Hoje é Dia Mundial do Livro e dos Direitos do Autor. A data é celebrada desde 1995 e tem como objectivo exaltar e reconhecer a importância e a utilidade dos livros, bem como incentivar hábitos de leitura.
Desde os tempos do papiro, os livros são um dos principais meios de transmissão de cultura e informação, e ainda, elementos fundamentais no processo educativo, talvez fossem por isso considerados “mestres-mudos”.
O Dia Mundial do Livro foi instituído pela UNESCO em 1995. A data foi escolhida por a 23 de Abril de 1616 que falecer Miguel de Cervantes, autor de Don Quixote, e também por ser a 23 de Abril (de 1899) que nasceu Vladimir Nabokov, autor de Lolita. O 23 de Abril é também recordado como o dia em que nasceu e morreu o famoso escritor inglês William Shakespeare.
A efeméride serve ainda para apelar para a importância do livro como bem cultural, essencial para o desenvolvimento da literacia e para o desenvolvimento económico e social do Homem.
A História regista os séc. XIII, XIV, XV a XVII como as épocas das grandes produções literárias, com os romances de cavalaria, novelas e o rejuvenescimento dos modos de produção literária. A revista Carga dá-lhe a conhecer alguns dos mais conhecidos livros da História. Eis a lista:
- Os Lusíadas, Luís Vaz de Camões
- A Ilíada, Homero
- As Mil e Uma Noites
- A Bíblia
- Os Três Mosqueteiros, Alexandre Dumas
- Os Miseráveis, Victor Hugo
- Dom Quixote, Cervantes
- Romeu e Julieta, William Shakespeare
- Lolita, Vladimir Nabokov
- Crime e Castigo, Fiódor Dostoiévski
- Guerra e Paz, Liev Tolstói
- 1984, George Orwell
- Oliver Twist, Charles Dickens
- As Aventuras de Tom Sawyer, Mark Twain
- O Velho e o Mar, Ernest Hemingway
- O Grande Gatsby, F. Scott Fitzgerald
- A Metamorfose, Franz Kafka