Heavy C: “Só estamos à espera da oficialização do tribunal para encerrarmos a Bué de Beats”

A Bué de Beats produziu e lançou os principais rostos da música angolana. Depois de 20 anos de actividade, decide encerrar as portas. Em entrevista à Carga, Heavy C explica como começou o colapso financeiro e revela que já tentou alienar alguns activos da empresa, mas não teve sucesso.
 
A Carga soube, através de um comunicado de imprensa, que a Bué de Beats decretou falência financeira. Desde quando é que a empresa comecou a verificar o calapso?
Desde o ano passado, com as mudanças sociais, políticas e económicas.

Qual será o destino dos trabalhadores?
Nesse momento estamos a falar de um número indeterminado de artistas que ficarão sem produção, trabalhadores sem salários e os credores sem lucros, e com dificuldade para devolução de valores.

A produtora está há 20 anos no mercado e já ajudou e produziu várias referências da música nacional. Com que sentimento é que a encerra?
Triste! Não era isso que queríamos para nós, tudo fizemos, tentamos mas foi além daquilo que a gente consegue. Nesse momento estamos só à espera da oficialização do tribunal para encerrarmos por completo.

Não procurou por apoios para que pudesse dar outro destino à produtora?
Demais, mas infelizmente o foco se desviou, a qualidade musical já não está em questão nos dias de hoje, mas sim a objectividade de sucesso.

Neste momento, quanto seria necessário para levantar ou impedir o encerramento da Bué de Beats?
Seria um processo que teríamos de sentar e explanar, mas aproximadamente 40 milhões para voltar a tocar a companhia, sabendo que não existirá ninguém nesse momento interessado por isso, nós decidimos fechar.

Já pensou em alienar algumas activos? Qual foi o resultado?
Tentamos de tudo. Os empresários estão mais interessados em produtos rápidos do que em enriquecimento da cultura musical.

Consegue medir o impacto que esta decisão pode causar à música angolana?
Nesse momento, as pessoas não irão sentir, mas com o passar do teu tempo o enfraquecimento literário, harmónico e discográfico tomará conta, não só pela nossa ausência, mas também porque o interesse musical também se encerrou.

O comunicado diz que não seria apenas a produtora, mas o grupo CF. Pode se explicar melhor?
Existem outros ramos do grupo CF, que estão a nascer sem ter a ver com a música. O entretenimento e música atingiram o seu estado crítico.

Ao longos desses anos de trabalho, qual foi o período em que a produtora viveu momentos gloriosos?
Para lhe ser sincero nunca fomos uma produtora de receber dinheiros para produção. Um caso ou outro excepcional sempre fomos de apostar e acompanhar os nossos produtos, tínhamos como principal patrocinador o Sr. Carlos Furtado, “Heavy C”, que nesse momento já não se encontra a altura para tal investimento.

Caso venha a encerrar, o que a Carga não espera, que recordações que ficam?
Desviamos a rota de produção, contribuímos para o Rap, RnB, Soul, Zoilo, Semba no país; Apostamos em artistas sem qualquer apoio, fizemos a nossa parte. É uma história que se encerra com tristeza, mas que de outra forma não teríamos como.

as cargas mais recentes

Apesar de ser dos futebolistas mais caros do mundo, Mbappé não tem um carro sequer

há 1 ano
Curiosamente, ao contrário da generalidade dos atletas mais bem pagos, o atacante francês do PSG não possui uma invejável colecção de automóveis na garagem. Aliás, não tem carro sequer.

Presidente de Cabo Verde considera Agostinho Neto Património da  Humanidade

há 1 ano
José Maria Neves está em Angola desde domingo e cumpre uma visita de Estado, que termina esta quarta-feira. O chefe de Estado de Cabo Verde prestou as declarações durante um passeio ao Memorial António Agostinho Neto, onde, entre outras acções, depositou uma coroa de flores ao sarcófago do primeiro presidente da República de Angola.

Edição de estreia do Festival Nacional Ngola Slam foi disputada por seis províncias

há 1 ano
Apresentado como um evento de calendário, o Ngola Slam é um festival de literatura oral em Angola, que na sua edição de estreia congregou no mesmo palco: Workshops, Feira da Palavra, Microfone aberto (Corrente de Spoken Word), Oficina, Spoken Show, Zwela Spoken Word, Diálogos Sobre Spoken Word, Debates, Cinema e Música ao Vivo.

