44 anos depois governo entrega certidões de óbito de Artur Nunes e David Zé

A música engajada do princípio dos anos 70 beneficiou, em grande medida, do contributo de Artur Nunes e David Zé, basta ouvirmos os temas “Tia”, “Belina”, ‘Kizua Ki ngi fuá”, “Namorada do Conjuto”, “Undege Uami” ou “Mona Ku Jimbe Manheno”, hoje considerados relíquias do cancioneiro angolano.

Não há dúvidas de que Artur Nunes e David Zé foram duas vozes muito à frente do seu tempo. Os músicos e políticos morreram há 44 anos, na sequência das execusões fraccionárias do 27 de Maio.

Esta semana, o governo angolano decidiu entregar às suas famílias certidões de óbito, entretanto, os restos mortais dos artistas estão ainda por se identificar.

Com canções que evidenciam filosofia profunda do provérbio bantu e imagens telúricas de rara beleza espiritual, Artur Nunes e David Zé, ao lado equevo Urbano de Castro, mostraram a riqueza espiritual e rítmica do Semba.

Das várias obras dispersas pelo mundo, já em processo de resgate, há um acervo musical que tem servido hoje para a nova geração como fonte de pesquisa.

“Poeta do Kimbundu”, como era também chamado, Artur Nunes morreu aos 26 anos, deixando 12 projectos musicais, além dos singles “Belina” e “Tia”.

Junto com David Zé e Urbano de Castro estabeleceram a simbióse das raízes da música popular angolana deixada pelos Ngola Rirmos, através de canções de amor, letras que ecoam a morte, desaventura e revoluções políticas.

Em anos de actividade (1972 e 1976), Artur Nunes gravou 12 EPs e mais dois temas para a colectânea Rebita 75. “Tia”, “Belina”, obras-primas, que narram a vida da sua mãe e de sua pretende, respectivamente.

as cargas mais recentes

Covers inéditos de David Bowie são apresentados em dia de aniversário

há 1 ano
No dia 8 de Janeiro David Bowie estaria completando 74 anos. Para marcar a data, os responsáveis pelo espólio do astro lançaram, pela primeira vez, duas covers que o cantor gravou no fim dos anos 90 e nunca haviam sido ouvidas até hoje: “Tryin’ To Get To Heaven” de Bob Dylan e “Mother” de John Lennon.

Regresso do Show do Mês ao formato original leva público a delírio

há 3 meses

Kristof Degrauwe expõe `A Máscara Oculta´a partir de amanhã

há 9 meses
A Máscara Oculta é uma exposição que irá decorrer de 20 de Abril à 31 de Agosto e será uma mostra de 29 fotografias tiradas entre 1999 e 2000 em Lubumbashi ( República Democrática do Congo).

DJ Znobia cria espaço on-line para divulgação de Disc jockeys

há 6 meses
O espaço denominado `Kubata da música´, foi criado para dar visibilidade a “bons DJs”, que além ressentirem o recesso das actividades culturais, também não dispõem de condições de técnicas para se mostrar.

Pharrell Williams anuncia construção de escolas destinadas a famílias de baixa renda

há 8 meses
Denominado Yellowhab, o projecto tenciona inicialmente, fornecer educação gratuita numa primeira fase, para 40 a 50 alunos.

Keita Mayanda: “Ao contrário do que algumas pessoas pensam, o Rap está de saúde”

há 1 ano
O músico tem um novo álbum. Intitula-se “Sete Momentos De Lucidez” e vai sair já no próximo mês. Uma obra em que apresenta suas experiências e reflexões sobre a sociedade e a existência humana.

Banda Maravilha “passeia” 28 anos de mestria no palco do `Ao Vivo´

há 4 meses
Emitido originalmente no passado dia 22 de Janeiro, o programa `Ao vivo´ da Zap vai brindar os fãs já este sábado, dia 25 de Setembro, com a reemissão do show protagonizado pelo quinteto que com o reconhecido contributo de antigos integrantes, há 28 anos moderniza o Semba sem deixar máculas.

10 Minutos de Imaginação: EP de estreia de TYKID já está disponível

há 1 ano
Foi durante a pandemia que TYKID encontrou o conceito para este EP, em 10 minutos de imaginação, ele desenvolveu esta história romântica e os altos e baixos que estar num relacionamento significa.

Jacinto Tchipa: O ícone que partiu com um sonho

há 3 meses
A morte de Jacinto Tchipa hoje, em Luanda, aos 63 anos, por doença, deixou ainda mais empobrecida a música angolana porque, mais do que um artista, Jacinto Tchipa foi das poucas referências que a música angolana lançou nos últimos trinta anos.

Dinheiro “trava” internacionalização de Dodó Miranda

há 2 anos
Em entrevista a Revista Carga, explicou que preparou um disco com 12 temas, variado, com realce para o “world music”, mas que não consegue dar sequência ao projecto.

Morte de Sindika Dokolo afecta cultura angolana

há 1 ano
Sindika Dokolo foi o maior coleccionador de arte contemporânea de África. Foi também o maior coleccionador de obras plásticas da lusofonia. A sua morte, nesta quinta-feira, deixa um vazio à música, à dança e à arte contemporânea angolana.

Músicas de artistas vinculados a Universal Music Group passam a ser ouvidas no Tik Tok

há 12 meses

Inaugurado mural em homenagem a George Michael

há 1 ano
Foi inaugurado quinta-feira, em Kingsbury (Londres/Inglaterra), um mural em honra de George Michael, falecido aos 25 de Dezembro de 2016.

Paulo Flores dirige show de Yuri da Cunha

há 1 ano
O show do músico Yuri da Cunha, agendado para no próximo Domingo, a ter lugar Casino Estoril (Portugal), será dirigido artisticamente por Paulo Flores.

Jay-Z afirma que ninguém está a sua altura para um Verzuz battle e que Beyoncé é a evolução de Michael Jackson

há 1 mês
Jay-Z acaba de subestimar a indústria musical completa, ao afirmar que não há ninguém que possa o enfrentar numa batalhe de hits. A afirmação foi movida pela “expectativa” de um possível duelo com Hov, exteriorizado por Rick Ross.

Arco de Lisboa pela primeira vez online, para ver até ao dia 14 de Junho

há 2 anos
A galeria This Is Not A White Cube está representada na Arco Lisboa- Secção África Em Foco com o projecto site-specific Arte Contemporânea Africana: Discursos De Decolonialidade.