Homenagem a John Bella marca retoma das Noites de Poesia na Fundação Arte e Cultura

O regresso às Noites de Poesia acontece no próximo dia 28 de Abril, no Wyza Anfiteatro, além do tributo a John Bella, o acto vai ser marcado pela apresentação de um portal especializado de literatura, Clã da Literatura, que se propõe divulgar os trabalhos dos poetas e escritores.

Abrilhantarão o palco os músicos Kabuisa, e António Morango, e os poetas Cláudio Gomes, Luzineide Tomás, Walietcha Neto, Isvânia Marques, África Gomes, Poeta Gago, Lú Matamba, David Peregrino, Adão Zina e o director da área cultural da Associação dos Jovens Amigos da Literatura, AJAL, Francisco Vidal.

O habitual momento teatral será assegurado pelo grupo Jovens da Mulemba e enquanto decorrem as actividades, o homenageado da noite protagonizará a venda e sessão de autógrafo do mais recente livro da sua autoria “A Lenda do Ovo e da Galinha-Quem Apareceu Primeiro!?”.

Sobre o escritor a homenagear

John Bella, nome literário de Jorge Marques Bela, nasceu e cresceu no antigo museke Mota, Bairro Sambizanga, em Luanda, Capital de Angola. Sociólogo, membro da União dos Escritores Angolanos e foi Secretário-Geral-Adjunto da Brigada Jovem de Literatura de Angola (BJLA).  Professor Pré-Universitário em Luanda, tendo iniciado a carreira docente em 1988. Iniciou os seus escritos literários aos 12 anos. Ingressou em 1984 na Brigada Jovem de Literatura de Luanda (BJLL), conjuntamente com outros jovens que desde muito cedo se interessaram pelo Movimento Literário e Estético Nacional. Em 1987 frequentou um curso de literatura brasileira na União dos Escritores Angolanos, ministrado pelas Doutoras Tânia Macedo e Rita Chaves, ambas docentes da Universidade Federal de S. Paulo (Brasil).

Publicou em 1995 o seu primeiro livro de poemas intitulado “Água da Vida”. Com esta obra, em 1996, foi eleito “Escritor do Ano em Angola” tendo sido agraciado com o “Prémio Galax”, em companhia de outras figuras galardoadas naquele momento com semelhante distinção, destacando-se o presidente da República, na altura nomeado “Personalidade Política do Ano”. Seu livro mais recente lançado em Luanda, no ano 2020 intitula-se “ A Lenda do Ovo e da Galinha-Quem Apareceu Primeiro!?”.

as cargas mais recentes

Um hino ao Kuduro

há 1 ano
Depois do Rap, agora foi a vez do Kuduro e os convidados foram Dj Znobia e Dj Havaiana, duas grandes referências deste género musical, produtores de muitos dos maiores sucessos cantados por Sebem, Puto Prata, Nacobeta, Noite e Dia entre outros.

Délcio Dollar surpreende com revelações bombásticas

há 1 ano

50 Cent perde a cabeça e parte para agressão

há 1 ano
O líder da G-Unit perdeu a compostura e partiu para agressão contra um homem, lançando-o com uma mesa e várias cadeiras durante um convívio na passada quinta-feira num restaurante, em Nova Jérsia.

Mike Tyson vai doar os 10 milhões de dólares que lucrou do regresso aos ringues

há 8 meses
A confirmação foi feita antes mesmo do combate em entrevista ao TMZ, apontando que o dinheiro “irá para várias instituições de caridade”.

Pela primeira vez em 93 anos de Óscares, uma mulher não-caucasiana recebe o prémio de Melhor Realização

há 3 meses
Um ano após o cancelamento da premiação presencial, substituída por videochamadas no Zoom, os astros voltaram a desfilar na passadeira vermelha para prestigiar a 93.ª edição dos prémios da Academia de Hollywood.

Porquê que Angola celebra o 8 de Janeiro como Dia da Cultura Nacional?

há 7 meses
As celebrações abriram no dia 4 e terminam a 31 deste mês. A jornada contempla exposições, concertos, debates e hoje será marcada por um acto central, com outorga de diplomas de mérito personalidades que mais se destacaram no sector cultural no ano passado.

One Republic já tem novo álbum

há 1 ano
A banda norte-americana publicou o seu quinto trabalho de estúdio. Intitulado ‘Human’, a obra reúne músicas inéditas, que marram o dilema da fragilidade humana e força motivadora.

Próximo Show do mês celebra Mamã África

há 1 mês
De Lourdes Van-Dúnem a Angelique Kidjo, passando por Franco e Youssou N’Dour, o espectáculo que insere-se na 8ª temporada do Show do Mês, marca o início de um novo conceito, em que só se vai memorar vozes africanas.

Kanye West oferece um Sherp Pro como prenda de aniversário a 2 Chainz

há 11 meses
Parece já não haver motivos para duvidar da fortuna de West, só em três meses, o rapper gastou o equivalente a três triliões de Kwanzas para a campanha eleitoral e, para fechar, ofereceu como presente de aniversário um Sherp Pro ATV ao seu amigo 2 Chainz.

27 anos após o lançamento clássico, Illmatic é adicionado ao acervo da Biblioteca do Congresso americano

há 4 meses
A 14ª bibliotecária do Congresso e primeira mulher a ocupar o cargo, Carla Hayden, classificou o disco como um “tesouro digno de ser preservado eternamente na herança fonográfica da nação por causa de sua importância cultural, histórica e estética”.

AMA – Patrícia Faria reconhece que tinha música a concorrer na categoria errada

há 1 ano
Depois de alguma polemica em torno das músicas que concorrem no Angola Music Award (AMA), na categoria de melhor Semba, uma das artistas concorrentes teve a coragem de contactar a organização e, humildemente, dizer que a sua música não é Semba.

LIVE do Show do Mês

há 1 ano

TANB lança “2020”: O registo sonoro de um ano marcante

há 4 meses
São 12 faixas onde nos conduz numa viagem sonora por acontecimentos marcantes, desde a pandemia ao desconfinamento, da violência policial às eleições americanas, sem esquecer a corrida ao papel higiénico.

Morreu músico Waldemar Bastos

há 12 meses
O músico angolano Waldemar Bastos morreu aos 66 anos de idade, em Portugal, vítima de prolongada doença.

Alerta: Não existe nenhum filme ‘Scape’ na “calha” da Netflix

há 10 meses
Embora tenha despertado o “apetite” dos cinéfilos e fãs dos três génios do crime, tratou-se apenas de uma demonstração livre do artista visual Dilichi.

Como está o mundo 11 anos após a morte de Michael Jackson?

há 11 meses
Passados 11 anos após a sua morte, o sucesso de Michael Jackson é ainda um mistério, se estivesse em vida, Jackson estaria a celebrar 62 anos.