Hoje é o dia da rádio. Qual é a música que só te cuia ouvir na rádio?

A rádio é o segundo meio mais rápido na transmissão de informação, e é o primeiro mais abrangente. Supera os demais porque consegue levar a mesma notícia a todos os estratos sociais, e no mesmo instante. Além disso, é o meio mais fácil de se manusear e transportável.

Devido o seu papel na democratização da informação, a UNESCO declarou, em 2011, o Dia Mundial da Rádio. A data foi celebrada pela primeira vez em 2012, alusiva à emissão da United Nations Radio, em 1946, em simultâneo para seis países.

Inventada pelo italiano Guglielmo Marconi no século XIX, após contribuiçoes de vários outros cientistas, a rádio é, até agora, o meio de comunicação com maior audiência, se adaptado às novas tecnologias e a novos equipamentos, com a transmissão online via streaming, por exemplo.

É o segundo, se não o primeiro veículo, no processo de democratização da informação, já que consegue abranger diferentes classes sociais, e oferece a mesma notícia e no mesmo insrante ao invisual, ao mudo e ao iletrado.

A rádio sempre acompanhou os principais acontecimentos históricos do mundo e é hoje o meio de comunicação mais importante.

Depois da primeira transmissão em 1901 (há também bibliografias que apontam para a data de 1906 nos EUA), durante um evento desportivo em Kingstown, a rádio tornou-se hoje o principal espaço de debate público e dos meios mais vantagiosos para a divulgação de músicas.

as cargas mais recentes

Morreu tropentista e co-fundador dos Kassav

há 11 meses

Sílvio Nascimento lança petição para impedir que Jada Smith produza filme sobre Rainha Njinga

há 5 meses
Após protestar nas suas redes sociais, e ser apoiado pelos colegas, o actor e produtor angolano Sílvio Nascimento lançou hoje um abaixo-assinado, “exigindo resposta e reparação do erro”, pois entende que, se a Netflix quiser contar a história sobre a rainha angolana, os produtores e actores angolanos devem ser parte do processo.

Sexta farta: De Gucci Mane a Jonas Brothers, confira os álbuns a ser lançados amanhã

há 7 meses
A carga Magazine fez a recolha de dados, dar a conhecer mais sobre estas obras que não podem faltar na sua playlist, para “desfrutar” em casa!

Festival Sónar se expande para Portugal

há 8 meses
Sónar é um festival de música de vanguarda e arte multimídia que se realiza todos os anos durante três dias do mês de Junho em Barcelona, Catalunha, Espanha. A edição Lisboeta, assinala a 26ª do evento e acontece em Junho de 2022.

Exposição ‘S.O.S ambiente’ apresenta projectos para salvação do meio ambiente

há 1 ano
Vários adolescentes provenientes de centros de formação e educação ambiental de Luanda, expõem, desde hoje, projectos de sustentação e preservação do meio ambiente.

LL Cool J junta-se a Swizz Beatz no plano de criar fundos para os ícones do Hip Hop

há 2 anos
Há pouco menos de uma semana,Swizz Beatz partilhou durante um live Beatz’s Zone Radio, que gostaria de arrecadar um milhão de dólares em “impostos” para cada membro fundador do Hip Hop. Mal-interpretada, a ideia do produtor criou um mal-estar entre os mais novos rappers, mas o apoio não tardou a chegar. LL Cool J não só aprovou a ideia, como também se prontificou a dar o seu contributo.

Rapper Houdini é morto durante tiroteio

há 2 anos
Com uma carreira em ascensão, Houdini de 21 anos foi morto esta terça-feira, durante um tiroteio em Toronto, no Canadá. O rapper foi atingido por tiros no hotel onde se encontrava.

Verzuz Battle é adiado após Ashanti testar positivo para Covid-19

há 1 ano
Inicialmente marcada para o dia 12 de Dezembro, o frente a frente foi remarcado para o próximo dia 9 de Janeiro de 2021, após Ashanti, anunciar horas antes, que testou positivo a Covid-19.

Lil Wayne decepciona fãs ao apoiar Donald Trump nas eleições

há 1 ano
Embora a maioria do meio artístico demonstre total repúdio por Donald Trump, o artista de New Orleans não pareceu ter se intimidado com possíveis criticas e boicotes por se posicionar ao lado dele.

Morreu o músico Teta Lágrimas

há 1 ano
O cantor angolano Teta Lágrimas morreu hoje em Luanda, vítima de doença, soube a Revista Carga de uma fonte familiar.

Justin Bieber lidera indicações no Kids Choice Awards

há 12 meses

Phathar Mak “pede” socorro

há 2 anos
O vídeo da nova música do rapper Phathar Mak, intitulada “Socorro”, estreia hoje na página do músico no Youtube. A música é um pedido de socorro a Deus, apelando a sua intervenção na salvação da humanidade, além de passar a mensagem de igualdade entre os seres humanos, de forma a deixar de lado o complexo de superioridade.

Vida e obra de Big Nelo retratadas em teatro musical

há 6 meses
O dia 17 de Julho de 2021, passará, doravante, a representar uma data importante para a história do Hip Hop nacional. Pela primeira vez em Angola, uma figura singular do Rap é retratada em teatro musical.

16 anos de “Artes ao Vivo”

há 2 anos
A efeméride é marcada com uma exposição online que imprime a historiográfica do projecto, bem como um debate entre Lukenny Bamba e Kool Klever, cujo tema será a “Existência, persistência e a criação do Artes ao Vivo”, amanhã, a partir das 14 horas no Eclético FM.

Will Smith no papel de escravo fugitivo

há 2 anos
O renomado actor, será o protagonista de ‘ Emancipation’, um filme de época, baseado na história real de Peter, -um escravo fugitivo que incentivou o Exército da União a combater os racistas no sul dos Estados Unidos-. O director do filme Antoine Fuqua, acredita que Smith foi a escolha perfeita, pois gosta de aprofundar o assunto, tanto que se propôs a produzir com os seus parceiros do Westbrook Studios James Lassiter e Jon Mone.

Na primeira tentativa de cobrança Sadia arrecada 10 milhões de Kwanzas

há 11 meses