Hip Hop: Classe cria “instituição” para ajudar artistas em situações difíceis

Motivados pela trágica morte de Ngadiama Wakambosonhi, pioneiro do movimento Hip Hop no país, artistas da Velha e Nova Escola criaram a “Associação dos Hiphoppers de Angola”, uma plataforma de cariz social que passará a prestar apoio e acudir eventuais situações de crise que membros da classe venham a passar.

Criada este ano, a organização integra nomes como MC K, Kool Klever, Kid MC, Drunk Master Lukeny Bamba, Yannick Cruz, Nob Saibot, Léo MC, ZH, Kimurah Uhenia, DJ Pelé, Tony Graph, Sabatt, Hebo Imoxi, Kim Buda, Cláudio Bantu, 1000ton Nkanzale, JHM, Gri Máfia e tem como presidente Dom Samu.

A agremiação será apresentada às 18 horas de sexta-feira, 10 de Dezembro, durante um espectáculo com actuações de Kool Klever e MCK, que acontece na Segunda Travessa do Gamek à Direita, em Luanda.

Sob a denominação “Associação dos Hiphoppers de Angola”, abreviado “A.H.A”, a mesma tem por finalidade desenvolver acções para a saúde, prestar apoio jurídico, elevar e manter a qualidade de vida social, humana e do meio ambiente, sustentadas com  actividades socioculturais como a dança, o canto, o desenho artístico, feiras de empreendedorismo e outras similares.

A associação funciona como uma espécie de  “movimento de apoio social aos artistas”, e passará a apoiar b-boys, passando por grafiteiros até dançarinos, caso tenham nececidade para o efeito. Pode fazer parte dela todo aquele que se identifica com a cultura Hip Hop, sejam praticantes, amantes, ouvintes, aficcionados ou simpatizantes.

Segundo Dom Samu, a plataforma foi criada para fortificar o laço de irmandade característica do “movimento”, e vai permitir dar voz aos oprimidos. Os membros possuirão cartões de identificação. Para a inscrição, debita-se uma simbólica quantia monetária e mensalmente, uma quota, também simbólica.

“A associação vem para tapar uma lacuna que existe desde o princípio,  que é a unidade de todos os elementos em prol da mesma causa; esquecer os egos (os disse que disse) e ajudar-nos mutuamente quando for preciso; dar voz aos oprimidos, ser um escudo que protege todos que buscarem o apoio da associação defendendo os mesmos com unhas e dentes”, sublinhou.

as cargas mais recentes

Agentes criam associação de defesa dos interesses dos negros na indústria musical

há 2 anos
Um grupo de mais de 30 principais agentes, advogados e gestores da indústria da música criou uma associação que estará a manter e actualizar os interesses de artistas, produtores, compositores e executivos negros ligados à indústria da música.

Vídeoclipe do polémico “Hino Milionário” já está disponível

há 2 anos
O clipe envolve mais de 20 artistas e encontra-se disponível no YouTube, dois meses depois do esclarecimento do Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente sobre os 148,3 milhões que o Estado terá disponibilizado para a concessão da referida música.

Exposição `António Agostinho Neto na Primeira Pessoa´ para ver até ao dia 30 de Setembro

há 10 meses
Em alusão ao 99ª aniversário natalício do patrono da Nação, o Memorial António Agostinho Neto em parceria com o Belas Shopping, realiza a exposição fotográfica intitulada `António Agostinho Neto na Primeira Pessoa´. Inaugurada no passado dia 1 de Setembro, pode ser visitada naquela unidade comercial até ao dia 30.

DJ Vado Poster: “Muitas vezes pensei em desistir. Um dia até cheguei a procurar emprego fora da música”

há 6 meses
Hoje os trabalhos de Dj Vado Poster falam por si e quase não se ouve um bom “hit” de Afro House na actualidade que não tenha os seus mágicos dedos ou mesmo a sua voz. O dj está em estúdio a produzir o seu primeiro álbum.

Hit-Boy e Nas confirmam “King’s Disease III já está a caminho”

há 6 meses
Pouco depois de disponibilizar `Magic´, o projecto colaborativo com Nas, Hit-Boy anunciou que o 15º álbum de estúdio da lenda do rap está a ser ultimado e que além de assumir a produção, o álbum traz colaborações de A$AP Rocky e DJ Premier.

É oficial, Salú Gonçalves é a nova cara do Ecos & Factos e Dog Murras assume o Fala Angola

há 2 anos

Cantor brasileiro Belo é solto após pedido de habeas corpus

há 1 ano

Anderson .Paak e Bruno Mars lançam soul inspirado na década de 70

há 1 ano
Lançado na passada Sexta-Feira, o single que já atingiu números astronomicos nas plataformas de stream, é nada mais do que o eleito para apresentar o álbum de estreia da Silk Sonic´, banda liderada por Anderson .Paak e Bruno Mars

Já está disponível o segundo single da saga `Quarentena Rija´

há 2 anos
`Relationship Goals´ é cantada por Prodígio, Don G e Deezy e conta com a produção de Adjane Rafael e Juzicy, baixos de Ivo Magic e scratchs do DJ Fifty.

É oficial, Nigéria é a primeira selecção africana a destronar os Estados Unidos na história do basquetebol

há 12 meses
A Nigéria acaba de quebrar o mito da invencibilidade dos Estados Unidos, ao vencer o jogo que conta para a pré-temporada dos jogos olímpicos de Tóquio, com o resultado final de 90 a 87.

Sete anos depois Enock apresenta segunda parte da saga “Mundo Pablo”

há 2 anos
Após testar popularidade com Mundo Pablo 1, na sequência de “Banzelo”, o músico soma e segue com a saga. Esta madrugada, Enock apresentou “Betinho”, mixtape que antecede doze novos projectos para ainda este ano.

Após desmentir informações sobre “fim da carreira” Anna Joyce anuncia dois concertos

há 2 anos
Considerada uma das maiores referências da música angolana dos últimos tempos, Anna Joyce estará no palco do Club S, em Luanda, nos dias 17 e 18 para protagonizar os seus primeiros espectáculos desde o início da pandemia.

Conheça os 26 instrumentos que compõem a música angolana

há 1 ano
Mesmo quando entendida como entoação harmónica da voz humana, a música angolana é acompanhada pela sua tradição organológica. Por isso, é difícil dissociar as origens dos géneros tradicionais como a Kabetula, o Kilapanda, a Cabecinha, o Kalupeteca, o Merengue, a Rebita ou Semba dos instrumentos tradicionais angolanos.

Fundação Arte e Cultura e o Gabinete Provincial da Cultura realizam workshop sobre Dikanza

há 1 ano
Serão oradores os músicos e executantes da Dikanza Jorge Mulumba e Lito Graça, e contará com a presença do Director-Geral do Instituto de Línguas Nacionais, José Pedro, que fará uma abordagem sobre a escrita da Língua Kimbundu.

FSobral Agency realiza Casting para bailarinos

há 2 anos
Por intermédio da Agência FSobral, Maya Zuda e Adi Cudz recrutam bailarinos, para performances em palcos, gravação de videoclipes e outros trabalhos.

Daniel Salomão apresenta ‘Labirintos Amorosos’

há 2 anos
O romance que marca a estreia do autor, será vendido e autografado amanhã, Sexta-feira, as 15h30 na União dos Escritores Angolanos.