Hoje é o dia da rádio. Qual é a música que só te cuia ouvir na rádio?

A rádio é o segundo meio mais rápido na transmissão de informação, e é o primeiro mais abrangente. Supera os demais porque consegue levar a mesma notícia a todos os estratos sociais, e no mesmo instante. Além disso, é o meio mais fácil de se manusear e transportável.

Devido o seu papel na democratização da informação, a UNESCO declarou, em 2011, o Dia Mundial da Rádio. A data foi celebrada pela primeira vez em 2012, alusiva à emissão da United Nations Radio, em 1946, em simultâneo para seis países.

Inventada pelo italiano Guglielmo Marconi no século XIX, após contribuiçoes de vários outros cientistas, a rádio é, até agora, o meio de comunicação com maior audiência, se adaptado às novas tecnologias e a novos equipamentos, com a transmissão online via streaming, por exemplo.

É o segundo, se não o primeiro veículo, no processo de democratização da informação, já que consegue abranger diferentes classes sociais, e oferece a mesma notícia e no mesmo insrante ao invisual, ao mudo e ao iletrado.

A rádio sempre acompanhou os principais acontecimentos históricos do mundo e é hoje o meio de comunicação mais importante.

Depois da primeira transmissão em 1901 (há também bibliografias que apontam para a data de 1906 nos EUA), durante um evento desportivo em Kingstown, a rádio tornou-se hoje o principal espaço de debate público e dos meios mais vantagiosos para a divulgação de músicas.

as cargas mais recentes

Comemorações do primeiro aniversário da casa rede encerram amanhã

há 1 ano
Nas celebrações de hoje, a atracção será Spoken Word com Sankofa Umbi Umbi, seguida de música ao vivo com Dino Ferraz, às 21 horas no live do Instagram da casa Rede.

Músicos lamentam morte de Waldemar Bastos

há 1 ano
Várias vozes lamentaram o passamento físico de uma das principais referências da música angolana, com destaque para a reacção de outros músicos, cujos sentimentos foram manifestados nas redes sociais.

Viúva de Chadwick Boseman reivindica herança do actor na Justiça

há 11 meses
Taylor Simone Ledward entrou com uma acção na Justiça de Los Angeles, Califórnia, nos Estados Unidos, para ser reconhecida como herdeira do intérprete do Pantera Negra que morreu intestate (sem testamento legal), vítima de um câncer de cólon, no passado dia 28 de Agosto.

Morreu Paulão, antigo jogador da selecção angolana de futebol

há 1 mês
O antigo internacional angolano Paulo Alves ‘Paulão’ morreu hoje em Luanda aos 51 anos. De acordo com fontes próximas, o ex-jogador da selecção angolana de futebol esteve há algum tempo internado no Hospital Geral de Luanda.

Tensão entre Anitta e Ludmilla volta a aumentar e dessa vez Snoop Dogg foi o pivó

há 1 ano
O rapper norte-americano comemorou através de uma publicação no Instagram, os 95 milhões de views da música ‘Onda Diferente’ no Youtube. Na mesma publicação, Snoop agradeceu apenas Anitta e Papatinho pela música, que tem participação e foi escrita por Ludmilla, deixando no ar um clima de tensão, que o “obrigou” a fazer uma nova publicação.

Depois de várias ausências, Edmázia Mayembe aparece e toma de ‘assalto’ Top Best

há 4 meses
Disponibilizada no passado dia 8 de Fevereiro, a faixa da autoria de Edmazia Mayembe está disponível em todas as plataformas digitais e acaba de atingir o número um das televisões e rádios.

Macklemore diz que cor da sua pele ajudou-o a vencer Kendrick Lamar nos Grammy

há 8 meses

Drake quebra o seu próprio recorde no Billboard Hot 100 com 9 músicas no TOP 10

há 1 semana
O álbum Certified Lover Boy fez a sua estreia nos charts em primeiro lugar vendendo 613 mil unidades equivalentes de álbuns, é o projecto com maior estreia em 2021, tendo 700 milhões de streams. Lançado a 3 de Setembro, o álbum garantiu ao rapper novos recordes que ele mesmo detinha.

Filme mais longo da História dura 30 dias e estreia em Dezembro

há 1 ano

SADIA cria Cartão Arte para apoiar associados

há 1 ano
A Sociedade Angolana de Direito do Autor (SADIA) pretende criar um fundo cultural, que terá como principal objectivo apoiar autores e artistas sempre que se justificar, e terá um valor inicial dez milhões de Kwanzas.

Morreu Serginho Trombone

há 1 ano
O artista era tido como um dos instrumentistas mais importantes da Música Popular Brasileira.

Andrea Bocelli recua e pede desculpas por desincentivar o cumprimento das medidas de segurança

há 1 ano
Após comentários polémicos sobre a gravidade do Covid-19 durante uma conferência no Senado italiano, esta semana, dizendo que não conhecia pessoalmente ninguém que tivesse estado nos cuidados intensivos por causa do Covid-19 e incentivou cidadãos a não cumprirem as regras de combate à doença, Bocelli veio desculpar-se publicamente.

Canal de TV HBO supera Netflix na transmissão de séries nos prémios Emmy

há 1 ano
O Emmy, principal premiação da TV americana, anunciou neste domingo os vencedores da sua 72ª edição. “Schitt’s Creek” com sete estatuetas, incluindo a de melhor série do género foi a mais premiada.

Tony Frampênio enriquece biblioteca teatral com o lançamento de três obras

há 3 meses
A literatura direccionada ao teatro receberá mais três títulos no próximo dia 6 de Julho, A Raiva, A Grande Questão e o Teatro Da Tarimba, tratam-se das primeiras obras em livro do autor, após tê-las adaptado em peças teatrais e publicadas em DVD.

Equipa sul africana Mamelodi Sundwns assina contrato com Roc Nation de Jay-Z

há 2 meses
A equipa de futebol da África do Sul, Mamelodi Sundowns, anunciou, esta terça-feira, uma parceria com a agência internacional de desportos Roc Nations Sports, subdivisão da Roc Nation de Jay-Z.

Aline Frazão, Sizaltina Cutaya e Laurinda Gouveia homenageadas em artes plásticas

há 10 meses
Denominado ‘Kimpa Vita 21’, as amostras são expressões da liberdade e envolve a mente e o corpo. Numa primeira fase, o open studio homenageia a cantora Aline Frazão e as activistas Sizaltina Cutaya e Laurinda Gouveia “Kimpa Gouveia”, tidas como personagens da linha da frente na defesa da igualdade e justiça social, tendo Kimpa como referência.