Henriques Narciso: “Se não tive o Prémio Nacional de Cultura e Artes é porque é dado por indicação política”

O produtor e realizador encontra-se em estúdio a preparar um filme sobre Juliana Kafrique, a zungueira do Rocha Pinto morta há dois anos a tiro por um agente da polícia em plena luz do dia.

A média-metragem estreia antes do final do ano e é de género drama. Com a narrativa, Henriques Narciso pretende chamar a atenção à sociedade para a busca do diálogo em situações de discórdia.

Com o retrato biográfico, o autor almeja alguns prémios. “Dos prémios em Angola, falta-me somente o Prémio Nacional de Cultura e Arte, e digo mesmo de boca cheia, se não tive este prémio até esta hora, é porque este prémio era dado por indicação política. Como nunca usei cor partidária, por isso é que nunca tive a oportunidade de receber este prémio”.

Apesar disso, o conhecido realizador não baixa a guarda, acreditando que desta forma continuará a alimentar a linha de admiradores “Pretendo conquistar o respeito, o carinho e quiçá, vencermos o festival da Unitel. Ou estar entre os primeiros classificados do Festival de Cinema”, manifestou.

Durante vários anos, Dito ficou conhecido como o rosto da segunda vaga de realizadores angolanos e conquistou vários prémios. Dirigiu filmes de acção como Assaltos em Luanda I e II, traz agora um drama que retrata a vida da jovem de zungeira morta a 12 de Março de 2019.

Ao longo da entrevista com a Carga, Dito, como também é conhecido, disse não entender os critérios de atribuição do Prémio Nacional de Cultura e Arte, porque, descreve,  pessoas há que receberam o prémio, e se questiona por que razão é que elas recebem.

“Pessoas há que recebem este prémio e eu me questiono por que está ser atribuído. Sempre questionei quais são os critérios, nunca entendi. Coloquei na minha cabeça que é pelo facto de eu não usar cores partidárias. Também não gosto muito de falar da política”, confortou-se.

Pelo seu percurso e contributo para o cinema angolano, o realizador entende que pessoas como ele em concurso como o Festival de Cinema da Unitel, deviam ser reconhecidos e não mais concorrer. 

“A iniciativa é louvável, e vai ajudar muitos produtores e realizadores, mas existem pessoas que já tem trabalhado há bastante tempo sem apoio, pessoas como nós, deviam ser reconhecidos, ao invés de concorrermos, a Unitel, se calhar, devia arranjar alguma coisa para nós que já mostrámos trabalho. Agora concorrermos ao lado dos miúdos não acho isso certo. Mas epah é concurso. Um José Gamboa não iria concorrer num Estrelas ao Palco, por causa do estatuto que tem”, concluiu.

as cargas mais recentes

Sintoniza 96.1FM: As 3 Essenciais

há 1 ano

Estudante angolana junta-se a editora Mahatma

há 1 ano
A estudante angolana em Portugal Karen Pacheco assinou um contrato com a editora portuguesa “Mahatma”, para publicação dos seus próximos livros e representação da mesma nos PALOPS, informou hoje a própria.

Batata Quente: Cólua Tremura estreia novo projecto de humor

há 4 meses
O artista Cólua Tremura vai actuar como primeiro convidado do projecto de humor, Batata Quente, uma iniciativa da produtora cultural, Kianda Sessions, em parceria com a Casa Rede. A decorrer o próximo dia 30 deste mês, pelas 18:30, bem ao seu jeito, Cólua vai explorar por meio da sátira O feminismo em Angola.

Rihanna é nomeada Heroína Nacional de Barbados, na cerimónia de Independência do país

há 2 meses
Rihanna foi homenageada ontem na sua terra natal, durante a posse presidencial de Dame Sandra Mason. A data marca uma nova era para Barbados, o país se tornou uma república após encerrar o papel de 55 anos da Rainha como chefe de Estado, informou a CNN.

10 anos depois Diff regressa ao game para revolucionar o Rap

há 1 ano
É dos rappers mais modernos da actualidade e só não deu cartas porque esteve dez anos fora do mainstream, mas, está de volta e desta vez com um EP de 4 faixas musicais, incluindo os respectivos vídeoclips. Além da obra, o músico preparou uma “bomba” com Anselmo Ralph e fala à Carga sobre o seu regresso.

