizer que Kizomba não é música, mas sim dança.

‘Old Town Road’ é oficialmente a música mais certificada pela RIAA

há 2 anos
Longe de ser um artista de “um só hit” , Lil Nas X continua a bater records, a faixa com a participação de Billy Ray Cyrus, é oficialmente 14 vezes platina. O maior número de certificações de platina para uma música.

Após ser interna por trombose, Anitta tranquiliza os fãs

há 3 anos
A cantora foi internada ontem depois de ter sido diagnosticada com trombose. A informação inicialmente difundida pela imprensa brasileira foi confirmada pela própria, tranquilizando que se sente bem e receberá alta hospitalar ainda hoje.

Flor de Raiz: “Não temos produtoras sérias”

há 3 anos
Irreverente e muito frontal, a kudurista Flor de Raiz afirmou que não há nenhuma produtora séria ou capacitada, em Angola, para elevar os kuduristas a patamares mais alto.

Drake lidera lista dos artistas com mais streams da última década

há 2 anos

Sintoniza 95.5 FM: Matabicho

há 3 anos
Quem sintoniza a LAC, ao Domingo, das 10 até às 12 horas, pode acompanhar um dos programas mais eclécticos da Antena Comercial. No ar desde 2015, o `Matabicho´, tem uma equipa de cinco apresentadores, nomeadamente: Jorge Guerra, Walter dos Reis, Rosário Rodrigues, Edilson de Almeida e Selma Simba, que funciona em regime de rotação anual. Quanto a pluralidade de conteúdos, o programa aspira explorar artes eruditas, entreter, educar e informar estando actualmente ao “comando” de Djanira Barbosa, que conta com o suporte de Mauro Costa.

EtimbaFest: Músicos recolhem donativos para construção de biblioteca comunitária no Lobito

há 2 anos
A vontade de querer ajudar uma pequena comunidade do Lobito, com a construção de uma biblioteca, que poderá beneficiar mais de 500 pessoas, “obrigou” Yuri da Cunha, Gilmário Vemba, Irina Vasconcelos Alba Nigra, Prince Wadada, B-SKilla e Chaló Correia a reunirem-se em Lisboa para dois espectáculos pedagógicos, que podem ser assistidos nos dias 19 e 26 deste mês através do NetShows”, Musickool e RTP África.

Black Diamondz: Entretenimento negro conta com canal exclusivo na Zap

há 2 anos
Numa altura em que a televisão ocupa um lugar importante e de destaque para as famílias, a ZAP anunciou em comunicado que acaba de reforçar a sua oferta de canais com o lançamento do Black Diamondz e Cubayo, melhorando a sua extensa variedade de conteúdos musicais, com o objectivo de diversificar a oferta de canais de entretenimento.

Morreu “Gigante” da música africana

há 3 anos
O músico guineense Mory Kanté, conhecido pelo sucesso mundial “Yéké yéké”, na década de 1980, morreu hoje aos 70 anos num hospital de Conacri, após doença prolongada, anunciou o filho.

Apesar de todo o sucesso que fizeram, Kalibrados só receberam 100 dólares de direitos autorais

há 2 anos
É inegável o protagonismo que os Kalibrados tiveram na música nacional. O grupo é um dos que mais contribuiu para o Hip Hop angolano. O facto curioso é que, apesar de todo esse sucesso, em Angola os Kalibrados apenas receberam, até hoje, o equivalente a 10 mil kwanzas ( câmbio de então) de direitos autorais pelo seu trabalho.

“Nenhum de nós tem vaidade, não há egos aqui”

há 3 anos
Okwami ultimam os preparativos para o primeiro grande show, dia 26 de Março.

Bienal de São Paulo adiada para 2021

há 3 anos
Criada em 1951, o evento é considerado o mais importante do calendário das artes plásticas do Brasil e acolhe anualmente artistas de diferentes partes do mundo. A organização decidiu adiar o certame para 2021.

“Estou a ser cobiçada por várias produtoras”

há 3 anos

Filme mais longo da História dura 30 dias e estreia em Dezembro

há 3 anos