Homenagem a John Bella marca retoma das Noites de Poesia na Fundação Arte e Cultura

O regresso às Noites de Poesia acontece no próximo dia 28 de Abril, no Wyza Anfiteatro, além do tributo a John Bella, o acto vai ser marcado pela apresentação de um portal especializado de literatura, Clã da Literatura, que se propõe divulgar os trabalhos dos poetas e escritores.

Abrilhantarão o palco os músicos Kabuisa, e António Morango, e os poetas Cláudio Gomes, Luzineide Tomás, Walietcha Neto, Isvânia Marques, África Gomes, Poeta Gago, Lú Matamba, David Peregrino, Adão Zina e o director da área cultural da Associação dos Jovens Amigos da Literatura, AJAL, Francisco Vidal.

O habitual momento teatral será assegurado pelo grupo Jovens da Mulemba e enquanto decorrem as actividades, o homenageado da noite protagonizará a venda e sessão de autógrafo do mais recente livro da sua autoria “A Lenda do Ovo e da Galinha-Quem Apareceu Primeiro!?”.

Sobre o escritor a homenagear

John Bella, nome literário de Jorge Marques Bela, nasceu e cresceu no antigo museke Mota, Bairro Sambizanga, em Luanda, Capital de Angola. Sociólogo, membro da União dos Escritores Angolanos e foi Secretário-Geral-Adjunto da Brigada Jovem de Literatura de Angola (BJLA).  Professor Pré-Universitário em Luanda, tendo iniciado a carreira docente em 1988. Iniciou os seus escritos literários aos 12 anos. Ingressou em 1984 na Brigada Jovem de Literatura de Luanda (BJLL), conjuntamente com outros jovens que desde muito cedo se interessaram pelo Movimento Literário e Estético Nacional. Em 1987 frequentou um curso de literatura brasileira na União dos Escritores Angolanos, ministrado pelas Doutoras Tânia Macedo e Rita Chaves, ambas docentes da Universidade Federal de S. Paulo (Brasil).

Publicou em 1995 o seu primeiro livro de poemas intitulado “Água da Vida”. Com esta obra, em 1996, foi eleito “Escritor do Ano em Angola” tendo sido agraciado com o “Prémio Galax”, em companhia de outras figuras galardoadas naquele momento com semelhante distinção, destacando-se o presidente da República, na altura nomeado “Personalidade Política do Ano”. Seu livro mais recente lançado em Luanda, no ano 2020 intitula-se “ A Lenda do Ovo e da Galinha-Quem Apareceu Primeiro!?”.

as cargas mais recentes

Dj Znobia realiza Live solidário

há 3 anos
Em alusão ao dia da criança africana, Dj Znobia realiza no dia 16 deste mês um Live solidário, cujo objectivo é apoiar o Centro de Formação “Oficina do Saber”.

Depois de vários anos a produzir, Mestre Freddy apresenta-se como cantor

há 3 anos
Após longos anos, explica porquê decidiu conciliar a carreira de produtor com a de cantor e apresenta as suas primeiras músicas com sonoridade diferenciada. Já tem o primeiro álbum à vista e deixa todas as impressões da “nova carreira” nesta entrevista.

As 10 músicas para ouvir na quadra natalícia

há 2 anos
A Revista Carga seleccionou dez canções de natal que apresenta como sugestões para os seus leitores em vésperas do natal, antecipando os seus votos de feliz natal.

Luz do Spoken: “uso conscientemente a arte da poesia falada para causar reflexões e quiçá mudanças”

há 3 anos
A multifacetada actriz, poeta declamadora (spoker) que se “aventura” como Directora, Produtora de arte e na escrita criativa, vai apresentar amanhã as 17:30 o recital “Multimorfoses”, onde vai apresentar o seu percurso como pessoa e artista. Numa breve conversa com a artivista, ficámos a saber de onde vem e para onde vai a Luz do Spoken, em meio ao “caos” social.

