Homenagem a John Bella marca retoma das Noites de Poesia na Fundação Arte e Cultura

O regresso às Noites de Poesia acontece no próximo dia 28 de Abril, no Wyza Anfiteatro, além do tributo a John Bella, o acto vai ser marcado pela apresentação de um portal especializado de literatura, Clã da Literatura, que se propõe divulgar os trabalhos dos poetas e escritores.

Abrilhantarão o palco os músicos Kabuisa, e António Morango, e os poetas Cláudio Gomes, Luzineide Tomás, Walietcha Neto, Isvânia Marques, África Gomes, Poeta Gago, Lú Matamba, David Peregrino, Adão Zina e o director da área cultural da Associação dos Jovens Amigos da Literatura, AJAL, Francisco Vidal.

O habitual momento teatral será assegurado pelo grupo Jovens da Mulemba e enquanto decorrem as actividades, o homenageado da noite protagonizará a venda e sessão de autógrafo do mais recente livro da sua autoria “A Lenda do Ovo e da Galinha-Quem Apareceu Primeiro!?”.

Sobre o escritor a homenagear

John Bella, nome literário de Jorge Marques Bela, nasceu e cresceu no antigo museke Mota, Bairro Sambizanga, em Luanda, Capital de Angola. Sociólogo, membro da União dos Escritores Angolanos e foi Secretário-Geral-Adjunto da Brigada Jovem de Literatura de Angola (BJLA).  Professor Pré-Universitário em Luanda, tendo iniciado a carreira docente em 1988. Iniciou os seus escritos literários aos 12 anos. Ingressou em 1984 na Brigada Jovem de Literatura de Luanda (BJLL), conjuntamente com outros jovens que desde muito cedo se interessaram pelo Movimento Literário e Estético Nacional. Em 1987 frequentou um curso de literatura brasileira na União dos Escritores Angolanos, ministrado pelas Doutoras Tânia Macedo e Rita Chaves, ambas docentes da Universidade Federal de S. Paulo (Brasil).

Publicou em 1995 o seu primeiro livro de poemas intitulado “Água da Vida”. Com esta obra, em 1996, foi eleito “Escritor do Ano em Angola” tendo sido agraciado com o “Prémio Galax”, em companhia de outras figuras galardoadas naquele momento com semelhante distinção, destacando-se o presidente da República, na altura nomeado “Personalidade Política do Ano”. Seu livro mais recente lançado em Luanda, no ano 2020 intitula-se “ A Lenda do Ovo e da Galinha-Quem Apareceu Primeiro!?”.

as cargas mais recentes

Waldemar Bastos e Carlos Burity homenageados na Galeria do Semba

há 3 anos
Volvido um mês após o passamento físico dos dois “astros” da música angolana, a Professora Rosa Roque concebeu um tributo para enaltecer os feitos de Waldemar Bastos e Carlos Burity.

Origem e evolução do Kuduro

há 3 anos
Kuduro é um género musical e sobretudo um género de dança originário de Angola, cidade de Luanda, que foi influenciado por outros géneros como Sungura e Rap. O Kuduro surge em finais dos anos 80, primeiro como uma dança e depois como música.

Rappin Hood é nomeado King Zulu Nation Brazilian

há 3 anos
O rapper brasileiro recebeu a nomeação oficial, pelo fundador de estilo musical, DJ Afrika Bambaataa.

Wycleff Jean selecciona angolano Jeff Brown para o “Challenge”

há 3 anos
A selecção do rapper angolano foi confirmada pelo próprio Wycleff, na sua página do instagram, notificando o participante e deixando a seguinte questão: Acham que ele (Kota Kulanda) merece os 1000 dólares?

Paulo Flores homenageia Waldemar Bastos e Carlos Burity em novo álbum

há 3 anos
Intitulado ‘Independência’, no novo disco o artista “regressa às origens” do Semba e exalta o ritmo ancestral usado como instrumento de luta.

Depois da estreia no Trace Toca, Sarissari disponibiliza novo single em todas as plataformas digitais

há 1 ano
“Acreditem no processo, porque nós acreditamos!” – Este é o mote para um tema sobre superação e empoderamento próprio, que resulta das próprias descrenças passadas do artista. Produzido por Beatoven, Sari partilha a faixa com o icónico Yuri Da Cunha e desfila uma das melhores canções que lançou na sua carreira.

Mestre Kapela “volta a dar” um passeio ao mundo com exposição itinerante

há 1 ano
Volvidos um ano e cinco meses depois do seu passamento físico, Paulo Kapela volta a dar um passeio ao mundo com com sete obras, numa exposição colectiva itinerante, que passam por nove cidades brasileiras, Santiago (Chile) e Paris (França).

Snoop Dogg “ataca” Kanye West

há 2 anos
Se referindo aos diversos tweets de West, que vão desde discursos reais e sinceros sobre saúde mental até problemas com Drake, o rapper deixou um recado e ainda deu um conselho sincero a Kanye.

Chegou a vez deles. BTS apresenta-se no Acústico MTV

há 2 anos

J. YEN apresenta single de estreia “AWAY”

há 2 anos
Com uma sonoridade semelhante a Jorja Smith, como soa bem este tema de estreia. Com instrumental de Franklin Beats e Afrokillerz, este single irá estrear com um videoclip a ser lançado no mesmo dia no canal YouTube da artista.

Diddy e Dr. Dre acertam detalhes para batalha de hits

há 3 anos

Anna Joyce, Preto Show e NGA nomeados para o MTV Africa Music Awards

há 2 anos
Anna Joyce, Preto Show e NGA representam a música angolana no MTV Africa Music Awards, concurso de celebração da música popular africana.

Fãs de Anitta terão manipulado dados para colocar “Envolver” como a mais ouvida do Spotify

há 1 ano
Suspeita-se que a assessoria de Anitta terá orientado os fãs a utilizarem métodos alternativos para inflar os números da cantora no Brasil e em outras regiões (através de VPNs), o que não só ajudaria a impulsionar a imagem da artista, como também os ganhos em “royalties” pela música.

Paulo Flores acaba de lançar novo álbum

há 2 anos
O álbum Independência do músico Paulo Flores já se encontra disponível em todas as plataformas digitais e de streaming e nas lojas de música. Para acompanhar o 17.° álbum, Ti Paulito disponobilizou também um videoclipe.

Vencedor do prémio literário ‘Sagrada Esperança’ é conhecido dia 15 de Setembro

há 3 anos
Foi instituído em 1980 em homenagem póstuma ao Dr. António Agostinho Neto, ilustre homem de cultura e das letras angolanas.

Preto Show: “Anselmo Ralph é o maior artista angolano de todos os tempos”

há 2 anos
Preto Show atribui nota negativa ao ano 2020 e diz não fazer sentido, neste momento, proibirem -se espectáculos, uma vez que escolas, igrejas e mercados andam abertos. O músico pede a intervenção do Presidente da República na questão dos shows, porque, lamenta, há colegas seus a passearem fome.