Lawilca almeja voltar ao auge

há 2 anos
Lawilca já esteve no top do Hip Hop e R&B. Em 2005, depois de conquistar grande popularidade com o seu primeiro álbum “Se Diamé”, decidiu sumir para voltar a aparecer em 2014 com o CD “Não Sou o Mesmo Homem”. Desta vez reaparece reestruturado com novos estilos musicais e quer voltar a estar no auge.

Katy Perry adia lançamento do disco

há 3 anos
Katy Perry comunicou aos fãs que seu álbum “Smile” vai demorar mais do que o esperado, para ser lançado. Numa publicação nas redes sociais, a cantora afirmou que o disco, que estaria disponível a partir do dia 14 de Agosto, sofreu alguns atrasos na produção e será “lançado” no dia 28 do mesmo mês.

Sadia e Unison rubricam acordo de cobranças digitais na União Europeia e Reino Unido

há 2 anos
A Entidade de Gestão Colectiva Angolana e a Espanhola Unison anunciam um acordo de representação para arrecadação dos direitos digitais na Europa para o repertório de mais de 35 mil músicas confiadas por autores, artistas e editoras angolanas à SADIA.

Toty Sa´Med de quarentena em Portugal

há 3 anos
O músico angolano Toty Sa´Med “viu” cancelados os dois concertos que tinha agendado na Europa, por causa da pandemia Coronavírus.

Andrea Bocelli canta para uma catedral sem público

há 3 anos
O concerto a solo denominado Music for Hope realiza-se a 12 de Abril (Dia da Páscoa) na Duomo, a catedral de Milão e será transmitido, em directo no canal do YouTube do músico.

Continuação de Black Panther já tem data de estreia e novo título

há 2 anos
Intitula-se `Pantera Negra: Wakanda Forever´ e chega aos cinemas no próximo dia 8 de Julho de 2022.

Spotify já opera em Angola: Confira os benefícios que o músico pode ter

há 2 anos
Depois de um comunicado em Fevereiro sobre a expansão dos seus serviços para o continente africano, agora é oficial, porque a plataforma de escuta lançou uma lista de países em que deseja actuar e Angola faz parte.

Comemorações do primeiro aniversário da casa rede encerram amanhã

há 3 anos
Nas celebrações de hoje, a atracção será Spoken Word com Sankofa Umbi Umbi, seguida de música ao vivo com Dino Ferraz, às 21 horas no live do Instagram da casa Rede.

Cage One anuncia novo álbum

há 2 anos
Em breve entrevista à Carga, o músico anunciou, para este mês, um novo sigle que antecederá e fará parte do seu sexto álbum de estúdio a ser lançado no próximo ano.

Swizz Beatz reafirma ser fã incondicional de Artur Nunes

há 3 anos
O produtor e esposo de Alicia Keys, Swizz Beatz, provou que é fã incondicional de Artur Nunes ao partilhar um vídeo a dançar o hit “Tia”. O gesto não vem à parte, recentemente, Snoop Dog exibiu sua playlist e Paulo Flores figurava, e no passado, Will Smith impulsionou as vendas de Bonga.

Megan The Stallion é eleita a rapper do ano pela GQ

há 2 anos
A rapper está numa das três versões da capa da revista ao lado de George Clooney e Trevor Noah. Na entrevista, The Stallion fala sobre crescer cercada por mulheres negras fortes em Houston e os desafios que todas enfrentaram.

Eminem festeja 20º aniversário de “Marshal Mathers”

há 3 anos
O artista de “Lose Yourself” partilhou um vídeo no Instagram anunciando uma festa online marcada para 27 de Maio (quarta-feira), legendando o post com letras da sua música “I´m Back”.

Ex-exposa de Dr. Dre está a ser investigada por desvio de dinheiro nas contas do rapper

há 2 anos
A ex-esposa do Dr. Dre, Nicole Young , está a ser investigada pelo Departamento de Polícia de Los Angeles por suposto desfalque financeiro nas contas da empresa do produtor.