Anime sobre o rapper XXXTENTACION poderá ser lançado brevemente

há 2 anos
O lançamento do novo anime foi noticiado por diversas páginas de rap internacionais, mas até ao momento nada foi confirmado oficialmente.

Mayra Andrade é voz da trilha sonora de filme co-produzido por Jay-Z

há 1 ano
A cantora cabo-verdiana deu voz à trilha sonora de ‘The Harder They Fall’, um filme co-produzido por Jay-Z, e que estará disponível a partir de 3 de Novembro na Netflix.

Kid MC lança comédia inspirada na “Escolinha do Professor Raimundo”

há 1 ano
O rapper prepara o lançamento de um projecto de comédia denominado “A Turma do Vunda”, que será exibido em breve pela TV Zimbo. A série é uma adaptação da sitcom brasileira, a “A Escolinha do Professor Raimundo”, um velho clássico do humor brasileiro dos anos 60, de Chico Anysio.

Rádios observam semana de Artur Nunes

há 2 anos
De 20 a 26 deste mês, o músico foi o principal destaque nas rádios do país. Não só foi o artista mais tocado, mas também o seu tema “N’gola Tua Itambula” foi o mais ouvido nas mais de 50 rádios nacionais.

O aniversário é de Sarissari mas o presente é para os fãs

há 3 anos
No dia em que comemorou mais um aniversário, o músico Sarissari lançou videoclipe da música `Banhada´ com a participação de Itary, artista também agenciada pela Hey Hey Heyyy Entertainment. Produzido a 50% durante o início do isolamento, o vídeo contou com o suporte técnico da Negro Pictures.

Escritor defende ruas com nomes de artistas angolanos

há 3 anos
O escritor João da Silva Cardoso sugeriu a revisão da toponímia angolana, passando a contar com nomes de artistas e outras figuras de referência, de formas a homenagear e valorizar os feitos de todos aqueles que contribuíram de algum modo para o bem do país.

DJ Vado Poster: “Muitas vezes pensei em desistir. Um dia até cheguei a procurar emprego fora da música”

há 1 ano
Hoje os trabalhos de Dj Vado Poster falam por si e quase não se ouve um bom “hit” de Afro House na actualidade que não tenha os seus mágicos dedos ou mesmo a sua voz. O dj está em estúdio a produzir o seu primeiro álbum.

Angola chora a partida de um ícone incontestável

há 3 meses
O “Estado Maior do Kuduro” entrou para o “sanatório sem muitas chances de recuperação”. Mas, com o tempo reagia positivamente ao tratamento, tendo, inclusive, recebido alta hospitalar.

Prémio Nobel da Literatura 2020 atribuído a poetisa Louise Glück

há 2 anos
Louise Glück é uma poetisa norte-americana de 77 anos conhecida pela sua “voz poética e com beleza austera, que manifestam a “existência individual universal”, em temas de infância e vida familiar ou as relações de estreia entre pais e irmãos.

Olivia Rodrigo, BTS e Justin Bieber se destacam no MTV Video Music Awards, mas Lil Nas X leva o prémio principal

há 1 ano
Com apenas uma música, “Montero (Call Me By Your Name)”, Lil Nas X arrebatou o prestigioso prémio de melhor vídeo do ano, as categorias de melhor direcção, melhor direcção de arte e ainda, melhores efeitos visuais.

Bonga: “Sinto-me um kota realizado”

há 3 anos
O dia 28 de Junho de 2020 será lembrado como um dos dias mais importante da cultura nacional, tudo por causa de Bonga, Paulo Flores e Yuri da Cunha. A Carga traz as reacções do espectáculo.

O Semba e a coroa da discórdia

há 2 anos
O ministro da Cultura, Ambiente e Turismo, Jomo Fortunato, cometeu uma das maiores gafes do seu mandato, ao coroar o músico Eddy Tussa como príncipe do Semba, sem antes definir os critérios para o efeito.