Hoje é o dia da rádio. Qual é a música que só te cuia ouvir na rádio?

A rádio é o segundo meio mais rápido na transmissão de informação, e é o primeiro mais abrangente. Supera os demais porque consegue levar a mesma notícia a todos os estratos sociais, e no mesmo instante. Além disso, é o meio mais fácil de se manusear e transportável.

Devido o seu papel na democratização da informação, a UNESCO declarou, em 2011, o Dia Mundial da Rádio. A data foi celebrada pela primeira vez em 2012, alusiva à emissão da United Nations Radio, em 1946, em simultâneo para seis países.

Inventada pelo italiano Guglielmo Marconi no século XIX, após contribuiçoes de vários outros cientistas, a rádio é, até agora, o meio de comunicação com maior audiência, se adaptado às novas tecnologias e a novos equipamentos, com a transmissão online via streaming, por exemplo.

É o segundo, se não o primeiro veículo, no processo de democratização da informação, já que consegue abranger diferentes classes sociais, e oferece a mesma notícia e no mesmo insrante ao invisual, ao mudo e ao iletrado.

A rádio sempre acompanhou os principais acontecimentos históricos do mundo e é hoje o meio de comunicação mais importante.

Depois da primeira transmissão em 1901 (há também bibliografias que apontam para a data de 1906 nos EUA), durante um evento desportivo em Kingstown, a rádio tornou-se hoje o principal espaço de debate público e dos meios mais vantagiosos para a divulgação de músicas.

as cargas mais recentes

Unitel pode ser processada por usar música de Boss AC e Gutto sem autorização

há 6 meses
A companhia de telefonia móvel angolana está a ser a acusada de usar, sem autorização, a música ” Quieres Dinero”, da autoria de Boss AC, Gutto e Glória Stefan, para a campanha publicitária “Unitel Money”.

Toshiba já não vai vender mais computadores portáteis

há 2 anos
Criada em 1939, a gigante japonesa introduziu o primeiro computador portátil no mundo e foi uma referência nesse mercado. Em comunicado oficial, a empresa informa que já não vai mais vender computadores.

Luanda entre as cidades seleccionadas para o Cinema of Commoning

há 2 meses
Lançado em 2020, Cinema of Commoning está dividido em duas duas etapas: Nos meses de Abril e Maio um programa de cinema com curadoria colectiva serão exibidos em cinemas parceiros nas cidades de Luanda, Banguecoque, Berlim, Jacarta, Istambul, Dubai, Santiago do Chile e Cluj.

Artista recebe ameaça de morte após sua música tocar no desfile de Rihanna

há 10 meses
Apesar de um pedido público de desculpas de Rihanna, após a repercussão, a lesada está a processar a marca Fenty e afirma que foi forçada a se esconder por causa das constantes ameaças.

Curso de belas artes da Universidade de Howard passa a ser `Chadwick A. Boseman College of Fine Arts´

há 1 ano
A petição havia sido criada pelos estudantes da universidade desde a morte de Chadwick, sendo a mudança foi oficializada a partir de ontem.

Novo álbum de Nanuto já está disponível

há 7 meses

Mariza grava álbum em homenagem a Amália Rodrigues

há 2 anos
Com o título “Mariza Canta Amália”, o disco visa homenagear um dos grandes nomes do cancioneiro português, falecida em 1999.

Google coloca Mbira “Kisanje” no motor de busca

há 2 anos
O instrumento musical originário do Zimbábue, conhecido em Angola como Kisanje, está a ser exibido desde ontem na página inicial do motor de busca e permite os usuários executá-lo. O objectivo é marcar a “semana cultural do Zimbábue”.

Show “Vozes de Março” homenageia Clara Monteiro, Dina Santos e Eduina Semedo

há 1 ano
Clara Monteiro, Dina Santos e Eduina Semedo serão homenageadas amanhã no Show do Mês as “Vozes de Março”, pelo contributo no desenvolvimento da música angolana.

Músicos reagem à morte de Silvio Dala: “Na América atribuímos ao racismo. Aqui vamos dizer que é o quê?”

há 2 anos
O caso do médico Silvio Dala está a causar uma corrente de protestos, até aqueles músicos que pareciam mais reservados estão a ser obrigados a soltar a voz. “Se quiserem, matem-me também”.

A vez dos SSP no Live no Kubico

há 2 anos
Domingo dia 27 de Setembro, o projecto Live no Kubico apresenta como cartaz os SSP, um dos grupos de Rap mais icónicos da lusofonia, num concerto aguardado com muita expectativa tendo em conta a popularidade do quarteto.

Banda Maravilha “passeia” 28 anos de mestria no palco do `Ao Vivo´

há 9 meses
Emitido originalmente no passado dia 22 de Janeiro, o programa `Ao vivo´ da Zap vai brindar os fãs já este sábado, dia 25 de Setembro, com a reemissão do show protagonizado pelo quinteto que com o reconhecido contributo de antigos integrantes, há 28 anos moderniza o Semba sem deixar máculas.

Aline Frazão, Sizaltina Cutaya e Laurinda Gouveia homenageadas em artes plásticas

há 2 anos
Denominado ‘Kimpa Vita 21’, as amostras são expressões da liberdade e envolve a mente e o corpo. Numa primeira fase, o open studio homenageia a cantora Aline Frazão e as activistas Sizaltina Cutaya e Laurinda Gouveia “Kimpa Gouveia”, tidas como personagens da linha da frente na defesa da igualdade e justiça social, tendo Kimpa como referência.

Fragata de Morais exaltado no Circuito Internacional de Teatro

há 2 anos
O escritor e dramaturgo angolano, Fragata de Morais, será homenageado durante 28 dias na quinta edição do Circuito Internacional de Teatro, em Luanda.

Sintoniza 96.1 FM: O LIVRO “Vida em Papéis e Letras”

há 10 meses
O LIVRO “Vida em Papéis e Letras”, é descrito como um programa que expõe o livro na sua plenitude: Edição, Pesquisas, Ilustrações, em suma, tudo o que faz parte da constituição de cada livro publicado. No ar todas as quartas-feiras, das 15 as 16 horas, o espaço está focado nos Autores, Editores, Críticos e Leitores.

Nayo Crazy já pode voltar a cantar

há 1 ano
Apesar de ainda não se recuperar totalmente da visão perdida em 2013, Nayo Crazy já consegue enxergar minimamente e, segundo ela, os médicos que a operaram já a autorizaram a voltar a cantar e subir aos palcos.