44 anos depois governo entrega certidões de óbito de Artur Nunes e David Zé

A música engajada do princípio dos anos 70 beneficiou, em grande medida, do contributo de Artur Nunes e David Zé, basta ouvirmos os temas “Tia”, “Belina”, ‘Kizua Ki ngi fuá”, “Namorada do Conjuto”, “Undege Uami” ou “Mona Ku Jimbe Manheno”, hoje considerados relíquias do cancioneiro angolano.

Não há dúvidas de que Artur Nunes e David Zé foram duas vozes muito à frente do seu tempo. Os músicos e políticos morreram há 44 anos, na sequência das execusões fraccionárias do 27 de Maio.

Esta semana, o governo angolano decidiu entregar às suas famílias certidões de óbito, entretanto, os restos mortais dos artistas estão ainda por se identificar.

Com canções que evidenciam filosofia profunda do provérbio bantu e imagens telúricas de rara beleza espiritual, Artur Nunes e David Zé, ao lado equevo Urbano de Castro, mostraram a riqueza espiritual e rítmica do Semba.

Das várias obras dispersas pelo mundo, já em processo de resgate, há um acervo musical que tem servido hoje para a nova geração como fonte de pesquisa.

“Poeta do Kimbundu”, como era também chamado, Artur Nunes morreu aos 26 anos, deixando 12 projectos musicais, além dos singles “Belina” e “Tia”.

Junto com David Zé e Urbano de Castro estabeleceram a simbióse das raízes da música popular angolana deixada pelos Ngola Rirmos, através de canções de amor, letras que ecoam a morte, desaventura e revoluções políticas.

Em anos de actividade (1972 e 1976), Artur Nunes gravou 12 EPs e mais dois temas para a colectânea Rebita 75. “Tia”, “Belina”, obras-primas, que narram a vida da sua mãe e de sua pretende, respectivamente.

as cargas mais recentes

Idoso de 100 anos arrecada o equivalente a 30 mil milhões de Kwanzas ao cantar uma música

há 1 ano

Produtora de Big Nelo vence concurso público do hino da Independência

há 1 ano
A Karga Eventos, produtora do músico e empresário Big Nelo, foi apresentada, esta terça-feira, como a vencedora do concurso público para a composição do hino das celebrações dos 45 anos da Independência de Angola.

Victor Silva: O primeiro angolano a dar carga no Mundial de moto Supersport

há 11 meses
Chama-se Victor Silva Barros e tem 36 anos. Natural do Sumbe, província do Kuanza Sul, o piloto começou a correr com “kupapata” e este final de semana estreou-se no Mundial de SuperSport em Estoril, Portugal.

Together At Home, house concert do Global Citizen transmitido em live streaming

há 1 ano
Organizado em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a curadoria foi feita em colaboração com a cantora Lady Gaga, arrecadou 127,9 milhões de dólares durante o evento.

Há 23 anos, com apenas 23 anos, Lauryn Hill conquistava o respeito do mainstream com `The Miseducation of Lauryn Hill´

há 4 semanas
Trata-se de um álbum totémico, cultuado e consumido até aos dias de hoje. Marcado pela incorporação de elementos musicais do Hip Hop, soul, música gospel e reggae, tendo posteriormente ajudou a definir o estilo chamado de  neo-soul.

“A Nossa Kizomba” está de volta

há 12 meses
Com um cartaz irresistível, os amantes do estilo Kizomba, um dos ritmos mais consumido no nosso país, poderão reviver momentos marcantes, com artistas de peso, durante o mês de Outubro.

Está consumado, Messi assina 2 anos pelo PSG

há 1 mês
Depois de vários “disse que não disse”, quebrou-se, esta terça-feira, o mistério esta sobre o futuro do astro argentino. Messi foi oficializado ontem como o novo reforço do PSG.

Naomi Osaka abre mão do torneio Roland Garros pela sua saúde mental

há 4 meses
Após ter revelação sobre depressão ignorada, a número dois do ténis feminino desistiu do Grand Slam, tendo já recebido uma punição de 15 mil dólares por não participar na conferência de imprensa de abertura e advertência de expulsão caso continuasse com a decisão de não falar com a imprensa.

Origem e evolução do Kuduro

há 1 ano
Kuduro é um género musical e sobretudo um género de dança originário de Angola, cidade de Luanda, que foi influenciado por outros géneros como Sungura e Rap. O Kuduro surge em finais dos anos 80, primeiro como uma dança e depois como música.

Show do Mês adia concerto ‘Vozes de Março’

há 2 anos

Aline Frazão fala da primeira experiência em compor para o cinema: “É muito bom poder alternar projectos”

há 1 ano
‘Ar Condicionado’ é a primeira longa-metragem de Fradique Bastos e da Produtora Geração 80 e marcará para sempre Aline Frazão. Pela primeira vez, a cantora compôs a trilha sonora de um filme e escreveu um tema para Paulo Flores.

Ao Vivo Homenagem à Música, História da Música Popular e Estrelas ao Palco integram a programação da Zap em Janeiro

há 9 meses
O início do ano novo será marcado por um notável dinamismo na programação com a entrada de novos programas, novos rostos e horários bem como o regresso de grandes formatos a que a ZAP está habituada a presentear os seus telespectadores.

Cine Janela exibe performance de Thó Simões amanhã

há 1 ano
Intitulada “Intocável” em projecto de projeção audiovisual durante quarentena, a performance e Thó Simões será exibida amanhã, às 20 horas, na página @cine.janela.

Dino Ferraz: “Não me rotulo, seja a nível de estilos ou de mercado. Sou aberto a fazer música da maneira que sentir”

há 11 meses
Não me rotulo, seja a nível de estilos, ou de mercado. Sou um artista claramente aberto a fazer música da maneira que eu sentir.

Produtor Algo 10Conhecido rende tributo a Teta Lando e Franco em novo álbum

há 2 meses
O álbum contém versões de dois grandes sucessos nacionais e internacionais intemporais, nomeadamente: “Mario” do congolês Franco, na versão amapiano e “Quimbemba” de Teta Lando, no estilo afro-house.

Artistas angolanos estarão no cruzeiro de Alexandre Pires

há 2 meses
O músico brasileiro estará a protagonizar um espectáculo em alto-mar durante três dias, com convidados bem conhecidos, entre os quais Seu Jorge e Alcione.