Instituído em 2009 pelas Nações Unidas em memória de Nelson Mandela, que hoje (18) celebraria 103 anos de vida, o foco do Dia Internacional de Nelson Mandela este ano são as comunidades atingidas pela pandemia do Covid-19.
No ano passado, Angola viu-se representar por Prodígio. O rapper foi o único artista africano em representação dos países de expressão portuguesa no hino mobilizador “Stand Together” promovido pela ONG ONE, em parceria com a MTV Base e a Nelson Mandela Foundation.
Eram 10 vozes africanas que se uniram, para juntos, lutaren contra o COVID-19 , entre as quais 2Baba (Nigeria), Ahmed Soultan (Morocco), Ben Pol (Tanzania), Teni (Nigeria), Yemi Alade (Nigeria), Amanda Black (South Africa), Stanley Enow (Cameroon), Gigi LaMayane (South Africa), Prodigio (Angola), Betty G (Ethiopia).
O tema, disponível nas plataformas digitais, é um reflexo sobre as mudanças causadas pela pandemia, incluindo o impedimento de manifestações sociais habituais.
O videoclipe foi produzido em parceria entre MTV Base e a Nelson Mandela Foundation, sendo a música produzida pelo produtor nigeriano Cobhams Asuquo.
A selecção do músico angolano, na altura, foi feita através da Cloe Management, com ajuda da Carga Magazine e Prodígio mostrou-se pronto.
Recordemos as palavras do rapper em entrevista à Carga:
“Antes de mais, dizer o obvio, é uma honra fazer parte desse Dream Team, ser escolhido para representar a África que comunica em português, estar no meio de tantas estrelas e pessoas tão significativas naquilo que é o nosso ramo, fiquei surpreso e feliz com a chamada da proposta, no fundo eu sei que é para isso que eu tenho dito não a tantas coisas que vão contra a minha forma de ver a arte, esse tipo de momento mostra que valeu a pena ter me agarrado aos meus valores, não ter cedido a certas ofertas, se todos nós africanos temos noção do dia no Mandela, da importância, do simbolismo, temos noção que isso significa liberdade, esperança… Fazer parte das comemorações desse dia e brindar o mundo com boa musica nesse tempo de dificuldade, não poderia ter um sentimento melhor”.