Hoje é Dia Mundial do Livro: Conheça os 18 títulos mais famosos da história

Hoje é Dia Mundial do Livro e dos Direitos do Autor. A data é celebrada desde 1995 e tem como objectivo exaltar e reconhecer a importância e a utilidade dos livros, bem como incentivar hábitos de leitura.

Desde os tempos do papiro, os livros são um dos principais meios de transmissão de cultura e informação, e ainda, elementos fundamentais no processo educativo, talvez fossem por isso considerados “mestres-mudos”.

O Dia Mundial do Livro foi instituído pela UNESCO em 1995. A data foi escolhida por a 23 de Abril de 1616 que falecer Miguel de Cervantes, autor de Don Quixote, e também por ser a 23 de Abril (de 1899) que nasceu Vladimir Nabokov, autor de Lolita. O 23 de Abril é também recordado como o dia em que nasceu e morreu o famoso escritor inglês William Shakespeare.

A efeméride serve ainda para apelar para a importância do livro como bem cultural, essencial para o desenvolvimento da literacia e para o desenvolvimento económico e social do Homem.

A História regista os séc. XIII, XIV, XV a XVII como as épocas das grandes produções literárias, com os romances de cavalaria, novelas e o rejuvenescimento dos modos de produção literária. A revista Carga dá-lhe a conhecer alguns dos mais conhecidos livros da História. Eis a lista:

  • Os Lusíadas, Luís Vaz de Camões
  • A Ilíada, Homero
  • As Mil e Uma Noites
  • A Bíblia
  • Os Três Mosqueteiros, Alexandre Dumas
  • Os Miseráveis, Victor Hugo
  • Dom Quixote, Cervantes
  • Romeu e Julieta, William Shakespeare
  • Lolita, Vladimir Nabokov
  • Crime e Castigo, Fiódor Dostoiévski
  • Guerra e Paz, Liev Tolstói
  • 1984, George Orwell
  • Oliver Twist, Charles Dickens
  • As Aventuras de Tom Sawyer, Mark Twain
  • O Velho e o Mar, Ernest Hemingway
  • O Grande Gatsby, F. Scott Fitzgerald
  • A Metamorfose, Franz Kafka

as cargas mais recentes

É oficial, `The Old Guard´ terá sequência

há 2 anos
`The Old Guard´chegou à Netflix neste fim de semana, e foi um dos filmes mais assistidos desde então. Protagonizado por Charlize Theron, o filme de acção é uma adaptação da HQ homónima de Greg Rucka, que possui cinco volumes. Isso explica o final aberto do filme que, segundo a Directora Gina Prince-Bythewood, pode sim ter uma sequência.

BET Awards prevê retorno ao vivo apenas com público vacinado

há 1 ano
A lista dos nomeados ao galardão foi tornada pública hoje, com Megan Thee Stallion e DaBaby a lideram as indicações, com sete cada. Em seguida, Cardi B e Drake, com cinco para cada.

Professor Elavoko aborda “Coisas que (não) se dizem” em livro

há 8 meses
‘Coisas Que Não Se Dizem’ é um livro que aborda fenómenos sociais reputados por tabús ou sensíveis para debate público, porém com muitas incidências na sociedade angolana e não só. Temáticas como pornografia, abuso sexual e outros são destacadas na obra, de forma específica, trazendo os seus pontos negativos mais sonantes.

Terá Fat Joe blasfemado ao chamar Drake de “Michael Jackson da actualidade”?

há 2 anos
Na última semana Fat Joe tem sido alvo de inúmeros ataques na internet, por ter comparado Drake ao astro da música Pop, Michael Jackson.

Artistas plásticos da nova geração recriam trabalho de Ruy Duarte de Carvalho

há 11 meses
O Laboratório de Crítica e Curadoria e a Galeria Movart apresentam no próximo dia 25 do corrente, em Luanda, uma exposição colectiva inspirada na obra “Como Se O Mundo Não Tivesse Leste”, de Ruy Duarte de Carvalho.

“Kings Of Afro House” completa um ano de existência

há 2 anos
O projecto MUSIC BOX, criado pela Sodiba e patrocinado pela Sagres, dedicou uma atenção especial neste último ano ao género do Afro House, e produziu e realizou, com o apoio da BMWorkz, o documentário Kings of Afro House, que junta alguns dos melhores Djs e produtores do género no mundo.

Cleyton M começa 2021 “Em Outra Dimensão”

há 2 anos
O cantor encerrou o 2020 com “To a Rolar No G”, uma música que surge após o hit “Emagrece”. Agora, o talento da Power House abre o ano com o single “Em Outra Dimensão”.

Renata Torres recebe humoristas no ‘Vamos falar a sério’ do Kianda Sessions

há 2 anos

Chris Brown não quer batalha de hits com Usher

há 2 anos
Depois do encontro de Snoop Dogg e DMX, na passada quarta-feira e enquanto fãs de R&B estão expectantes por um encontro entre Keyshia Cole e Ashanti no Verzuz, Chris Brown antecipou-se e disse que não pretende competir com ninguém.

DJ Walgee confirma rumores sobre o Covid-19

há 2 anos
O DJ confirmou as informações que circulam em várias plataformas digitais sobre o teste positivo, mas garantiu, durante uma conversa via Skype a partir de Miami, que já se sente melhor.

Bet Awards 2022: Wizkid vence como “Melhor Colaboração” e Tems como “Melhor Artista Internacional”

há 3 meses

Amostra virtual ‘SetentaOitenta’ junta fotógrafos angolanos

há 2 anos

Kesha lança série sobre actividade paranormal

há 12 meses
Assim como Demi Lovato, Kesha anunciou que terá o seu próprio programa sobre actividades sobrenaturais (e ETs). A divulgação do novo programa da Discovery+, intitulado “Conjuring Kesha”, foi feita nas redes sociais da cantora.

História dos N´gola Ritmos e Banda Maravilha serão contadas hoje na Tv

há 2 anos

Luan Santa assina com a Sony Music: “Quero conquistar o mundo”

há 2 anos

Muntu: Linha angolana de artigos handmade invade mercado norte-americano

há 8 meses
Inspirada no princípio africano “Ubuntu”-eu sou, porque tu és- a marca é desenvolvida à mão por artesãos a partir de uma base ecológica com o objectivo de se conservar o meio ambiente e depois de ser vendida os lucros são enviados a Angola para ajudar centros de caridade.