Hoje é Dia Mundial do Livro: Conheça os 18 títulos mais famosos da história

Hoje é Dia Mundial do Livro e dos Direitos do Autor. A data é celebrada desde 1995 e tem como objectivo exaltar e reconhecer a importância e a utilidade dos livros, bem como incentivar hábitos de leitura.

Desde os tempos do papiro, os livros são um dos principais meios de transmissão de cultura e informação, e ainda, elementos fundamentais no processo educativo, talvez fossem por isso considerados “mestres-mudos”.

O Dia Mundial do Livro foi instituído pela UNESCO em 1995. A data foi escolhida por a 23 de Abril de 1616 que falecer Miguel de Cervantes, autor de Don Quixote, e também por ser a 23 de Abril (de 1899) que nasceu Vladimir Nabokov, autor de Lolita. O 23 de Abril é também recordado como o dia em que nasceu e morreu o famoso escritor inglês William Shakespeare.

A efeméride serve ainda para apelar para a importância do livro como bem cultural, essencial para o desenvolvimento da literacia e para o desenvolvimento económico e social do Homem.

A História regista os séc. XIII, XIV, XV a XVII como as épocas das grandes produções literárias, com os romances de cavalaria, novelas e o rejuvenescimento dos modos de produção literária. A revista Carga dá-lhe a conhecer alguns dos mais conhecidos livros da História. Eis a lista:

  • Os Lusíadas, Luís Vaz de Camões
  • A Ilíada, Homero
  • As Mil e Uma Noites
  • A Bíblia
  • Os Três Mosqueteiros, Alexandre Dumas
  • Os Miseráveis, Victor Hugo
  • Dom Quixote, Cervantes
  • Romeu e Julieta, William Shakespeare
  • Lolita, Vladimir Nabokov
  • Crime e Castigo, Fiódor Dostoiévski
  • Guerra e Paz, Liev Tolstói
  • 1984, George Orwell
  • Oliver Twist, Charles Dickens
  • As Aventuras de Tom Sawyer, Mark Twain
  • O Velho e o Mar, Ernest Hemingway
  • O Grande Gatsby, F. Scott Fitzgerald
  • A Metamorfose, Franz Kafka

as cargas mais recentes

Flagelo Urbano manifesta desejo de não ver músicos do tempo do Covid esquecidos após a pandemia

há 10 meses
Para Flagelo Urbano, o modelo de sociedade e cultura construídos no país, artistas como Justino Handanga, Socorro, Bessa Teixeira, Tujila Twajokota, Felipe Mukenga serão sempre condenados a ser lembrados apenas em situações extraordinária, como a da pandemia.

Vozes de Março desfilam no palco do Show do Mês

há 2 meses
Branca Celeste, Bevy Jackson, Alexandra Bento, Diana Kapango e Sandra Solange foram as vozes escolhidas para interpretar as principais referências nacionais e internacionais no palco do Show do Mês.

Gari Sinedima lança EP inédito e multicultural

há 6 meses
Disponível amanhã, dia da Dipanda, na plataforma digital Musickool, para Angola, e em outros meios de distribuição online espalhados pelo mundo.

Kanye West declara guerra à indústria musical

há 8 meses
Alguns dias depois de ter duramente criticado a indústria musical, o rapper partilhou, ontem, um vídeo a urinar numa estátua dos Grammy, a mais importante distinção da música nos Estados Unidos da América.

Atrás dos holofotes L´Edge desenha carreira de sucesso

há 9 meses

Lourenço Mussango vence prémio literário António Jacinto

há 7 meses
O escritor e jornalista Lourenço Mussango venceu ontem a edição 2020 do prémio literário António Jacinto, com a obra “Mulher Infinita”.

A playlist de eleição de Luísa Damião em 2020

há 5 meses
Ano 2020 está no fim e chegou o momento, em várias áreas, de cada um indicar os melhores do ano. Sendo a Carga uma revista de música e natural apresentarmos os temas preferidos de algumas figuras durante o ano.

Sony contrata realizador angolano para fazer versão de Homem Aranha para Playstation

há 4 meses
A multinacional Sony contratou um angolano para produzir a versão do Homem Aranha para a PlayStation 5. Trata-se do realizador João, responsável pela produtora Kamba Films.

Justin Bieber exige 10 milhões de dólares por cada acusação de abuso sexual

há 11 meses
Justin Bieber processou as mulheres que, nas redes sociais, o acusaram de violência sexual. Para indemnização por cada uma das acusações de que foi alvo, o cantor quer 10 milhões de dólares.

Álbum`Rough and Rowdy Ways´ marca o retorno de Bob Dylan

há 11 meses
O músico norte-americano Bob Dylan lançou o seu 39º álbum de originais, intitulado “Rough and Rowdy Ways”, no dia 19 de Junho, tratando-se do primeiro álbum de originais desde “Tempest”, de 2012. A obra remonta para os anos 60 e é a confirmação que Bob está longe da reforma.

Detergente e Smash apresentam “hits” no reportório

há 11 meses
Os produtores Detergente e Smash são os convidados da Revista Carga para quarta edição da rubrica “Reportório”, na próxima sexta-feira (26), onde cada um vai exibir os seus maiores “hits”.

“Kotas” dão aula de bem cantar e só com a lição de 80

há 11 meses
O Show do Mês “Angola 80” foi um autêntico confronto de titãs. Não no sentido literário, porque não houve vencedor, mas pelo facto de, a partir de casa, as comparações tornarem-se inevitáveis.

Morreu Jack Sherman, antigo guitarrista dos Red Hot Chili Peppers

há 9 meses
Sem divulgar a causa da morte do artista aos 64 anos, a notícia foi avançada na página oficial do grupo no Twitter.

Stop Covid: Grafiteiros pintam murais das comunidades com os métodos de prevenção

há 10 meses
Um grupo de artistas plásticos está a ensinar, várias comunidades em Luanda, métodos de prevenção contra o coronavírus, usando a arte urbana “grafite”. Os grafiteiros tudo fazem para atingir mais bairros e vêem-se impossibilitados.

Paul McCartney recria ‘McCartney III’ e Idris Elba está entre as participações

há 3 semanas
McCartney III é o 18ª álbum da ex-lenda dos Beatles, encerrou a trilogia homónima do autor e foi lançado em Dezembro de 2020, o disco ganhou um novo formato em `Imagined´ e entre covers e remixes, traz participações impecáveis.

JAY-Z produz adaptação cinematográfica do romance Forty Acres

há 5 meses