A rádio é o segundo meio mais rápido na transmissão de informação, e é o primeiro mais abrangente. Supera os demais porque consegue levar a mesma notícia a todos os estratos sociais, e no mesmo instante. Além disso, é o meio mais fácil de se manusear e transportável.
Devido o seu papel na democratização da informação, a UNESCO declarou, em 2011, o Dia Mundial da Rádio. A data foi celebrada pela primeira vez em 2012, alusiva à emissão da United Nations Radio, em 1946, em simultâneo para seis países.
Inventada pelo italiano Guglielmo Marconi no século XIX, após contribuiçoes de vários outros cientistas, a rádio é, até agora, o meio de comunicação com maior audiência, se adaptado às novas tecnologias e a novos equipamentos, com a transmissão online via streaming, por exemplo.
É o segundo, se não o primeiro veículo, no processo de democratização da informação, já que consegue abranger diferentes classes sociais, e oferece a mesma notícia e no mesmo insrante ao invisual, ao mudo e ao iletrado.
A rádio sempre acompanhou os principais acontecimentos históricos do mundo e é hoje o meio de comunicação mais importante.
Depois da primeira transmissão em 1901 (há também bibliografias que apontam para a data de 1906 nos EUA), durante um evento desportivo em Kingstown, a rádio tornou-se hoje o principal espaço de debate público e dos meios mais vantagiosos para a divulgação de músicas.