Hoje é Dia Mundial do Livro: Conheça os 18 títulos mais famosos da história

Hoje é Dia Mundial do Livro e dos Direitos do Autor. A data é celebrada desde 1995 e tem como objectivo exaltar e reconhecer a importância e a utilidade dos livros, bem como incentivar hábitos de leitura.

Desde os tempos do papiro, os livros são um dos principais meios de transmissão de cultura e informação, e ainda, elementos fundamentais no processo educativo, talvez fossem por isso considerados “mestres-mudos”.

O Dia Mundial do Livro foi instituído pela UNESCO em 1995. A data foi escolhida por a 23 de Abril de 1616 que falecer Miguel de Cervantes, autor de Don Quixote, e também por ser a 23 de Abril (de 1899) que nasceu Vladimir Nabokov, autor de Lolita. O 23 de Abril é também recordado como o dia em que nasceu e morreu o famoso escritor inglês William Shakespeare.

A efeméride serve ainda para apelar para a importância do livro como bem cultural, essencial para o desenvolvimento da literacia e para o desenvolvimento económico e social do Homem.

A História regista os séc. XIII, XIV, XV a XVII como as épocas das grandes produções literárias, com os romances de cavalaria, novelas e o rejuvenescimento dos modos de produção literária. A revista Carga dá-lhe a conhecer alguns dos mais conhecidos livros da História. Eis a lista:

  • Os Lusíadas, Luís Vaz de Camões
  • A Ilíada, Homero
  • As Mil e Uma Noites
  • A Bíblia
  • Os Três Mosqueteiros, Alexandre Dumas
  • Os Miseráveis, Victor Hugo
  • Dom Quixote, Cervantes
  • Romeu e Julieta, William Shakespeare
  • Lolita, Vladimir Nabokov
  • Crime e Castigo, Fiódor Dostoiévski
  • Guerra e Paz, Liev Tolstói
  • 1984, George Orwell
  • Oliver Twist, Charles Dickens
  • As Aventuras de Tom Sawyer, Mark Twain
  • O Velho e o Mar, Ernest Hemingway
  • O Grande Gatsby, F. Scott Fitzgerald
  • A Metamorfose, Franz Kafka

as cargas mais recentes

Atrás dos holofotes L´Edge desenha carreira de sucesso

há 12 meses

Arlindo Bizerra e Horácio Katchanja levam “Diálogos entre Gerações” à Galeria Tamar Golan

há 6 meses

Porquê que Angola celebra o 8 de Janeiro como Dia da Cultura Nacional?

há 7 meses
As celebrações abriram no dia 4 e terminam a 31 deste mês. A jornada contempla exposições, concertos, debates e hoje será marcada por um acto central, com outorga de diplomas de mérito personalidades que mais se destacaram no sector cultural no ano passado.

Titica desafia Karina Santos a cantar Kuduro

há 4 meses
“Da licença” é o título da música que junta Ticny e Karina Santos. Com estreia marcada para amanhã na plataforma do Kisom, a faixa fará parte da compilação “Encontro de Gerações Vol.2” da Unitel.

“Encontros à Quarta”: Yola Semedo inaugura primeira temporada de concertos acústicos

há 4 meses
Yola Semedo é a primeira artista convidada do projecto cultural “Encontros à Quarta”, uma iniciativa de periodicidade mensal que visa proporcionar ao público um encontro entre a música, as palavras e o artista.

Covid-19: Afinal quem já sofre de gripe aguda ou crónica pode evitar vulnerabilidade.

há 1 ano
José Nguepe, médico naturopata e nutricionista faz uma pequena lista dos alimentos que podem ajudar a manter e fortalecer o sistema imunológico nesta fase.

Exposição`Discursos de Decolonialidade´ patente até ao dia 31 de Julho

há 1 ano
A galeria THIS IS NOT A WHITE CUBE em parceria com a MEXTO, apresentam a exposição `Discursos de Decolonialidade´, que poderá ser vista, até ao dia 31 de Julho no espaço NOT A MUSEUM, em Lisboa. A mostra congrega o trabalhos de 15 artistas de 8 países e curadoria de Sónia Ribeiro e Graça Rodrigues.

Carla Moreno desiludida com Don Kikas

há 11 meses
A música com o título “Ainda ontem” marca o primeiro dueto entre Don Kikas e Carla Moreno, cuja estreia está prevista para o dia 18 (sexta-feira) nas várias plataformas digitais.

Malcolm & Marie: Críticos questionam diferença de idade dos actores e John David Washington rebate

há 6 meses
A pouco menos de um mês para a estreia do filme `Malcolm & Marie´, os 12 anos de diferença entre o casal protagonista, tem sido razão para fortes críticas.

Vênias aos Filipes

há 1 ano
Dupla foi homenageada no Show do Mês, duas noites de evento que ficarão nos anais da música angolana.

Andrea Bocelli recua e pede desculpas por desincentivar o cumprimento das medidas de segurança

há 1 ano
Após comentários polémicos sobre a gravidade do Covid-19 durante uma conferência no Senado italiano, esta semana, dizendo que não conhecia pessoalmente ninguém que tivesse estado nos cuidados intensivos por causa do Covid-19 e incentivou cidadãos a não cumprirem as regras de combate à doença, Bocelli veio desculpar-se publicamente.

Jackson Five lidera ranking entre as Boy Bands

há 1 ano
O site da edição americana da revista Rolling Stone publicou uma lista com as 75 melhores canções já gravadas por “Boy Bands”, trazendo faixas que vão desde “Why do Fools Fall In Love“ de Frankie Lymon & The Teenagers de 1956 (no 23° lugar).

Pedro Hossi seleccionado para o projecto “Passaporte”

há 12 meses
Com objectivo de promover os homens do cinema em Portugal, a Academia Portuguesa de Cinema realiza o programa “Passaporte”, que contará com a participação do actor angolano Pedro Hossi.

Paulo Flores faz declarações comoventes sobre a perda de Nando Quental

há 4 meses

Victória dos Lakers coloca LeBron James a um passo de Michael Jordan

há 10 meses
A vitória, nesta madrugada, dos Lakers sobre os Heat fez de LeBron James o primeiro jogador na história da NBA a conquistar o prêmio com três franquias diferentes. O extremo está agora a um passo de Michael Jordan, tido como o maior de sempre.

Artistas angolanos beneficiam de carteira profissional já a partir de Junho

há 3 meses
O documento que representa um ganho da classe, é mais uma forma de assegurar o cumprimento dos princípios deontológicos dos criadores.