44 anos depois governo entrega certidões de óbito de Artur Nunes e David Zé

A música engajada do princípio dos anos 70 beneficiou, em grande medida, do contributo de Artur Nunes e David Zé, basta ouvirmos os temas “Tia”, “Belina”, ‘Kizua Ki ngi fuá”, “Namorada do Conjuto”, “Undege Uami” ou “Mona Ku Jimbe Manheno”, hoje considerados relíquias do cancioneiro angolano.

Não há dúvidas de que Artur Nunes e David Zé foram duas vozes muito à frente do seu tempo. Os músicos e políticos morreram há 44 anos, na sequência das execusões fraccionárias do 27 de Maio.

Esta semana, o governo angolano decidiu entregar às suas famílias certidões de óbito, entretanto, os restos mortais dos artistas estão ainda por se identificar.

Com canções que evidenciam filosofia profunda do provérbio bantu e imagens telúricas de rara beleza espiritual, Artur Nunes e David Zé, ao lado equevo Urbano de Castro, mostraram a riqueza espiritual e rítmica do Semba.

Das várias obras dispersas pelo mundo, já em processo de resgate, há um acervo musical que tem servido hoje para a nova geração como fonte de pesquisa.

“Poeta do Kimbundu”, como era também chamado, Artur Nunes morreu aos 26 anos, deixando 12 projectos musicais, além dos singles “Belina” e “Tia”.

Junto com David Zé e Urbano de Castro estabeleceram a simbióse das raízes da música popular angolana deixada pelos Ngola Rirmos, através de canções de amor, letras que ecoam a morte, desaventura e revoluções políticas.

Em anos de actividade (1972 e 1976), Artur Nunes gravou 12 EPs e mais dois temas para a colectânea Rebita 75. “Tia”, “Belina”, obras-primas, que narram a vida da sua mãe e de sua pretende, respectivamente.

as cargas mais recentes

Morreu músico Waldemar Bastos

há 11 meses
O músico angolano Waldemar Bastos morreu aos 66 anos de idade, em Portugal, vítima de prolongada doença.

Bethânia Silva grava primeiro disco Gospel

há 7 meses
O mercado angolano poderá contar com mais um disco 100% Gospel em 2021, da autoria de Bethânia Silva, a estrela de Cabinda que quer se impor em todo país.

Manuel Kanza: “O Kuduro não morreu, apenas está a se transformar em Afro House”

há 1 ano
O dançarino de Kuduro Afro anuncia que vai abandonar os palcos em troca da produção de documentários e afirma que a dança Afro House e o Kuduro são a mesma coisa e fundamenta.

Totó regressa ao Show do Mês

há 7 meses
O músico Totó St será a próxima atração do Show do Mês Live, agendado para sábado (21), com transmissão na TPA 2 e Internacional, além da página da Nova Energia no Youtube. A primeira vez que Totó esteve no Show do Mês foi na quarta temporada, ainda no Royal Plaza.

Roberto Carlos adia o habitual espectáculo em alto-mar para o próximo ano

há 3 meses
O tradicional cruzeiro do músico brasileiro “Projecto Emoções Praia do Forte (BA) ” foi adiado devido o Covid-19. Este é o segundo cruzeiro do cantor adiado este ano.

Espectáculo de apresentação do projecto “Esperança – A Bênção & A Maldição” está cancelado

há 9 meses

Gerilson Insrael: “Eu não acredito na existência da boa política no meu país”

há 2 meses
Num tweet, que mais tarde reforçou com uma publicação no Facebook, o cantor da Clé Entertainment inibiu-se de qualquer envolvimento nestes tipos de actos, afirmando que não acredita na existência da boa política no país.

Terá Fat Joe blasfemado ao chamar Drake de “Michael Jackson da actualidade”?

há 10 meses
Na última semana Fat Joe tem sido alvo de inúmeros ataques na internet, por ter comparado Drake ao astro da música Pop, Michael Jackson.

Beyoncé oferece 1 milhão de dólares a pequenos empreendedores

há 10 meses
A iniciativa foi anunciada com o lançamento do single “Black Parade” no Juneteenth e ganhou corpus com a doação dos primeiros 1 milhão de dólares aos pequenos empresários negros.

2020: Um ano trágico para a música angolana

há 6 meses
Calaram-se as vozes, mas as obras serão sempre lembradas. Exemplo disso, aconteceu sábado no encerramento da VII temporada do Show do Mês. O projecto da Nova Energia colocou Carlos Burity, Kweno Ayonda, Waldemar Bastos, Jivago e Teta Lágrimas nas estrelas.

Música angolana volta a registar mais uma morte: Adeus Inó Gonçalves!

há 2 meses
Inó Gonçalves pertenceu aos Kituxi, um dos agrupamentos musicais mais internacionais do país. Foi percussionista e tocava tambor solo. O músico morreu após sofrer um ataque cardíaco.

Já está disponível o segundo single promocional do Projecto ShowTimeCollection

há 6 meses
Da autoria de Gedson, `Hustler´ dá continuidade ao projecto ` ShowTimeCollection´, a música é lançada após Megga Skills, CEO da label, fazer as “honras da casa” com single `Tá Doce´.

Tributo a Pitágoras Neto

há 1 ano
O co-fundador da Carga Magazine, Pitágoras Neto completaria 42 anos hoje, 12 de Maio. Relembramos o início da trajectória do jovem empreendedor na publicação que foi fundada há 10 anos e representa a voz de uma geração e o rosto de um movimento, que cada vez mais se afirma através da música.

Avanços e recuos da cultura nacional em 45 anos de Independência

há 7 meses
A cultura é a expressão sublime da essência de um povo manifestadas através da língua, música, dança, pintura, literatura ou teatro. Em Angola, o sector musical é o que mais cresce, seguido das artes cénicas.

Formiga: Trajectória da jogadora será contada em documentário

há 6 meses
A história da recordista mundial, será adaptada aos cinemas, num projecto que conta com o roteiro e direcção da cineasta Taís Amordivino.

Já está disponível a obra “Ressurreição” de Helena Dias

há 4 meses