Há um ano Prodígio representava Angola nas celebrações do Dia de Nelson Mandela

há 6 meses
Instituído em 2009 pelas Nações Unidas em memória de Nelson Mandela, que hoje (18) celebraria 103 anos de vida, o foco do Dia Internacional de Nelson Mandela este ano são as comunidades atingidas pela pandemia do Covid-19.

União dos Escritores Angolanos poderá encerrar as portas por falta de dinheiro

há 1 ano
A crise na União dos Escritores angolanos não é de hoje. Muito antes da pandemia, a instituição de carácter pública já se debatia com problemas de ordem financeira, mas as coisas agudizaram ultimamente.

Filme de estreia de Gilmário Vemba é o mais visto dos cinemas nacionais

há 10 meses
A tragicomédia `A Dívida´ chegou às salas de cinema no passado dia 26 de Fevereiro e foi visto, até a semana finda, por cerca de sete mil pessoas, atingindo assim a marca de filme produção local mais visto nos cinemas nacionais.

Mais um talento do Girabola é contratado pelo Sporting de Portugal

há 6 meses
Trata-se de Chicharito, um jovem avançado de 18 anos que se destacou no Girabola 2019/2020 pelo Interclube de Luanda.

Hackers vazam informações sobre Lady Gaga e fazem exigência

há 2 anos
Um grupo de hackers invadiu o sistema de uma firma de advogados, representante de vários nomes do entretenimento. Depois de vazar dados pessoais de Lady Gaga, os hackers ameaçam divulgar dados de estrelas como Mariah Carey e Madonna, caso não se cumpra o que estão a pedir.

Arrancam hoje as aulas online de percussão corporal na Fundação Arte e Cultura

há 2 anos
As aulas serão leccionadas online no horário das 15 horas, de segunda a sexta, com Gideão Zumba, professor do Centro Cultural, da Fundação. Durante a formação, os alunos poderão ver módulos como- A bateria e sua história; Constituição da bateria; Como se sentar na bateria; Como controlar as baquetas; Rudimentos e Ritmos para tocar as primeiras músicas e serão demonstradas várias obras para que os alunos possam aprender com facilidade.

SENADIAC realiza Fórum Provincial sobre a Protecção da Propriedade Intelectual por via do Sistema dos Direitos de Autor e Conexos

há 2 meses
O Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente, através do Serviço Nacional dos Direitos de Autor e Conexos (SENADIAC), realiza até ao dia 19 de Novembro de 2021, o segundo ciclo de divulgação do funcionamento efectivo do sistema nacional dos direitos de autor e conexos, desta feita, nas províncias do Cuanza-Norte (Ndalatando), Malanje (Malanje), Uíge (Uíge), Zaire (Mbanza Congo) e Bengo (Caxito).

Estão abertas as candidaturas para um diálogo intergeracional de líderes e jovens da 2ª Bienal de Luanda

há 7 meses
A 2ª Edição da Bienal de Luanda – Fórum Pan-Africano para a Cultura da Paz, a decorrer entre os dias 4 e 8 de Outubro de 2021, tem previsto, como prelúdio, um diálogo intergeracional de líderes e jovens sobre o tema “Diversidade Cultural e Patrimonial de África e das suas Diásporas: uma fonte de conflito ou um terreno fértil para a paz?”.

Um ano após falência de órgão, Scarface é transplantado com rim doado pelo filho

há 4 meses
Volvidos 12 meses de comorbidade com insuficiência renal adquirida na batalha contra a Covid-19, Brad Jordan ou simplesmente Scarface, como é conhecido as lides do Hip Hop, acaba de receber a preciosa doação de um rim, vindo do seu próprio filho, Christopher Jordan.

Escola de música Tok’Aki promove concurso infantil `Canta Kandengue´

há 8 meses
São elegíveis, crianças dos 8 aos 13 anos de idade, para habilitar-se basta enviar um vídeo amador, o mesmo será publicado na página oficial da Tok’Aki e quanto mais votações receber, mais chances de ganhar terá.

Januário Jano convidado para a curadoria da exposição colectiva “London Grads Now”

há 1 ano